Curso: Letras: Língua Portuguesa | Currículo Vigente: 9111 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 63 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2 | D.O.U | 02/07/2015 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado. Desta forma, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético, político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo esses pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas proporciona, ao seu graduado, múltiplas competências e habilidades, adquiridas durante sua formação acadêmica. São exigidas as seguintes competências e habilidades deste profissional formado pela PUCRS:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido. VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.
|
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
|
|||||||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
|
|||||||
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|||||||
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
|
|||||||
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|||||||
MORFOSSINTAXE
30
2
|
|||||||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
|
|||||||
SINTAXE DA ORAÇÃO
60
2
|
|||||||
TEORIAS DA LÍRICA
30
2
|
|||||||
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
|
|||||||
INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3
|
|||||||
LITERATURA BRASILEIRA: ORIGENS E FORMAÇÃO
30
3
|
|||||||
SINTAXE DO PERÍODO
30
3
|
|||||||
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|||||||
FONÉTICA E FONOLOGIA
30
4
|
|||||||
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|||||||
LITERATURA BRASILEIRA: IDENTIDADE E RENOVAÇÃO
30
4
|
|||||||
LÍNGUA E CULTURA LATINA
30
4
|
|||||||
POESIA PORTUGUESA
30
4
|
|||||||
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|||||||
LITERATURA BRASILEIRA: RUPTURAS E REINTERPRETAÇÕES
60
5
|
|||||||
SEMÂNTICA
30
5
|
|||||||
SOCIOLINGUÍSTICA
30
5
|
|||||||
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
6
|
|||||||
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
|||||||
PSICOLINGUÍSTICA
30
6
|
|||||||
ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EF
100
7
|
|||||||
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|||||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
|
|||||||
DISCIPLINA ELETIVA
180
8
|
|||||||
ENUNCIAÇÃO E DISCURSO
30
8
|
|||||||
ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM
100
8
|
|||||||
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|||||||
LITERATURA E ARTES
30
8
|