Aluno do curso de Filosofia participa de missão em Rondônia

As atividades ocorrem até 3 de fevereiro com grupos de jovens missionários de todo Brasil

18/01/2019 - 11h28
Grupo de seminaristas no Estado de Rondônia, na fronteira com a Bolívia

Alunos participam de missão em Rondônia / Foto: Experiência Missionária

O primeiro convite para participar de uma missão longe de casa mobilizou o estudante do 5° semestre do Curso de Filosofia da Escola de Humanidades, Mateus Luis Schäfer de 20 anos, para uma experiência missionária da Arquidiocese de Porto Velho, no estado de Rondônia. As atividades acontecem desde 14 de janeiro e seguem até 3 de fevereiro, e são organizadas pelo Seminário Maior São João XXIII, realizado na área missionária Vista Alegre do Abunã. A região é formada pelo conjunto de distritos e vilas do município de Porto Velho, denominada de Ponta do Abunã, que compreende os territórios de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, além do povoado de Marmelo e Balsa.

Relações humano-afetivas, intelectuais e comunitárias, comuns da pastoral, são trabalhadas pela equipe no qual o universitário faz parte. O Conselho Missionário de Seminaristas –COMISE, garante novas oportunidades para os jovens envolvidos, através da vivência de todo o conteúdo já estudado na diocese, além do aprofundamento nos fundamentos para a vida cristã.

Propósitos da missão

O objetivo da inserção é criar vínculos com os moradores das regiões, por meio do trabalho com jovens e crianças, além do acolhimento às famílias que receberão visitas diárias dos seminaristas. Atividades como canto, catequização, além da evangelização por meio de leituras de textos bíblicos, serão levados até as comunidades. Divididos em quatro grupos, os estudantes viajam para outros lugares da região, até que o processo tenha maior alcance entre os moradores.

Schaffer, que ainda atua como membro da Pastoral Carcerária Modular de Montenegro, ressalta esta nova experiência, como forma de transformação e desprendimento de si mesmo. “ A missão é sair para evangelizar. Uma experiência diferente da realidade que se vive, mas que gera muitos frutos. É preciso deixar o orgulho de lado e adentrar com profundidade na realidade da região, para que a ajuda chegue até os povos”, salienta.

Natural de Barão, interior do RS, o universitário se divide entre os estudos na PUCRS, os trabalhos na Diocese de Montenegro e na casa São João Batista de Montenegro, onde atua como membro da pastoral. Para o estudante, a introdução do trabalho exigiu uma grande preparação anterior e interação com o meio. “O momento durou cerca de dois dias e contou com a leitura da passagem dos Atos dos Apóstolos, que tratava da visita de Pedro à Cornélio, além do preparo do espírito para ir até as comunidades”, afirma. Além de Mateus, Jonas Gabriel Barth, do mesmo curso, e André German estudante do curso de Teologia, fazem parte dos grupos engajados na missão em Rondônia.

A região explorada

Também fazem parte da missão duas regiões que ficam fora do território de Rondônia: Vale do Curuquetê Lábrea-AM e Comunidad Campesina Intercultural Jerusalen, Pando-Bolívia. Esta região tem como acesso a BR 364 (Porto Velho-Rio Branco) e próximo ao Rio Madeira e o Rio Abunã (fronteira com a Bolívia).  A estimativa é de que vivam 14 mil habitantes no local, concentrados principalmente no distrito de Vista Alegre do Abunã.