Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Direito

1. Dados do Curso
Curso: Direito Currículo Vigente: 9201
CARGA HORÁRIA 3700
CRÉDITOS 202
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Manhã / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 340
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 088/2020 Data 10/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 209 D.O.U 07/07/2020
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 5 D.O.U 18/12/2018
2. Perfil do Egresso

O curso de Bacharelado em Direito, na identificação do perfil do egresso, está comprometido com as distinções, habilidades e competências contempladas pela legislação (Estatuto da OAB, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, Portaria MEC nº 1886/94, Portaria MEC nº 292/02, Resolução CNE/CES nº 5/2018, e demais atos normativos posteriores e sucessivos), o que implica assumir a responsabilidade pela formação de bacharéis dentro de um contexto social e histórico, preocupando-se com a consolidação de um modelo de ensino que atenda aos ditames do Estado Socioambiental e Democrático de Direito, de acordo com a Constituição de 1988, artigos 1º a 4º, combinados com o artigo 225.

O PPC, fundado nos ideais maristas e em conformidade com os documentos institucionais (Estatuto e Regimento Geral da PUCRS, Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2022, Plano Estratégico da Universidade 2016-2022, Documento de Referência para os Percursos Formativos 2017, Documento de Referência para a Internacionalização e Interculturalidade nos Currículos de Graduação 2017, Documento de Referência para a Educação Empreendedora 2017, Documento de Referência para a Inovação Pedagógica 2017), pretende assegurar sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da Justiça e do desenvolvimento da Cidadania.

Assim, o curso visa formar profissionais capacitados para:

a) Interagir criticamente com o conjunto normativo-jurídico brasileiro e sua inter-relação com os demais conhecimentos e saberes de modo a contribuir para a mais aperfeiçoada realização da Justiça.

b) Atuar nas diversas áreas, instituições e carreiras jurídicas de forma responsável e condizente com o dinamismo da legislação, da doutrina e da jurisprudência.

c) Desenvolver estudos, pesquisas, projetos na área do Direito, ademais de realizar estudos que favoreçam a área acadêmica, o magistério e a intervenção social.

d) Organizar, interpretar, produzir conhecimentos e informações jurídicas hábeis na promoção e permanência de um Estado Democrático de Direito e de uma sociedade igualitária, pacífica, solidária e ética, mediando e instrumentalizando os processos de paz, solidariedade e cidadania.

e) Refletir, analisar, compreender e produzir textos e documentos técnico-jurídicos, com emprego correto da linguagem, com clareza, precisão, propriedade, fluência verbal e riqueza de vocabulário.

f) Interpretar o Direito, pesquisando e utilizando legislação, doutrina, jurisprudência e outras fontes para aplicá-lo individual e socialmente, de modo responsável e comprometido.

g) Utilizar o raciocínio lógico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.

h) Compreender a transversalidade da Ciência do Direito entre as demais ciências normativas, e os instrumentos e técnicas para sua aplicação à realidade individual e social.

i) Equacionar problemas em consonância com as exigências sociais e éticas, inclusive mediante o emprego de meios extrajudiciais de prevenção e resolução de conflitos individuais e coletivos.

j) Perceber o fenômeno jurídico em suas mais diversas formas de expressão cultural, acolhendo o pluralismo e a diversidade.

Em síntese, o curso de Bacharelado em Direito visa desenvolver em seus alunos um perfil que seja resultado do processo de desenvolvimento das habilidades, capacidades e competências previstas na legislação brasileira, assim como nos princípios norteadores da formação marista.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

 

5. Estágio Curricular

O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, além das outras instâncias de ensino no Brasil. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

 

O curso de Bacharelado em Direito não prevê em seu currículo a realização de estágios como requisito para a conclusão do curso. Porém, a Escola de Direito suporta e estimula que seus estudantes se engajem, voluntariamente, em atividades de estágio extracurriculares. São consideradas entre outras, as seguintes definições das pessoas envolvidas no estágio extracurricular:

 

  1. Estagiário é o aluno que cumpre atividades jurídicas em instituições conveniadas com a PUCRS.
  2. Orientador local é o profissional do Direito (advogado, magistrado, membro do Ministério Público, defensor público, procurador do Estado, ou detentor de qualquer outro cargo ou função, desde que Bacharel em Direito, em setor público ou privado para onde tenha sido designado o estagiário da Escola de Direito, ou qualquer agente de órgão conveniado), que presta informações sobre o estagiário em razão do interesse do respectivo órgão conveniado, sem qualquer vínculo empregatício com a PUCRS.
  3. Coordenador é o responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica da Escola.

 

No sentido de estimular a realização de estágios extracurriculares, os quais representam oportunidade de aprendizagem para os alunos do Direito, a Escola analisa atividades previstas em convênios realizados com instituições públicas, empresas privadas, escritórios de advocacia e pessoas jurídicas congêneres em que o estagiário realiza atividades de cunho jurídico, sendo tais atividades analisadas pela supervisão de estágios da Escola de Direito e demais obrigações decorrentes do contrato de estágio verificadas em parceria com o PUCRS Carreiras.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
AMBIÊNCIA JURÍDICA E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO JUSTIN CERVEIRA 2 anos Link
ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E DIREITO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LIVIA HAYGERT PITHAN 22 anos e 6 meses Link
CIÊNCIA POLÍTICA:ESTADO E CONSTITUIÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA 12 anos e 1 m¿s Link
MARCIA ANDREA BUHRING 15 anos e 6 meses Link
CRIMINOLOGIA E CONTROLE SOCIAL
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RODRIGO GHIRINGHELLI DE AZEVEDO 21 anos e 6 meses Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DO DIREITO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIAS GROSSMANN 24 anos e 1 m¿s Link
YURI RESTANO MACHADO 14 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DO DIREITO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIAS GROSSMANN 24 anos e 1 m¿s Link
JOSE CARLOS MOREIRA DA SILVA FILHO 15 anos e 3 meses Link
DIREITO E ECONOMIA
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLAUDIA REDECKER 26 anos e 6 meses Link
MARIA CRISTINA DA ROSA MARTINEZ 35 anos Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
2

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE MARIOTTI 24 anos e 6 meses Link
CLAUDIO ARI PINHEIRO DE MELLO 26 anos e 1 m¿s Link
GABRIELLE BEZERRA SALES SARLET 4 anos e 6 meses Link
TEORIA DA NORMA PENAL
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO KINGESKI CLEMENTEL 10 anos e 1 m¿s Link
FLAVIO CRUZ PRATES 22 anos e 11 meses Link
JAYME WEINGARTNER NETO 1 ano e 6 meses Link
MARCELO MACHADO BERTOLUCI 23 anos e 1 m¿s Link
TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FELIPE KIRCHNER 11 anos e 1 m¿s Link
LUCIA ISABEL GODOY JUNQUEIRA D AZEVEDO 28 anos e 6 meses Link
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E DOS PODERES
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PLINIO SARAIVA MELGARE 21 anos e 6 meses Link
TEORIA DA JURISDIÇÃO E DO PROCESSO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DARCI GUIMARAES RIBEIRO 33 anos Link
LAURA ANTUNES DE MATTOS 28 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DAS OBRIGAÇÕES
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE FERNANDES ESTEVEZ 12 anos e 5 meses Link
CRISTIANO HEINECK SCHMITT 11 anos e 1 m¿s Link
MAURO FITERMAN 25 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DO CRIME
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JAYME WEINGARTNER NETO 1 ano e 6 meses Link
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA 12 anos e 1 m¿s Link
DIREITOS REAIS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAROLINE VAZ 11 anos e 1 m¿s Link
GUSTAVO OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA 12 anos e 1 m¿s Link
LIANE TABARELLI 14 anos e 1 m¿s Link
PROCESSO CONSTITUCIONAL
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCO FELIX JOBIM 10 anos e 1 m¿s Link
PROCESSO DE CONHECIMENTO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA COURTES LUTZKY 21 anos e 6 meses Link
LETICIA LOUREIRO CORREA 23 anos e 1 m¿s Link
LUIS ALBERTO REICHELT 8 anos e 6 meses Link
VITOR LIA DE PAULA RAMOS 1 ano e 6 meses Link
TEORIA DA PENA E EXECUÇÃO PENAL
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO JOBIM DO AMARAL 12 anos e 6 meses Link
MARCELO MACHADO BERTOLUCI 23 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO GHIRINGHELLI DE AZEVEDO 21 anos e 6 meses Link
RODRIGO MORAES DE OLIVEIRA 23 anos e 1 m¿s Link
CRIMES EM ESPÉCIE
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO ROBERTO DAVILA 21 anos e 1 m¿s Link
PROCESSO DE EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ARTUR LUIS PEREIRA TORRES 11 anos e 6 meses Link
RECURSOS E DEMAIS MEIOS DE IMPUGNAÇÃO NOS TRIBUNAIS
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ARTUR LUIS PEREIRA TORRES 11 anos e 6 meses Link
LETICIA LOUREIRO CORREA 23 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DO DIREITO ADMINISTRATIVO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
YURI RESTANO MACHADO 14 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DOS CONTRATOS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PLINIO SARAIVA MELGARE 21 anos e 6 meses Link
CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EUGENIO FACCHINI NETO 21 anos e 6 meses Link
FABIO SIEBENEICHLER DE ANDRADE 35 anos Link
FERNANDA NUNES BARBOSA 1 ano e 1 m¿s Link
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AURY CELSO LIMA LOPES JUNIOR 24 anos e 1 m¿s Link
FABIANO KINGESKI CLEMENTEL 10 anos e 1 m¿s Link
FERNANDA SPORLEDER DE SOUZA POZZOBON 22 anos e 1 m¿s Link
RICARDO JACOBSEN GLOECKNER 14 anos e 6 meses Link
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUILHERME BOTELHO DE OLIVEIRA 8 anos e 6 meses Link
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAISA DOS SANTOS RIGONI 15 anos Link
RELAÇÕES JURÍDICO-ADMINISTRATIVAS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
REGINA LINDEN RUARO 30 anos e 1 m¿s Link
YURI RESTANO MACHADO 14 anos e 1 m¿s Link
TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO SMITH FABRIS 21 anos e 6 meses Link
GABRIELA WALLAU RODRIGUES 11 anos e 1 m¿s Link
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DIREITO PROCESSUAL PENAL II
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA SPORLEDER DE SOUZA POZZOBON 22 anos e 1 m¿s Link
RICARDO JACOBSEN GLOECKNER 14 anos e 6 meses Link
DIREITO SOCIETÁRIO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLAUDIA REDECKER 26 anos e 6 meses Link
RICARDO LUPION GARCIA 28 anos Link
FILOSOFIA DO DIREITO
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELTON SOMENSI DE OLIVEIRA 23 anos e 1 m¿s Link
FORMAS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LIANE MARIA BUSNELLO THOME 13 anos e 6 meses Link
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LIVIA HAYGERT PITHAN 22 anos e 6 meses Link
RESPONSABILIDADE CIVIL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANO HEINECK SCHMITT 11 anos e 1 m¿s Link
DANIELA COURTES LUTZKY 21 anos e 6 meses Link
TEORIA DO DIREITO DO TRABALHO
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
HELENA KUGEL LAZZARIN 1 m¿s Link
HENRIQUE JOSE DA ROCHA 22 anos e 1 m¿s Link
DIREITO AMBIENTAL
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIA ANDREA BUHRING 15 anos e 6 meses Link
DIREITO DIGITAL E PROTEÇÃO DE DADOS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA 12 anos e 1 m¿s Link
PLINIO SARAIVA MELGARE 21 anos e 6 meses Link
DIREITO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIEL USTARROZ 12 anos e 6 meses Link
RICARDO LUPION GARCIA 28 anos Link
FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE FERNANDES ESTEVEZ 12 anos e 5 meses Link
FERNANDO SMITH FABRIS 21 anos e 6 meses Link
JOAO PEDRO DE SOUZA SCALZILLI 11 anos e 1 m¿s Link
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LETICIA LOUREIRO CORREA 23 anos e 1 m¿s Link
PRÁTICA JURÍDICA I
90
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA LUIZA CARVALHO FERREIRA 28 anos e 1 m¿s Link
GUILHERME BOTELHO DE OLIVEIRA 8 anos e 6 meses Link
MARIA CRISTINA DA ROSA MARTINEZ 35 anos Link
RELAÇÕES DE TRABALHO E DE EMPREGO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GILBERTO STURMER 27 anos e 6 meses Link
LUIZ ANTONIO SCHMITT DE AZEVEDO 23 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CURSO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIAS GROSSMANN 24 anos e 1 m¿s Link
EVELINE VIEIRA BRIGIDO 1 m¿s Link
HELENA KUGEL LAZZARIN 1 m¿s Link
DIREITO DE FAMÍLIA
60
9

Disciplina em implantação

DIREITO DO CONSUMIDOR
60
9

Disciplina em implantação

PRÁTICA JURÍDICA II
90
9

Disciplina em implantação

RELAÇÕES PROCESSUAIS DE TRABALHO
30
9

Disciplina em implantação

TEORIA DO DIREITO TRIBUTÁRIO
60
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
340
10

Disciplina em implantação

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL
30
10

Disciplina em implantação

DIREITO DAS SUCESSÕES
30
10

Disciplina em implantação

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
30
10
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EVELINE VIEIRA BRIGIDO 1 m¿s Link
GUSTAVO OLIVEIRA DE LIMA PEREIRA 12 anos e 1 m¿s Link
HERMENÊUTICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
30
10

Disciplina em implantação

PRÁTICA JURÍDICA III
90
10

Disciplina em implantação

Relações Coletivas de Trabalho
30
10

Disciplina em implantação

TRIBUTOS EM ESPÉCIE
30
10

Disciplina em implantação

Curso de Administração: Administração de Empresas

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Administração de Empresas Currículo Vigente: 255A
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/4/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/7/2005
2. Perfil do Egresso

Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em pessoas, marketing, finanças, produção, logística, projetos, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender e ensinar continuamente. Deve, ainda, contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético.

Com sua visão técnico-científica e empresarial, aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística, deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com base em um conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade de o profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica da administração, para melhor desempenhar suas atividades nesta área como um administrador.

Ressalta-se que as linhas de formação não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.

Entendemos que as competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um profissional dos seus colegas no ambiente de trabalho.

Portanto as competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo e possibilitarão prepará-lo para:
a. estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, trabalho em equipe, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, para alcançar os objetivos comuns;
b. possuir flexibilidade, dinamismo, proatividade, independência e autoconfiança para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional, estabelecer relações com novas pessoas com facilidade; fazer contatos de maneira eficaz; lidar com situação desconhecida; tomar decisões; tomar a iniciativa;
c. desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural de maneira apropriada e eficaz, proporcionar apoio, demonstrar considerações, criar laços, aconselhar e compreender diferenças culturais possibilitando a interpretação da realidade para a solução de problemas;
d. estimular a aplicação dos recursos tecnológicos, supervisionar, delegar e agilizar o acesso às informações, à otimização dos processos, à qualificação do processo decisório nos diversos níveis da empresa e a solução de problemas;
e. incentivar a inserção da criatividade, inovar e desafiar o estabelecimento, motivar e cativar os outros, direcionar o trabalho, a mudança e a inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela empresa;
f. desenvolver a comunicação oral explicando as informações claramente; expressar ideias; estruturar um argumento lógico; passar informações através do discurso de maneira apropriada; escutar de maneira eficaz; lidar com perguntas e comunicação escrita produzindo textos lógicos, bem estruturados, gramaticalmente corretos, sem erros ortográficos, que prendam a atenção do leitor, que sejam persuasivos e que tenham uma boa aparência (lay out);
g. promover o comprometimento e ambição para estabelecer elevados padrões de desempenho, buscando a melhoria contínua e metas arrojadas; demonstrando capacidade e resiliência para convencer os outros do valor de seu ponto de vista; alcançar seus próprios objetivos; fazer com que os outros mudem seu ponto de vista e aceitem novas ideias;
h. estabelecer um relacionamento com o cliente para compreender as suas expectativas, com credibilidade e fornecer um serviço de qualidade superior, interessar-se em como e por que os negócios funcionam e tornam-se um sucesso;
i. ser um profissional organizado usando o planejamento para decidir sobre prioridades; colocar em prática os cronogramas; levar adiante as tarefas conforme o planejado; atender aos prazos pré-estabelecidos; distribuir tarefas e definir procedimentos;
j. capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; identificar necessidades; oferecer recursos; perceber pontos de vistas diferentes; formular o seu próprio ponto de vista; criar e aplicar métodos eficazes;
k. estimular o espírito analítico, investigativo capaz de chegar a compreensões através do desdobramento de situações e materiais complexos em suas partes constitutivas; colocar as informações em ordem; perceber conexões; pensar logicamente e trabalhar de forma meticulosa;
l. desenvolver a capacidade de adaptar-se demonstrando amplitude de interesse, predisposição e rapidez para aprender, habilidade de mudar e predisposição para o sucesso.

