GRADE E CORPO DOCENTE

Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Educação Física Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Educação Física Bacharelado Currículo Vigente: 9613 (Manhã)/ 9614 (Noite)
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO
TURNO Manhã / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 087/2020 Data 10/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 6 D.O.U 19/12/2018
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às DCNs, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O profissional de Educação Física egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da Universidade – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Educação Física.

 

Tomando como referência os documentos institucionais da Universidade e as orientações das diretrizes curriculares através das Resoluções do CNE citadas acima, este curso visa habilitar profissionais com formação humanística, com competências técnica, sistêmica, reflexiva e crítica, capazes de intervir nos diferentes espaços do ambiente não escolar, fundamentados no espírito científico, respeitando o contexto sócio-histórico-cultural e educacional da região, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

Para o curso de Bacharelado em Educação Física da PUCRS, entendendo a Educação para a Saúde como uma ação voltada para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, o aluno deve ao final do curso estar qualificado para atuar profissionalmente por meio do movimento humano e do esporte, com o objetivo de fomentar na sua atuação profissional, as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. O bacharel deverá atuar a partir de vertentes educativas, reeducativas e terapêuticas, agindo de forma integrada e cooperativa em equipes multiprofissionais. Além disso, os egressos do curso de Bacharelado em Educação Física deverão, em consonância com a proposta da Universidade e da Escola, ser proativos, atualizados, criativos, competentes, éticos e responsáveis no seu fazer profissional, a fim de cumprirem a sua função como educadores e como promotores da saúde.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso de Bacharelado segue as orientações da RESOLUÇÃO Nº 6, de 18 de dezembro de 2018 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física que determina 20% da carga horária total do curso devem ser dedicadas a atividades de estágio. Nesta proposta curricular, as práticas de estágio estão dispostas ao longo da segunda metade do curso, na etapa de formação específica, distribuídas de forma equilibrada entre o 5º e 8º semestre do curso.

 

No presente currículo constituem-se em disciplinas de estágio supervisionado:

Programa de Experiência Supervisionada – Crianças (PEx Crianças – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Adolescentes (PEx Adolescentes – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Adultos (PEx Adultos – 75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Idosos (PEx Idosos – 75h);

Estágio em Educação Física Inclusiva (60h); Estágio profissional I (120h);

Estágio Profissional II (180h).

 

Totalizando 660 horas de estágio supervisionado.

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 20/04/2024