Curso: Ciências Aeronáuticas | Currículo Vigente: 98AZ | ||
CARGA HORÁRIA | 2745 | ||
CRÉDITOS | 163 | ||
DURAÇÃO | 7 semestres | ||
TURNO | Manhã / Tarde / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 16 | Data | 27/10/2011 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 279 | D.O.U | 04/07/2016 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | D.O.U |
O profissional formado deve ser um piloto de alto nível de proficiência, em conformidade com os requisitos da autoridade aeronáutica, atuando em âmbito técnico e gerencial, de forma a ser capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante das mudanças constantes em todos os segmentos da aviação e da sociedade. O egresso do Curso deverá ser capaz de assimilar novas tecnologias, identificar implicações sociais, econômicas, políticas e diplomáticas; decidir sobre aspectos técnicos e administrativos; ser responsável pelo bom clima de trabalho e relacionamento interpessoal, e conduzir a aeronave com segurança e eficácia, otimizando os recursos existentes. O Curso de Ciências Aeronáuticas deve ensejar como perfil do graduado, capacidade e aptidão para:
A Graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas – Piloto de Linha Aérea, da PUCRS, deve possibilitar ao egresso os conhecimentos que revelem, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
Representar adequadamente a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional e internacional, comunicar-se eficazmente, ter capacidade analítica e ética. |
O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. § 1o A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina. § 2o O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina. § 3o O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina. § 4o Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre. |
Sendo a atividade aérea regulamentada pela Autoridade Aeronáutica de acordo com tratados internacionais e considerando que a mesma implica em criteriosas normas de execução, além de elevados custos operacionais e de riscos inerentes à condução de centenas de vidas humanas, uma prática profissional convencional, como os estágios oferecidos em diferentes cursos acadêmicos tornam-se inviável aos pilotos aprendizes, aos quais não é legalmente permitido estagiar pilotando, por exemplo, grandes aeronaves de linhas aéreas regulares, sem que estejam formalmente capacitados e habilitados. Desta forma, na prática aeronáutica, a atividade auxiliar da operação só pode ser executada por profissionais “prontos” e contratados, ou seja, por pilotos legalmente autorizados, que compartilham o gerenciamento a bordo e adquirem experiência atuando primeiramente na função de co-pilotos. A prática profissional desenvolvida no Curso de Ciências Aeronáuticas consiste na realização de práticas de pilotagem em treinadores sintéticos de voo (simuladores), totalizando 165 horas de atividades constituídas de exercícios que envolvam desde a familiarização com a(s) aeronave(s) simulada(s) para o treinamento até o adequado preparo para situações de maior complexidade e de emergências aeronáuticas, ministradas em equipamentos sofisticados e com o atendimento exclusivo por parte de cada instrutor para um (01) ou dois (02) alunos separadamente. São oferecidas três atividades distintas de práticas de voo em simulador, devidamente detalhadas na “Norma de Práticas de Voo em Simulador”: Prática de Voo em Simulador –IFR/Mono (60 horas), Prática de Voo em Simulador –IFR/Multi/LOFT (60 horas) e Prática de Voo em Simulador -JET (45 horas). Estas atividades buscam desenvolver no aluno a capacidade para voar por instrumentos aeronaves monomotoras (IFR/Mono), para voar por instrumentos aeronaves multimotoras (IFR/Multi), para operar aeronaves multimotoras com o conceito de equipe (LOFT) e para operar jatos comerciais de alta performance e complexidade tecnológica (Glass Cockpit). Além das atividades descritas, os alunos do Curso de Ciências Aeronáuticas, que tenham ingressado no Curso sem a formação prática de voo correspondente à qualificação requerida para a obtenção da Habilitação de Piloto Comercial/IFR-Avião, realizam formação prática de voo real em aviões de treinamento, acumulando, aproximadamente, 160 horas de voo até o final do curso. As Licenças de Piloto Privado-Avião e de Piloto Comercial/IFR/Multi-Avião são requisitos externos ao Curso de Ciências Aeronáuticas, exigidos para a matrícula em determinadas disciplinas e atividades curriculares do Curso. Para os alunos que ingressaram no Curso sem a formação prática de voo, o CCA desenvolveu e disponibiliza seu próprio programa de voo (PVPUCRS), de realização opcional, como alternativa à formação prática de voo convencional, realizada diretamente em aeroclubes ou escolas de aviação. O Programa assegura uma qualificação diferenciada de alto nível de proficiência de voo, devendo ser realizado segundo a “Norma de Práticas de Voo da Faculdade de Ciências Aeronáuticas”. Ainda, como atividades práticas profissionais, externas à Universidade, os alunos realizam visitas a aeroclubes, escolas de aviação e empresas aéreas, em especial a parques de manutenção, com vistas a conhecerem processos e rotinas de trabalhos de manutenção de aeronaves e conhecerem componentes, partes de sua estrutura e de seus sistemas embarcados. As atividades práticas de voo simulado e em avião, que constituem o Programa de Prática de Voo da PUCRS – PVPUCRS estão regulamentadas pela Norma Geral de práticas de voo do Curso de Graduação em Ciências Aeronáuticas, aprovada pelo Colegiado da Faculdade de Ciências Aeronáuticas e assinado por seu presidente. A Norma Geral de práticas de voo constitui o anexo B deste Projeto Pedagógico. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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AVIATION ENGLISH I
