Doutorandos participarão de evento da Universidade de Oxford

Projeto ocorre em setembro, na PUC-Chile, localizada em Santiago

26/07/2017 - 16h50

Projeto Oxford/Templeton 2017, doutorandosAndré Neiva e Felipe Miguel, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, estão entre os 25 jovens pesquisadores selecionados para participar do evento Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina. Promovido pelo Centro Ian Ramsey em Ciência e Religião da Universidade de Oxford e financiado pela Fundação John Templeton, o projeto tem o objetivo de estimular pesquisas nessas áreas, sendo composto por três workshops e uma conferência. Neiva e Miguel receberam uma bolsa de 1.300 dólares para cobrir os custos das viagens e terão todas as despesas pagas nos dias do evento.

Neste ano, a iniciativa ocorre na PUC-Chile, na cidade de Santiago, de 20 a 22 de setembro – o congresso final ocorre entre os dias 25 e 27 do mesmo mês. Direcionada à América Latina, ela foi pensada para durar três edições, tendo ocorrido no Equador (Ilhas Galápagos), em 2015, e no Brasil (Salvador), em 2016. Em seu último ano, irá promover sessões de discussão sobre cosmologia, física, ciência cognitiva, filosofia da mente, filosofia da religião e teologia. Os selecionados para apresentar trabalhos no evento foram avaliados em critérios como promessa acadêmica, qualidade do resumo do artigo proposto, carta de recomendação, planos de publicação do artigo e futuras metas acadêmicas.

André Neiva, Filosofia, Evento, Universidade de Oxford

André Neiva. Foto: Arquivo pessoal

No Chile, André Neiva irá apresentar um exame do denominado “argumento do ajuste fino”, que vai a favor da existência de Deus. “Os defensores desta teoria alegam que as constantes fundamentais do nosso Universo são finamente ajustadas para permitir a existência da vida. Se elas não fossem tão precisas, provavelmente não haveria vida inteligente. Por isso, acreditam que é muito improvável que este ajuste tenha sido obra do acaso”, explica. “Há uma vasta literatura propondo objeções a este argumento. Vou investigar uma delas”, conclui.

Por estudar teorias de probabilidade, foi fácil para Neiva conectar o argumento com sua pesquisa. Além disso, ele conta que o debate em torno da existência de Deus sempre o fascinou. Para a tese do doutorado, ele está desenvolvendo uma abordagem baseada na acurácia (ou precisão) para probabilidades comparativas.

Felipe Miguel, Filosofia, Evento Universidade de Oxford

Felipe Miguel. Foto: Arquivo pessoal

Já a tese de Felipe Miguel fala sobre derrotabilidade epistêmica e implicações epistêmicas da ciência cognitiva, mesmo tema que estudou de agosto de 2016 a março de 2017, na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Lá, realizou um estágio de pesquisa de doutorado a partir de uma bolsa que conseguira pelo próprio evento da Universidade de Oxford. “Já havia participado da segunda edição do projeto, em Salvador, onde apresentei uma versão preliminar da pesquisa. Recebi a bolsa e uma das contrapartidas era que eu devia participar da conferência final do evento, no Chile”, explica.

Miguel estará apresentando dois trabalhos na ocasião. Um deles discute como a beleza natural pode ser considerada evidência da existência de Deus, e será exposto durante um dos workshops, que aborda O lugar da pessoa no cosmo. O segundo, que será apresentado na conferência final do projeto Oxford/Templeton, apresenta os resultados de sua pesquisa durante o estágio em Notre Dame.

Os doutorandos ressaltam a importância da oportunidade de estar em contato com outros acadêmicos da América Latina, compartilhando experiências e aprendendo mutuamente. “É mais uma oportunidade de conhecer outros estudantes e professores com o interesse comum de buscar respostas para as grandes questões sobre a vida e a realidade”, afirma Miguel. Para Neiva, ganhar uma bolsa como esta, além de conferir peso ao currículo, é um ótimo reconhecimento. “Fora o networking, é muito bom ver os resultados do nosso trabalho na academia”, conclui.