Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Física: Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Física: Licenciatura Currículo Vigente: 9802
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 300
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 55 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 9 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Em consonância com a diretriz Diferencial Institucional pela Excelência Acadêmica (Plano Estratégico da PUCRS 2016-2022), que está fundamentada na Educação de Excelência, a reformulação dos cursos de Licenciatura da Instituição visa valorizar a formação integral do professor, interligando os saberes específicos aos saberes de docência, ultrapassando o modelo vigente, que prioriza a formação específica. Por isso, a atual proposta contribui para a melhoria da Educação Básica, uma vez que proporciona aos licenciandos uma sólida formação profissional a partir de uma perspectiva mais ampla e alinhada às necessidades da contemporaneidade.

   Esta proposta foi construída com base: 1) na experiência dos nossos docentes e nos projetos pedagógicos anteriores de nossos cursos, 2) nas informações apresentadas por nossos alunos e egressos por meio da Avaliação Institucional de Disciplinas 3) e pela observação feita por nossos docentes durante a realização de atividades pedagógicas e de estágio nas instituições de ensino básico da Grande Porto Alegre. Além disso, o documento alinha-se com a expectativa de que nosso egresso esteja apto a atender às orientações da Base Nacional Comum Curricular.

   O objetivo é formar um licenciado com capacidade para resolver problemas, com pensamento crítico e reflexivo, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à constante atualização profissional. O Curso de Licenciatura em Física da PUCRS propõe a formação de um físico-educador dedicado à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias do ensino formal.

   Do ponto de vista estrutural, o presente projeto propõe uma formação ao mesmo tempo ampla e flexível, que busca desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais, com capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Neste sentido, “o formando em Física necessita de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em Física, bacharelados ou licenciaturas” (Parecer CNE/CP 1304/2001, p. 4).

   O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Física abrange o domínio de conhecimentos básicos de Física e os conhecimentos das formações específicas, a aplicação desses conhecimentos, a atitude profissional frente à área de atuação e o comprometimento com sua formação continuada.

Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Licenciatura em Física está apto a:

  • Descrever e explicar fenômenos naturais, processos, dispositivos e equipamentos tecnológicos em sua área de atuação, em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • Identificar problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, formulando e encaminhando soluções baseadas em metodologia científica e instrumental apropriadas;
  • Compreender a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • Agir com autonomia, iniciativa, responsabilidade e consciência ético-profissional-social-ambiental;
  • Estabelecer um bom relacionamento com profissionais da sua área e de outras áreas;
  • Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica, buscando formas de educação continuada;
  • Utilizar a linguagem matemática para expressão dos fenômenos naturais;
  • Empregar a linguagem científica, tanto na forma oral quanto escrita, para comunicar os resultados científicos em relatórios técnicos, artigos, seminários e palestras, entre outros;
  • Abordar e resolver problemas teóricos e/ou experimentais por meio de metodologias científicas, sendo capaz de analisar dados e interpretar resultados;
  • Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • Utilizar os recursos das tecnologias da informação e comunicação, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • Desenvolver autonomia no processo de aprendizagem;
  • Reconhecer as relações entre o desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais.

 

   O Licenciado em Física tem sua atuação principal na docência na educação básica, trabalhando em instituições de ensino, editoras e órgãos privados e públicos que produzam e avaliem programas e materiais didáticos, e espaços de educação não formal, como museus de ciências. Este profissional também atua em empresas, de forma autônoma, prestando consultorias. Realiza, ainda, pesquisas em ensino de Física, estando apto para o ingresso em cursos de pós-graduação.

   O egresso da Licenciatura em Física deve, ainda, ter desenvolvidas algumas competências específicas do físico-educador tais como: identificar prioridades no planejamento das atividades escolares; inserir, no contexto escolar, resultados de pesquisas na área de educação em ciências; manter-se atualizado sobre a legislação que rege o ensino; avaliar adequadamente a aprendizagem; elaborar e analisar materiais didáticos como livros, textos, programas computacionais, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros; estabelecer relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente; organizar atividades em espaços de educação não formal, tais como museus de ciências e feiras de ciências; e coordenar e supervisionar equipes de trabalho.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Astronomia
60
1

Disciplina em implantação

Biodiversidade
30
1

Disciplina em implantação

Ecologia e Sustentabilidade
30
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
1

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Clássica
30
1

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
2

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Química Geral
60
2

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Contemporânea
30
2

Disciplina em implantação

Álgebra Linear e Geometria Analítica
60
2

Disciplina em implantação

Cálculo I
60
3

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
180
3

Disciplina em implantação

Física Geral e Experimental I
90
3

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
3

Disciplina em implantação

Inic. À Doc. Iii: Ed. em Ciências e Mat. no Ens. Fund. (90h)
90
3

Disciplina em implantação

Métodos de Ensino em Ciências e Matemática
60
3

Disciplina em implantação

Cálculo II
60
4

Disciplina em implantação

Física Geral e Experimental II
90
4

Disciplina em implantação

Inic. À Doc. Iv: Ed. em Ciências e Mat. no Ens. Médio (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
4

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
4

Disciplina em implantação

Cálculo III
60
5

Disciplina em implantação

Didática
60
5

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Ciências e Matemática I (100h)
100
5

Disciplina em implantação

Física Geral e Experimental III
90
5

Disciplina em implantação

Métodos do Ensino em Física
60
5

Disciplina em implantação

Cálculo IV
60
6

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Ciências e Matemática II (100h)
100
6

Disciplina em implantação

Experimentação no Ensino de Física
60
6

Disciplina em implantação

Física Moderna
90
6

Disciplina em implantação

Instrumentação e Medidas
60
6

Disciplina em implantação

Organização e Politicas da Educ. Básica
60
6

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
7

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Física I (100h)
100
7

Disciplina em implantação

Física Quântica
60
7

Disciplina em implantação

Origens e Desenvolvimento da Física
60
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
200
8

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Física II (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Física Nuclear e de Partículas
60
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
8

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020