Decanos das novas escolas tomam posse em dezembro

Escolas de Direito, Medicina e Negócios terão mudanças administrativas

Por: Redação Ascom

28/11/2016 - 08h09
Pórtico, Ipiranga, alunos, entrada

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

As novas Escolas da PUCRS – Direito, Medicina e Negócios – empossam seus gestores no dia 9 de dezembro de 2016, com a posse da nova Reitoria. Os professores Fabrício Dreyer de Ávila PozzebonJefferson Braga Silva e Alziro Rodrigues passam a ser decanos das Escolas, respectivamente. A partir desse dia, os cursos de Graduação, Pós-Graduação e grupos de pesquisa da Faculdade de Letras serão integrados à Escola de Humanidades, criada em 2015.

As Escolas se constituem a partir da reunião dos cursos de Graduação, Programas de Pós-Graduação, estruturas de pesquisa e programas de Extensão, com a convergência de diversas áreas do conhecimento. A transformação em Escola busca mais agilidade na gestão, com o decano e o decano associado envolvidos em questões estratégicas para o acompanhamento das inovações e demandas acadêmicas e da sociedade.

Pozzebon e a decana associada, a professora Clarice Beatriz Sohngen, estarão à frente da Escola de Direito, constituída pelo bacharelado em Direito e por dois reconhecidos Programas de Pós-Graduação (PGG) – em Ciências Criminais e em Direito. Em 2017, o curso de graduação em Direito completa 70 anos e a reestruturação representa tradição de excelência aliada à inovação. Já a Escola de Negócios contempla dois PPGs – Administração e Negócios e Economia do Desenvolvimento – com forte aplicação social, além das graduações em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Gestão de Turismo e Hotelaria. Essa área, criada há 85 anos na PUCRS, será gerida por Alziro Rodrigues e pelo decano associado Milton Stella. Para o próximo ano, os cursos foram reformulados e novas linhas de formação foram criadas. A mudança visa ampliar a geração de conhecimentos, o relacionamento com o mundo empresarial e a internacionalização.

Jefferson Braga será o decano da Escola de Medicina e o decano associado José Antônio Lopes de Figueiredo Pinto. O curso de Graduação já soma 47 anos de história. A nova configuração administrativa objetiva manter o destaque da PUCRS nesta área no País, pela qualidade da formação dos estudantes com um corpo docente 96% constituído por mestres e doutores, além da qualificada infraestrutura. A Escola conta ainda com dois PPGs – em Medicina e Ciências da Saúde e em Pediatria e Saúde da Criança – com conceitos 7 e 6 pela CAPES.