Especialização capacita para avaliação psicológica

As inscrições estão abertas até 8 de março

Por: Redação Ascom

24/02/2017 - 10h12
Foto: Pressphoto/Freepik

Entender um paciente sob diversos ângulos para avaliá-lo é o desafio dos profissionais que escolhem a Avaliação Psicológica como caminho para a carreira. A área, segundo a professora do curso de Psicologia da Escola de Humanidades da PUCRS Tatiana Irigaray, é uma das mais procuradas por psicólogos. Por isso, a Universidade está com inscrições abertas para a 1ª edição do Curso de Especialização Avaliação Psicológica. As aulas capacitarão os alunos a realizar a avaliação psicológica em diferentes contextos, como clínico, organizacional, hospitalar, entre outros, com responsabilidade e ética. As inscrições estão abertas até 8 de março, devem ser realizadas no site educon.pucrs.br e são direcionadas a psicólogos graduados.

Tatiana, que coordena o curso, explica que a atividade é complexa e exige preparo técnico para a realização. “Isso visa a uma compreensão dinâmica do funcionamento do paciente, tanto de suas potencialidades quanto de suas dificuldades”, esclarece a coordenadora. Ela ainda explica que a área requer um processo amplo de investigação. “Envolve a interação de dados de diferentes fontes, como testes, entrevistas, observações e dinâmicas de grupos, buscando conhecer o entrevistado e sua demanda”.

Além de aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de realizar quatro atividades práticas. Nesses momentos, eles atenderão pacientes com a supervisão dos professores, com a proposta de aplicar a técnica da avaliação psicológica. Outros pontos abordados no curso serão a ética que envolve essa área de atuação do profissional e a elaboração de documentos com os resultados do processo. As aulas ocorrerão nas quartas-feiras, das 18h45min às 22h45min.  Mais informações estão disponíveis no site citado.