Especialização capacita para lidar com questões relacionadas a religião e espiritualidade

Curso é o primeiro do gênero no País

Por: Redação Ascom

27/06/2016 - 14h37
Silhueta, sol, pessoa

Foto: Devanath/pixabay.com

Primeiro curso de pós-graduação do Brasil a abordar as relações entre saúde, religião e espiritualidade, com enfoque totalmente acadêmico, a especialização Religiosidade e Espiritualidade na Prática Clínica recebe inscrições até 19 de agosto, pelo site educon.pucrs.br. Na modalidade a distância, a proposta do curso é fazer com que os participantes desenvolvam uma escuta qualificada para, por exemplo, realizar diagnósticos diferenciais entre experiências religiosas/espirituais e transtornos mentais. “Existe um conjunto de evidencias científicas mostrando alguns aspectos da religiosidade, como a ‘religiosidade intrínseca’, que estão associados a comportamentos saudáveis, diminuição de sintomas de depressão e alcoolismo”, afirma o coordenador da especialização e professor do curso de Psicologia da Escola de Humanidades da PUCRS, Leonardo Machado da Silva.

Segundo o professor, a religiosidade pode ser intrínseca, quando o indivíduo vivencia profundamente a sua religião, ou extrínseca, relacionada a questões sociais secundárias, não sendo uma parte central na vida da pessoa. Já a espiritualidade é mais ampla, embora possa ser vivida através das religiões, e surge a partir do questionamento referente ao sentido da existência e da vida. “Entre elas, existe uma intersecção grande, o que pode gerar uma grande confusão nas escalas (testes) psicológicas”, garante o professor. “A partir da especialização, os dois casos devem ser vistos durante as sessões de terapia como situações a serem ouvidas e levadas em consideração pelo profissional”, explica o professor.

O curso pretende levantar questões filosóficas e antropológicas dos paradigmas culturais existentes, com relação a abordagem da religião e da espiritualidade, associados à prática da ciência e ao método científico. Serão discutidos diferentes autores que trabalham com a transcendência em suas teorias, como, por exemplo, Carl Gustav Jung. Em destaque também estarão as neurociências, trazendo correlatos neurais das experiências religiosas/espirituais e discussões acerca das relações mente-cérebro.

Participam professores e pesquisadores de outras universidades e estados do Brasil, como Alexander Moreira de Almeida, que também coordena a especialização e é fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, parceira da PUCRS na realização do curso. Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e, a critério da Unidade, será realizada entrevista individual ou prova de seleção. Informações adicionais sobre o processo de seleção, professores participantes e assuntos abordados estão disponíveis no link educon.pucrs.br/cursos/religiosidade-e-espiritualidade-na-pratica-clinica.