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Curso de Psicologia

1. Dados do Curso
Curso: Psicologia Currículo Vigente: 9612 (Tarde /Noite) / 9611 (Noite)
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO
TURNO Tarde /Noite ou Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução N°084/2020 Data 10/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 209 D.O.U 07/07/2020
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 5 D.O.U 16/03/2011
2. Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Psicologia da PUCRS deve manter diálogo com a contemporaneidade e ser um sujeito reflexivo, autônomo, crítico, cooperativo e comprometido com a educação continuada ao longo da vida profissional, estando seu perfil alinhado com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e com as  DCN’s da Formação em Psicologia. Em vista dessa inegável necessidade e em atenção aos preceitos legais, o processo de revisão curricular contou com ampla discussão por parte dos corpos docente e discente do Curso.

 

Frente à complexidade da ciência psicológica, aos seus múltiplos objetos de pesquisa, estudo e intervenção e às muitas especificidades da profissão, a presente proposta curricular estrutura-se em quatro grandes categorias. Essas voltam-se ao fomento no egresso da consciência da amplitude teórica, científica, epistemológica, cultural e contextual que orienta a psicologia, destacando a relevância da autonomia e da capacidade de reflexão crítico-analítica voltadas ao compromisso com os Direitos Humanos e a transformação social. Nessa direção, apresentam-se, a seguir, as quatro grandes categorias e seus desdobramentos:

 

  1. Diversidade teórica, científica, epistemológica, cultural e contextual, evidenciadas nas seguintes habilidades:
  • Estabelecimento de diálogo entre graduação e pós-graduação, por meio de grupos de estudo e projetos integrados;
  • Expressão de ideias e projetos, demonstrando capacidade e atitude analítico-reflexiva;
  • Atuação sustentada teórica, técnica e cientificamente;
  • Reconhecimento e compreensão da diversidade epistemológica, metodológica, cultural e de diferentes contextos sociais;
  • Busca por conhecimentos básicos e pluralistas;
  • Compreensão da integralidade em saúde, com foco na interdisciplinaridade e na interprofissionalidade;
  • Experiências em práticas de estágio e ações extensionistas voltadas a diferentes realidades e demandas sociais;
  • Demonstração de transversalidade formativa e capacidade de dialogar com outras áreas do conhecimento;
  • Compreensão da relação entre avaliação e intervenção psicológica;
  • Concepção da dimensão de sujeito, subjetividade e coletividade compreendidos em sua integralidade e contexto de vida.

 

  1. Autonomia e capacidade de reflexão crítico-analítica, evidenciadas nas seguintes habilidades:
  • Desenvolvimento da autonomia, pensamento crítico e competências socioemocionais;
  • Desenvolvimento da capacidade de organizar ideias e apresentar argumentos de forma escrita e oral;
  • Reconhecimento e exercício de alteridade;
  • Diagnóstico e intervenção fundamentados em pressupostos científicos e éticos;
  • Planejamento, implementação e avalição de intervenções;
  • Capacidade de análise dos fenômenos humanos e sociais em processos de saúde e doença.

 

  1. Direitos Humanos e transformação social, evidenciadas nas seguintes habilidades:
  • Ética como eixo fundamental;
  • Direitos humanos como eixo fundamental;
  • Atenção às questões legais em toda gama de atividades profissionais;
  • Prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida, considerando a cidadania, a sustentabilidade e o respeito à vida;
  • Engajamento e implicação com a transformação social;
  • Responsabilidade ecológico-ambiental;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e com a diversidade, em consonância com a Declaração de Direitos Humanos.

 

  1. Competências para o desenvolvimento de carreira
  • Atenção às demandas de empregabilidade e trabalhabilidade;
  • Fomento de estratégias de carreira como exercício de protagonismo e coletividade;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Desenvolvimento pessoal, capacidade de autoavaliação, conhecimento e consciência de si.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

Os estágios obrigatórios supervisionados do Curso de Psicologia da ECSV são constituídos por atividades teórico-práticas de exercício profissional, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia. Os estágios objetivam garantir a articulação entre os diferentes componentes curriculares e a  consolidação das competências que compõem o perfil do egresso. Para isso, os estágios obrigatórios supervisionados são distribuídos ao longo do curso, assegurando o contato do estudante com diferentes situações, contextos e instituições de trabalho da psicologia e permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente orientados por membros do corpo docente do Curso, de forma presencial, de acordo com as normativas legais e com os preceitos éticos da prática profissional (minuta das DCN’s de 2018, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, aguardando homologação do ministro da Educação).

 

Conforme preconizado pelas DCN’s do Curso de Psicologia, os estágios supervisionados devem se estruturar em dois níveis – estágios de núcleo comum e estágios específicos – cada um com sua carga horária própria. Além disso, pela diversidade de orientações teórico-metodológicas, práticas e contextos de inserção profissional, a formação em Psicologia diferencia-se em ênfases curriculares, entendidas como um conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. Nessa direção, os Estágios do Curso de Psicologia da ECSV organizam-se da seguinte forma: dois (2) Estágios de Núcleo Comum (cada um com 80h, totalizando 160h), a ocorrerem a partir do quarto (4º) nível; e dois (2) Estágios Específicos (cada um com 330h, totalizando 660h), orientados pelas ênfases do Curso, a ocorrerem a partir do sétimo (7º) nível do Curso. Os estágios supervisionados de núcleo comum incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum do curso, tendo a duração de um semestre cada um; ao passo que os estágios supervisionados específicos incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem cada ênfase proposta neste Projeto Pedagógico de Curso, tendo a duração de dois semestres consecutivos, cada um. O período para a realização do estágio (data de início e final das atividades) deverá constar no Termo de Compromisso de Estágio – TCE, que é o contrato estabelecido entre acadêmico, instituição concedente e instituição de ensino.

 

Como parte das atividades de estágio, os acadêmicos frequentam as Disciplinas de Estágio Supervisionado, nas quais participam de seminários orientados pelos professores do Curso de Psicologia da ECSV, que operam como orientadores acadêmicos de um grupo de estudantes que se encontram inseridos em diversas organizações desenvolvendo suas práticas. Os Estágios de Núcleo Comum ordenam-se em duas disciplinas (Estágio de Núcleo Comum I e Estágio de Núcleo Comum II), de 80 horas cada, de crescente complexidade e que objetivam ao fomento de ações de observação e intervenção em diferentes campos da psicologia, com fins de desenvolvimento das competências descritas no ementário anexo a este PPC. Por sua vez, os estágios específicos, estão voltados à prática e à consolidação das competências e habilidades das duas ênfases que orientam o Curso de Psicologia das ECSV, estando ordenados em quatro disciplinas, nominadas, respectivamente, Estágio Específico em Psicologia AI, Estágio Específico em Psicologia AII, Estágio Específico em Psicologia BI, Estágio Específico em Psicologia BII, cada uma perfazendo um montante de 165h. Dessa maneira, o computo geral das horas de estágio obrigatório, atende à recomendação das DCN’s dos Cursos de Graduação em Psicologia (minuta de 2018, amplamente discutida pela categoria e que se encontra aguardando homologação do Ministério da Educação), de 20% do total da carga horária do Curso.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 23/04/2024