Observadas as recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005), tem-se:

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Competências e Habilidades Desejadas ao Administrador com Linha de Formação em Administração de Empresas

Apesar do amplo conhecimento proporcionado nas diversas áreas do campo administrativo pelas disciplinas pertencentes ao currículo do curso de Administração, é preciso reconhecer que é difícil contemplar todo conhecimento administrativo num único curso de graduação. A diversidade dos conhecimentos permite a inclusão de uma gama de disciplinas adicionais e abre espaço para o desenvolvimento de um curso generalista.

Sendo assim, deve-se oportunizar, ao aluno, a possibilidade de concentrar seus estudos nessa linha de formação genérica, respeitando a vocação de seu interesse. A adoção dessa linha de formação no curso de Administração reforça a identidade de formação generalista superior. O foco da linha de formação em Administração de Empresas agrega características ao profissional que se quer formar, com capacidade de:

  1. elaborar um plano de negócios embasado tecnicamente em modernas ferramentas de análise e avaliação;
  2. compreender as questões estratégicas que envolvem o gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  3. tratar das questões relativas à inovação, à responsabilidade social e à consciência ambiental;
  4. empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo mudanças;
  5. elaborar e administrar projetos;
  6. compreender, de forma concreta, os conceitos e importância da gestão da qualidade e sua aplicação nas organizações;
  7. interferir no meio empresarial buscando melhor as eficiências na utilização dos meios disponíveis;
  8. promover resultados positivos às empresas sem esquecer o foco na ética, meio ambiente e sustentabilidade dos negócios;
  9. interagir com todos os participantes da sociedade liderando na busca da melhoria e bem estar da sociedade;
  10. utilizar ética e corretamente as ferramentas e informações sob sua responsabilidade;
  11. zelar pela profissão da Administração na busca do crescimento e desenvolvimento social.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso não possui Estágio Obrigatório.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA APLICADA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
CRIATIVIDADE
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DESAFIOS DA LIDERANÇA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
MARKETING
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
PROJETO INTEGRADOR I
135
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link
CONSULTORIA EMPRESARIAL
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
GESTÃO DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PESQUISA OPERACIONAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 33 anos e 5 meses Link
PROJETO INTEGRADOR II
135
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ANÁLISE DE DADOS AVANÇADA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
GERENCIAMENTO DO VALOR DO CLIENTE
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
PROCESSO DECISÓRIO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO 1 ano e 6 meses Link
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
RENATA ARAUJO BERNARDON 13 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link

Curso de Administração: Inovação e Empreendedorismo

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Inovação e Empreendedorismo Currículo Vigente: 2553
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/4/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/7/2005
2. Perfil do Egresso

Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em pessoas, marketing, finanças, produção, logística, projetos, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender e ensinar continuamente. Deve, ainda, contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético.

Com sua visão técnico-científica e empresarial, aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística, deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com base em um conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade de o profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica da administração, para melhor desempenhar suas atividades nesta área como um administrador.

Ressalta-se que as linhas de formação não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.

Entendemos que as competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um profissional dos seus colegas no ambiente de trabalho.

Portanto as competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo e possibilitarão prepará-lo para:
a. estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, trabalho em equipe, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, para alcançar os objetivos comuns;
b. possuir flexibilidade, dinamismo, proatividade, independência e autoconfiança para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional, estabelecer relações com novas pessoas com facilidade; fazer contatos de maneira eficaz; lidar com situação desconhecida; tomar decisões; tomar a iniciativa;
c. desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural de maneira apropriada e eficaz, proporcionar apoio, demonstrar considerações, criar laços, aconselhar e compreender diferenças culturais possibilitando a interpretação da realidade para a solução de problemas;
d. estimular a aplicação dos recursos tecnológicos, supervisionar, delegar e agilizar o acesso às informações, à otimização dos processos, à qualificação do processo decisório nos diversos níveis da empresa e a solução de problemas;
e. incentivar a inserção da criatividade, inovar e desafiar o estabelecimento, motivar e cativar os outros, direcionar o trabalho, a mudança e a inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela empresa;
f. desenvolver a comunicação oral explicando as informações claramente; expressar ideias; estruturar um argumento lógico; passar informações através do discurso de maneira apropriada; escutar de maneira eficaz; lidar com perguntas e comunicação escrita produzindo textos lógicos, bem estruturados, gramaticalmente corretos, sem erros ortográficos, que prendam a atenção do leitor, que sejam persuasivos e que tenham uma boa aparência (lay out);
g. promover o comprometimento e ambição para estabelecer elevados padrões de desempenho, buscando a melhoria contínua e metas arrojadas; demonstrando capacidade e resiliência para convencer os outros do valor de seu ponto de vista; alcançar seus próprios objetivos; fazer com que os outros mudem seu ponto de vista e aceitem novas ideias;
h. estabelecer um relacionamento com o cliente para compreender as suas expectativas, com credibilidade e fornecer um serviço de qualidade superior, interessar-se em como e por que os negócios funcionam e tornam-se um sucesso;
i. ser um profissional organizado usando o planejamento para decidir sobre prioridades; colocar em prática os cronogramas; levar adiante as tarefas conforme o planejado; atender aos prazos pré-estabelecidos; distribuir tarefas e definir procedimentos;
j. capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; identificar necessidades; oferecer recursos; perceber pontos de vistas diferentes; formular o seu próprio ponto de vista; criar e aplicar métodos eficazes;
k. estimular o espírito analítico, investigativo capaz de chegar a compreensões através do desdobramento de situações e materiais complexos em suas partes constitutivas; colocar as informações em ordem; perceber conexões; pensar logicamente e trabalhar de forma meticulosa;
l. desenvolver a capacidade de adaptar-se demonstrando amplitude de interesse, predisposição e rapidez para aprender, habilidade de mudar e predisposição para o sucesso.

Observadas as recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005), tem-se:

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Competências e Habilidades Desejadas ao Administrador com Linha de Formação em Inovação e Empreendedorismo

Além das competências e habilidades indicadas no Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 4 de 13/07/2005, que regulamenta o Curso de Graduação em Administração, a linha de formação em Inovação e Empreendedorismo propõe:
a) identificar oportunidades e criar, gerenciar e expandir negócios inovadores, bem como inovar em negócios já existentes, de forma sustentável, ética, centrada nas pessoas e com uma visão sistêmica;
b) desenvolver competências empreendedoras do tipo hard skills: planejamento, orçamento, estratégia, projeções, análises, metas, controles, relatórios, organização, procedimentos, entre outros;
c) desenvolver competências empreendedoras do tipo soft skills: relacionamento, comunicação, criatividade, networking, abstração, liderança, ousadia, iniciativa, improviso, percepção, empatia, negociação, proatividade entre outros;
d) resolver problemas criativamente, lidar com riscos, situações de incertezas e recursos escassos;
e) desenvolver o raciocínio lógico, original e inovador, através do olhar crítico em relação ao ambiente e à realidade atual;
f) vivenciar e atuar no ecossistema de inovação e empreendedorismo existente na Universidade por meio do uso das estruturas (físicas, materiais e humanas) e do trabalho colaborativo na resolução de problemas;
g) exercitar o trabalho cooperativo, interdisciplinar e democrático através da atuação tanto individual como em equipes entre pessoas de diferentes áreas das Unidades Universitárias (estruturas de pesquisa, acadêmicas e de extensão e tecnológicas) e de diferentes culturas (foco em uma formação global).

Enfim, as competências e habilidades desenvolvidas no empreendedor inovador são: relacionamento, trabalho em equipes multidisciplinares, comunicação, negociação, engajamento, proatividade, autonomia, protagonismo na aprendizagem, criatividade, liderança, mobilização, empatia, respeito às diferenças, colaboração, compartilhamento, cooperação e competição.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso não possui Estágio Obrigatório.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA APLICADA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
CRIATIVIDADE
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
GESTÃO DA INOVAÇÃO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LABORATÓRIO - MERCADO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
105
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAIRA DE CASSIA PETRINI 14 anos e 8 meses Link
MARKETING
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
ANÁLISE DE DADOS AVANÇADA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
ATUAÇÃO EM EQUIPE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
LABORATÓRIO - PROTOTIPAGEM, VALIDAÇÃO E ACEITAÇÃO
105
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
MAIRA DE CASSIA PETRINI 14 anos e 8 meses Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
GESTÃO DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LABORATÓRIO - INSERÇÃO
105
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PESQUISA OPERACIONAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 33 anos e 5 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

DESAFIOS DA LIDERANÇA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
LABORATÓRIO - EXPANSÃO
105
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
NEGOCIAÇÃO E CONFLITOS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
PROCESSO DECISÓRIO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO 1 ano e 6 meses Link
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
RENATA ARAUJO BERNARDON 13 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link

Curso de Administração: Liderança e Gestão de Pessoas

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Liderança e Gestão de Pessoas Currículo Vigente: 255B
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/07/2005
2. Perfil do Egresso

Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em pessoas, marketing, finanças, produção, logística, projetos, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender e ensinar continuamente. Deve, ainda, contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético.

Com sua visão técnico-científica e empresarial, aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística, deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com base em um conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade de o profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica da administração, para melhor desempenhar suas atividades nesta área como um administrador.

Ressalta-se que as linhas de formação não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.

Entendemos que as competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um profissional dos seus colegas no ambiente de trabalho.

Portanto as competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo e possibilitarão prepará-lo para:
a. estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, trabalho em equipe, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, para alcançar os objetivos comuns;
b. possuir flexibilidade, dinamismo, proatividade, independência e autoconfiança para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional, estabelecer relações com novas pessoas com facilidade; fazer contatos de maneira eficaz; lidar com situação desconhecida; tomar decisões; tomar a iniciativa;
c. desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural de maneira apropriada e eficaz, proporcionar apoio, demonstrar considerações, criar laços, aconselhar e compreender diferenças culturais possibilitando a interpretação da realidade para a solução de problemas;
d. estimular a aplicação dos recursos tecnológicos, supervisionar, delegar e agilizar o acesso às informações, à otimização dos processos, à qualificação do processo decisório nos diversos níveis da empresa e a solução de problemas;
e. incentivar a inserção da criatividade, inovar e desafiar o estabelecimento, motivar e cativar os outros, direcionar o trabalho, a mudança e a inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela empresa;
f. desenvolver a comunicação oral explicando as informações claramente; expressar ideias; estruturar um argumento lógico; passar informações através do discurso de maneira apropriada; escutar de maneira eficaz; lidar com perguntas e comunicação escrita produzindo textos lógicos, bem estruturados, gramaticalmente corretos, sem erros ortográficos, que prendam a atenção do leitor, que sejam persuasivos e que tenham uma boa aparência (lay out);
g. promover o comprometimento e ambição para estabelecer elevados padrões de desempenho, buscando a melhoria contínua e metas arrojadas; demonstrando capacidade e resiliência para convencer os outros do valor de seu ponto de vista; alcançar seus próprios objetivos; fazer com que os outros mudem seu ponto de vista e aceitem novas ideias;
h. estabelecer um relacionamento com o cliente para compreender as suas expectativas, com credibilidade e fornecer um serviço de qualidade superior, interessar-se em como e por que os negócios funcionam e tornam-se um sucesso;
i. ser um profissional organizado usando o planejamento para decidir sobre prioridades; colocar em prática os cronogramas; levar adiante as tarefas conforme o planejado; atender aos prazos pré-estabelecidos; distribuir tarefas e definir procedimentos;
j. capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; identificar necessidades; oferecer recursos; perceber pontos de vistas diferentes; formular o seu próprio ponto de vista; criar e aplicar métodos eficazes;
k. estimular o espírito analítico, investigativo capaz de chegar a compreensões através do desdobramento de situações e materiais complexos em suas partes constitutivas; colocar as informações em ordem; perceber conexões; pensar logicamente e trabalhar de forma meticulosa;
l. desenvolver a capacidade de adaptar-se demonstrando amplitude de interesse, predisposição e rapidez para aprender, habilidade de mudar e predisposição para o sucesso.

Observadas as recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005), tem-se:

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Competências e Habilidades Desejadas ao Administrador com Linha de Formação em Liderança e Gestão de Pessoas

O curso de Administração com linha de formação em Liderança e Gestão de Pessoas propõe-se a formar profissionais capazes de:
a) lidar com os aspectos técnicos e com os aspectos comportamentais envolvidos na gestão de pessoas;
b) pensar criticamente sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas e suas implicações no comportamento, no desempenho e na saúde do trabalhador para garantia da produtividade que permita obtenção de vantagem competitiva;
c) pensar estrategicamente articulando as estratégias empresariais com a gestão de pessoas, considerando as implicações das ações que são adotadas hoje, nos resultados de médio e longo prazo nas organizações;
d) exercer o papel de liderança na coordenação de equipes;
e) se comunicar bem, negociar e persuadir as pessoas;
f) desenvolver um pensamento sistêmico para lidar com as complexidades do mundo de negócios atual.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso não possui Estágio Obrigatório.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA APLICADA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
CRIATIVIDADE
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DESAFIOS DA LIDERANÇA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
MARKETING
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
PROJETO INTEGRADOR I
135
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
NEGOCIAÇÃO E CONFLITOS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
APRIMORAMENTO DO DESEMPENHO E CARREIRA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
GESTÃO DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PESQUISA OPERACIONAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 33 anos e 5 meses Link
PROJETO INTEGRADOR II
135
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ATUAÇÃO EM EQUIPE
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MUDANÇA E CULTURA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
PROCESSO DECISÓRIO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
SAÚDE E BEM-ESTAR
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
WAGNER DE LARA MACHADO 6 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO 1 ano e 6 meses Link
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
RENATA ARAUJO BERNARDON 13 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link

Curso de Administração: Marketing

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Marketing Currículo Vigente: 255C
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/07/2005
2. Perfil do Egresso

Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em pessoas, marketing, finanças, produção, logística, projetos, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender e ensinar continuamente. Deve, ainda, contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético.

Com sua visão técnico-científica e empresarial, aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística, deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com base em um conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade de o profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica da administração, para melhor desempenhar suas atividades nesta área como um administrador.

Ressalta-se que as linhas de formação não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.

Entendemos que as competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um profissional dos seus colegas no ambiente de trabalho.

Portanto as competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo e possibilitarão prepará-lo para:
a. estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, trabalho em equipe, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, para alcançar os objetivos comuns;
b. possuir flexibilidade, dinamismo, proatividade, independência e autoconfiança para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional, estabelecer relações com novas pessoas com facilidade; fazer contatos de maneira eficaz; lidar com situação desconhecida; tomar decisões; tomar a iniciativa;
c. desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural de maneira apropriada e eficaz, proporcionar apoio, demonstrar considerações, criar laços, aconselhar e compreender diferenças culturais possibilitando a interpretação da realidade para a solução de problemas;
d. estimular a aplicação dos recursos tecnológicos, supervisionar, delegar e agilizar o acesso às informações, à otimização dos processos, à qualificação do processo decisório nos diversos níveis da empresa e a solução de problemas;
e. incentivar a inserção da criatividade, inovar e desafiar o estabelecimento, motivar e cativar os outros, direcionar o trabalho, a mudança e a inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela empresa;
f. desenvolver a comunicação oral explicando as informações claramente; expressar ideias; estruturar um argumento lógico; passar informações através do discurso de maneira apropriada; escutar de maneira eficaz; lidar com perguntas e comunicação escrita produzindo textos lógicos, bem estruturados, gramaticalmente corretos, sem erros ortográficos, que prendam a atenção do leitor, que sejam persuasivos e que tenham uma boa aparência (lay out);
g. promover o comprometimento e ambição para estabelecer elevados padrões de desempenho, buscando a melhoria contínua e metas arrojadas; demonstrando capacidade e resiliência para convencer os outros do valor de seu ponto de vista; alcançar seus próprios objetivos; fazer com que os outros mudem seu ponto de vista e aceitem novas ideias;
h. estabelecer um relacionamento com o cliente para compreender as suas expectativas, com credibilidade e fornecer um serviço de qualidade superior, interessar-se em como e por que os negócios funcionam e tornam-se um sucesso;
i. ser um profissional organizado usando o planejamento para decidir sobre prioridades; colocar em prática os cronogramas; levar adiante as tarefas conforme o planejado; atender aos prazos pré-estabelecidos; distribuir tarefas e definir procedimentos;
j. capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; identificar necessidades; oferecer recursos; perceber pontos de vistas diferentes; formular o seu próprio ponto de vista; criar e aplicar métodos eficazes;
k. estimular o espírito analítico, investigativo capaz de chegar a compreensões através do desdobramento de situações e materiais complexos em suas partes constitutivas; colocar as informações em ordem; perceber conexões; pensar logicamente e trabalhar de forma meticulosa;
l. desenvolver a capacidade de adaptar-se demonstrando amplitude de interesse, predisposição e rapidez para aprender, habilidade de mudar e predisposição para o sucesso.

