Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Ciências Sociais Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Sociais Bacharelado Currículo Vigente: 9104
CARGA HORÁRIA 2460
CRÉDITOS 150
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60 (Licenciatura/ Bacharelado)
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 150
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 48 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 1.095 D.O.U 30/12/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/ CES nº 17 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Os profissionais egressos do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCRS deverão ingressar em um mercado de trabalho diverso e em transformação. Diante desse cenário, a análise das possibilidades de inserção do cientista social no Brasil deve destacar que esse profissional pode atuar tanto no âmbito público quanto no privado. As possibilidades são distintas para o egresso do bacharelado e para o licenciado, contudo, ambas as habilitações compartilham competências relacionais e técnicas gerais, além das competências específicas de cada habilitação.

   Entre as competências técnicas gerais – guiadas sobretudo pelas Diretrizes curriculares aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001 , convém mencionar que tanto os bacharéis quanto os licenciados em Ciências Sociais devem dominar o conhecimento dos principais conteúdos e vertentes teórico-metodológicas de Ciências Sociais que lhes propiciem a capacidade (1) de avaliação; (2) de expressão oral e escrita para comunicar resultados de pesquisas e debates caros às Ciências Sociais; (3) de elaboração de diagnóstico sociológico da realidade e diagnóstico institucional; bem como (4) de propor, gerir e avaliar ações de intervenção na realidade.

   Por sua vez, as habilitações oferecem conhecimentos específicos que visam direcionar a inserção do egresso no mercado de trabalho. Os egressos do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais da PUCRS são profissionais que se caracterizam por conhecer os principais conteúdos e vertentes teórico-metodológicas de Ciências Sociais; possuir capacidade para elaborar diagnóstico sociológico da realidade e diagnóstico institucional; possuir capacidade de utilizar os principais recursos metodológicos para coleta, processamento, armazenagem e divulgação eletrônica de dados e informações; possuir capacidade para comunicar resultados de pesquisa; possuir capacidade para propor e gerenciar e avaliar ações de intervenção na realidade.

   O Bacharelado em Ciências Sociais prima pela formação de pesquisadores, assessores e consultores eticamente responsáveis e com espírito solidário, capazes de (1) conhecer a área de sua especialidade (2) desenvolver investigações de acordo com os parâmetros científicos (saber definir um problema de pesquisa, construir e utilizar instrumentos para coleta, organização e análise de dados, planejar e supervisionar pesquisas de campo, coletar e sistematizar informações disponíveis segundo propósitos específicos, estruturar e conduzir entrevistas, processar, avaliar e interpretar dados e apresentar resultados em forma de textos científicos e relatórios – impressos e eletrônicos); (3) elaborar estudos prospectivos; (4) conhecer fontes de dados primários e secundários; (5) compilar, analisar e criticar dados estatísticos; (6) estar atualizado com a temática de sua especialidade; (7) propor e avaliar estratégias políticas de organizações governamentais e não-governamentais; (8) conhecer técnicas de negociação; (9) analisar conjunturas, relações internacionais, governamentais e não-governamentais; (10) elaborar projetos para captação de recursos para pesquisas e programas sociais; (11) elaborar diagnósticos de situações; e, (12) propor, gerenciar e avaliar programas de intervenção.

