Curso: Engenharia Civil | Currículo Vigente: 98AX | ||
CARGA HORÁRIA | 3790 | ||
CRÉDITOS | 234 | ||
DURAÇÃO | 10 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 190 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 95 | Data | 25/10/2021 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 110 | D.O.U | 05/02/2021 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019 | D.O.U | 26/04/2019 |
O perfil de egresso do Curso de Engenharia Civil da PUCRS deverá atender – complementarmente – as especificações definidas neste projeto específico e referenciadas nas atuais diretrizes curriculares. Assim, o engenheiro civil egresso da PUCRS se caracterizará por:
Também, o Engenheiro Civil egresso da PUCRS será pautado pelas competências gerais (Cn): C1 – Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético com forte formação técnica; C2 – Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias com atuação inovadora e empreendedora; C3 – Ser capaz de reconhecer as necessidades de usuários, formular, analisar e resolver de forma criativa os problemas de Engenharia; C4 – Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; C5 – Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; C6 – Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável. Além das competências gerais, o curso de Engenharia Civil contempla o desenvolvimento de competências e habilidades específicas relacionadas à profissão (C&H-n): C&H-1 – Desenvolvimento da autonomia pessoal e profissional com a capacidade de análise de problemas e proposição criativa de alternativas para problemas de Engenharia Civil; C&H-2 – Capacidade de expressão por meio da linguagem oral, escrita e desenhos viabilizando a plena apresentação e entendimento dos problemas de Engenharia; C&H-3 – Capacidade para entendimento de temas amplos em diferentes áreas do conhecimento, percepção das correlações com múltiplos aspectos interdisciplinares e percepção de tendências futuras; C&H-4 – Noções consistentes que permitam a comunicação em diferentes idiomas, recursos tecnológicos e diversidade cultural. Capacidade para entendimento dos condicionantes sociais em plano local e global; C&H-5 – Domínio das tecnologias que permitam a modelagem das edificações em sistemas de construção virtual (BIM), elaborando projetos, planejando ações e gerenciando empreendimentos de forma a otimizar as práticas de Engenharia Civil; C&H-6 – Entendimento de conhecimentos teóricos e experimentação de ações que capacitem para o empreendedorismo, estimulem o espírito de liderança, fortaleçam a resiliência e valorizem a empatia; C&H-7 – Domínio de conhecimentos em ciências básicas – matemática, física e química – capazes de permitirem a plena compreensão das aplicações de Engenharia Civil; C&H-8 – Domínio das técnicas de expressão gráfica e recursos de informática para plena representação e aplicação das soluções de Engenharia Civil; C&H-9 – Capacidade de entendimento de materiais de construção civil e materiais naturais para aplicações em Engenharia Civil; C&H-10 – Domínio de conhecimentos na área de estática e suas aplicações na concepção e dimensionamento de sistemas estruturais; C&H-11 – Capacidade para conceber, lançar, dimensionar e detalhar estruturas de edificações com habilidade no manuseio de recursos computacionais e códigos normativos; C&H-12 – Entendimento dos conceitos associados ao saneamento básico, sustentabilidade ambiental, identificação e preservação de mananciais e tratamento de resíduos; C&H-13 – Entendimento de conhecimentos fundamentais para a concepção arquitetônica de edificações e sua inserção no espaço urbano, observando requisitos legais e as condicionantes de transformação das cidades; C&H-14 – Domínio dos conhecimentos necessários as atividades de construção civil e suas fundações, inclusive com habilidade para utilização de modelos virtuais(BIM). Capacitação itens de segurança do trabalho; gestão de empreendimentos; instalações complementares e proteção de incêndios.; C&H-15 Domínio de conhecimentos para atuar nos serviços de infraestrutura rodoferroviária, inclusive obras de arte, e gestão dos diferentes modais de transporte. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
A Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia diz:
Em consonância com isto, o curso de Engenharia Civil implementa o Estágio Supervisionado como componente curricular obrigatório. A formação do Engenheiro inclui como etapa integrante da graduação, estágio curricular de no mínimo 160 horas (DCNs da Engenharia, Art. 11°, Parágrafo 1°). A orientação e validação desta atividade se dá por parte de um docente habilitado, por meio da disciplina Estágio Supervisionado – ECivil que totaliza 190 horas: 30 horas-aula e o mínimo de 160 horas de estágio curricular. O Anexo 5 apresenta as normas para a disciplina de Estágio Supervisionado – ECivil. As atividades da disciplina Estágio Supervisionado – ECivil desenvolvem-se com base em estágios realizados, dentro (Laboratórios e Setores como Obras e Manutenção, dentre outros) ou fora da Universidade, relacionados com a atividade profissional. Assim, o estágio permite o contato do estudante com o setor produtivo, empresas de diferentes portes, conveniadas com a Instituição, visando a aplicação dos conteúdos e formação adquirida ao longo do curso. Outra possibilidade é o contato com a pesquisa no âmbito de grupos bem estabelecidos, através, por exemplo, de trabalhos de iniciação científica avaliados e validados pela Comissão Coordenadora do Curso, desde que tenha cunho empresarial (pesquisas aplicadas), conforme consolidado na Lei 11.788 (lei do estágio) que diz no parágrafo 3 do Artigo 2 o seguinte:
Entende-se que é no estágio que o estudante acompanha e experimenta as atividades de projeto, supervisão, manutenção, planejamento e operação de sistemas ligados à sua área de atuação e, consequentemente, inerentes às competências do profissional, tendo oportunidade para identificar, formular e resolver problemas de Engenharia, bem como avaliar criticamente os trabalhos que estão sendo realizados e que benefícios trarão para a sociedade. É preciso frisar que o estudante desempenha atividades monitoradas sob a responsabilidade da concedente (empresa) – definindo-se um supervisor habilitado – e, também, é acompanhado por um orientador interno, professor ligado ao quadro docente da Universidade. Um ponto importante a ser destacado trata da lei dos estágios (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008), à qual a Universidade está adaptada através do PUCRS Carreiras. Sendo assim, os estágios, mesmo os não obrigatórios, deverão atender às orientações descritas pela legislação. Além disto, o PUCRS Carreiras cumpre a função descrita no 2° Parágrafo do Artigo 11 da DCN da Engenharia, onde é colocado:
Para o desenvolvimento a contento deste processo, há que se considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares pertinentes. Ao final do Estágio Supervisionado, o estudante redige um relatório que é avaliado pelo orientador do mesmo. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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CÁLCULO 1
60
1
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CIÊNCIA E INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
30
3
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CÁLCULO 3
60
3
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DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3
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ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS
60
3
|
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GEOLOGIA DE ENGENHARIA
30
3
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|||||||
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
30
3
|
|||||||
TOPOGRAFIA A
60
3
|
|||||||
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|||||||
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
60
4
|
|||||||
MECÂNICA DOS FLUIDOS
60
4
|
|||||||
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
60
4
|
|||||||
TOPOGRAFIA B
30
4
|
|||||||
TÉCNICAS EM EDIFICAÇÕES I
60
4
|
|||||||
HIDRÁULICA GERAL
60
5
|
|||||||
LABORATÓRIO DE EDIFICAÇÕES
30
5
|
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LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS
30
5
|
|||||||
MECÂNICA DOS SOLOS I
60
5
|
|||||||
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II
60
5
|
|||||||
TRABALHO DE INTEGRAÇÃO - ECIVIL
30
5
|
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TÉCNICAS EM EDIFICAÇÕES II
60
5
|
|||||||
ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO I
60
6
|
|||||||
ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS
60
6
|
|||||||
HIDROLOGIA APLICADA
30
6
|
|||||||
MECÂNICA DOS SOLOS II
60
6
|
|||||||
ORÇAMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
30
6
|
|||||||
PROJETOS ELÉTRICOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS
60
6
|
|||||||
ESTRADAS I
60
7
|
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ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO II
60
7
|
|||||||
ESTRUTURAS METÁLICAS I
60
7
|
|||||||
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS E OBRAS
30
7
|
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INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS
60
7
|
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SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
60
7
|
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ESTRADAS II
30
8
|
|||||||
ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES
30
8
|
|||||||
ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO III
60
8
|
|||||||
ESTRUTURAS METÁLICAS II
60
8
|
|||||||
GEOPROCESSAMENTO E IMPACTO AMBIENTAL
30
8
|
|||||||
SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
30
8
|
|||||||
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS
60
8
|
|||||||
ESTRUTURAS EM CONCRETO PROTENDIDO
30
9
|
|||||||
MOBILIDADE URBANA
30
9
|
|||||||
PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS
60
9
|
|||||||
REDES HIDRÁULICAS
60
9
|
|||||||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
30
9
|
|||||||
URBANISMO E ARQUITETURA
60
9
|
|||||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10
|
|||||||
FERROVIAS E HIDROVIAS
30
10
|
|||||||
PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES
30
10
|
|||||||
PROJETO DE ARQUITETURA E ESTRUTURA
60
10
|
|||||||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
30
10
|