Observadas as recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005), tem-se:

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 

 

Competências e Habilidades Desejadas ao Administrador com Linha de Formação em Marketing

Além dos aspectos já destacados no perfil geral do Administrador, o foco da linha de formação em Marketing incorpora outras características específicas ao profissional desta linha de formação, tornando-o apto a:
a) gerenciar o valor do cliente;
b) pensar criticamente sobre as diferentes abordagens mercadológicas;
c) liderar equipes interdisciplinares no mercado;
d) identificar e desenvolver oportunidades de captação de recursos e financiamento de projetos;
e) desenvolver produtos colaborativos;
f) gerar alianças estratégicas globais;
g) gerenciar as atividades de marketing de uma organização por meio da análise de ambientes;
h) identificar oportunidades de mercado e formular planos mercadológicos que contemplem a adequação dos recursos organizacionais necessários a esta atividade;
i) identificar e compreender o comportamento do consumidor e sua importância para o desenvolvimento de mercado e sobrevivência da organização;
j) gerenciar produtos e marcas, bem como sua importância para a imagem da organização, preservação de mercado e vantagem competitiva;
k) compreender aspectos estratégicos do marketing para a organização;
l) administrar os canais de distribuição;
m) implementar e controlar os desempenhos mercadológicos respeitando a sustentabilidade do planeta.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso não possui Estágio Obrigatório.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA APLICADA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
PRODUTO E BRANDING
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
PESQUISA DE MERCADO
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
VINICIUS SITTONI BRASIL 31 anos e 6 meses Link
PROJETO INTEGRADOR I
135
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
MARKETING DIGITAL E COMUNICAÇÃO INTEGRADA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KAREN SICA DA CUNHA 13 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
VAREJO E PONTO DE VENDAS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
VINICIUS SITTONI BRASIL 31 anos e 6 meses Link
GESTÃO DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
MARKETING DE SERVIÇOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PESQUISA OPERACIONAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 33 anos e 5 meses Link
POLÍTICAS DE PREÇOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
PROJETO INTEGRADOR II
135
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ANÁLISE DE DADOS AVANÇADA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
GERENCIAMENTO DO VALOR DO CLIENTE
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARKETING GLOBAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
PROCESSO DECISÓRIO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO 1 ano e 6 meses Link
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
RENATA ARAUJO BERNARDON 13 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link

Curso de Administração: Negócios Internacionais

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Negócios Internacionais Currículo Vigente: 255D
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/07/2005
2. Perfil do Egresso

Sobre o perfil do administrador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em pessoas, marketing, finanças, produção, logística, projetos, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua. Precisa ter gosto por aprender e ensinar continuamente. Deve, ainda, contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, além de elevado senso ético.

Com sua visão técnico-científica e empresarial, aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística, deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com base em um conhecimento amplo nas diversas áreas do campo administrativo, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica de acordo com sua vocação e seu interesse. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade de o profissional também dispor de conhecimentos adicionais em uma área específica da administração, para melhor desempenhar suas atividades nesta área como um administrador.

Ressalta-se que as linhas de formação não pretendem que o Curso de Administração perca sua identidade enquanto curso de formação generalista superior, buscando-se o desenvolvimento de competências de longo prazo, construídas sobre uma educação geral, que qualifiquem os egressos para uma profissão e não apenas para um cargo.

Entendemos que as competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um profissional dos seus colegas no ambiente de trabalho.

Portanto as competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo e possibilitarão prepará-lo para:
a. estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, trabalho em equipe, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, para alcançar os objetivos comuns;
b. possuir flexibilidade, dinamismo, proatividade, independência e autoconfiança para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional, estabelecer relações com novas pessoas com facilidade; fazer contatos de maneira eficaz; lidar com situação desconhecida; tomar decisões; tomar a iniciativa;
c. desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural de maneira apropriada e eficaz, proporcionar apoio, demonstrar considerações, criar laços, aconselhar e compreender diferenças culturais possibilitando a interpretação da realidade para a solução de problemas;
d. estimular a aplicação dos recursos tecnológicos, supervisionar, delegar e agilizar o acesso às informações, à otimização dos processos, à qualificação do processo decisório nos diversos níveis da empresa e a solução de problemas;
e. incentivar a inserção da criatividade, inovar e desafiar o estabelecimento, motivar e cativar os outros, direcionar o trabalho, a mudança e a inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela empresa;
f. desenvolver a comunicação oral explicando as informações claramente; expressar ideias; estruturar um argumento lógico; passar informações através do discurso de maneira apropriada; escutar de maneira eficaz; lidar com perguntas e comunicação escrita produzindo textos lógicos, bem estruturados, gramaticalmente corretos, sem erros ortográficos, que prendam a atenção do leitor, que sejam persuasivos e que tenham uma boa aparência (lay out);
g. promover o comprometimento e ambição para estabelecer elevados padrões de desempenho, buscando a melhoria contínua e metas arrojadas; demonstrando capacidade e resiliência para convencer os outros do valor de seu ponto de vista; alcançar seus próprios objetivos; fazer com que os outros mudem seu ponto de vista e aceitem novas ideias;
h. estabelecer um relacionamento com o cliente para compreender as suas expectativas, com credibilidade e fornecer um serviço de qualidade superior, interessar-se em como e por que os negócios funcionam e tornam-se um sucesso;
i. ser um profissional organizado usando o planejamento para decidir sobre prioridades; colocar em prática os cronogramas; levar adiante as tarefas conforme o planejado; atender aos prazos pré-estabelecidos; distribuir tarefas e definir procedimentos;
j. capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; identificar necessidades; oferecer recursos; perceber pontos de vistas diferentes; formular o seu próprio ponto de vista; criar e aplicar métodos eficazes;
k. estimular o espírito analítico, investigativo capaz de chegar a compreensões através do desdobramento de situações e materiais complexos em suas partes constitutivas; colocar as informações em ordem; perceber conexões; pensar logicamente e trabalhar de forma meticulosa;
l. desenvolver a capacidade de adaptar-se demonstrando amplitude de interesse, predisposição e rapidez para aprender, habilidade de mudar e predisposição para o sucesso.

Observadas as recomendações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES nº 4, de 13/07/2005), tem-se:

O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Competências e Habilidades Desejadas ao Administrador com Linha de Formação em Negócios Internacionais

O foco da linha de formação em Negócios Internacionais agrega características ao profissional que se quer formar, com capacidade de:
a) analisar e intervir em cenários interdisciplinares que envolvam aspectos econômicos, políticos, sociais, demográficos, tecnológicos globais com vistas a traçar perspectivas e verificar características inerentes ao mundo contemporâneo;
b) aplicar conhecimentos e conceitos da área de negócios nos mais diversos setores como: resolução de conflitos, negociações, abertura de mercados, entendimento do contexto global, questões ambientais, diversidade cultural e desenvolvimento tecnológico, dentre outros;
c) exercer tarefas no campo de trabalho, tanto no âmbito privado, quanto no âmbito público, oferecendo elementos de interpretação para cenários gerais e específicos, e contribuindo para a formulação de propostas e projetos a serem executados de acordo com as demandas de cada setor;
d) tratar de questões relativas à inovação, empreendedorismo, qualidade e a consciência ambiental, especialmente em relação à transferência de conhecimentos e tecnologias organizacionais e comerciais;
e) atuar em uma economia de mercado reconhecendo o papel das diversas estruturas institucionais internacionais e os limites de poder de intervenção dos estados nacionais, numa era de grandes blocos econômicos regionais e de economia global;
f) desenvolver serviços especializados a organizações internacionais, empresas multinacionais, ONGs e demais grupos que atuam no cenário mundial contemporâneo;
g) empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
h) liderar e atuar em equipes interdisciplinares e multiculturais;
i) compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O curso não possui Estágio Obrigatório.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA APLICADA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
COMÉRCIO INTERNACIONAL
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
MARKETING
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
OPERAÇÕES DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
PROJETO INTEGRADOR I
135
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
TRANSPORTES E LOGÍSTICA INTERNACIONAL
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
GESTÃO DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 1 m¿s Link
MARKETING GLOBAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO 24 anos e 5 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PESQUISA OPERACIONAL
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 33 anos e 5 meses Link
PROJETO INTEGRADOR II
135
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

DIPLOMACIA E NEGOCIAÇÃO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
DIREITO INTERNACIONAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIAS GROSSMANN 24 anos e 1 m¿s Link
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
OPERAÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 2 anos e 6 meses Link
PROCESSO DECISÓRIO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA SCHUJMANN 2 anos e 6 meses Link
ADROALDO LAZZAROTTO 13 anos e 6 meses Link
ALAM DE OLIVEIRA CASARTELLI 23 anos e 5 meses Link
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
ANA CRISTINA SANT ANNA SCHNEIDER 21 anos e 1 m¿s Link
ANDRE HARTMANN DUHA 22 anos e 6 meses Link
AUGUSTO AIQUEL VAZ COSTA 31 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO 28 anos e 1 m¿s Link
CLECIO FALCAO ARAUJO 4 anos e 6 meses Link
DENIS BOHNENBERGER 13 anos e 6 meses Link
DOMINGOS RAFAEL FERLA VALLADARES 17 anos e 1 m¿s Link
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO 1 ano e 6 meses Link
GUILHERME ALVES GONCALVES DA SILVA 13 anos e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER 13 anos e 1 m¿s Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 6 meses Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MARCIO COSTA MORENO 7 anos e 6 meses Link
MARCIO SOARES TORRES 23 anos e 6 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
RENATA ARAUJO BERNARDON 13 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link

Curso de Ciências Contábeis: Controladoria e Tributos

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Contábeis: Controladoria e Tributos Currículo Vigente: 2554
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC nº 062/2018 Data 20/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 10 D.O.U 28/12/2004
2. Perfil do Egresso

O Decreto Lei nº 9.295/1946 de 27/05/1946, cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador. O Conselho Federal de Contabilidade, além de regulamentar e normatizar a profissão, fiscaliza a atuação dos contadores, nas diversas atividades inerentes, que devem ser conduzidas com zelo e competência.

Sobre o perfil do contador, considera-se adequado formar um profissional dotado de visão estratégica, com sólida formação básica em diversas áreas, capaz de identificar e definir problemas e desenhar soluções de forma sistêmica. Esse profissional deve ter capacidade empreendedora e inovadora, abertura a mudanças, e deve ser dotado de iniciativa e capacidade de liderança, pois dele partirão decisões que influenciarão o ambiente onde atua.

Deve contar com raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e comunicação, aptidão analítica e numérica, comportamento equilibrado e desembaraçado, gosto por aprender continuamente, além de elevado senso ético.

Sua visão técnico-científica e empresarial deve estar aliada à postura de um cidadão que, com responsabilidade social, busca preservar os valores éticos baseados na concepção cristã e humanística. Deve ser capaz de aplicar conhecimentos no ambiente e promover uma ação reflexiva e atualizada.

Com conhecimento amplo nas diversas áreas do campo contábil, deve, no entanto, possibilitar a concentração em uma área específica. Esse pressuposto fundamenta-se pela necessidade do profissional também dispor de conhecimentos adicionais para melhor desempenhar suas atividades na profissão de contador.

Além da formação básica de contador, o aluno egresso terá uma formação complementar de acordo com a linha de formação estabelecida, Controladoria e Finanças, onde desenvolverá habilidades e competências objetivando a maximização da riqueza dos sócios e acionistas das organizações, com base em conhecimentos para realizar e planejar os rumos dos investimentos e decisões de financiamento. O estudo de conceitos e princípios fundamentais de orçamento empresarial, relacionando o planejamento e o controle financeiro e de resultados com as funções de Administração e Contabilidade, embasa os modelos de monitoramento de gestão que desenvolverão para o processo de tomada de decisão.

As competências transversais serão trabalhadas em todas as disciplinas do curso, portanto, desenvolvidas durante toda a formação do aluno, possuindo caráter cumulativo, e possibilitarão prepará-lo para:

a) estimular o espírito de solidariedade, de cooperação, bem como os valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
b) possuir flexibilidade, dinamismo e proatividade para gerenciar as diferentes situações que se apresentam no mundo organizacional;
c) desenvolver a comunicação e o relacionamento interpessoal e intercultural, possibilitando a interpretação da realidade;
d) estimular a aplicação dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, visando agilizar o acesso às informações, a otimização dos processos e a qualificação do processo decisório nos diversos níveis da organização;
e) incentivar a inserção da criatividade, da mudança e da inovação no ambiente organizacional, bem como nos serviços prestados pela organização.

O parecer homologado pelo Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação, referência ao segue:

Perfil Desejado do Formando:
O curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o contabilista esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Competências e Habilidades Desejadas ao Contador

Os profissionais egressos do Curso de Ciências Contábeis da PUCRS exercerão sua profissão como autônomos ou ligados a uma organização. Em qualquer das circunstâncias terão sua atividade diretamente vinculada à realidade social e profissional. As funções exercidas pelo Bacharel como Contador, Auditor Interno, Auditor Independente, na Controladoria, na área Financeira, Perito, Fiscal ou Professor Universitário, estão inseridas na sociedade em que vivemos. As Organizações, além de propiciarem lucros aos seus proprietários, acionistas, investidores, têm também um aspecto social a ser satisfeito. Hoje, inclusive, está estabelecida na nossa sociedade a necessidade das Organizações elaborarem o chamado Balanço Social e Ambiental, sendo esta uma das atribuições do Contador, demonstrando o retorno que estas proporcionam à sociedade, pela sua atividade-fim, através dos salários pagos, dos encargos sociais recolhidos, dos gastos com qualificação profissional, dos impostos pagos, dos benefícios concedidos a seus funcionários, membros dessa comunidade e do impacto da atividade no meio ambiente. O Contador, portanto, terá que desempenhar suas atividades de maneira ética, íntegra e profissional, de forma a atender a essas expectativas da sociedade.

Em relação ao aspecto profissional, deverá observar o Código de Ética do Contabilista e as Normas Brasileiras de Contabilidade, no desempenho de suas funções. A constante atualização profissional é mister na atividade, tendo-se em vista as constantes mudanças de paradigma nas Organizações, as alterações nas legislações societárias, fiscais e tributárias, devendo, portanto, o profissional buscar, de forma incessante, mais qualificação através da participação ativa em eventos promovidos pela classe e pela pesquisa acadêmica que necessariamente terá de ser desenvolvida.

Na Resolução CNE/CES nº 10, determina o que segue:

Art. 4o O curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I – utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II – demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
III – elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
IV – aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
V – desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
VI – exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
VII – desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
VIII – exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

3. Forma de Acesso ao Curso

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Educação Continuada fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, seleção pelo ENEM, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Decano da Escola a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. O Concurso Vestibular da PUCRS é constituído por uma prova de redação e por provas objetivas com questões de múltipla escolha, contemplando diferentes áreas do conhecimento.

