Curso: Fisioterapia | Currículo Vigente: 9607 | ||
CARGA HORÁRIA | 4000 | ||
CRÉDITOS | 243 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Integral | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 1105 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução Nº023/2020 | Data | 08/09/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 136 | D.O.U | 02/03/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 4 | D.O.U | 04/03/2002 |
Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O Fisioterapeuta egresso do curso de graduação em Fisioterapia da ECSV da PUCRS – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional proativo com formação generalista, humanista, científica, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Fisioterapia.
Além disso, detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, objetivando promover, manter, prevenir, proteger e recuperar a saúde das pessoas, na perspectiva da integralidade. Integra-se a ações de saúde, contemplando a elaboração do diagnóstico físico e funcional, planejamento e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
O Fisioterapeuta formado pelo curso de Fisioterapia da PUCRS deve conhecer, com profundidade, as bases da ciência fisioterapêutica a partir dos princípios educativos do aprender a ser, conhecer e fazer, fundamentado no respeito à pessoa. O perfil do egresso formado pela PUCRS estará em consonância com as competências e habilidades gerais e específicas enunciadas no parecer CNE/CES nº 4/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Fisioterapia.
O egresso deste curso tem como competências o conhecimento técnico-científico, habilidades e atitudes que abrangem o cuidado, a gestão, a inovação e o empreendedorismo em saúde, na perspectiva interprofissional e interdisciplinar de modo a ser:
Competências e Habilidades Específicas:
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Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.
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Os estágios obrigatórios são exigências das DCNs do curso de graduação em Fisioterapia, sendo condição indispensável para a conclusão do curso. Para a realização destes estágios, o aluno deverá atender a todos os requisitos, conforme previsto na estrutura curricular do curso, e ter efetivação da matrícula na disciplina do estágio correspondente.
O estágio curricular do Curso de Fisioterapia conta com normas próprias, as quais foram aprovadas em 2015, implantadas em 2016 e revisadas em 2020 pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia (Anexo 11 – Normas e Rotinas do Estágio), sendo dimensionado no total de 1105 horas, a serem realizadas no período de 15 meses (3 semestres), na forma de estágio I, II e III. O turno do estágio poderá ser manhã ou tarde. Os cenários de estágio curricular estão divididos em área hospitalar, ambulatorial e comunitária.
O estágio na área hospitalar, realizado no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS) e hospitais conveniados, abrangendo as Unidades de Tratamento intensivo e as Enfermarias Adulto e Pediátrica. Os estágios em área ambulatorial e em área comunitária, serão desenvolvidos no Centro de Reabilitação da PUCRS e no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF/PUCRS) respectivamente, além de instituições conveniadas.
Os cenários de estágio estão alocados de forma a atender aos três níveis de atenção à saúde e às diretrizes curriculares da Fisioterapia. Buscam propiciar vivências da práxis da Fisioterapia em situações reais de trabalho tanto em nível de prevenção, quanto de promoção e reabilitação da saúde das pessoas.
No estágio curricular, o curso de Fisioterapia, intensifica o desenvolvimento das competências para formação profissional no contexto da integralidade, bem como o aprofundamento de questões teórico-práticas específicas. Neste sentido, a supervisão docente se faz necessária de uma forma bastante intensa devido ao cuidado para com a saúde das pessoas que serão atendidas pelos acadêmicos. Ao contrário de outras profissões da área da saúde, que possuem o treinamento intenso ao longo do curso, os currículos dos cursos de fisioterapia, embora estruturados em mecanismos de complexidade crescente e inserção ao longo do curso do contato com a prática profissional, intensificam no estágio curricular uma parcela importante do treinamento exigido para formação profissional. Dentro da trajetória do estágio curricular habilidades e competências profissionais são desenvolvidas como treinamento supervisionado de técnicas de fisioterapia respiratória, musculoesquelética, dermatofuncional, neurofuncional e fisioterapia aquática. Além disso, a capacidade de resolução de problemas práticos, liderança, trabalho integrado em saúde e interdisciplinariedade são tópicos a serem desenvolvidos em âmbito do estágio, tornando a conexão entre teoria, prática e inserção no mercado de trabalho mais efetiva.
Nos cenários onde ocorrem os estágios curriculares obrigatórios do Curso de Fisioterapia, atendendo as diretrizes da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regulamenta o estágio curricular obrigatório e não obrigatório de todas as categorias profissionais do país, a equipe é formada pelo orientador de estágio (professor do curso de fisioterapia), supervisor de estágio (fisioterapeuta disponibilizado pela instituição que recebe os estagiários) e o coordenador geral dos estágios (professor do curso de fisioterapia em regime de tempo integral).
Considerando ser o estágio um ato educativo supervisionado, desenvolvido nos diversos cenários de práticas, no contexto de articulação ensino-serviço, no ambiente de trabalho e que visa à formação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em Instituições de Ensino Superior – IES, é importante o conhecimento e cumprimento das normativas federais e do conselho de classe. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Anatomia de Órgãos e Sistemas
30
1
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Fundamentos de Fisioterapia I
60
1
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Histologia
30
1
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Anatomia Musculoesquelética
60
2
|
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Biologia Celular
30
2
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Exame de Proficiência em Língua Inglesa
60
2
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Práticas de Anatomia Musculoesquelética
30
2
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Vivências em Pilates
30
2
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|||||||
Anatomia Palpatória
30
3
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Bases Biológicas das Infecções
30
3
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Disciplinas Eletivas
360
3
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Imunologia
30
3
|
|||||||
Patologia
30
3
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Cinesioterapia I
30
4
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Eletrotermofototerapia
60
4
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Filosofia e Bioética
60
4
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Processo de Trabalho em Fisioterapia
30
4
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Recursos Terapêuticos Manuais
30
4
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Fisioterapia Dermatofuncional
60
5
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Fisioterapia Músculo - Esquelética I
60
5
|
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Fisioterapia Neurofuncional
60
5
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|||||||
Fisioterapia Pélvica
30
5
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Fundamentos Clínicos do Método Pilates
30
5
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Reabilitação Neurofuncional na Infância e Adolescência
30
5
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Cinesioterapia II
30
6
|
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Fisioterapia Músculo - Esquelética II
60
6
|
|||||||
Função Cardioventilatória I
60
6
|
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Reabilitação Neurofuncional no Adulto e Idoso
30
6
|
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Fisioterapia Aquática
60
7
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Fisioterapia Esportiva
30
7
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Fisioterapia em Gerontologia
30
7
|
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Função Cardioventilatória II
60
7
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Estágio Supervisionado I (115H)
115
8
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Função Cardioventilatória III
60
8
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Psicologia
30
8
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Seminários Clínicos em Fisioterapia
30
8
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Estágio Supervisionado II (495h)
495
9
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Atividades Complementares (120h)
120
10
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Estágio Supervisionado III (495h)
495
10
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