Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Enfermagem

1. Dados do Curso
Curso: Enfermagem Currículo Vigente: 3607
CARGA HORÁRIA 4005
CRÉDITOS 226
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO manha / tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 105
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 1020
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 47 Data 29/10/2015
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 822 D.O.U 02/01/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 3 D.O.U 07/11/2001
2. Perfil do Egresso

Quanto ao perfil profissional dos egressos pretende-se formar a(o) enfermeira(o) para atuar em diferentes cenários da prática profissional, promovendo a saúde integral do ser humano ao longo do ciclo vital, pautado em princípios éticos/bioéticos e na Lei do Exercício Profissional, com as características que seguem:

  • generalista, reflexivo, crítico, humanista, autônomo, criativo com atitude interdisciplinar, flexível e empreendedora;
  • atuante com senso de responsabilidade e compromisso social, no processo de cuidado nos diferentes níveis de atenção à saúde, promovendo o exercício da cidadania no âmbito da família e da comunidade;
  • comprometido com o planejamento e a implementação das ações de saúde a partir do perfil epidemiológico da população, em consonância com as diretrizes do sistema de saúde vigente, buscando a eficácia e a eficiência das ações, a partir da tomada de decisões baseada em evidências científicas, e reconhecendo-se como agente de mudança do contexto de saúde local, regional e nacional;
  • comprometido com a educação permanente, visando a competência no cuidado profissional humanístico e o desenvolvimento da profissão, incorporando criticamente os avanços técnico-científicos;
  • comprometido com a pesquisa, como consumidor e gerador de conhecimento, privilegiando a qualidade do cuidado, o desenvolvimento teórico-prático da profissão e consolidando a aplicação do processo de enfermagem;
  • capacitado para a coordenação da equipe de enfermagem, realizando o planejamento, a implementação e a avaliação das intervenções de enfermagem e tendo como fio condutor o processo de enfermagem;
  • executor do cuidado do outro e com o outro, buscando a integralidade e a resolutividade da atenção à saúde e a segurança do cliente;
  • participante da equipe multiprofissional de saúde, valorizando o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser no processo de trabalho coletivo em saúde;
  • articulador das relações interpessoais e grupais, bem como das ações interdisciplinares necessárias no processo de trabalho coletivo em saúde;
  • agente de mudança, agregando à prática profissional os propósitos nacionais e mundiais, relacionados às ações em defesa da vida e da saúde.
3. Forma de Acesso ao Curso

FORMA DE ACESSO AO CURSO

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68.  O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o  A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o  O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o  O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o  Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

5. Estágio Curricular

Estágio Supervisionado/Prática Profissional

As disciplinas de Estágio Supervisionado I e II são teórico-práticas e prevêem a modalidade semipresencial, desenvolvidas ao longo do IX e X semestre, respectivamente, conforme normas próprias aprovadas pelo colegiado da Faculdade (APÊNDICE D). A carga horária a distância será desenvolvida uma vez por mês, com quatro créditos e constará na grade de horários do aluno. A carga horária presencial incluirá o acompanhamento e as orientações do professor/orientador/supervisor ao aluno/grupo de alunos. As atividades realizadas a distância serão relacionadas à elaboração, produção, discussão do relatório, assim como a revisão de conteúdos específicos conforme as necessidades dos alunos.

O aluno nessas disciplinas deverá desenvolver as atividades pertinentes à atuação do enfermeiro. A inserção e atuação do aluno nos processos de trabalho, em campo de estágio, implica planejamento, implantação e avaliação das ações assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa. Tais ações deverão ser desenvolvidas em consonância com as necessidades do contexto do campo de estágio e com os objetivos de ensino e de aprendizagem da FAENFI.

Toda atividade desenvolvida em campo de estágio deverá ser totalmente presencial e as orientações relacionadas às mesmas e ao relatório terão carga horária presencial e a distância. A carga horária das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II é de 510 horas/aula teórico-práticas em cada uma, totalizando 1020 horas/aula. No Estágio Supervisionado I, cinquenta por cento (50%) dos alunos matriculados realizarão estágio em Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Porto Alegre, e os outros cinquenta por cento (50%) em Unidade de Internação Hospitalar.

Na Disciplina de Estágio Supervisionado II, os cinquenta por cento (50%) dos alunos que realizaram, na Disciplina de Estágio Supervisionado I, estágio em Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Porto Alegre realizarão estágio em Unidades de Internação Hospitalar. E, os outros cinquenta por cento (50%) dos alunos que realizaram, na Disciplina de Estágio Supervisionado I, estágio em Unidades de Internação Hospitalar realizarão estágio em Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Porto Alegre. Os serviços de saúde deverão conter enfermeiro em seu quadro funcional.

Essas práticas profissionais intensificam as intervenções de enfermagem em contextos condizentes com a realidade sócio-sanitária da população brasileira.

Os estágios das referidas disciplinas serão desenvolvidos sob a orientação e supervisão dos professores enfermeiros.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Anatomia Humana Geral
60
1

Disciplina em implantação

BiofÍsica
45
1

Disciplina em implantação

BioquÍmica
60
1

Disciplina em implantação

Fundamentos de Enfermagem e Segurança do Paciente I
30
1

Disciplina em implantação

Histologia e Embriologia geral
45
1

Disciplina em implantação

Microbiologia
45
1

Disciplina em implantação

Parasitologia e Micologia
30
1

Disciplina em implantação

Primeiros Socorros
30
1

Disciplina em implantação

Anatomia de Orgãos e Sistemas
60
2

Disciplina em implantação

Biologia Celular e Genética
45
2

Disciplina em implantação

Fisiologia Humana
90
2

Disciplina em implantação

Fundamentos de Enfermagem e Segurança do Paciente II
120
2

Disciplina em implantação

Redação Científica
30
2

Disciplina em implantação

Trabalho Integrado em Saúde
30
2

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
150
3

Disciplina em implantação

Educação em Saúde
30
3

Disciplina em implantação

Epidemiologia, Vigilância em Saúde e Doenças Transmissíveis
60
3

Disciplina em implantação

Fundamentos de Enfermagem e Segurança do Paciente III
60
3

Disciplina em implantação

Imunologia
45
3

Disciplina em implantação

Enfermagem e Exames Complementares
30
4

Disciplina em implantação

Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I
120
4

Disciplina em implantação

Farmacologia Básica
30
4

Disciplina em implantação

Filosofia e Bioética
60
4

Disciplina em implantação

Nutrição Básica e Saúde
30
4

Disciplina em implantação

Patologia Básica
30
4

Disciplina em implantação

Psicologia e Saúde
30
4

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
180
5

Disciplina em implantação

Enfermagem na Saúde Mental
60
5

Disciplina em implantação

Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso II
210
5

Disciplina em implantação

Farmacologia Clínica
30
5

Disciplina em implantação

Enfermagem Materno - Infantil
180
6

Disciplina em implantação

Enfermagem em Situações de Alta Complexidade
150
6

Disciplina em implantação

Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente
180
7

Disciplina em implantação

Gestão em Saúde
60
7

Disciplina em implantação

Pesquisa em Saúde
60
7

Disciplina em implantação

Exame de Proficiência em Língua Inglesa
60
8

Disciplina em implantação

Gerenciamento em Enfermagem
225
8

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
8

Disciplina em implantação

Inovação e Desenvolvimento em Saúde
30
8

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão I
30
8

Disciplina em implantação

Estágio Supervisionado I (510 Horas)
510
9

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão II
30
9

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (105 Hrs)
105
10

Disciplina em implantação

Estágio Supervisionado II (510 Horas)
510
10

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020