O cálculo do desempenho do candidato leva em conta a pontuação obtida na redação, o número de acertos em cada uma das áreas avaliadas nas provas objetivas e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

A seleção pelo ENEM é feita de forma concomitante com os processos de vestibular e vestibular complementar. As vagas totais oferecidas são assim distribuídas:
I. Vestibular de Inverno: 50% das vagas são destinadas ao vestibular e 50% são destinadas para o ingresso pelo ENEM.
II. Vestibular de Verão:
a) Para cursos de Medicina e Odontologia: 95% das vagas são destinadas ao vestibular e 5% são destinadas para o ingresso pelo ENEM.
b) Para os demais cursos: 80% das vagas são destinadas ao vestibular e 20% são destinadas para o ingresso pelo ENEM.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 66 a 76).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

Extrato do Regimento Geral da PUCRS:

Seção III – Da Frequência e da Avaliação

Art. 66. – A frequência às atividades escolares regulares dos cursos de graduação e sequenciais é obrigatória para efeitos de aprovação.
Parágrafo Único – Os cursos de educação a distância obedecem à legislação específica.
Art. 67. – A avaliação do aproveitamento é processo contínuo, cumulativo e de compreensão da trajetória do aluno na construção de seu aprendizado.
§1º – Os resultados das avaliações constituem elemento integrante e integrador do planejamento de ensino e da validação dos procedimentos, instrumentos e critérios estabelecidos.
§2º – Os critérios de avaliação expressam a qualidade das aprendizagens pretendidas pela proposta didático-pedagógica.
Art. 68. – O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.
Art. 69. – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.
Parágrafo Único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário escolar da Universidade.
Art. 70. – O aluno que não atender ao requisito de grau, estabelecido no caput do artigo anterior, pode realizar uma prova final, em época prevista no calendário escolar, atribuindo-se-lhe o grau G2, desde que o grau G1 seja igual ou superior a 4,0 (quatro).
§1º – A prova final deve abranger o programa de ensino da disciplina no semestre.
§2º – Entre a data de divulgação do grau G1 de cada disciplina e a data de realização da prova final, correspondente ao grau G2, deve decorrer um intervalo mínimo de 3 (três) dias úteis.
§3º – Após a prova final, correspondente ao grau G2, prevista no calendário escolar, não pode ser realizada nenhuma outra prova.
§4º – Durante o período entre a data de divulgação do grau G1 e a data de realização da prova final, correspondente ao grau G2, os professores, em seus horários de atividade na Universidade, devem permanecer à disposição dos alunos para orientações.
Art. 71. – O aluno está aprovado na disciplina quando obtiver média aritmética simples igual ou superior a 5,0 (cinco) entre os graus G1 e G2 e cumpre o requisito de frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.
Art. 72. – Ao aluno que não obtiver aprovação, de acordo com os artigos anteriores, não são conferidos créditos, devendo repetir a disciplina ou o estágio.
Art. 73. – O aluno aprovado em grau G1, visando aumentar a média aritmética ou obter a láurea acadêmica, pode submeter-se à prova final correspondente ao grau G2, mediante requerimento encaminhado à direção da Faculdade.
Parágrafo Único – Caso o resultado do grau G2 for menor que o grau G1, mantém-se o resultado deste último.
Art. 74. – O Colegiado de cada Faculdade pode definir, excepcionalmente e em sua área, disciplinas e situações com regime especial de avaliação, a serem expressas por um único grau, relativo ao aproveitamento do aluno.
§1º – As disciplinas e situações a que se referem o caput deste artigo incluem adaptação por transferência, revalidação de disciplinas, estágios supervisionados, relatórios, monografias, projetos e sua defesa.
§2º – O aluno em regime especial de avaliação é aprovado se obtiver grau igual ou superior a 5,0 (cinco) e tiver cumprido as demais exigências específicas.
Art. 75. – A dispensa de determinada disciplina por demonstração de extraordinário conhecimento do aluno sobre os conteúdos da mesma, na forma da legislação vigente, pode ser deferida por resolução da Câmara de Graduação, mediante requerimento do aluno encaminhado à direção da respectiva Faculdade e cumpridos requisitos específicos.
§1º – O extraordinário conhecimento a que se refere o caput deste artigo deve ser evidenciado por meio de instrumentos de avaliação específicos, aplicados por comissão examinadora especial.
§2º – A comissão examinadora especial responsável pela avaliação é composta por professores das disciplinas, sendo designada pela direção da Faculdade e aprovada pelo respectivo colegiado.
Art. 76. – O aluno reprovado em uma disciplina que não seja oferecida no período subsequente, e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de sua carga horária no período letivo imediatamente anterior, pode requerer matrícula em regime especial de recuperação, desde que autorizada a aplicação do mesmo pelo Colegiado da Faculdade.
§1º – O regime especial de recuperação consta de 2 (duas) provas a serem realizadas no período letivo antes da prova final correspondente ao grau G2, em data fixada pela direção da Faculdade, abrangendo todo o programa da disciplina.
§2º – É considerado aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples, entre as duas provas, igual ou superior a 5,0 (cinco).
§3º – A Faculdade pode, em suas respectivas áreas e na forma do projeto pedagógico de seus cursos, não aplicar o caput deste artigo para disciplinas predominantemente caracterizadas por atividades práticas que requerem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas.

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERAL E COMERCIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
30
3

Disciplina em implantação

ENCARGOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE LONGO PRAZO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO COLETTO POHLMANN 24 anos e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
APURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
CONTABILIDADE PARA SEGMENTOS ESPECÍFICOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
GESTÃO TRIBUTÁRIA E OBRIGAÇÕES SOCIAIS PARA PEQ. EMPRESAS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
CONTROLADORIA GERAL
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO COLETTO POHLMANN 24 anos e 6 meses Link
LABORATÓRIO DE TRIBUTOS - EST. SUPERV.
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO COLETTO POHLMANN 24 anos e 6 meses Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SEDINEI JOSE NARDELLI BEBER 24 anos e 5 meses Link
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RICARDO MINOTTO 25 anos e 1 m¿s Link
CONTROLADORIA ORÇAMENTARIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
NORMAS DE AUDITORIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
PRAT.PROF.EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS I
240
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

AUDITORIA APLICADA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RICARDO MINOTTO 25 anos e 1 m¿s Link
GOVERNANÇA CORPORATIVA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RICARDO MINOTTO 25 anos e 1 m¿s Link
PERÍCIA CONTÁBIL, ARBITRAGEM E AVALIAÇÃO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
PRAT.PROF.EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS II
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
MARCELO COLETTO POHLMANN 24 anos e 6 meses Link
RICARDO MINOTTO 25 anos e 1 m¿s Link

Curso de Ciências Econômicas: Economia

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Econômicas: Economia Currículo Vigente: 2555
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 52 Data 20/11/2014
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 705 D.O.U 19/12/2013
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 13/07/2007
2. Perfil do Egresso

Os profissionais egressos do Curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS terão a seguinte matriz de competências, fruto da construção coletiva de seus docentes a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O perfil do egresso deverá contemplar, conforme a Resolução nº 4/2007 nos seus artigos 3º e 4º, também:

“Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais.
Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos:
I – uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
II – capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
III – capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e
IV – domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I – desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
II – ler e compreender textos econômicos;
III – elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica;
IV- utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;
V- utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
VI- utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e
VII- diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas”.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

CONHECIMENTO E TÉCNICAS
ESSENCIAIS FUNCIONAIS INDIVIDUAIS

Visão estratégica e sistêmica da economia

Macroeconomia

Econometria

Desenvolvimento regional

Finanças pessoais, empresariais e públicas

Análise de estratégias empresariais e regionais

Análise de investimento

Políticas econômicas públicas

Consultoria econômica

Estratégia de desenvolvimento

Domínio em cálculo financeiro e suas ferramentas

Análise e solução de problemas econômicos complexos

Solução de necessidades de otimização dos agentes econômicos

Elaboração e análise de relatórios conjunturais e empresariais

Elaboração de projetos de estratégias econômicas

Avaliação de ativos

Gestão de projetos

Elaboração de políticas econômicas públicas

COMPORTAMENTAIS (HABILIDADES E ATITUDES)

ESSENCIAIS

FUNCIONAIS

INDIVIDUAIS

Ética e responsabilidade social

Criatividade para solução de problemas

Atenção concentrada

Elevada capacidade de explanação do pensamento e argumentação

Respeito e reconhecimento da diversidade e dos direitos humanos

Comprometimento com o curso, a Escola de Negócios e a PUCRS

Emprenho na compreensão da realidade social

Elevada capacidade de relacionamento interpessoal

Capacidade de articulação entre diferentes agentes

Clareza na apresentação de ideias e argumentos

Formular análises quantitativas de fenômenos Socioeconômicos

Atitude de liderança situacional

Proatividade

Equilíbrio entre racionalidade e emoção

Postura e etiqueta para o mundo do trabalho

Capacidade de enfrentar situações-problema (selecionar, organizar, relacionar dados e informações de diferentes formas para a tomada de decisões)

O perfil do egresso tem, ainda, como fundamentos de formação: a) conhecimento sobre a história e as formas de interpretação da realidade econômica por meio de modelos dos principais pensadores e analistas econômicos da atualidade; b) capacidade para implementar métodos de aprendizagem da economia; c) capacidade de transformar o conhecimento técnico em soluções concretas de problemas, que inclui reconhecimento, delimitação e encaminhamento de soluções, assim como o uso de habilidades, tais como as interpessoais, expressão e adaptação aos avanços tecnológicos; d) habilidade sob aspecto conceitual, técnico e humanístico, sendo competente para o exercício da profissão.

3. Forma de Acesso ao Curso

FORMA DE ACESSO AO CURSO

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68.  O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o  A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o  O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o  O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o  Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

 

5. Estágio Curricular

Estágio Supervisionado/Prática Profissional

O Curso contempla, em sua concepção e estrutura, a realização de duas disciplinas com perfil de estágio supervisionado e prática profissional, são elas: Prática Profissional em Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos e Prática Profissional em Avaliação Econômica de Projetos.

A carga horária destas disciplinas reservará metade do tempo para atividades de cunho prático como elaboração de relatórios e análises econômicas, elaboração de estudos de viabilidade econômica e financeira de projetos de investimentos. As atividades ocorrem em trabalhos individuais e dinâmicas em grupo, tendo como objetivo iniciar os alunos em atividades típicas da prática profissional.

As turmas são divididas em módulos de 30 alunos para permitir uma dedicação maior do professor ao acompanhamento dos trabalhos.
As normas destas duas disciplinas serão encaminhadas à PROACAD até o dia 15 de dezembro de 2014.

De igual forma, os alunos têm a oportunidade de participar das diferentes atividades práticas desenvolvidas junto ao Laboratório de Mercado de Capitais (LABMEC) e Estúdio de Finanças e que são ofertadas à comunidade em geral, como por exemplo, o aconselhamento financeiro e as oficinas de finanças pessoas.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ECONOMIA QUANTITATIVA I
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 9 anos e 6 meses Link
INDIC.ECONÔMICOS E CONTABILIDADE SOCIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
ECONOMIA QUANTITATIVA II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MACROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
MICROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
ECONOMETRIA I
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
ECONOMIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 2 anos e 6 meses Link
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 9 anos e 6 meses Link
MACROECONOMIA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
MICROECONOMIA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IZETE PENGO BAGOLIN 18 anos e 6 meses Link
ECONOMETRIA II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
ECONOMIA INDUSTRIAL
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
FINANÇAS PÚBLICAS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
ECONOMETRIA III
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
ECONOMIA BRASILEIRA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO MUSSI ALVIM 19 anos e 6 meses Link
ECONOMIA MONETÁRIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
JULIA SBROGLIO RIZZOTTO 1 ano e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
240
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ALOCAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO BREYER CALDAS 6 anos e 6 meses Link
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ANÁLISE DE CONJUNTURA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA DAS FINANÇAS INTERNACIONAIS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
ECONOMIA INTERNACIONAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
ECONOMIA REGIONAL E URBANA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO II
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
IZETE PENGO BAGOLIN 18 anos e 6 meses Link
JULIA SBROGLIO RIZZOTTO 1 ano e 1 m¿s Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link

Curso de Ciências Econômicas: Finanças

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Econômicas: Finanças Currículo Vigente: 2556
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGPC nº 082/2016 Data 03/11/2016
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria MEC nº 271/2017 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 04/2007 D.O.U 16/07/2007
2. Perfil do Egresso

Os profissionais egressos do Curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS terão a seguinte matriz de competências, fruto da construção coletiva de seus docentes a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O perfil do egresso deverá contemplar, conforme a Resolução CNE/CES nº 04/2007 nos seus artigos 3º e 4º, também:

“Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais.

Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos:

I – uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
II – capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
III – capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e
IV – domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.

Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

I – desenvolver raciocínios logicamente consistentes;
II – ler e compreender textos econômicos;
III – elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica;
IV- utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;
V- utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
VI- utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e
VII- diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas”.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

NÍVEIS

DESDOBRAMENTOS

CONHECIMENTOS e TÉCNICAS

COMPORTAMENTAIS (HABILIDADES e ATITUDES)

ESSENCIAIS

Visão estratégica e sistêmica da economia Ética e responsabilidade social
Teoria macroeconômica Atitude de liderança situacional
Teoria microeconômica Comprometimento com o curso, a Escola de Negócios e a PUCRS
Econometria Proatividade
Finanças corporativas Empenho na compreensão da realidade social
Mercado financeiro e de capitais Empreendedor

FUNCIONAIS

Análise de estratégias empresariais e regionais Criatividade para solução de problemas
Análise de investimento Elevada capacidade de relacionamento político
e interpessoal
Políticas econômicas públicas Equilíbrio entre racionalidade e emoção
Consultoria econômica e financeira Postura e etiqueta para o mundo do trabalho
Estratégias de desenvolvimento Capacidade de articulação entre diferentes agentes

INDIVIDUAIS

Domínio em cálculo financeiro em calculadoras e planilhas eletrônicas Atenção concentrada
Análise e solução de problemas econômicos e financeiros complexos Elevada capacidade de abstração e raciocínio
logicamente consistente
Solução de necessidades de otimização dos agentes econômicos Elevada capacidade de explanação do pensamento e argumentação
Elaboração e análise de relatórios
conjunturais e empresariais
Domínio de linguagens (dominar a norma culta da língua portuguesa e da linguagem matemática). Organização, expressão e comunicação do pensamento
Elaboração de projetos de estratégias
econômicas e financeiras
Compreensão dos fenômenos econômicos e financeiros (reflexão crítica, análise e síntese)
Avaliação de ativos e passivos Capacidade De enfrentar situações-problema (selecionar, organizar, relacionar dados e informações de diferentes formas para a tomada de decisões)
Gestão de projetos Capacidade de análise de conceitos teóricos fundamentais e elaboração de propostas
Elaboração de políticas econômicas públicas Formular análises quantitativas de fenômenos
socioeconômicos

 

O perfil do egresso tem, ainda, como fundamentos de formação: a) conhecimento sobre a história e as formas de interpretação da realidade econômica por meio de modelos dos principais pensadores e analistas econômicos da atualidade; b) capacidade para implementar métodos de aprendizagem da economia; c) capacidade de transformar o conhecimento técnico em soluções concretas de problemas, que inclui reconhecimento, delimitação e encaminhamento de soluções, assim como o uso de habilidades, tais como as interpessoais, expressão e adaptação aos avanços tecnológicos; d) habilidade sob aspecto conceitual, técnico e humanístico, sendo competente para o exercício da profissão.

3. Forma de Acesso ao Curso

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68.  O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o  A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o  O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o  O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o  Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 6 anos e 6 meses Link
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT 1 ano e 6 meses Link
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS SCHIER 34 anos e 6 meses Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 6 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALESSANDRO NUNES DE SOUZA 22 anos e 6 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 37 anos e 6 meses Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 8 anos e 6 meses Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
HELIO RADKE BITTENCOURT 22 anos e 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 6 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 16 anos e 6 meses Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 12 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ECONOMIA QUANTITATIVA I
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 2 anos e 6 meses Link
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 9 anos e 6 meses Link
INDIC.ECONÔMICOS E CONTABILIDADE SOCIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 1 m¿s Link
ECONOMIA QUANTITATIVA II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MACROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
MICROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 6 meses Link
ECONOMETRIA I
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
ECONOMIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 2 anos e 6 meses Link
FINANÇAS PÚBLICAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
INSTRUMENTOS DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
MACROECONOMIA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS PERTILE 27 anos Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
ECONOMETRIA II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
ECONOMIA BRASILEIRA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 21 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos Link
RODRIGO HELDT SILVEIRA 1 ano e 9 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
MICROECONOMIA II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos Link
JUDITH ELBA MERLO FERRAN 1 ano e 4 meses Link
ALOCAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO BREYER CALDAS 6 anos e 6 meses Link
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
ECONOMIA MONETÁRIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
JULIA SBROGLIO RIZZOTTO 1 ano e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS - INVESTIMENTOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
GESTÃO DE RISCO E INSTRUMENTOS DERIVATIVOS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 6 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
240
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
ANDRE LUIS CONTRI 30 anos e 6 meses Link
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 1 m¿s Link
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 6 meses Link
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 13 anos e 6 meses Link
ANÁLISE DE CONJUNTURA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 1 m¿s Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA INTERNACIONAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
CECILIA RUTKOSKI HOFF 16 anos e 6 meses Link
FINANÇAS COMPORTAMENTAIS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 1 ano e 6 meses Link
FINANÇAS CORPORATIVAS - FINANC., VALUATION E FINANÇAS ESTRUT
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E SEGUROS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIA SBROGLIO RIZZOTTO 1 ano e 1 m¿s Link
REGULAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 1 ano e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 1 ano e 6 meses Link
IZETE PENGO BAGOLIN 18 anos e 6 meses Link
JULIA SBROGLIO RIZZOTTO 1 ano e 1 m¿s Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 12 anos e 6 meses Link
LAURA DESIREE VERNIER FUJITA 7 anos e 6 meses Link
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MAICON MANOEL BENIN 6 meses Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 6 anos e 6 meses Link
TOMAS PINHEIRO FIORI 13 anos e 6 meses Link

Curso de Medicina

1. Dados do Curso
Curso: Medicina Currículo Vigente: 9301
CARGA HORÁRIA 7845
CRÉDITOS 460
DURAÇÃO 12 semestres
TURNO Manhã / Tarde / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº112/2020 Data 24/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 620 D.O.U 17/09/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 3 D.O.U 23/06/2014
2. Perfil do Egresso

Ao concluir o Curso de Medicina, espera-se que o egresso seja um profissional generalista, humanitário, crítico, reflexivo, criativo e com perspectivas internacionais e sensibilidade cultural desenvolvidas, e que esteja apto a:

 

  • Agir nos processos de saúde, doença e morte nos diferentes níveis de atenção;
  • Desenvolver ações em saúde com conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, com condutas eticamente corretas;
  • Exercer prática integral e em equipe multiprofissional de saúde, estando socialmente comprometido;
  • Manter seu processo de educação permanente.

Espera-se que o aluno construa conhecimento e desenvolva habilidades e competências para:

 

  • Estabelecer relação médico-paciente-família, com acolhimento, sensibilidade e empatia;
  • Compreender o paciente integrado a um contexto biopsicosocioambiental em evolução e constante troca com o seu meio;
  • Realizar exame clínico visando à formulação e esclarecimento de hipóteses diagnósticas;
  • Solicitar e interpretar investigação complementar adequada ao nível de atenção de que participa;
  • Estabelecer plano terapêutico que contemple educação em saúde;
  • Manejar adequadamente os recursos terapêuticos;
  • Promover a melhor qualidade de vida do paciente;
  • Realizar procedimentos indispensáveis para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo vital;
  • Empregar conhecimentos básicos de epidemiologia para ação em saúde;
  • Contribuir para a promoção da saúde, a prevenção das doenças, a reabilitação e o acompanhamento do processo de final de vida;
  • Considerar a relação risco-benefício e custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as necessidades da população e de cada indivíduo;
  • Exercer atividade profissional em serviços de saúde de complexidade diversa, identificando as particularidades das principais especialidades médicas para encaminhar pacientes cujo manejo não esteja ao alcance do médico generalista;
  • Ter formação integral com sólidas bases humanitárias, éticas e científicas, respeitando os princípios éticos e compromisso com a comunidade;
  • Respeitar e aplicar os direitos e deveres do médico, embasados nos preceitos deontológicos e princípios bioéticos;
  • Trabalhar em equipe multiprofissional e multicultural, organizando adequadamente o ambiente de trabalho e comunicando-se de forma efetiva;
  • Aplicar os conhecimentos básicos de planejamento e gestão em saúde;
  • Lidar criticamente com as políticas, sistemas de saúde e a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Aplicar os conceitos de organização da profissão, associativismo e valorização do trabalho médico;
  • Utilizar os métodos científicos na análise dos problemas em saúde individual e coletiva;
  • Valorizar e promover a educação permanente, possibilitando a leitura crítica de artigos científicos e a participação na produção de conhecimentos;
  • Acessar e compartilhar produções científicas da área médica em língua estrangeira;
  • Comunicar-se efetivamente em ambientes internacionais;
  • Utilizar o conhecimento de tecnologias avançadas na prática médica;
  • Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e à formação continuada.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O Estágio Supervisionado corresponde ao Internato do Curso de Medicina que se estende do 9° ao 12° semestre. O Internato ou estágio curricular é o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de disciplinas acadêmicas, durante o qual o estudante deve receber treinamento sistemático, contínuo, com supervisão, em Instituição de saúde vinculada à Escola de Medicina da PUCRS, ou em Instituições conveniadas.

 O estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço incluirá necessariamente aspectos essenciais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva e Mental, devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. Ao menos, 30% (trinta por cento), no mínimo, da carga horária do internato deverão ser desenvolvidos na Atenção Básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.

A PUCRS possui firmado, junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, um termo de cooperação técnica, visando a atuação os discentes em áreas sob a gestão da prefeitura, ampliando assim os campos de prática dos acadêmicos de medicina.

 

As disciplinas desses estágios correspondem ao Internato I, Internato II, Internato III, Internato IV, Internato V e Internato VI.

 

A distribuição do número de créditos anual por estágio será conforme tabela abaixo:

Quadrimestre N° de Créditos
Primeiro 30
Segundo 30
Terceiro 30
Quarto 30
Quinto 30
Sexto 24

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANATOMIA HUMANA I
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINARA TENTARDINI GARRIDO 26 anos e 1 m¿s Link
DENIZAR ALBERTO DA SILVA MELO 24 anos e 2 meses Link
FERNANDA BORDIGNON NUNES 26 anos e 11 meses Link
PEDRO HENRIQUE DEON 11 anos e 1 m¿s Link
APROXIMAÇÃO À PROFISSÃO MÉDICA I
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDER SAPIRO 47 anos e 6 meses Link
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 22 anos e 6 meses Link
IVAN CARLOS FERREIRA ANTONELLO 45 anos e 1 m¿s Link
LUCAS DE AZAMBUJA RAMOS 1 ano e 6 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MARGARETH RODRIGUES SALERNO 35 anos e 6 meses Link
ROSIRENE MARIA FROHLICH DALL AGNESE 3 anos e 6 meses Link
SIMONE SUDBRACK 10 anos e 4 meses Link
BIOFÍSICA I
45
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA BORDIGNON NUNES 26 anos e 11 meses Link
JARBAS RODRIGUES DE OLIVEIRA 51 anos Link
BIOQUÍMICA I
45
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FLORENCIA MARIA BARBE TUANA 6 anos e 5 meses Link
LUIZ AUGUSTO BASSO 19 anos e 1 m¿s Link
MAURICIO REIS BOGO 25 anos e 6 meses Link
GENÉTICA MÉDICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEISE CRISTINE FRIEDRICH 10 anos e 4 meses Link
SANDRO LUIS BONATTO 26 anos e 6 meses Link
HISTOLOGIA HUMANA APLICADA A MEDICINA I
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIA RODRIGUES PAYERAS 11 anos Link
MICROBIOLOGIA HUMANA
45
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARJO CADO BESSA 13 anos e 6 meses Link
PARASITOLOGIA HUMANA
45
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA ARAMBURU DA SILVA 25 anos e 1 m¿s Link
ANATOMIA HUMANA II
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINARA TENTARDINI GARRIDO 26 anos e 1 m¿s Link
DENIZAR ALBERTO DA SILVA MELO 24 anos e 2 meses Link
FERNANDA BORDIGNON NUNES 26 anos e 11 meses Link
APROXIMAÇÃO À PROFISSÃO MÉDICA II
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDER SAPIRO 47 anos e 6 meses Link
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 22 anos e 6 meses Link
IVAN CARLOS FERREIRA ANTONELLO 45 anos e 1 m¿s Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LETICIA BISCAINO ALVES 1 ano e 11 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MARGARETH RODRIGUES SALERNO 35 anos e 6 meses Link
ROSIRENE MARIA FROHLICH DALL AGNESE 3 anos e 6 meses Link
BIOFÍSICA II
45
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA BORDIGNON NUNES 26 anos e 11 meses Link
JARBAS RODRIGUES DE OLIVEIRA 51 anos Link
BIOQUÍMICA II
45
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FLORENCIA MARIA BARBE TUANA 6 anos e 5 meses Link
MAURICIO REIS BOGO 25 anos e 6 meses Link
CULTURA RELIGIOSA E ÉTICA DO CUIDADO
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
2

