Curso: Arquitetura e Urbanismo | Currículo Vigente: 4804 | ||
CARGA HORÁRIA | 3825 | ||
CRÉDITOS | 241 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Tarde / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 120 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 18 | Data | 30/11/2011 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 286 | D.O.U | 27/12/2012 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2 | D.O.U | 17/06/2010 |
A concepção pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo centra-se na formação de profissionais capazes de satisfazer, por meio de projetos de edificação, urbanismo e paisagismo, as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, no que concerne à organização e construção dos lugares em que vivem. Busca-se a formação de um profissional preparado para intervir na sociedade contemporânea, de modo que, conscientemente, dela participe como sujeito de ações culturalmente significativas, e que promovam uma boa qualidade de vida e o bem-estar social. Ações que igualmente levem em consideração a conservação e a valorização do patrimônio arquitetônico de valor histórico, cultural e ambiental, e que sejam pautadas pela correta utilização dos recursos disponíveis, visando a produção sustentável do meio ambiente. Neste sentido, os profissionais graduados pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS deverão possuir:
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FORMA DE ACESSO AO CURSO O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação. |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. § 1o A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina. § 2o O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina. § 3o O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina. § 4o Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre. |
O estágio é uma oportunidade para aquisição, pelo graduando, de experiência profissional em situações reais de trabalho, além de contribuir para ampliar conhecimentos e competências. O estágio obrigatório, como componente curricular determinante do processo de formação acadêmica, é entendido como uma necessidade colocada pelas novas configurações do mundo do trabalho, que estão a exigir, além do conhecimento específico da área de formação, o desenvolvimento de competências importantes para a atuação profissional no contexto contemporâneo – complexo, plural e multifacetado. O estágio configura-se, pois, como autêntica atividade pedagógica, submetida à orientação e ao acompanhamento de profissionais habilitados a avaliar a pertinência dessa experiência para a formação do indivíduo, tendo em vista o Projeto Pedagógico. Sua validade, para o estudante, está relacionada à possibilidade de promover a reflexão crítica entre teoria e prática, cabendo à Universidade, através de regulamentação e supervisão qualificadas, garantir seu compromisso social com a construção do profissional cidadão. A disciplina de Estágio Supervisionado tem caráter teórico-prático, desenvolvida ao longo do VIII semestre. A inserção e atuação do aluno nos processos de trabalho, em campo de estágio, implicam planejamento, implantação e avaliação das ações que serão desenvolvidas. Tais ações deverão estar em consonância com as necessidades do contexto do campo de estágio e com os objetivos de ensino e de aprendizagem da FAUPUCRS. Os estágios da referida disciplina serão desenvolvidos sob a orientação e supervisão de professores arquitetos da FAUPUCRS. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1o O presente Regulamento tem por finalidade normatizar a ação relacionada ao Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da FAU-PUCRS. Art. 2o O Estágio Supervisionado se caracteriza por atividades teórico-práticas de exercício profissional, de caráter obrigatório, previstas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, realizadas em situações concretas de trabalho, sob a responsabilidade da instituição de ensino. Constitui requisito indispensável para colação de grau. Art. 3o O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar aos alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, a complementação da formação acadêmica através de vivências nos campos da prática profissional do arquiteto. Art. 4o O Estágio Supervisionado é desenvolvido através da disciplina Estágio Supervisionado no VIII Nível do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUPUCRS, totalizando 120 horas. II – DA COORDENAÇÃO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 5o São atribuições dos professores da disciplina de Estágio Supervisionado: I – elaborar os planos de ensino da disciplina; II – propor, com profissionais da área ou empresas, os locais para realização do Estágio Supervisionado; III – avaliar permanentemente, em conjunto com os demais docentes, as estratégias utilizadas, propondo mudanças sempre que necessário. III – DA SUPERVISÃO ACADÊMICA Art. 6o O Estágio Supervisionado é desenvolvido sob a supervisão de um professor arquiteto, ora denominada supervisão acadêmica. Art. 7o O Supervisor Acadêmico tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: a) participar das reuniões de planejamento e avaliação da disciplina, discutindo e propondo estratégias e modificações necessárias; b) orientar os alunos conforme cronograma da disciplina; c) aprovar os projetos de Estágio Supervisionado e o Relatório de Estágio; d) supervisionar e avaliar o aluno em campo de estágio supervisionado; e) cumprir e fazer cumprir este Regulamento. IV – DOS LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR Art. 8o Os locais para a realização do Estágio Supervisionado devem estar conveniados com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e atender aos seguintes requisitos: I – proporcionar vivência efetiva de situações concretas de trabalho, dentro do campo profissional; II – possibilitar aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos; III – contar com infra-estrutura compatível com o objetivo do estágio, em termos de pessoal, material e ambiente. V – DA SUPERVISÃO LOCAL Art. 9o A atividade de acompanhamento de aluno em Estágio Curricular não configura vínculo empregatício com a instituição de ensino e com a instituição concedente; Art. 10. São atribuições da instituição concedente do estágio: I – fornecer informações e participar de delimitação das estratégias do Estágio Supervisionado; II – aprovar preliminarmente o projeto de Estágio Supervisionado; III – supervisionar o aluno durante o estágio; IV – participar das reuniões programadas no local, preferencialmente no horário de atividades do aluno. VI – DOS ALUNOS MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 