Curso: Engenharia Química | Currículo Vigente: 4456 | ||
CARGA HORÁRIA | 3970 | ||
CRÉDITOS | 246 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 120 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 190 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 45 | Data | 11/12/2013 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 1.095 | D.O.U | 30/12/2015 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 11 | D.O.U | 11/03/2002 |
Como base para elaboração do currículo, o grupo responsável pela reestruturação curricular entendeu que o primeiro passo da atividade seria a proposta do perfil do engenheiro químico desejado pela PUCRS. Para isto procedeu-se uma consulta a vários segmentos envolvidos com engenharia química: docentes, discentes, ex-alunos e profissionais atuantes na área. O grupo também pesquisou currículos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) nacionais e internacionais. A consulta aos professores foi realizada tendo em vista que o profissional de engenharia química deve possuir formação técnica atuando nas seguintes fases do ciclo de vida de um processo químico: pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento experimental, projeto básico e detalhado, implantação, produção e acompanhamento do processo, marketing e desenvolvimento do produto. Considerou-se que em cada fase, além da parte técnica, são necessárias habilidades gerenciais e comportamentais. A opinião de alunos, ex-alunos e profissionais da área foi levantada através de um instrumento de pesquisa, materializado na forma de um questionário e posterior remessa ao grupo por parte do entrevistado. A partir das opiniões e idéias levantadas com a pesquisa, o grupo, com uma concepção interativa, interdisciplinar e contextualizada, definiu o perfil do engenheiro químico, a ser formado pela PUCRS : O profissional de Engenharia Química deve possuir formação técnico-científica associada ao desenvolvimento humano. Como formação técnico-científica entende-se o conhecimento e a aplicação dos fundamentos de engenharia química aos diversos segmentos de atuação profissional, quais sejam, acompanhamento de processos químicos, implantação de novas unidades industriais, em atividades de pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos e de mercado. Quanto à parte humana, entende-se o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais e comportamentais que se traduzirão no saber comunicar-se; saber conviver; tomar decisões, interpretar e agir dentro dos princípios da ética, tendo em vista o contexto social e o meio ambiente. A formação almejada pelo DEQ busca:
Sumarizando, o que se pretende é que o engenheiro químico formado pela PUCRS possua formação profissional geral que o capacite a compreender as novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação, criação e resolução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Consequentemente, formar-se-á um cidadão e engenheiro capaz de interpretar o mundo que o cerca e o ambiente em que vive, visando, prioritariamente, aperfeiçoá-los e assim construir o futuro com uma dimensão maior. |
FORMA DE ACESSO AO CURSO O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. |
Estágio Supervisionado – EQ e Trabalho de Integração – EQ: Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos pelos alunos. As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado – EQ deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 01h semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo. Sob esta tipologia estão também abrigadas as disciplinas de Trabalho de Integração – EQ. Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes. Para o desenvolvimento das atividades referentes à disciplina de Estágio Supervisionado – EQ, será elaborado um regulamento que deverá ser aprovado pelo Conselho Departamental da Faculdade de Engenharia. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Cálculo 1
60
1
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Desenho Técnico
60
1
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Física Geral e Experimental I
90
1
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Introducao A Engenharia Quimica
30
1
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Cálculo 2
60
2
|
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Cálculo Diferencial e Integral III
30
2
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Desenho Técnico II
30
2
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Engenharia de Processos
60
2
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Física Geral e Experimental II
90
2
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Físico - Química I
60
2
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Álgebra Matricial
30
2
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Cálculo Diferencial e Integral IV
60
3
|
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Física Geral e Experimental III
90
3
|
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Matemática Aplicada
60
3
|
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Quimica Inorganica Experimental
90
3
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Termodinamica I
90
3
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Comunicacao Tecnica
60
4
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Cálculo Numérico A
60
4
|
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Fenomenos de Transporte I
90
4
|
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Química Orgânica I
60
4
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Materiais da Industria Quimica
60
5
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Mecanica dos Solidos
30
5
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Metodos Numericos para Eng Quimica
60
5
|
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Química Orgânica Experimental II
30
5
|
||||||||||||||||||||||||||||
Química Orgânica II
60
5
|
||||||||||||||||||||||||||||
Termodinamica II
60
5
|
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Engenharia das Reacoes Quimicas I
60
6
|
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Fenomenos de Transporte III
60
6
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Análise Quimica
90
7
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Disciplinas Eletivas
120
7
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Engenharia das Reacoes Quimicas II
60
7
|
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Equipament. e Utilidades Industriais II
60
7
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Operacoes Unitarias II
90
7
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Trabalho de Integracao - Eq
30
7
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Analise Instrumental - Eq
60
8
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Analise de Investimentos - Eq
60
8
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Dinamica de Processos
60
8
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Operacoes Unitarias III
90
8
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Avaliacao Economica de Projetos
60
9
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Controle e Instrumentacao
90
9
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Processos Industriais
60
9
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Atividades Complementares (120 Horas)
120
10
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Gestao de Qualidade - Eq
60
10
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Gestao e Licenciamento Ambiental
60
10
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Trab. de Conc. de Curso II - Eq (Proj. Proc.)
60
10
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Trabalho de Conclusao de Curso I - Eq
30
10
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Ética e Cidadania
60
10
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