Disciplina em implantação

EMBRIOLOGIA HUMANA
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA FRANCO LAMBERT 10 anos e 6 meses Link
DEISE CRISTINE FRIEDRICH 10 anos e 4 meses Link
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 12 anos e 5 meses Link
FISIOLOGIA HUMANA I
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA LUCIA FERNANDES CHITTO 18 anos e 6 meses Link
ELKE BROMBERG 31 anos e 6 meses Link
LEDER LEAL XAVIER 26 anos e 1 m¿s Link
HISTOLOGIA HUMANA APLICADA A MEDICINA II
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA FRANCO LAMBERT 10 anos e 6 meses Link
MARCIA RODRIGUES PAYERAS 11 anos Link
SAÚDE E BEM ESTAR NA PRÁTICA MÉDICA
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE LUIS FERNANDES PALMINI 27 anos e 5 meses Link
CESAR LUIS DE SOUZA BRITO 33 anos e 1 m¿s Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
JOSE ROBERTO GOLDIM 24 anos e 6 meses Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MAGDA LAHORGUE NUNES 33 anos e 5 meses Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
RODRIGO GRASSI DE OLIVEIRA 16 anos e 1 m¿s Link
SAYRA CATALINA CORAL CASTRO 1 ano e 6 meses Link
THIAGO WENDT VIOLA 4 anos e 6 meses Link
ANATOMIA APLICADA À MEDICINA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AIRTON SCHNEIDER 2 anos e 5 meses Link
CARLOS MARCELO DONAZAR SEVERO 33 anos e 3 meses Link
CLAUDIO CORA MOTTIN 43 anos e 5 meses Link
EURICO JACQUES DORNELLES NETO 9 anos e 6 meses Link
GUSTAVO FRANCO CARVALHAL 24 anos e 6 meses Link
JORGE ANTONIO PASTRO NORONHA 30 anos e 6 meses Link
LETICIA BISCAINO ALVES 1 ano e 11 meses Link
LUCIO SARUBBI FILLMANN 23 anos e 11 meses Link
LUIS RICARDO DEL ARROYO TARRAGO CARVALHO 3 anos e 11 meses Link
MARCELO GARCIA TONETO 22 anos e 1 m¿s Link
MARCO ANTONIO DE MEDEIROS LIMA 4 anos e 2 meses Link
MARIA TERESA RUIZ TSUKAZAN SCHWARZ 5 anos e 6 meses Link
MILTON PAULO DE OLIVEIRA 3 anos e 2 meses Link
OSVALDO ANDRE SERAFINI 38 anos Link
RICARDO BREIGEIRON 14 anos e 1 m¿s Link
SILVIO CESAR PERINI 3 anos e 6 meses Link
THOMAS MORE FRIGERI 2 anos e 10 meses Link
ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA MÉDICA
15
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIEL PROLLA 5 anos e 10 meses Link
LUCIANA SCHWAN 21 anos e 1 m¿s Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
FARMACOLOGIA I
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLA DENISE BONAN 25 anos e 6 meses Link
EDUARDO SORENSEN GHISOLFI 21 anos e 6 meses Link
RAFAEL FERNANDES ZANIN 2 anos e 5 meses Link
FISIOLOGIA HUMANA II
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA LUCIA FERNANDES CHITTO 18 anos e 6 meses Link
ELKE BROMBERG 31 anos e 6 meses Link
GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA 28 anos e 1 m¿s Link
LEDER LEAL XAVIER 26 anos e 1 m¿s Link
INTEGRAÇÃO EM SAÚDE
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREA GONCALVES BANDEIRA 10 anos e 1 m¿s Link
FREDERICO ORLANDO FRIEDRICH 2 anos Link
RENATA ROSA DE CARVALHO 2 anos e 1 m¿s Link
NEUROPSICOBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SUAS PATOLOGIAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA 7 anos e 6 meses Link
FELIPE KALIL NETO 1 ano e 1 m¿s Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
MAGDA LAHORGUE NUNES 33 anos e 5 meses Link
THIAGO WENDT VIOLA 4 anos e 6 meses Link
SEGURANÇA DO PACIENTE
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
CRISTIANE REGINA GUERINO FURINI 10 anos e 5 meses Link
DIEGO RODRIGUES FALCI 3 anos e 6 meses Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
LUCAS DE AZAMBUJA RAMOS 1 ano e 6 meses Link
LUCIO SARUBBI FILLMANN 23 anos e 11 meses Link
SILVIO CESAR PERINI 3 anos e 6 meses Link
SEMIOLOGIA I
180
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAN ARRIEIRA AZAMBUJA 22 anos e 6 meses Link
ALEXANDRE LOSEKANN 25 anos e 6 meses Link
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE BORSATTO ZANELLA 2 anos e 5 meses Link
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 22 anos e 6 meses Link
CARLOS GEDEAO DA SILVA CEVENINI 37 anos e 6 meses Link
CAROLINA DA FONTE PITHAN 2 anos e 6 meses Link
CESAR LUIS DE SOUZA BRITO 33 anos e 1 m¿s Link
DANIELA CAVALET BLANCO 7 anos e 6 meses Link
EDUARDO BARTHOLOMAY OLIVEIRA 2 anos Link
GABRIELA HEIDEN TELO FAY 5 anos e 6 meses Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
GUSTAVO FRANCO CARVALHAL 24 anos e 6 meses Link
HUGO DE OLIVEIRA MAMEDE 3 meses Link
INES GUIMARAES DA SILVEIRA 37 anos e 6 meses Link
IVAN CARLOS FERREIRA ANTONELLO 45 anos e 1 m¿s Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
JOAO DE CARVALHO CASTRO 24 anos e 6 meses Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
LUCIANA ROESCH SCHREINER 10 anos e 6 meses Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
MARIA MERCEDES CARACCIOLO PICARELLI 8 anos e 1 m¿s Link
MARIO WIEHE 10 anos e 4 meses Link
RUBENS GABRIEL FEIJO ANDRADE 1 ano e 6 meses Link
SAYRA CATALINA CORAL CASTRO 1 ano e 6 meses Link
THAIS GUIMARAES DOS SANTOS 16 anos e 1 m¿s Link
THIAGO KRIEGER BENTO DA SILVA 2 anos e 1 m¿s Link
VANESSA SANTOS CUNHA 3 anos e 6 meses Link
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE I
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDER SAPIRO 47 anos e 6 meses Link
ANA PAULA TUSSI LEITE 6 meses Link
CARMEN VERA GIACOBBO DAUDT 15 anos e 6 meses Link
EDER DE MATTOS BERG 11 anos Link
LISIANE MARCAL PEREZ 14 anos e 1 m¿s Link
MARCELO MENEGOTTO DONADEL 1 m¿s Link
RENATA ROSA DE CARVALHO 2 anos e 1 m¿s Link
BIOÉTICA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 2 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
FARMACOLOGIA II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLA DENISE BONAN 25 anos e 6 meses Link
EDUARDO SORENSEN GHISOLFI 21 anos e 6 meses Link
FISIOLOGIA APLICADA À MEDICINA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO 5 anos e 11 meses Link
EDUARDO BARTHOLOMAY OLIVEIRA 2 anos Link
GABRIEL STEFANI LEAO 3 anos e 6 meses Link
GABRIELA HEIDEN TELO FAY 5 anos e 6 meses Link
GIOVANI GADONSKI 8 anos e 1 m¿s Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
HUGO DE OLIVEIRA MAMEDE 3 meses Link
JANINE ALESSI 1 ano e 6 meses Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
LEANDRO GENEHR FRITSCHER 12 anos e 1 m¿s Link
LEONARDO VILIANO KROTH 8 anos e 5 meses Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCIANA ROESCH SCHREINER 10 anos e 6 meses Link
MARIA JOSE BORSATTO ZANELLA 33 anos e 5 meses Link
MARIO WIEHE 10 anos e 4 meses Link
FUNDAMENTOS EM PESQUISA MÉDICA E EPIDEMIOLOGIA
45
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FREDERICO ORLANDO FRIEDRICH 2 anos Link
LEONARDO ARAUJO PINTO 16 anos e 1 m¿s Link
IMUNOLOGIA CLÍNICA
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE POISL FAY 9 anos e 4 meses Link
DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO 5 anos e 11 meses Link
HENRIQUE LUIZ STAUB 34 anos e 1 m¿s Link
LEONARDO VILIANO KROTH 8 anos e 5 meses Link
MOISES EVANDRO BAUER 25 anos e 1 m¿s Link
SAMANTA SCHNEIDER 8 meses Link
PATOLOGIA APLICADA A MEDICINA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAROLINA RIGATTI HARTMANN 2 anos e 1 m¿s Link
LUIS AFONSO TOCHETTO 1 m¿s Link
RAFAEL NAZARIO BRINGHENTI 9 anos Link
SEMIOLOGIA II
210
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAN ARRIEIRA AZAMBUJA 22 anos e 6 meses Link
ALEXANDRE LOSEKANN 25 anos e 6 meses Link
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE BORSATTO ZANELLA 2 anos e 5 meses Link
ANDRE LUIS FERNANDES PALMINI 27 anos e 5 meses Link
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 22 anos e 6 meses Link
CARLOS GEDEAO DA SILVA CEVENINI 37 anos e 6 meses Link
CAROLINA DA FONTE PITHAN 2 anos e 6 meses Link
CESAR LUIS DE SOUZA BRITO 33 anos e 1 m¿s Link
DANIEL RODRIGO MARINOWIC 5 anos e 6 meses Link
DANIELA CAVALET BLANCO 7 anos e 6 meses Link
DELIO JOSE KIPPER 46 anos Link
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO 8 anos e 6 meses Link
EDUARDO BARTHOLOMAY OLIVEIRA 2 anos Link
FELIPE KALIL NETO 1 ano e 1 m¿s Link
FERNANDO FERREIRA GAZZONI 5 anos e 3 meses Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
HUGO DE OLIVEIRA MAMEDE 3 meses Link
HUMBERTO HOLMER FIORE 24 anos e 1 m¿s Link
INES GUIMARAES DA SILVEIRA 37 anos e 6 meses Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS VIEIRA DA COSTA GUARAGNA 30 anos e 4 meses Link
JOAO DE CARVALHO CASTRO 24 anos e 6 meses Link
JORGE ANTONIO HAUSCHILD 46 anos e 5 meses Link
JORGE HECKER LUZ 38 anos e 6 meses Link
JOSE VICENTE NORONHA SPOLIDORO 40 anos e 6 meses Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LEONARDO ARAUJO PINTO 16 anos e 1 m¿s Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
LUCIANA ROESCH SCHREINER 10 anos e 6 meses Link
MAGALI SANTOS LUMERTZ 3 anos e 6 meses Link
MANOEL ANTONIO DA SILVA RIBEIRO 9 anos e 6 meses Link
MANUEL ANTONIO RUTTKAY PEREIRA 41 anos e 11 meses Link
MARCELO COMERLATO SCOTTA 13 anos Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
MARIA JOSE BORSATTO ZANELLA 33 anos e 5 meses Link
MARIA MERCEDES CARACCIOLO PICARELLI 8 anos e 1 m¿s Link
MARIO WIEHE 10 anos e 4 meses Link
RUBENS GABRIEL FEIJO ANDRADE 1 ano e 6 meses Link
SAYRA CATALINA CORAL CASTRO 1 ano e 6 meses Link
SERGIO LUIS AMANTEA 4 anos e 2 meses Link
SHEILA TRENTIN 11 meses Link
SIMONE SUDBRACK 10 anos e 4 meses Link
THIAGO KRIEGER BENTO DA SILVA 2 anos e 1 m¿s Link
THIAGO WENDT VIOLA 4 anos e 6 meses Link
VIRGINIA TAFAS DA NOBREGA 5 anos e 6 meses Link
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE II
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA TUSSI LEITE 6 meses Link
CARMEN VERA GIACOBBO DAUDT 15 anos e 6 meses Link
EDER DE MATTOS BERG 11 anos Link
EVANDRO LUCAS DE BORBA 1 ano e 1 m¿s Link
FREDERICO ORLANDO FRIEDRICH 2 anos Link
LISIANE MARCAL PEREZ 14 anos e 1 m¿s Link
RENATA ROSA DE CARVALHO 2 anos e 1 m¿s Link
LABORATÓRIO DE HABILIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA LONGHI 11 anos e 5 meses Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
JOAO DE CARVALHO CASTRO 24 anos e 6 meses Link
LETICIA BISCAINO ALVES 1 ano e 11 meses Link
MANOEL AFONSO GUIMARAES GONCALVES 36 anos e 1 m¿s Link
MARIA CRISTINA SMANIA 8 anos e 6 meses Link
REGIS BORGES AQUINO 37 anos e 1 m¿s Link
NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE MENTAL I
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE LUIS FERNANDES PALMINI 27 anos e 5 meses Link
CESAR LUIS DE SOUZA BRITO 33 anos e 1 m¿s Link
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO 8 anos e 6 meses Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
JADERSON COSTA DA COSTA 50 anos e 11 meses Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MAGDA LAHORGUE NUNES 33 anos e 5 meses Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
MIRNA WETTERS PORTUGUEZ 21 anos e 6 meses Link
SAYRA CATALINA CORAL CASTRO 1 ano e 6 meses Link
SHEILA TRENTIN 11 meses Link
PATOLOGIA APLICADA A MEDICINA II
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAROLINA RIGATTI HARTMANN 2 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL NAZARIO BRINGHENTI 9 anos Link
PRÁTICA EM CIRURGIA I
150
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHRISTINA CAMPANA DUARTE 9 anos e 6 meses Link
CLAUDIO CORA MOTTIN 43 anos e 5 meses Link
DIEGO RODRIGUES FALCI 3 anos e 6 meses Link
EURICO JACQUES DORNELLES NETO 9 anos e 6 meses Link
GUSTAVO FRANCO CARVALHAL 24 anos e 6 meses Link
HAMILTON PETRY DE SOUZA 34 anos e 4 meses Link
JOSE VICENTE NORONHA SPOLIDORO 40 anos e 6 meses Link
LETICIA BISCAINO ALVES 1 ano e 11 meses Link
LUCIANE MAZZINI STEFFEN - Link
LUCIO SARUBBI FILLMANN 23 anos e 11 meses Link
LUIS RICARDO DEL ARROYO TARRAGO CARVALHO 3 anos e 11 meses Link
MARCELO GARCIA TONETO 22 anos e 1 m¿s Link
MARCO ANTONIO DE MEDEIROS LIMA 4 anos e 2 meses Link
MARIA CRISTINA SMANIA 8 anos e 6 meses Link
MARIA TERESA RUIZ TSUKAZAN SCHWARZ 5 anos e 6 meses Link
MILTON PAULO DE OLIVEIRA 3 anos e 2 meses Link
RAFAEL COSTA E CAMPOS 2 anos Link
REGIS BORGES AQUINO 37 anos e 1 m¿s Link
SILVIO CESAR PERINI 3 anos e 6 meses Link
THOMAS MORE FRIGERI 2 anos e 10 meses Link
VIVIANE FELLER MARTHA 8 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM CLÍNICA MÉDICA I
150
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE LOSEKANN 25 anos e 6 meses Link
ANDRE POISL FAY 9 anos e 4 meses Link
ANDRES DI LEONI FERRARI 2 anos e 6 meses Link
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 22 anos e 6 meses Link
CARLOS EDUARDO POLI DE FIGUEIREDO 36 anos e 6 meses Link
CAROLINA DA FONTE PITHAN 2 anos e 6 meses Link
CRISTIANE REGINA GUERINO FURINI 10 anos e 5 meses Link
DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO 5 anos e 11 meses Link
DIEGO RODRIGUES FALCI 3 anos e 6 meses Link
FERNANDA LONGHI 11 anos e 5 meses Link
FERNANDO FERREIRA GAZZONI 5 anos e 3 meses Link
FREDERICO LUDWIG DA COSTA 1 m¿s Link
GABRIELA HEIDEN TELO FAY 5 anos e 6 meses Link
GIOVANI GADONSKI 8 anos e 1 m¿s Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
JANINE ALESSI 1 ano e 6 meses Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
JOAO CARLOS VIEIRA DA COSTA GUARAGNA 30 anos e 4 meses Link
JOAO DE CARVALHO CASTRO 24 anos e 6 meses Link
LEANDRO GENEHR FRITSCHER 12 anos e 1 m¿s Link
LEONARDO VILIANO KROTH 8 anos e 5 meses Link
LUCAS DE AZAMBUJA RAMOS 1 ano e 6 meses Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCIANA ROESCH SCHREINER 10 anos e 6 meses Link
LUIZ CARLOS BODANESE 45 anos e 6 meses Link
MARCELO MENEGOTTO DONADEL 1 m¿s Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
MARIO WIEHE 10 anos e 4 meses Link
PATRICIA FISCH 2 anos e 5 meses Link
RICARDO BERNARDI SODER 12 anos e 6 meses Link
RUBENS GABRIEL FEIJO ANDRADE 1 ano e 6 meses Link
TAISE ROSA DE CARVALHO 6 meses Link
THAIS CORSETTI GRAZZIOTIN 8 anos e 6 meses Link
THIAGO KRIEGER BENTO DA SILVA 2 anos e 1 m¿s Link
VANESSA SANTOS CUNHA 3 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I
120
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETINA VOLLBRECHT 3 anos e 6 meses Link
CAMILA HENZ 5 anos e 6 meses Link
ELLEN MACHADO ARLINDO 1 ano e 3 meses Link
FELIPE PEREIRA ZERWES 23 anos e 6 meses Link
FERNANDO ANSCHAU 11 anos e 1 m¿s Link
JOAO DA ROSA MICHELON 23 anos e 6 meses Link
LUCAS SCHREINER 10 anos e 1 m¿s Link
MANOEL AFONSO GUIMARAES GONCALVES 36 anos e 1 m¿s Link
MARCELA GODOY DIAS 3 anos e 6 meses Link
MARIANA BARTH DE BARTH 1 ano e 9 meses Link
MARIANGELA BADALOTTI 36 anos e 1 m¿s Link
NADIESSA DORNELES ALMEIDA 4 anos e 1 m¿s Link
PEDRO LUIS AVILA ZANELLA 14 anos e 6 meses Link
RAFAELLA GEHM PETRACCO 6 anos e 6 meses Link
SAMANTA SCHNEIDER 8 meses Link
THAIS GUIMARAES DOS SANTOS 16 anos e 1 m¿s Link
VICTORIA CAMPOS DORNELLES 4 meses Link
PRÁTICA EM PEDIATRIA I
120
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DELIO JOSE KIPPER 46 anos Link
ERICO JOSE FAUSTINI 38 anos Link
FELIPE KALIL NETO 1 ano e 1 m¿s Link
HUMBERTO HOLMER FIORE 24 anos e 1 m¿s Link
JORGE HECKER LUZ 38 anos e 6 meses Link
JOSE VICENTE NORONHA SPOLIDORO 40 anos e 6 meses Link
LEONARDO ARAUJO PINTO 16 anos e 1 m¿s Link
MAGALI SANTOS LUMERTZ 3 anos e 6 meses Link
MANOEL ANTONIO DA SILVA RIBEIRO 9 anos e 6 meses Link
MANUEL ANTONIO RUTTKAY PEREIRA 41 anos e 11 meses Link
MARCELO COMERLATO SCOTTA 13 anos Link
MARGARETH RODRIGUES SALERNO 35 anos e 6 meses Link
MATIAS EPIFANIO 12 anos e 6 meses Link
MELINA UTZ MELERE 2 anos e 11 meses Link
ROSIRENE MARIA FROHLICH DALL AGNESE 3 anos e 6 meses Link
SIMONE SUDBRACK 10 anos e 4 meses Link
VERONICA INDICATTI FIAMENGHI 1 ano e 6 meses Link
VIRGINIA TAFAS DA NOBREGA 5 anos e 6 meses Link
BIOÉTICA CLÍNICA E CUIDADOS PALIATIVOS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOSE ROBERTO GOLDIM 24 anos e 6 meses Link
LUCAS DE AZAMBUJA RAMOS 1 ano e 6 meses Link
FUNDAMENTOS EM IMAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO FERREIRA GAZZONI 5 anos e 3 meses Link
RICARDO BERNARDI SODER 12 anos e 6 meses Link
RUBENS GABRIEL FEIJO ANDRADE 1 ano e 6 meses Link
THIAGO KRIEGER BENTO DA SILVA 2 anos e 1 m¿s Link
GENÔMICA E MEDICINA PERSONALIZADA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS FERNANDES PALMINI 27 anos e 5 meses Link
ANDRE POISL FAY 9 anos e 4 meses Link
CAROLINA DA FONTE PITHAN 2 anos e 6 meses Link
DANIEL RODRIGO MARINOWIC 5 anos e 6 meses Link
DENISE CANTARELLI MACHADO 27 anos e 1 m¿s Link
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO 8 anos e 6 meses Link
FERNANDO ANSCHAU 11 anos e 1 m¿s Link
GIOVANI GADONSKI 8 anos e 1 m¿s Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
LEONARDO VILIANO KROTH 8 anos e 5 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MARIA TERESA VIEIRA SANSEVERINO 8 anos e 6 meses Link
NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE MENTAL II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE LUIS FERNANDES PALMINI 27 anos e 5 meses Link
CESAR LUIS DE SOUZA BRITO 33 anos e 1 m¿s Link
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO 8 anos e 6 meses Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
JEFFERSON BECKER 10 anos e 6 meses Link
JULIANA TAINSKI DE AZEVEDO 3 anos Link
LUCAS PORCELLO SCHILLING 3 anos e 6 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
SAYRA CATALINA CORAL CASTRO 1 ano e 6 meses Link
SHEILA TRENTIN 11 meses Link
SAÚDE GLOBAL
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA SFOGGIA 1 ano e 6 meses Link
ANDRE POISL FAY 9 anos e 4 meses Link
DIEGO RODRIGUES FALCI 3 anos e 6 meses Link
GABRIELA HEIDEN TELO FAY 5 anos e 6 meses Link
GIBSI MARIA POSSAPP ROCHA 30 anos e 11 meses Link
JOSE ROBERTO GOLDIM 24 anos e 6 meses Link
LEONARDO ARAUJO PINTO 16 anos e 1 m¿s Link
MARCELO COMERLATO SCOTTA 13 anos Link
RENATA ROSA DE CARVALHO 2 anos e 1 m¿s Link
VERONICA INDICATTI FIAMENGHI 1 ano e 6 meses Link
VICTORIA CAMPOS DORNELLES 4 meses Link
SIMULAÇÃO REALÍSTICA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA LONGHI 11 anos e 5 meses Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
JOAO DE CARVALHO CASTRO 24 anos e 6 meses Link
MARCELO MENEGOTTO DONADEL 1 m¿s Link
MARIA CRISTINA SMANIA 8 anos e 6 meses Link
REGIS BORGES AQUINO 37 anos e 1 m¿s Link
SERGIO LUIS AMANTEA 4 anos e 2 meses Link
VERONICA INDICATTI FIAMENGHI 1 ano e 6 meses Link
MEDICINA TRANSLACIONAL: DA PESQUISA BÁSICA À CLÍNICA
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENISE CANTARELLI MACHADO 27 anos e 1 m¿s Link
PRÁTICA EM CIRURGIA II
255
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AIRTON SCHNEIDER 2 anos e 5 meses Link
ALEXANDRE VONTOBEL PADOIN 12 anos e 1 m¿s Link
CARLOS MARCELO DONAZAR SEVERO 33 anos e 3 meses Link
CHRISTINA CAMPANA DUARTE 9 anos e 6 meses Link
CLAUDIO CORA MOTTIN 43 anos e 5 meses Link
ERASMO DE ABREU ZARDO 33 anos e 5 meses Link
EURICO JACQUES DORNELLES NETO 9 anos e 6 meses Link
GUSTAVO FRANCO CARVALHAL 24 anos e 6 meses Link
HAMILTON PETRY DE SOUZA 34 anos e 4 meses Link
HENRIQUE SARUBBI FILLMANN 13 anos e 11 meses Link
JORGE ANTONIO PASTRO NORONHA 30 anos e 6 meses Link
LUCIANE MAZZINI STEFFEN - Link
LUCIO SARUBBI FILLMANN 23 anos e 11 meses Link
LUIS RICARDO DEL ARROYO TARRAGO CARVALHO 3 anos e 11 meses Link
MARCELO GARCIA TONETO 22 anos e 1 m¿s Link
MARCO ANTONIO DE MEDEIROS LIMA 4 anos e 2 meses Link
MARIA CRISTINA SMANIA 8 anos e 6 meses Link
MARIA TERESA RUIZ TSUKAZAN SCHWARZ 5 anos e 6 meses Link
MILTON PAULO DE OLIVEIRA 3 anos e 2 meses Link
OSVALDO ANDRE SERAFINI 38 anos Link
RAFAEL COSTA E CAMPOS 2 anos Link
REGIS BORGES AQUINO 37 anos e 1 m¿s Link
RICARDO BREIGEIRON 14 anos e 1 m¿s Link
SILVIO CESAR PERINI 3 anos e 6 meses Link
THOMAS MORE FRIGERI 2 anos e 10 meses Link
VIVIANE FELLER MARTHA 8 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM CLÍNICA MÉDICA II
255
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALAN ARRIEIRA AZAMBUJA 22 anos e 6 meses Link
ANDRE BORSATTO ZANELLA 2 anos e 5 meses Link
ANDRE POISL FAY 9 anos e 4 meses Link
CARLOS ALBERTO ISSA MUSSE 39 anos e 6 meses Link
CARLOS EDUARDO POLI DE FIGUEIREDO 36 anos e 6 meses Link
CARLOS GEDEAO DA SILVA CEVENINI 37 anos e 6 meses Link
CAROLINA DA FONTE PITHAN 2 anos e 6 meses Link
DANIELA CAVALET BLANCO 7 anos e 6 meses Link
DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO 5 anos e 11 meses Link
EDUARDO BARTHOLOMAY OLIVEIRA 2 anos Link
FREDERICO LUDWIG DA COSTA 1 m¿s Link
GABRIEL PROLLA 5 anos e 10 meses Link
GABRIEL STEFANI LEAO 3 anos e 6 meses Link
GIOVANI GADONSKI 8 anos e 1 m¿s Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
HENRIQUE LUIZ STAUB 34 anos e 1 m¿s Link
HUGO DE OLIVEIRA MAMEDE 3 meses Link
INES GUIMARAES DA SILVEIRA 37 anos e 6 meses Link
IVAN CARLOS FERREIRA ANTONELLO 45 anos e 1 m¿s Link
JOAO CARLOS VIEIRA DA COSTA GUARAGNA 30 anos e 4 meses Link
JOSE ROBERTO GOLDIM 24 anos e 6 meses Link
LEANDRO GENEHR FRITSCHER 12 anos e 1 m¿s Link
LEONARDO VILIANO KROTH 8 anos e 5 meses Link
LUCIANA ROESCH SCHREINER 10 anos e 6 meses Link
LUCIANA SCHWAN 21 anos e 1 m¿s Link
LUIZ CARLOS BODANESE 45 anos e 6 meses Link
MARCO ANTONIO PACHECO 30 anos e 11 meses Link
MARIA JOSE BORSATTO ZANELLA 33 anos e 5 meses Link
MARIA MARTHA CAMPOS 18 anos e 6 meses Link
MARIA MERCEDES CARACCIOLO PICARELLI 8 anos e 1 m¿s Link
MARIO WIEHE 10 anos e 4 meses Link
THAIS CORSETTI GRAZZIOTIN 8 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II
150
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETINA VOLLBRECHT 3 anos e 6 meses Link
CAMILA HENZ 5 anos e 6 meses Link
CAROLINA RIGATTI HARTMANN 2 anos e 1 m¿s Link
ELLEN MACHADO ARLINDO 1 ano e 3 meses Link
FELIPE PEREIRA ZERWES 23 anos e 6 meses Link
FERNANDO ANSCHAU 11 anos e 1 m¿s Link
JOAO DA ROSA MICHELON 23 anos e 6 meses Link
LUCAS SCHREINER 10 anos e 1 m¿s Link
LUIS AFONSO TOCHETTO 1 m¿s Link
MANOEL AFONSO GUIMARAES GONCALVES 36 anos e 1 m¿s Link
MARCELA GODOY DIAS 3 anos e 6 meses Link
MARIANA BARTH DE BARTH 1 ano e 9 meses Link
MARIANGELA BADALOTTI 36 anos e 1 m¿s Link
NADIESSA DORNELES ALMEIDA 4 anos e 1 m¿s Link
PEDRO LUIS AVILA ZANELLA 14 anos e 6 meses Link
RAFAEL NAZARIO BRINGHENTI 9 anos Link
RAFAELLA GEHM PETRACCO 6 anos e 6 meses Link
SAMANTA SCHNEIDER 8 meses Link
THAIS GUIMARAES DOS SANTOS 16 anos e 1 m¿s Link
VICTORIA CAMPOS DORNELLES 4 meses Link
PRÁTICA EM PEDIATRIA II
150
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDER SAPIRO 47 anos e 6 meses Link
DELIO JOSE KIPPER 46 anos Link
ERICO JOSE FAUSTINI 38 anos Link
FELIPE KALIL NETO 1 ano e 1 m¿s Link
HUMBERTO HOLMER FIORE 24 anos e 1 m¿s Link
JORGE ANTONIO HAUSCHILD 46 anos e 5 meses Link
JORGE HECKER LUZ 38 anos e 6 meses Link
JOSE VICENTE NORONHA SPOLIDORO 40 anos e 6 meses Link
LEONARDO ARAUJO PINTO 16 anos e 1 m¿s Link
MAGALI SANTOS LUMERTZ 3 anos e 6 meses Link
MAGDA LAHORGUE NUNES 33 anos e 5 meses Link
MANOEL ANTONIO DA SILVA RIBEIRO 9 anos e 6 meses Link
MANUEL ANTONIO RUTTKAY PEREIRA 41 anos e 11 meses Link
MARCELO COMERLATO SCOTTA 13 anos Link
MARCO ANTONIO DE MEDEIROS LIMA 4 anos e 2 meses Link
MARCUS HERBERT JONES 24 anos e 11 meses Link
MARGARETH RODRIGUES SALERNO 35 anos e 6 meses Link
MARIA MERCEDES CARACCIOLO PICARELLI 8 anos e 1 m¿s Link
MARIA TERESA VIEIRA SANSEVERINO 8 anos e 6 meses Link
MATEUS SFOGGIA GIONGO 4 anos e 2 meses Link
MATIAS EPIFANIO 12 anos e 6 meses Link
MELINA UTZ MELERE 2 anos e 11 meses Link
RENATO TETELBOM STEIN 38 anos e 6 meses Link
ROSIRENE MARIA FROHLICH DALL AGNESE 3 anos e 6 meses Link
SERGIO LUIS AMANTEA 4 anos e 2 meses Link
SIMONE SUDBRACK 10 anos e 4 meses Link
THAIS CORSETTI GRAZZIOTIN 8 anos e 6 meses Link
VERONICA INDICATTI FIAMENGHI 1 ano e 6 meses Link
VIRGINIA TAFAS DA NOBREGA 5 anos e 6 meses Link
TRAUMA E EMERGÊNCIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRES DI LEONI FERRARI 2 anos e 6 meses Link
CARLOS GEDEAO DA SILVA CEVENINI 37 anos e 6 meses Link
DANIELE CRISTOVAO ESCOUTO 5 anos e 11 meses Link
GUSTAVO CHATKIN 8 anos e 6 meses Link
HAMILTON PETRY DE SOUZA 34 anos e 4 meses Link
RICARDO BREIGEIRON 14 anos e 1 m¿s Link
SERGIO LUIS AMANTEA 4 anos e 2 meses Link
THOMAS MORE FRIGERI 2 anos e 10 meses Link
VERONICA INDICATTI FIAMENGHI 1 ano e 6 meses Link
INOVAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GIOVANI GADONSKI 8 anos e 1 m¿s Link
GIUSEPPE POTRICK STEFANI 6 anos e 6 meses Link
MEDICINA LEGAL E DEONTOLOGIA MÉDICA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALFREDO CATALDO NETO 33 anos e 4 meses Link
LUCAS SPANEMBERG 5 anos e 11 meses Link
MARCIA VAZ 12 anos e 4 meses Link
NADIESSA DORNELES ALMEIDA 4 anos e 1 m¿s Link
RACIOCÍNIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FREDERICO ORLANDO FRIEDRICH 2 anos Link
MARIO BERNARDES WAGNER 23 anos e 6 meses Link
INTERNATO I
615
9

Disciplina em implantação

INTERNATO II
615
9

Disciplina em implantação

INTERNATO III
615
9

Disciplina em implantação

INTERNATO IV
615
10

Disciplina em implantação

INTERNATO V
615
11

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
12

Disciplina em implantação

INTERNATO VI
330
12

Disciplina em implantação

Curso de Arquitetura e Urbanismo

1. Dados do Curso
Curso: Arquitetura e Urbanismo Currículo Vigente: 98AP
CARGA HORÁRIA 3690
CRÉDITOS 232
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Tarde / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 120
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 076 Data 28/09/2021
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 286 D.O.U 27/12/2012
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 17/06/2010
2. Perfil do Egresso

Em conformidade com as atribuições legalmente estabelecidas, o egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da PUCRS estará apto à atuação nos diversos campos da profissão, contemplando de forma abrangente a realização de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos.

Terá uma visão integrada dos diversos processos que compõem o estudo, a concepção, o desenvolvimento, a implementação e a manutenção de serviços e produtos relacionados ao planejamento e à construção do habitat humano, em todas as suas escalas.

Será um conhecedor da cultura arquitetônica, urbanística e paisagística mundial e local, e das tecnologias, apto a aliar arte e técnica, conjugando tradição e inovação nas práticas profissionais. Pautará a sua atuação por uma atitude empreendedora, sintonizada com as necessidades e desafios do mundo do trabalho contemporâneo.

Será um Arquiteto e Urbanista consciente das responsabilidades técnicas, sociais e ambientais inerentes ao exercício da profissional, habilitado para realizar interpretações precisas, coerentes com as demandas da sociedade, em seus diversos contextos.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Os critérios e procedimentos de avaliação usados no curso obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade (art. 76 a 86).

A avaliação da aprendizagem dos alunos, em cada disciplina, será sistemática e desenvolvida ao longo do período letivo. Poderá ser realizada através de provas, exercícios, pesquisas, trabalhos realizados individualmente ou em equipe, entre outros.

O aproveitamento escolar do aluno, no semestre, será expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), denominado G1. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota G1 igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75%.

O aluno que não atingir nota G1 igual ou superior a 7,0 na disciplina, mas que obtiver frequência igual ou superior a 75% e média G1 igual ou superior a 4,0 (quatro) terá direito a realizar uma prova de recuperação presencial, denominada G2, abrangendo todos os conteúdos trabalhados no decorrer do semestre, com caráter de retomada.

Da média aritmética simples obtida entre o G1 e o G2 resultará o grau final. Será considerado aprovado o aluno que atingir nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no grau final e cumprir o requisito de frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. No caso de reprovação, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina em que foi reprovado.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

O estágio obrigatório, como componente curricular determinante do processo de formação acadêmica, é entendido como uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho conectada ao curso. Nessa atividade, além do conhecimento específico da área de formação, são desenvolvidas competências importantes na atuação profissional no contexto contemporâneo – complexo, plural e multifacetado.

O estágio configura-se como autêntica atividade pedagógica, submetida à orientação e ao acompanhamento de profissionais habilitados a avaliar a pertinência dessa experiência para a formação do indivíduo, tendo em vista o Projeto Pedagógico. Sua validade, para o estudante, está relacionada à possibilidade de promover a reflexão crítica entre teoria e prática, cabendo à Universidade, através de regulamentação e orientação qualificadas, garantir seu compromisso social com a construção do profissional cidadão.

A disciplina de Estágio Supervisionado tem caráter teórico-prático e é desenvolvida ao longo do VIII semestre, com carga horária de 30 horas. O estágio em campo corresponde a uma carga horária de 90 horas e a atividade tem a orientação de professores arquitetos do curso.

A inserção e atuação do aluno nos processos de trabalho, em campo de estágio, implicam planejamento, implantação e avaliação das ações que serão desenvolvidas. Tais ações deverão estar em consonância com as necessidades do contexto do campo de estágio e com os objetivos de ensino e de aprendizagem do currículo do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da PUCRS.

Conforme diretriz institucional sobre Programas de estágio explicitada pelo setor responsável por esta atividade, o PUCRS Carreiras, a prática de estágio “cumpre exigências específicas da sua graduação para ganho de experiência, conhecimento técnico-profissional e pedagógico da área de estudo. O aluno precisa cumprir uma carga horária mínima durante o estágio, sendo esse um requisito para aprovação na disciplina e finalização da graduação”. O curso de Arquitetura e Urbanismo, integrante da Escola Politécnica, já está inserido na modalidade de acompanhamento de estágio, proposta pelo portal PUCRS Carreiras que, além de sistematizar o processo, visa agilizar e integrar as informações sobre os estágios obrigatórios, desta forma, facilitando o acesso instantâneo pelo portal do PUCRS Carreiras. Com base nestas qualificações implementadas, os professores dispõem de uma gestão ampla dos estágios em andamento, com todos os históricos do que já foi realizado disponível, efetivando as aprovações diretamente pelo portal.

Os procedimentos acima elencados estão em conformidade com a Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes; alterando a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revogando as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória  no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E SUSTENTABILIDADE
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO ROSA D AVILA 16 anos e 6 meses Link
DESENHO TÉCNICO I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIZE REGINA CARNIEL 11 anos e 6 meses Link
RODRIGO TROYANO PRATES 6 meses Link
DESENHO À MÃO LIVRE E DE OBSERVAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PAULO RICARDO BREGATTO 25 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PAULO RICARDO BREGATTO 25 anos e 6 meses Link
TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JACINTO MANUEL ANTUNES DE ALMEIDA 6 anos e 6 meses Link
TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO VETTORI 12 anos e 6 meses Link
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos e 5 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 13 anos e 5 meses Link
ATELIÊ DE ARQUITETURA I
120
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANA BRODT BERSANO 26 anos e 1 m¿s Link
LEILA NESRALLA MATTAR 43 anos e 5 meses Link
RENATO MARQUES FERNANDES 27 anos e 1 m¿s Link
DESENHO ARQUITETÔNICO I
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PAULO RICARDO BREGATTO 25 anos e 6 meses Link
RENATO MARQUES FERNANDES 27 anos e 1 m¿s Link
MAQUETE
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS MARQUES DA SILVEIRA 6 anos e 6 meses Link
MORFOLOGIA ESTRUTURAL
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL GOULARTE ORTIZ 11 anos e 6 meses Link
TEORIA E HISTÓRIA: ANTIGUIDADE AO BARROCO
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BEATRIZ REGINA DORFMAN 21 anos e 1 m¿s Link
RAQUEL RODRIGUES LIMA 26 anos e 1 m¿s Link
TOPOGRAFIA E MODELAGEM DE SUPERFÍCIES
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO BATTASTINI 27 anos e 6 meses Link
ATELIÊ DE PAISAGISMO URBANO
120
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAMILA FUJITA 11 anos e 6 meses Link
LUIZ ALBERTO SOHNI AYDOS 23 anos e 5 meses Link
MARIA ALICE MEDEIROS DIAS 27 anos e 6 meses Link
CONFORTO EM EDIFICAÇÕES
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO DE ROSSO RIBEIRO 8 anos e 6 meses Link
DESENHO TÉCNICO II
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DENIZE REGINA CARNIEL 11 anos e 6 meses Link
RENATO MARQUES FERNANDES 27 anos e 1 m¿s Link
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BEATRIZ REGINA DORFMAN 21 anos e 1 m¿s Link
SISTEMAS ESTRUTURAIS I
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNA MANICA LAZZARI 8 anos e 1 m¿s Link
TEORIA E HISTÓRIA: ILUMUNISMO AO PROTOMODERNO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAQUEL RODRIGUES LIMA 26 anos e 1 m¿s Link
ATELIÊ DE ARQUITETURA II
120
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO GIUGLIANI 3 anos e 1 m¿s Link
JOSE CARLOS MARQUES 27 anos e 1 m¿s Link
MARCIO ROSA D AVILA 16 anos e 6 meses Link
CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO DE ROSSO RIBEIRO 8 anos e 6 meses Link
DESENHO ARQUITETÔNICO II
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO GIUGLIANI 3 anos e 1 m¿s Link
RODRIGO TROYANO PRATES 6 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
MORFOLOGIA URBANA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CIBELE VIEIRA FIGUEIRA 12 anos e 6 meses Link
LUIZ ALBERTO SOHNI AYDOS 23 anos e 5 meses Link
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FELIPE BRASIL VIEGAS 31 anos e 6 meses Link
PAULO SCHMELING KUNZLER 11 anos e 1 m¿s Link
ATELIÊ DE ARQUITETURA: LEGISLAÇÃO E NORMAS
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANA BRODT BERSANO 26 anos e 1 m¿s Link
ROSANA BEATRIZ PICORAL SOLANO 35 anos e 5 meses Link
ATELIÊ DE DESENHO URBANO EM ÁREAS EDIFICADAS
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CIBELE VIEIRA FIGUEIRA 12 anos e 6 meses Link
LUIZ ALBERTO SOHNI AYDOS 23 anos e 5 meses Link
DESENHO TÉCNICO III
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO BATTASTINI 27 anos e 6 meses Link
RODRIGO TROYANO PRATES 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
5

Disciplina em implantação

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO GIUGLIANI 3 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL GOULARTE ORTIZ 11 anos e 6 meses Link
LABORATÓRIO DE EDIFICAÇÕES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ABRAHAO BERNARDO ROHDEN 11 anos e 1 m¿s Link
TEORIA E HISTÓRIA: MODERNO À CONTEMPORANEIDADE
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAQUEL RODRIGUES LIMA 26 anos e 1 m¿s Link
ATELIÊ INTEGRADO: PROJETO DE EDIFICAÇÃO I
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO MARTEL 26 anos e 1 m¿s Link
PAULO RICARDO BREGATTO 25 anos e 6 meses Link
RENATO MARQUES FERNANDES 27 anos e 1 m¿s Link
ATELIÊ INTEGRADO: URBANIZAÇÃO DE VAZIOS I
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CIBELE VIEIRA FIGUEIRA 12 anos e 6 meses Link
MARIA ALICE MEDEIROS DIAS 27 anos e 6 meses Link
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE TECNOLOGIAS DA INF. E COMUNICAÇÃO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE HUGO DA SILVEIRA 6 anos e 6 meses Link
AQUILES ROSSONI 5 anos e 6 meses Link
TEORIA E HISTÓRIA: AMÉRICA LATINA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MATURINO SALVADOR SANTOS DA LUZ 13 anos e 6 meses Link
RAQUEL RODRIGUES LIMA 26 anos e 1 m¿s Link
TÉCNICAS GRÁFICAS PARA PROJETO
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS MARQUES DA SILVEIRA 6 anos e 6 meses Link
RODRIGO TROYANO PRATES 6 meses Link
ATELIÊ INTEGRADO: DESENHO AMBIENTAL
60
7

Disciplina em implantação

ATELIÊ INTEGRADO: PROJETO DE EDIFICAÇÃO II
60
7

Disciplina em implantação

ATELIÊ INTEGRADO: URBANIZAÇÃO DE VAZIOS II
60
7

Disciplina em implantação

CONSTRUÇÃO: ADMINISTRAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS
60
7

Disciplina em implantação

TEORIA E HISTÓRIA: BRASIL E RS / SAÍDA DE CAMPO I
60
7

Disciplina em implantação

ATELIÊ DE HABITAÇÃO SOCIAL
90
8

Disciplina em implantação

ATELIÊ DE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
90
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAMILA FUJITA 11 anos e 6 meses Link
MARCIO ROSA D AVILA 16 anos e 6 meses Link
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
120
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CAMILA FUJITA 11 anos e 6 meses Link
GESTÃO DE PROJ. E EMPREENDIMENTOS NA ARQUITETURA E URBANISMO
30
8

Disciplina em implantação

PATRIMÔNIO E RESTAURAÇÃO / SAÍDA DE CAMPO II
60
8

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
ATELIÊ DE ARQUITETURA DE INTERIORES, DESIGN E PAISAGISMO
90
9

Disciplina em implantação

ATELIÊ DE REARQUITETURA E RESTAURO
90
9

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO
30
9
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTIANA BRODT BERSANO 26 anos e 1 m¿s Link
PENSAMENTO CRÍTICO NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
30
9

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I: PESQUISA E PARTIDO
60
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II: PROJETO FINAL
60
10

Disciplina em implantação

Curso de Ciência da Computação

1. Dados do Curso
Curso: Ciência da Computação Currículo Vigente: 98AJ
CARGA HORÁRIA 3210
CRÉDITOS 206
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã / Noite*
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 003 Data 28/04/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28 de dezembro de 2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 5 D.O.U 17 de novembro de 2016
2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso em Ciência da Computação define o conjunto de competências e habilidades que se pretende que os alunos desenvolvam ao longo do curso. O perfil definido neste documento é baseado nas novas diretrizes curriculares nacionais (Barone, 2012), novas recomendações da ACM-IEEE para currículos em Ciência da Computação (Sahami and Roach, 2013) e em discussões conduzidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Ciência da Computação da Escola Politécnica.