11. O aluno matriculado na disciplina Estágio Supervisionado terá, entre outros, os seguintes deveres específicos: I – frequentar as reuniões com o Supervisor Acadêmico de acordo com o cronograma da disciplina para discussão e aprimoramento de seu projeto; II – manter contatos sistemáticos com o profissional arquiteto no local de estágio, conforme cronograma do Estágio Supervisionado; III – apresentar ao Supervisor Acadêmico relatórios parciais, mensais, do desenvolvimento do Estágio Supervisionado; IV – providenciar cópia do projeto e do relatório final do estágio para o Supervisor Acadêmico e para o Supervisor Local. VII – DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 12. A disciplina Estágio Supervisionado fundamenta e oferece condições para a elaboração do projeto de Estágio. Art. 13. O Projeto de Estágio deve ser entregue pelo aluno, ao professor da disciplina, em três (3) exemplares assinados pelo Supervisor Acadêmico e pelo Supervisor Local em data prevista no cronograma da disciplina Estágio Supervisionado. Art. 14. Cabe ao Supervisor Acadêmico do Estágio Supervisionado a avaliação dos projetos apresentados pelos alunos. Art. 15. Os relatórios parciais mensais sobre o desenvolvimento do Estágio Supervisionado devem conter informações acerca das atividades desenvolvidas pelo aluno, no prazo estabelecido no cronograma. Parágrafo único. Ao Supervisor Acadêmico caberá orientar e receber os relatórios parciais mensais, os quais deverão ser apresentados ao professor da disciplina. Art. 16. O relatório de Estágio Supervisionado deve ser entregue pelo aluno, ao professor da disciplina, em um (1) exemplar assinado pelo Supervisor Acadêmico em data prevista no cronograma da disciplina. Art. 17. O relatório aprovado deve ser devolvido ao aluno, no prazo previsto no cronograma. Parágrafo único. Os relatórios aprovados serão carimbados e neles será anotado o conceito atribuído, a partir dos pareceres do Supervisor Acadêmico e do Supervisor Local, sendo disponibilizada uma cópia para o aluno. VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 18. As situações que não estejam previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pelo Conselho Departamental. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Desenho Geométrico
30
1
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Expressão e Representação I
45
1
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Fundamentos da Arquitetura Sustenável
30
1
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Geometria Descritiva I
45
1
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Introdução à Arquitetura e Urbanismo
45
1
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Introdução à Arquitetura do Século Xx
30
1
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Matemática para Arquitetura
45
1
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Termomecânica para Arquitetura
45
1
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Arquitetura da Antiguidade à Idade Média
45
2
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Ateliê de Arquitetura I
90
2
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Ateliê de Paisagismo I
45
2
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Disciplina Eletiva
180
2
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Expressão e Representação II
45
2
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Geometria Descritiva II
45
2
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Maquete
45
2
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Tecnologia dos Materiais
30
2
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Topografia para Arquitetura
45
2
|
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Ateliê de Paisagismo II
90
3
|
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Conforto Térmico e Acústico
45
3
|
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Estética e História da Arte
30
3
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Expressão e Representação III
45
3
|
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Sistemas Estruturais I
45
3
|
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Tecnologia dos Sistemas Construtivos I
45
3
|
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Arquitetura da Sociedade Industrial
45
4
|
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Ateliê de Arquitetura III
90
4
|
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Ateliê de Urbanismo I
90
4
|
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Expressão e Representação IV
45
4
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Fundamentos da Urbanização
30
4
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Instalações Prediais I
45
4
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Sistemas Estruturais II
45
4
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Arquitetura Moderna e Contemporânea
45
5
|
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Expressão e Representação V
45
5
|
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Instalações Prediais II
45
5
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Saída de Campo I
15
5
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Tecnologia dos Sistemas Construtivos II
45
5
|
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Teoria e Hisória do Design
30
5
|
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Visualidade e Significação
30
5
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Arquitetura na América Latina
45
6
|
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Ateliê de Design
90
6
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Instalações Prediais III
30
6
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Arquitetura no Brasil
45
7
|
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Patrimônio e Restauro
45
7
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Saida de Campo II
15
7
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Arquitetura no Rio Grande do Sul
45
8
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Estágio Supervisionado
120
8
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Pensamento Arquitetônico Contemporâneo
30
8
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Arquitetura e Gestão
30
9
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Organização do Trabalho e Legislação
30
9
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TCC I
60
9
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Ética e Cidadania
60
9
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Atividades Complementares (120 Horas)
120
10
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TCC II
90
10
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