   Os princípios que guiam a formação em bacharelado em Ciências Sociais pela PUCRS possibilitam construir tais capacidades indispensáveis ao profissional egresso, por meio de uma sólida formação teórica que é oferecida ao aluno através das disciplinas que abordam os campos da Sociologia, Antropologia e Ciência Política em suas configurações clássicas, contemporâneas e brasileira. O curso de bacharelado em Ciências Sociais oferece ao aluno o desenvolvimento destas competências através da oferta das disciplinas de teoria específica nas áreas da Sociologia, Antropologia e Ciência Política de forma equilibrada (Teorias sociológicas clássicas; Teorias antropológicas clássicas; Teorias clássicas de regimes políticos; Teorias sociológicas contemporâneas; Teorias antropológicas contemporâneas; Teorias políticas contemporâneas; Sociologia brasileira; Antropologia brasileira; Ciência Política Brasileira). Também é importante destacar a ênfase na formação para a pesquisa, presente ao longo de todo o curso nas disciplinas dedicadas ao aprendizado e exercício prático das metodologias de pesquisa em Ciências Sociais (Métodos qualitativos aplicados às Ciências Sociais; Método quantitativos aplicados às Ciências Sociais; Etnografia; Trabalho de Conclusão de Curso I e II). É importante destacar ainda as disciplinas voltadas para elaboração de projetos e aprendizado sobre as exigências da área para a captação de recursos (Pesquisa básica em Ciências Sociais; Pesquisa avançada em Ciências Sociais). Essa formação é complementada pela realização de estágios supervisionados e voluntários, e potencializada pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, além da integração com a pós-graduação, através da possibilidade de realização de disciplinas e atividades acadêmicas e de pesquisa compartilhadas (programas de iniciação científica, participação dos alunos de graduação em eventos, em atividades desenvolvidas pelos núcleos de pesquisa ligados aos programas de pós-graduação). A forte integração entre áreas, entre teoria e pesquisa e a forte base metodológica permitem que o egresso do curso de bacharelado em Ciências Sociais da PUCRS potencialize suas possibilidades de inserção no mercado.

   Atualmente, tais possibilidades, que são variadas, estão distribuídas tanto no setor público quanto no privado. Conforme já destacado, institutos de pesquisa, museus, instituições políticas (partidos, sindicatos, etc.), agências governamentais (FUNAI, Ministério Público, etc.), organizações não-governamentais (ONG’s), empresas, entre outros ajudam a compor o mercado de trabalho do bacharel em Ciências Sociais no Rio Grande do Sul. Para além disso, é marcante a internacionalização da área das Ciências Sociais, e o crescimento do interesse internacional pelo Brasil. Assim, as organizações internacionais também estão abrindo postos de trabalho para os cientistas sociais, e esta reformulação do programa do curso pretende contemplar essas possibilidades. Nesse sentido, o curso de bacharelado em Ciências Sociais da PUCRS também se mostra diferenciado por propiciar ao aluno a a internacionalização a sua vivência no âmbito da própria PUCRS, através dos canais abertos pela instituição com esse objetivo (programa de mobilidade acadêmica; oferta de disciplinas ministradas em idiomas estrangeiros, entre outros).

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

Veja aqui mais informações sobre as formas de acesso ao curso

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

Estatuto e Regimento Geral

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Demografia e Sustentabilidade
60
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Questão Social e Transformações Societárias
60
1

Disciplina em implantação

Introdução À Pesquisa em Humanidades
60
2

Disciplina em implantação

Pesquisa Básica em Ciências Sociais
60
2

Disciplina em implantação

Teorias Antropológicas Clássicas
60
2

Disciplina em implantação

Teorias Sociológicas Clássicas
60
2

Disciplina em implantação

Epistemologia das Ciências Sociais
60
3

Disciplina em implantação

Etnografia
60
3

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
3

Disciplina em implantação

Métodos Qualitativos Aplicados Às Ciências Sociais
60
3

Disciplina em implantação

Teorias Clássicas de Regimes Políticos
60
3

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
360
4

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Teorias Antropológicas Contemporâneas
60
4

Disciplina em implantação

Teorias Sociológicas e Contemporâneas
60
4

Disciplina em implantação

Filosofia e Ética Geral
60
5

Disciplina em implantação

Métodos Quantitativos Aplicados Às Ciências Sociais
60
5

Disciplina em implantação

Seminário Avançado de Sociologia
60
5

Disciplina em implantação

Teorias Políticas Contemporâneas
60
5

Disciplina em implantação

Antropologia Brasileira
60
6

Disciplina em implantação

Oficina de Análise Social
30
6

Disciplina em implantação

Seminário Avançado de Antropologia
60
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Sociologia Brasileira
60
6

Disciplina em implantação

Ciência Política Brasileira
60
7

Disciplina em implantação

Prática de Pesquisa em Ciências Sociais I
30
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
120
8

Disciplina em implantação

Estágio supervisionado de Bacharelado
150
8

Disciplina em implantação

Pesquisa Avançada em Ciências Sociais
60
8

Disciplina em implantação

Prática de Pesquisa em Ciências Sociais II
30
8

Disciplina em implantação

Seminário Avançado de Ciência Política
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020