O Curso aborda o preparo de profissionais para atuar no Ensino Fundamental e Médio e exercer atividades em museus e aquivos históricos. O conteúdo também mostra possibilidades de atuação em assessoria à produção, nos meios de comunicação; integração em programas culturais e de entretenimento; e participação em projetos de instituições públicas e privadas ligadas à área de preservação do patrimônio histórico e cultural.
As principais disciplinas estudadas estão distribuídas entre Formação Histórica Básica (tratando de pré-história, história antiga, medieval, moderna, contemporânea, do RS, do Brasil, da arte, etc.); Formação Pedagógica (com psicologia da educação, organização e políticas da educação básica, didática geral, estágio supervisionado).
O profissional formado nesse curso deve apresentar competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, no trabalho de historiador – produzindo conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão do conhecimento histórico e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural.
O Mercado de trabalho é flexível. O Profissional atua nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal. Também pode trabalhar na preservação do patrimônio histórico-cultural; em assessorias nos setores culturais, artísticos e turísticos; em museus etc.
Prof. Luis Carlos dos Passos Martins – [email protected]
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 91801-04 | Demografia e Sustentabilidade | 60 |
1 | 91701-04 | História, Tempo e Memória | 60 |
1 | 91001-02 | Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90) | 90 |
1 | 12184-04 | Leitura e Produção Textual | 60 |
1 | 91611-04 | Leituras de Brasil | 60 |
1 | 1432K-02 | Psic. da Educação: Desenvolvimento | 30 |
2 | 91403-02 | Educação em Ambientes Não - Formais | 30 |
2 | 1522D-04 | História Medieval | 60 |
2 | 91702-04 | História da Antiguidade | 60 |
2 | 11521-04 | Humanismo e Cultura Religiosa | 60 |
2 | 91002-02 | Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90) | 90 |
2 | 1430N-04 | Psicologia da Educação: Aprendizagem | 60 |
3 | 1433L-04 | Educação Especial e Processos Inclusivos | 60 |
3 | 1522J-04 | História Ibero-Americana | 60 |
3 | 1522H-04 | História Moderna | 60 |
3 | 1522L-04 | História do Brasil Colonial | 60 |
3 | 91016-02 | Iniciação À Docência Iii: Séries Finais e Eja Ou Eja/ Mmédio (90h) | 90 |
3 | 91925-02 | Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas | 30 |
4 | 1426J-04 | Didática | 60 |
4 | 1522V-04 | Hist. Contemporânea (Era das Revoluções) | 60 |
4 | 1522N-04 | História do Brasil Monárquico | 60 |
4 | 91018-02 | Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h) | 90 |
4 | 91005-04 | Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h) | 80 |
4 | 91924-02 | Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens | 30 |
5 | 91012-02 | Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA) | 100 |
5 | 1523A-04 | História Contemporânea (Século xx) | 60 |
5 | 1522P-04 | História da América Contemporânea | 60 |
5 | 1216C-04 | Língua Brasileira de Sinais | 60 |
5 | 91000-04 | Metodologias de Ensino em Humanidades | 60 |
5 | 91406-02 | Tecnologias Digitais na Formação de Professores | 30 |
6 | 91013-02 | Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM) | 100 |
6 | 91704-04 | História do Brasil Republicano (1890 - 1970) | 60 |
6 | 91705-04 | História e Historiografia | 60 |
6 | 91725-04 | Metodologias de Ensino em História | 60 |
6 | 91408-02 | Neurociências e Aprendizagem | 30 |
6 | 91007-06 | Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade | 90 |
6 | 91008-06 | Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos | 90 |
6 | 91006-06 | Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo | 90 |
7 | 910H5-00 | Atividades Complementares | 200 |
7 | 91726-02 | Estágio em História no Ensino Fundamental (100h) | 100 |
7 | 1522U-04 | Historia da Africa | 60 |
7 | 91703-02 | História do Brasil na Transição Democrática (1980 - 2010) | 30 |
7 | 1434A-04 | Organização e Politicas da Educ. Básica | 60 |
7 | 91010-06 | Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal | 90 |
7 | 91011-06 | Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais | 90 |
7 | 91009-06 | Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo | 90 |
8 | 910H1-12 | Disciplina Eletiva | 180 |
8 | 91728-02 | Estágio em História no Ensino Médio (100h) | 100 |
8 | 15090-04 | Filosofia e Ética Geral | 60 |
8 | 143AC-04 | Gestão do Espaço Educativo | 60 |
8 | 91729-02 | História da Ásia | 30 |
Para iniciar o Curso de História é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. O vestibular é realizado em duas edições, inverno e verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
Informações para os alunos do curso de História: