Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Letras: Língua Portuguesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Portuguesa Currículo Vigente: 9111
CARGA HORÁRIA 4280
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 63 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado.

   Desta forma, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as   áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético, político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo esses pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas proporciona, ao seu graduado, múltiplas competências e habilidades, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   São exigidas as seguintes competências e habilidades deste profissional formado pela PUCRS:

 

  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna, em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua e literatura para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, desenvolver abordagens teóricas de forma criativa, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

    Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Fundamentos dos Estudos Linguísticos
60
1

Disciplina em implantação

Fundamentos dos Estudos Literários
30
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Teorias do Drama
30
1

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Morfossintaxe
30
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Sintaxe da Oração
60
2

Disciplina em implantação

Teorias da Lírica
30
2

Disciplina em implantação

Teorias da Narrativa
60
2

Disciplina em implantação

Demografia e Sustentabilidade
60
3

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iii: Séries Finais e Eja Ou Eja/ Mmédio (90h)
90
3

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
3

Disciplina em implantação

Literatura Brasileira: Origens e Formação
30
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Sintaxe do Período
30
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Fonética e Fonologia
30
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Literatura Brasileira: Identidade e Renovação
30
4

Disciplina em implantação

Língua e Cultura Latina
30
4

Disciplina em implantação

Poesia Portuguesa
30
4

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

Literatura Brasileira: Rupturas e Reinterpretações
60
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Semântica
30
5

Disciplina em implantação

Sociolinguística
30
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6

Disciplina em implantação

Linguagem e Argumentação
30
6

Disciplina em implantação

Literatura Infantil e Juvenil
30
6

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Letras
60
6

Disciplina em implantação

Narrativa Portuguesa
30
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Psicolinguística
30
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Estágio em Letras/ Língua Portuguesa Ef (100h)
100
7

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
7

Disciplina em implantação

Literatura Brasileira: Tendências Contemporâneas
60
7

Disciplina em implantação

Literaturas Africanas em Língua Portuguesa
30
7

Disciplina em implantação

Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Origens e História da Língua Portuguesa
30
7

Disciplina em implantação

Pragmática
30
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Semiótica
30
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (200h)
200
8

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
8

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Enunciação e Discurso
30
8

Disciplina em implantação

Estágio em Letras/ Língua Portuguesa em (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Filosofia e Ética Geral
60
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Literatura e Artes
30
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 26/11/2020