Curso de Educação Física Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Educação Física Bacharelado Currículo Vigente: 9613 (Manhã)/ 9614 (Noite)
CARGA HORÁRIA 3240
CRÉDITOS 192
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO manha / noite
VAGAS Vagas 1° semestre 90
Vagas 2° semestre 90
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 660
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 087/2020 Data 10/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 6 D.O.U 19/12/2018
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às DCNs, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O profissional de Educação Física egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da Universidade – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Educação Física.

 

Tomando como referência os documentos institucionais da Universidade e as orientações das diretrizes curriculares através das Resoluções do CNE citadas acima, este curso visa habilitar profissionais com formação humanística, com competências técnica, sistêmica, reflexiva e crítica, capazes de intervir nos diferentes espaços do ambiente não escolar, fundamentados no espírito científico, respeitando o contexto sócio-histórico-cultural e educacional da região, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

Para o curso de Bacharelado em Educação Física da PUCRS, entendendo a Educação para a Saúde como uma ação voltada para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, o aluno deve ao final do curso estar qualificado para atuar profissionalmente por meio do movimento humano e do esporte, com o objetivo de fomentar na sua atuação profissional, as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. O bacharel deverá atuar a partir de vertentes educativas, reeducativas e terapêuticas, agindo de forma integrada e cooperativa em equipes multiprofissionais. Além disso, os egressos do curso de Bacharelado em Educação Física deverão, em consonância com a proposta da Universidade e da Escola, ser proativos, atualizados, criativos, competentes, éticos e responsáveis no seu fazer profissional, a fim de cumprirem a sua função como educadores e como promotores da saúde.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso de Bacharelado segue as orientações da RESOLUÇÃO Nº 6, de 18 de dezembro de 2018 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física que determina 20% da carga horária total do curso devem ser dedicadas a atividades de estágio. Nesta proposta curricular, as práticas de estágio estão dispostas ao longo da segunda metade do curso, na etapa de formação específica, distribuídas de forma equilibrada entre o 5º e 8º semestre do curso.

 

No presente currículo constituem-se em disciplinas de estágio supervisionado:

Programa de Experiência Supervisionada – Crianças (PEx Crianças – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Adolescentes (PEx Adolescentes – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Adultos (PEx Adultos – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Idosos (PEx Idosos – 75h);

Estágio em Educação Física Inclusiva (60h); Estágio profissional I (120h);

Estágio Profissional II (180h).

 

Totalizando 660 horas de estágio supervisionado.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Anatomia Musculoesquelética
60
1

Disciplina em implantação

Desenvolvimento Humano
30
1

Disciplina em implantação

Educação Física: Mercado de Trabalho e Carreira
60
1

Disciplina em implantação

Formação Pessoal
30
1

Disciplina em implantação

Iniciação Esportiva
60
1

Disciplina em implantação

Prática Motora de Base I
60
1

Disciplina em implantação

Recreação e Jogos Cooperativos
30
1

Disciplina em implantação

Biofísica
30
2

Disciplina em implantação

Bioquímica
30
2

Disciplina em implantação

Cinesiologia
60
2

Disciplina em implantação

Esporte Adaptado
60
2

Disciplina em implantação

Esporte, Cultura e Sociedade
30
2

Disciplina em implantação

Fisiologia Humana
60
2

Disciplina em implantação

Gestão de Risco e Segurança em Esportes
30
2

Disciplina em implantação

Prática Motora de Base II
30
2

Disciplina em implantação

Atividade Física e Saúde da Criança e do Adolescente
30
3

Disciplina em implantação

Conhecimento e Interv. em Ed. Física
30
3

Disciplina em implantação

Cultura de Paz e Diversidade
30
3

Disciplina em implantação

Esporte Técnico - Combinatório
60
3

Disciplina em implantação

Esporte de Invasão
60
3

Disciplina em implantação

Esporte de Marca I
30
3

Disciplina em implantação

Filosofia e Bioética
60
3

Disciplina em implantação

Fisiologia do Exercício
90
3

Disciplina em implantação

Movimento, Ritmo e Expressão
30
3

Disciplina em implantação

Bases do Treinamento Físico
60
4

Disciplina em implantação

Comportamento Motor e Neurociências
60
4

Disciplina em implantação

Educação Postural
30
4

Disciplina em implantação

Esporte com Rede Divisória
60
4

Disciplina em implantação

Esportes de Combate
30
4

Disciplina em implantação

Esportes e Atividades Ao Ar Livre
60
4

Disciplina em implantação

Inovação e Desenvolvimento em Saúde
30
4

Disciplina em implantação

Pesquisa em Saúde
30
4

Disciplina em implantação

Psicomotricidade
60
4

Disciplina em implantação

Atividade Física e Saúde do Adulto e do Idoso
30
5

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
5

Disciplina em implantação

Programa de Experiência Supervisionada - Crianças (75h)
75
5

Disciplina em implantação

Treinamento Cardiorrespiratório e de Flexibilidade
90
5

Disciplina em implantação

Treinamento de Força
90
5

Disciplina em implantação

Biomecânica
30
6

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
360
6

Disciplina em implantação

Esporte de Marca II
30
6

Disciplina em implantação

Programa de Experiência Supervisionada - Adolescentes (75h)
75
6

Disciplina em implantação

Programa de Experiência Supervisionada - Adultos (75h)
75
6

Disciplina em implantação

Treinamento em Populações Específicas
60
6

Disciplina em implantação

Atividades Aquáticas
30
7

Disciplina em implantação

Estágio Profissional I (120h)
120
7

Disciplina em implantação

Nutrição Esportiva
30
7

Disciplina em implantação

Programa de Experiência Supervisionada - Idosos (75h)
75
7

Disciplina em implantação

Psicologia do Esporte
30
7

Disciplina em implantação

Trabalho Integrado em Saúde
30
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (120h)
120
8

Disciplina em implantação

Desenvolvimento de Produtos em Educação Física - TCC
60
8

Disciplina em implantação

Estágio Profissional II (180h)
180
8

Disciplina em implantação

Estágio em Educação Física Inclusiva
60
8

Disciplina em implantação

Formação Pessoal e Ética Profissional
30
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 20/01/2021