Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Engenharia Civil

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia Civil Currículo Vigente: 4451
CARGA HORÁRIA 4030
CRÉDITOS 250
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO manha / noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 120
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 190
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 18 Data 30/11/2006
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 286 D.O.U 27/12/2012
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 11 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

Pioneira dentre as carreiras da Engenharia, a Engenharia Civil caracteriza-se por profissionais que podem reunir características muito distintas. Aqui podem atuar Engenheiros que prefiram o trabalho em pequenos grupos, acomodados em escritórios e utilizando a mais refinada tecnologia. Ao mesmo tempo, podemos ter o profissional de campo, inserido na condição rude do canteiro de obras comandando e administrando operários de pouca instrução e dividindo-se entre modernos equipamentos e ferramentas seculares. As pequenas obras de um único Engenheiro e os grandes desafios com suas enormes equipes. A tecnologia avança rápido, as características do país e do meio transformam-se a cada dia. À Escola compete formar egressos capazes de se adaptarem à diversidade das situações e suas demandas.

A base para a elaboração do novo currículo foi a busca da identificação do perfil do Engenheiro Civil que se deseja formar. Este perfil foi delineado a partir de consultas realizadas junto ao mercado profissional, inserção do corpo docente nos segmentos público e privado, relações da Instituição com órgãos de classe e reuniões com egressos, orientam o trabalho desenvolvido. Assim o Engenheiro Civil a ser formado neste novo currículo deverá destacar-se em valores como:

  • formação generalista;
  • capacidade de análise e síntese na solução de problemas;
  • liderança;
  • autonomia;
  • sólidos conhecimentos básicos;
  • perfil humanista e ético;
  • valorização dos aspectos ambientais, sociais e culturais na aplicação dos conhecimentos adquiridos;
  • domínio da informática e outros idiomas;
  • boa capacidade de expressão na forma oral, escrita e gráfica.
3. Forma de Acesso ao Curso

FORMA DE ACESSO AO CURSO

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68.  O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o  A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o  O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o  O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o  Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

5. Estágio Curricular

Estágio Supervisionado e Trabalho de Integração:

Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos pelos alunos. As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado, deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 01h semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo. Sob esta tipologia estão também abrigadas as disciplinas de Trabalho de Integração. Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos em Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Cálculo I
60
1

Disciplina em implantação

Desenho Técnico
60
1

Disciplina em implantação

Geologia Aplicada
60
1

Disciplina em implantação

Introdução à Engenharia Civil
30
1

Disciplina em implantação

Química Geral
60
1

Disciplina em implantação

Topografia A
60
1

Disciplina em implantação

Ciências dos Materiais - Ecivil
60
2

Disciplina em implantação

Computação e Solução de Problemas I
60
2

Disciplina em implantação

Cálculo II
60
2

Disciplina em implantação

Engenharia Ambiental I
30
2

Disciplina em implantação

Mecânica Fundamental
60
2

Disciplina em implantação

Topografia B
60
2

Disciplina em implantação

Cálculo Diferencial e Integral III
30
3

Disciplina em implantação

Desenho Técnico II
30
3

Disciplina em implantação

Eletromagnetismo
60
3

Disciplina em implantação

Isostática
60
3

Disciplina em implantação

Materiais de Construção I
60
3

Disciplina em implantação

Termologia e Fluidos
60
3

Disciplina em implantação

Urbanismo
60
3

Disciplina em implantação

Álgebra Linear e Geometria Analítica
60
3

Disciplina em implantação

Cálculo Numérico A
60
4

Disciplina em implantação

Desenho Técnico III - C
60
4

Disciplina em implantação

Estradas I
60
4

Disciplina em implantação

Introdução À Instalações Elétricas
30
4

Disciplina em implantação

Materiais de Construção II
60
4

Disciplina em implantação

Mecânica dos Fluidos
60
4

Disciplina em implantação

Resistência dos Materiais I
60
4

Disciplina em implantação

Estradas II
60
5

Disciplina em implantação

Hidráulica Geral
60
5

Disciplina em implantação

Laboratório de Mecânica dos Solos
30
5

Disciplina em implantação

Mecânica dos Solos I
60
5

Disciplina em implantação

Probabilidade e Estatística
60
5

Disciplina em implantação

Projetos Elétricos Residenciais e Comerciais
60
5

Disciplina em implantação

Resistência dos Materiais II
60
5

Disciplina em implantação

Concreto Armado I
60
6

Disciplina em implantação

Hiperestática I
60
6

Disciplina em implantação

Instalações Hidráulicas Prediais
60
6

Disciplina em implantação

Mecânica dos Solos II
60
6

Disciplina em implantação

Ondas e Física Moderna
60
6

Disciplina em implantação

Trabalho de Integração - Ecivil
30
6

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
6

Disciplina em implantação

Concreto Armado II
60
7

Disciplina em implantação

Conforto em Edificações
30
7

Disciplina em implantação

Engenharia e Segurança do Trabalho
30
7

Disciplina em implantação

Estruturas Metálicas I
60
7

Disciplina em implantação

Fundações
60
7

Disciplina em implantação

Hidrologia Aplicada
60
7

Disciplina em implantação

Laboratório de Edificações
30
7

Disciplina em implantação

Técnicas em Edificações I
60
7

Disciplina em implantação

Arquitetura I
30
8

Disciplina em implantação

Concreto Armado III
60
8

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
120
8

Disciplina em implantação

Estruturas Metálicas II
60
8

Disciplina em implantação

Fundamentos de Economia para Engenharia
30
8

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
8

Disciplina em implantação

Sistemas de Tratamento de Água
60
8

Disciplina em implantação

Técnicas em Edificações II
60
8

Disciplina em implantação

Arquitetura II
60
9

Disciplina em implantação

Engenharia Econômica
30
9

Disciplina em implantação

Estagio Supervisionado - Ecivil (190 Hrs)
190
9

Disciplina em implantação

Geoprocessamento e Impacto Ambiental
30
9

Disciplina em implantação

Orçamentos na Construção Civil
30
9

Disciplina em implantação

Pavimentos Rodoviários
60
9

Disciplina em implantação

Sistemas de Tratamento de Esgotos
60
9

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (120 Horas)
120
10

Disciplina em implantação

Gerenciamento de Empreendimentos e Obras
60
10

Disciplina em implantação

Gestão Empresarial para Engenharia
30
10

Disciplina em implantação

Redes Hidráulicas
60
10

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão de Curso - Ecivil
30
10

Disciplina em implantação

Transportes
60
10

Disciplina em implantação

Tópicos Especiais - Ecivil I
30
10

Disciplina em implantação

Tópicos Especiais - Ecivil II
30
10

Disciplina em implantação

Ética e Exercicio Profissional da Engenharia
30
10

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020