30
1
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL I
15
1
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ESCRITA ACADÊMICA EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
30
1
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ESTATÍSTICA APLICADA PARA CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
60
1
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FÍSICA PARA CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
90
1
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HISTÓRIA DA AVIAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL
60
1
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MEDICINA AEROESPACIAL
30
1
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SISTEMA DE AVIAÇÃO CIVIL
30
1
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TÉCNICAS DE PILOTAGEM VFR
30
1
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AVIATION ENGLISH II
30
2
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CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES
60
2
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GESTÃO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - MÓDULO I
60
2
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METEOROLOGIA AERONÁUTICA
60
2
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NAVEGAÇÃO AÉREA IFR - MÓDULO I
60
2
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REGULAMENTAÇÃO AERONÁUTICA
60
2
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TEORIA DE VOO DE BAIXA VELOCIDADE
60
2
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AVIATION ENGLISH III
30
3
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CURSO TEÓRICO DE PC/IFR
0
3
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FRASEOLOGIA AERONÁUTICA NACIONAL
30
3
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GESTÃO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - MÓDULO II
60
3
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NAVEGAÇÃO AÉREA IFR - MÓDULO II
45
3
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PERFORMANCE, PESO E BALANCEAMENTO - MÓDULO I
60
3
|
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SISTEMAS E MOTORES AERONÁUTICOS
75
3
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TÉCNICAS DE PILOTAGEM IFR
30
3
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AVIATION ENGLISH IV
30
4
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|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DISCIPLINA ELETIVA
360
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FRASEOLOGIA AERONÁUTICA INTERNACIONAL
30
4
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GESTÃO APLICADA À AVIAÇÃO
60
4
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HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
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PRÁTICA DE VOO EM SIMULADOR - IFR/MONO
60
4
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TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE MULTIMOTORES
30
4
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DIREITO AERONÁUTICO
45
5
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GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE EQUIPES (CRM)
60
5
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INTRODUÇÃO À PESQUISA EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
60
5
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PRÁTICA DE VOO EM SIMULADOR - MULTIMOTOR
30
5
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TECHNICAL ENGLISH FOR PILOTS
30
5
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TEORIA DE VOO DE ALTA VELOCIDADE
30
5
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AVIATION ENGLISH V
30
6
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AVIÔNICA
60
6
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|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ESTRUTURA DE OPERAÇÕES DE VOO
30
6
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LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL-AVIÃO, HABILITAÇÕES IFR/MULTI
15
6
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|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MULTI CREW COOPERATION TRAINING
30
6
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PERFORMANCE, PESO E BALANCEAMENTO - MÓDULO II
30
6
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SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL (SGSO)
60
6
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PROJETO
15
6
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TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL E AVIAÇÃO CORPORATIVA
60
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
7
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CERTIFICADO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS - PLA
0
7
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL II
15
7
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FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE VOO
75
7
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JET TRAINING
60
7
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LANGUAGE AS A HUMAN FACTOR
30
7
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO
15
7
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TÉCNICA DE OPERAÇÃO DE JATO
30
7
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