Curso: Matemática | Currículo Vigente: 4111 | ||
CARGA HORÁRIA | 2850 | ||
CRÉDITOS | 160 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 5 | Data | |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 1.095 | D.O.U | 30/12/2015 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 3 | D.O.U | 18/02/2003 |
O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deve ser de um profissional que demonstre compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos na modelagem de situações reais, no desenvolvimento de pesquisas, na interpretação de dados e resolução de problemas, interligando os vários campos dessa ciência com outras áreas do conhecimento, destacando sua competência para trabalhar conceitos abstratos. O graduado pelos Cursos de Matemática da PUCRS deve ter características essenciais, como a de ser um profissional dinâmico e criativo, que tenha capacidade de expressar-se, por escrito e oralmente, com clareza, precisão e objetividade, e que seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança. Para atender as necessidades da sociedade em que está inserido, deve ser competente para desenvolver suas ações, com elevado senso ético e visualizar de forma abrangente o papel social da matemática, valorizando o grupo onde vai atuar e também sua profissão. Além disso, o egresso deve refletir e teorizar sobre sua prática buscando um aperfeiçoamento constante, comprometendo-se com a sua formação permanente. Para desempenhar seu papel no processo de ensino e aprendizagem, o Licenciado em Matemática deve apresentar competências e habilidades que lhe permitam exercer o magistério do Ensino Fundamental e Médio. Em especial, pode-se citar a transposição didática dos saberes matemáticos para o nível em que vai atuar, o estabelecimento de objetivos para o ensino e a avaliação da aprendizagem dos seus alunos segundo esses objetivos, bem como a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias matemáticas, pedagógicas e tecnológicas. Também deve ser capaz de mobilizar um tipo de ensino em que o aluno seja o agente de sua própria aprendizagem e o professor, o mediador deste processo, o que caracteriza a educação pela pesquisa. O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deve ver a matemática de forma histórica e crítica, tanto no estado atual como nas várias fases de sua evolução, identificando concepções de matemática e de seu ensino. Deve fazer a leitura da realidade, respeitando as peculiaridades da escola e dos alunos, ao planejar procedimentos de ensino e de avaliação, bem como identificar os problemas na comunidade em que está inserido e propor alternativas para solucioná-los. |
FORMA DE ACESSO AO CURSO O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. |
Estágios Obrigatórios O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Matemática compreende atividades desenvolvidas em salas de aula das séries finais do ensino fundamental e em salas de aula do ensino médio em escolas de educação básica do município de Porto Alegre ou em organizações que promovam, em ambientes não formais, a educação de jovens e adultos. Tais atividades têm o objetivo de proporcionar, ao licenciando, a vinculação entre teoria e prática, o conhecimento da realidade em que vai atuar, a construção de saberes docentes, desenvolvendo-se como um educador consciente de sua responsabilidade socioambiental e na busca de uma sociedade justa e democrática. De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 02, de 19 de fevereiro de 2002, o estágio curricular da Licenciatura em Matemática é obrigatório e tem uma carga horária mínima de 400 horas, que, no curso de Licenciatura em Matemática, está distribuída em três disciplinas com seu início no sexto nível do curso. Cada disciplina realizada sob a supervisão e orientação de um professor que compõe a equipe de supervisão de estágio, tem em sua carga horária, horas a serem realizadas nos campos de estágio e horas a serem realizadas na PUCRS, onde as discussões e a troca de experiências possibilitam que se efetivem os objetivos propostos. O currículo do Bacharelado em Matemática Empresarial não prevê Estágio Obrigatório, em conformidade com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática. Dentre as disciplinas de estágio, optou-se por oferecer o Estágio no Ensino Médio, previsto para o oitavo semestre, na modalidade semipresencial, com 25% dos créditos a distância, tendo em vista que cabe a essa disciplina a produção individual de artigos que têm um caráter conclusivo do curso e, em especial, dos estágios. Seguindo as orientações que constam deste projeto, no que diz respeito a essa modalidade, o trabalho a distância, integrado ao presencial, será desenvolvido com recursos do ambiente virtual de ensino e aprendizagem institucional, onde serão disponibilizados textos que, discutidos em fóruns, fornecerão subsídios para a produção individual dos referidos artigos, bem como de um diário coletivo que documenta as discussões realizadas nos seminários presenciais. Compõem a equipe de supervisão de estágio os professores responsáveis pelas disciplinas que integram o estágio do curso de Licenciatura em Matemática, os quais terão as atribuições de: orientar os alunos-estagiários em relação à elaboração do plano de estágio e em relação às dificuldades que surgirem ao longo do trabalho; estabelecer contato com as escolas com a finalidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno-estagiário; orientar os alunos-estagiários em relação ao conteúdo do estágio e aos relatórios; conduzir o processo de avaliação final do aluno estagiário; e orientar a elaboração de artigos que refletirão os estudos da realidade, as investigações reflexivas a partir da prática, sistematizando as aprendizagens geradas pelas pesquisas realizadas. Tendo em vista o Plano Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, a equipe de supervisão de estágio elaborou as Normas gerais para o Estágio Curricular Supervisionado, abaixo apresentadas, que foram aprovadas, conforme registro em ata, pelo Colegiado da Faculdade de Matemática em 28 de agosto de 2009. Normas gerais do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da PUCRS – Estágios Obrigatórios Art. 1o O Estágio Curricular Supervisionado está amparado na: |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Fundamentos de Matemática Elementar
90
1
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Geometria Plana
60
1
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Iniciação A Pesquisa em Matemática
60
1
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Matemática Discreta (Si)
30
1
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
2
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CÁLCULO 1
60
2
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DESENHO GEOMÉTRICO
30
2
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DISCIPLINAS ELETIVAS
180
2
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GEOMETRIA II
60
2
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Lógica Matemática
60
2
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PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
2
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Prat. Pedagógicas em Lab. de Matemática
60
2
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Geometria Analítica
30
3
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Oficina de Análise Combinatória
30
3
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Práticas Pedagógicas em Matemática
60
3
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Psic. da Educação: Aprendizagem
60
3
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Álgebra A
60
3
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
30
4
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ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
4
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Rec. Tecnológicos no Ensíno de Matemática
30
4
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Tópicos de Física Clássica
60
4
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Álgebra B
60
4
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
60
5
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DIDÁTICA
60
5
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HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5
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Metodologia de Ensino de Estatística
30
5
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Tópicos de Física Moderna
30
5
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Álgebra Linear
60
5
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Estágio: Vivenc. e Prát. Docentes (80hs)
80
6
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INTRODUÇÃO A ANÁLISE MATEMÁTICA
60
6
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MATEMÁTICA APLICADA
60
6
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MET.DO ENS.DE MATEMÁTICA (ENSINO FUNDAM.)
60
6
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VARIÁVEIS COMPLEXAS
30
6
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ANÁLISE MATEMÁTICA
60
7
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CÁLCULO NUMÉRICO A
60
7
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ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
160
7
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Metod. do Ens. de Matem. (Ensino Médio)
60
7
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ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
160
8
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EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
60
8
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