Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Ciências Sociais Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Sociais Licenciatura Currículo Vigente: 9105
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 49 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/ CES nº 17 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Os profissionais egressos do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCRS deverão ingressar em um mercado de trabalho diverso e em transformação. Diante desse cenário, a análise das possibilidades de inserção do cientista social no Brasil deve destacar que esse profissional pode atuar tanto no âmbito público quanto no privado. As possibilidades são distintas para o egresso do bacharelado e para o licenciado, contudo, ambas as habilitações compartilham competências relacionais e técnicas gerais, além das competências específicas de cada habilitação.

   Entre as competências técnicas gerais – guiadas sobretudo pelas Diretrizes curriculares aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001 , convém mencionar que tanto os bacharéis quanto os licenciados em Ciências Sociais devem dominar o conhecimento dos principais conteúdos e vertentes teórico-metodológicas de Ciências Sociais a fim de obterem a capacidade (1) de avaliação; (2) de expressão oral e escrita para comunicar resultados de pesquisas e debates caros às Ciências Sociais; (3) de elaborar diagnóstico sociológico da realidade e diagnóstico institucional; bem como (4) propor ações de intervenção na realidade.

   Por sua vez, as habilitações oferecem conhecimentos específicos que visam direcionar a inserção do egresso no mercado de trabalho. A Licenciatura em Ciências Sociais visa formar professores comprometidos com a educação enquanto uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa por meio da formação do pensamento crítico. Assim, o licenciado em Ciências Sociais deve ter as seguintes competências: (1) capacidade de compilação e análise crítica das principais perspectivas teóricas das Ciências Sociais; (2) capacidade de diálogo sobre a realidade social com públicos diversos a partir da perspectiva das Ciências Sociais; (3) conhecer os materiais didáticos disponíveis; (4) capacidade de produção de material didático para públicos diversos; (5) estar atualizado sobre as ferramentas metodológicas disponíveis para o ensino de sociologia; e (6) contribuir para a construção de um modelo de ensino crítico e atento à realidade social atual.

   O curso de Licenciatura em Ciências Sociais oferece ao aluno o desenvolvimento destas competências através da oferta das disciplinas de teoria específica nas áreas da Sociologia, Antropologia e Ciência Política de forma equilibrada (Teorias sociológicas clássicas; Teorias antropológicas clássicas; Teorias clássicas de regimes políticos; Teorias sociológicas contemporâneas; Teorias antropológicas contemporâneas; Teorias políticas contemporâneas; Sociologia brasileira; Antropologia brasileira; Ciência Política Brasileira) além das disciplinas voltadas para as metodologias que orientam a produção de conhecimento nesses campos acadêmicos (Métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais; Método quantitativos aplicados às Ciências Sociais; Etnografia). Soma-se a isso as disciplinas dedicadas às teorias do ensino e aprendizado, aquelas voltadas para a compreensão da realidade da educação no contexto brasileiro, para o conhecimento das alternativas didáticas e para a elaboração de materiais e abordagens próprios ao ensino da Sociologia (destaque para a disciplina Metodologia de ensino em Ciências Sociais). Complementando essa formação, ao longo do curso o aluno realiza experiências práticas em diversos contextos de ensino, além dos estágios docentes no ensino formal.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Demografia e Sustentabilidade
60
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Pesquisa Básica em Ciências Sociais
60
2

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Teorias Antropológicas Clássicas
60
2

Disciplina em implantação

Teorias Sociológicas Clássicas
60
2

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

Educação, Cult. e Relações Étnico-Raciais
30
3

Disciplina em implantação

Etnografia
60
3

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90)
90
3

Disciplina em implantação

Métodos Qualitativos Aplicados Às Ciências Sociais
60
3

Disciplina em implantação

Teorias Clássicas de Regimes Políticos
60
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio e Eja Ou Eja/ Médio (90)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Teorias Antropológicas Contemporâneas
60
4

Disciplina em implantação

Teorias Sociológicas e Contemporâneas
60
4

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

Filosofia e Ética Geral
60
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Métodos Quantitativos Aplicados Às Ciências Sociais
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Teorias Políticas Contemporâneas
60
5

Disciplina em implantação

Antropologia Brasileira
60
6

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Ciências Sociais
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Sociologia Brasileira
60
6

Disciplina em implantação

Ciência Política Brasileira
60
7

Disciplina em implantação

Estágio Docente Iii: Prática Básica de Ensino de Sociologia
100
7

Disciplina em implantação

Organização e Politicas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
200
8

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
8

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio Docente Iv: Prática Avançada de Ensino de Sociologia
100
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020