Além de habilitado para atuação em um mercado crescente de indústrias de hardware e software que requerem conhecimento especializado nas subáreas da Computação contempladas pelo curso, o egresso terá aprofundada compreensão de conceitos necessários para o tratamento de realidades complexas e concepção de sistemas modernos. Como exemplos, podemos mencionar sistemas de processamento e análise de dados, altamente distribuídos, de alto desempenho, pervasivos, gráficos, embarcados, críticos, entre outros, já em surgimento e com tendência de aumento em sua demanda.

Competências

O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve apresentar um perfil que inclua as seguintes competências:

  • Formação Sólida em Ciência da Computação;
  • Domínio dos Fundamentos Teóricos da Computação e de sua Influência na Prática Profissional;
  • Análise e Resolução de Problemas através do Pensamento Computacional;
  • Familiaridade com Projetos de Média e Larga Escala
  • Capacidade de Abordar Conhecimentos de outros Domínios além da Ciência da Computação
  • Consciência da Importância da Criatividade e Inovação na Formação e Atividade Profissional
  • Aplicação do Método Científico e Uso de Técnicas de Pesquisa e Fluência na Comunicação Científica (Escrita)
  • Consciência sobre a Importância da Educação Continuada
  • Comprometimento com a Responsabilidade Social e Profissional.

Uma discussão mais detalhada sobre o significado dessas competências é apresentada logo abaixo. Ao final de cada item, entre parênteses, são relacionadas as principais competências e habilidades apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de Graduação em Computação homologadas pela Resolução No 5 de 16/11/2016 do Ministério da Educação e Cultura tratadas em cada item.

Formação sólida em Ciência da Computação

Por Ciência da Computação entendemos uma série de conhecimentos que podem ser organizados em diversas grandes áreas, a saber: Lógica e Estruturas Discretas, Fundamentos de Desenvolvimento de Programas e Engenharia de Software, Linguagens Formais e Teoria dos Autômatos, Computabilidade e Complexidade Computacional, Algoritmos e Estruturas de Dados, Linguagens de Programação, Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Operacionais, Projeto de Interfaces com o Usuário, Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Bancos de Dados e Recuperação da Informação, Inteligência Artificial, Ciência Computacional, Computação Concorrente, Paralela e Distribuída, Redes de Comunicação e Segurança da Informação além de Interpretadores e Compiladores (artigo 4o, parágrafo 1o, incisos I e III; artigo 5o, inciso III e parágrafo 1o).

Domínio dos Fundamentos Teóricos da Computação e de sua Influência na Prática Profissional

O egresso deve desenvolver ao longo do curso a capacidade de apreciar a importância tanto de práticas corretas para o desenvolvimento de sistemas computacionais quanto da compreensão das limitações teóricas da computação e a capacidade analítica que as questões teóricas da computação ajudam a desenvolver. Estes fundamentos teóricos incluem a descrição de modelos matemáticos de sistemas concorrentes, paralelos e distribuídos; a utilização da linguagem da matemática discreta para a descrição de componentes de software, suas interfaces e conexões; o uso da linguagem e do cálculo da lógica formal para a especificação da funcionalidade de algoritmos, além do uso de modelos computacionais que permitem estudar quais problemas podem, em princípio, ser resolvidos de forma algorítmica. Essas competências são exploradas nos eixos formativos Eixo 1 (Fundamentos teóricos) e Eixo 6 (Computação Distribuída e em Rede) (artigo 4o, parágrafo 1o, inciso IV; artigo 5o, incisos II, IV e parágrafo 1o).

Análise e Resolução de Problemas através do Pensamento Computacional

A capacidade de pensar criticamente está na essência da educação universitária e envolve uma grande variedade de habilidades cognitivas como identificar, avaliar e analisar argumentos válidos e alegações (supostamente) verdadeiras (Bassham et al., 2011). Em outras palavras é a competência em raciocinar de acordo com padrões intelectuais bem definidos como por exemplo, clareza, precisão, exatidão, relevância, imparcialidade, coerência e correção lógica. Esta é uma competência para raciocinar com palavras (Hurley, 2012, Corbett and Connors, 1998).

Pensar como um cientista da computação significa muito mais do que programar um computador. É necessário pensar em diversos níveis de abstração. O pensamento computacional envolve a solução de problemas, o projeto de sistemas além da compreensão do comportamento humano aproveitando os conceitos fundamentais da Ciência da Computação. De acordo com Jeannette Wing (Wing, 2006), o pensamento computacional capitaliza sobre a força e os limites dos processos associados a computação em geral. É pensar recursivamente. É julgar um programa não apenas por sua correção e eficiência, mas também por sua estética. É também avaliar um projeto de um sistema por simplicidade e elegância. Pensar computacionalmente é utilizar a abstração e a decomposição de forma sistemática no ataque de tarefas complexas ou no projeto de sistemas extensos e complexos. É escolher uma representação apropriada para um problema ou modelar os aspectos relevantes de um problema para torná-lo tratável. É pensar em termos de prevenção, proteção e recuperação dos piores casos possíveis através de redundância, correção de erros e contenção de danos. Pensamento computacional é aprender a usar heurísticas para descobrir uma solução. É planejar, aprender e agendar na presença de incerteza. Os eixos formativos Eixo 2 (Algoritmos e Programação) e Eixo 4 (Especificação e Construção de Sistemas) exploram estas competências desde o conceito de pensamento computacional à capacidade de construção de sistemas complexos (artigo 4o, inciso VII e parágrafo 1o, inciso V; artigo 5o, incisos I, VIII e parágrafo 1o).

Familiaridade com Projetos de Média e Larga Escala

O domínio de técnicas fundamentais de solução de problemas muitas vezes parte de enunciados simplificados como estudos de caso. Enquanto este tipo de abordagem se justifica do ponto de vista didático, ela não pode ser considerada suficiente para sozinha formar um profissional em Ciência da Computação. Desta forma, o egresso deve ter a capacidade de aplicar seu conhecimento técnico e capacidade de solução de problemas em projetos de maior porte que podem implicar tanto no aumento da complexidade das soluções algorítmicas ou tecnológicas como na gestão de trabalho em equipe. Neste sentido, deve apresentar conhecimento tanto teórico e tecnológico como capacidade de liderança que lhe permita conduzir equipes na busca das melhores soluções. Em seu perfil o estratégico deve se sobrepor ao operacional, sendo capaz de descrever e justificar objetivamente o projeto, suas etapas, as principais decisões e suas consequências (artigo 4o, parágrafo 1o, inciso VI; artigo 5o, incisos XI, XII).

Capacidade de abordar conhecimentos de outros domínios além da Ciência da Computação

Computadores e suas aplicações estão presentes em larga escala nos mais variados aspectos do mundo atual. Esta realidade oferece um amplo espectro de oportunidades, muitas das quais estreitamente relacionadas a outros domínios do conhecimento. Frequentemente, soluções computacionais exigirão do profissional da Computação a capacidade de interagir com diferentes áreas, buscando compreender a melhor forma de empregar suas habilidades e competências para auxiliar e resolver problemas a partir de uma percepção e atuação transdisciplinar. Neste cenário, é importante que o egresso tenha consciência da necessidade de estar apto a comunicar-se com especialistas de outras áreas e a aprender conceitos de diferentes domínios do conhecimento durante sua vida profissional. Esta transdisciplinaridade ocorre naturalmente nas disciplinas integradoras de curso (Pesquisa, Engenharia de Software e Trabalho de
Conclusão de Curso), bem como outras disciplinas de projetos e solução de problemas, onde o aluno é confrontado com problemas reais das mais diversas áreas (artigo 4o, inciso V e parágrafo 1o incisos II e VI).

Consciência da Importância da Criatividade e Inovação na Formação e Atividade Profissional

Inovação é uma das formas de movimentar a economia. Os negócios mais bem-sucedidos nos próximos anos serão resultado do balanceamento entre domínio analítico e originalidade intuitiva, combinados em uma interação dinâmica chamada de design thinking (Martin, 2009). De forma simplista, trata-se de converter ciência em tecnologia e tecnologia em negócio. É a capacidade de perceber oportunidades de aplicar o conhecimento, não apenas na solução de problemas ou demandas, mas mesmo de gerar demandas onde ninguém percebe uma necessidade em particular (Mota, 2009). Na área da Computação, a possibilidade de converter ideias em negócios sem a necessidade de grandes investimentos ou intermediários já é motivação para arriscar empreender. Inovação, por outro lado, é também motivação para estimular o viés científico e o pensamento computacional, ainda que com um olhar criativo, que permite perceber formas diferentes de aplicar o conhecimento ou de analisar um problema. A criatividade é antes de tudo um pensamento divergente e, desta forma, justifica-se como um dos principais pilares para a inovação (Henessy, 2008) (artigo 4o, incisos III, IV e VII; artigo 5o, inciso IV).

Aplicação do Método Científico e Uso de Técnicas de Pesquisa e Fluência na Comunicação Científica (Escrita)

Resumidamente, ciência pode ser compreendida como a observação e organização sistemática de fatos sobre condições e eventos associados a qualquer fenômeno de interesse (natural ou não) com o objetivo e formular leis e princípios sobre estes fatos. Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos e embora a utilização de métodos científicos não seja de uso exclusivo da ciência, sabemos que não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Entendemos pesquisa como o processo sistemático para coleta e análise de informação com o objetivo de aumentarmos nossa compreensão do fenômeno em estudo. Tipos importantes de pesquisa científica incluem básica, aplicada, exploratória, correlacional, explanatória e descritiva.

A fluência na comunicação, por sua vez, envolve a preparação de documentos e apresentações técnico/científicas sobre conteúdos que estejam baseados sobre conceitos matemáticos, lógicos e de computação. Em especial, fluência na escrita de documentos técnico/científicos é fundamental na Ciência da Computação e envolve questões relacionadas a estrutura, formato, mecânica, linguagem, voz, ilustrações e o uso adequado de referências (Zobel, 2005). A proficiência na escrita científica pode ser atingida através de estudo e prática. Em especial, possui dois objetivos claros: informar e persuadir o leitor (Alley, 1996).

A disciplina de Metodologia Científica, já no primeiro semestre, inicia o desenvolvimento destas competências, e é trabalhada em especial nas disciplinas do eixo de formação 7 (Metodologia e Integração) (artigo 5o, incisos VII e X).

Consciência sobre a Importância da Educação Continuada

A educação continuada se dá no processo de formação constante, em seguir sempre aprendendo, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. Considerar a educação continuada como opção implica em acreditar em projetos mais amplos que, incorporam sem ser objeto de estudo, o homem dentro de si mesmo, capaz de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e competências. A educação continuada no contexto da Computação torna possível atender as exigências de atualização em um ambiente no qual o ritmo dos avanços tecnológicos é intenso. É preciso constância na aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades; envolvimento em atividades de desenvolvimento profissional tais como certificações, gestão da formação e obtenção de conhecimento de domínio específico. A educação à distância é um segmento da educação continuada que se oferece como opção importante para manter a atualidade da formação profissional através da gestão de sua própria aprendizagem.

Ao logo do curso os alunos são colocados em contato com diversas atividades pedagógicas e eventos acadêmicos com temas relevantes em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias (palestras, workshops, minicursos) que nem sempre são tratados no curso e evidenciam a necessidade de aprendizagem contínua no mundo atual (artigo 4°, inciso VI; artigo 5°, incisos VI e IX).

Comprometimento com a Responsabilidade Social e Profissional

O homem deve ser ético, ou seja, deve ter consciência dos valores morais de conduta na sociedade e da sua profissão, devendo agir de acordo com tais valores. No caso profissional, a ética é um conjunto de regras expressas em um Código de Conduta, elaborado pelos conselhos de classe. No caso da inexistência de tal código ou conselho, espera-se que o egresso seja capaz de agir conforme os valores morais da sociedade em que está inserido (artigo 4o, incisos I e II).

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular

Em consonância com as novas diretrizes curriculares da SBC, os currículos de Ciência da Computação não possuem disciplinas de estágio/prática profissional.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CÁLCULO I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos e 5 meses Link
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 12 anos e 6 meses Link
KARINA BENATO 13 anos e 5 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 13 anos e 5 meses Link
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA PAULA ZAMIN SCHERER 6 meses Link
ANA PAULA TERRA BACELO 27 anos e 6 meses Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 2 anos e 1 m¿s Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 1 ano e 1 m¿s Link
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA 38 anos e 6 meses Link
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 1 ano e 1 m¿s Link
MATEMÁTICA DISCRETA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KARINA BENATO 13 anos e 5 meses Link
METODOLOGIA CIENTÍFICA
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos e 6 meses Link
ÉTICA E CIDADANIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 1 m¿s Link
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
ALINE DE CAMPOS 1 ano e 1 m¿s Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 2 anos e 1 m¿s Link
DANIELA OLIVEIRA FERREIRA DO AMARAL 6 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos e 6 meses Link
ISABEL HARB MANSSOUR 25 anos e 6 meses Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 5 anos e 1 m¿s Link
LUAN FONSECA GARCIA 1 ano e 1 m¿s Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos e 6 meses Link
OTAVIO PARRAGA 1 ano e 1 m¿s Link
ROLAND TEODOROWITSCH 11 anos e 6 meses Link
BANCO DE DADOS I
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADRIANA PAULA ZAMIN SCHERER 6 meses Link
ALINE DE CAMPOS 1 ano e 1 m¿s Link
AZRIEL MAJDENBAUM 10 anos e 1 m¿s Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 6 meses Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 32 anos e 1 m¿s Link
LUCAS RAFAEL COSTELLA PESSUTTO 6 meses Link
CÁLCULO II
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CINTIA RODRIGUES DE ARAUJO PEIXOTO 10 anos e 11 meses Link
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
IVAN RICARDO TOSMANN 25 anos e 6 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
2

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DIGITAIS
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO MISSIO MARCON 29 anos e 1 m¿s Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos e 6 meses Link
FERNANDO GEHM MORAES 28 anos e 6 meses Link
IACANA IANISKI WEBER 1 ano e 6 meses Link
MARLON LEANDRO MORAES 11 anos e 6 meses Link
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
LUAN FONSECA GARCIA 1 ano e 1 m¿s Link
LUCAS RAFAEL COSTELLA PESSUTTO 6 meses Link
MICHAEL DA COSTA MORA 28 anos e 6 meses Link
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREA APARECIDA KONZEN 2 anos e 1 m¿s Link
BERNARDO COPSTEIN 34 anos e 6 meses Link
DANIEL ANTONIO CALLEGARI 22 anos e 1 m¿s Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 6 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos e 6 meses Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 30 anos e 1 m¿s Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos e 6 meses Link
SERGIO JOHANN FILHO 11 anos e 1 m¿s Link
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos e 6 meses Link
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 1 ano e 1 m¿s Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 5 anos e 1 m¿s Link
MARCELO COHEN 28 anos e 6 meses Link
BANCO DE DADOS II
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE DE CAMPOS 1 ano e 1 m¿s Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 6 meses Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 32 anos e 1 m¿s Link
EDUARDO HENRIQUE PEREIRA DE ARRUDA 30 anos Link
LINGUAGENS, AUTÔMATOS E COMPUTAÇÃO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREA APARECIDA KONZEN 2 anos e 1 m¿s Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE PROCESSADORES
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO MISSIO MARCON 29 anos e 1 m¿s Link
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 1 m¿s Link
FILIPE JAEGER ZABALA 13 anos e 5 meses Link
ROSSANA FRAGA BENITES 42 anos e 6 meses Link
SERGIO KAKUTA KATO 16 anos e 1 m¿s Link
PROGRAMAÇÃO DE BAIXO NÍVEL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDERSON ROYES TERROSO 24 anos e 6 meses Link
MARCELO COHEN 28 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM PESQUISA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos e 6 meses Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos e 6 meses Link
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIO SARROGLIA PINHO 34 anos e 1 m¿s Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos e 6 meses Link
Engenharia de Software I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA PAULA TERRA BACELO 27 anos e 6 meses Link
DILNEI VENTURINI 29 anos e 6 meses Link
FUNDAMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
BERNARDO COPSTEIN 34 anos e 6 meses Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 30 anos e 1 m¿s Link
FUNDAMENTOS DE PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 11 meses Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos e 6 meses Link
MARCELO VEIGA NEVES 10 anos e 6 meses Link
INFRAESTRUTURA PARA GESTÃO DE DADOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE DE CAMPOS 1 ano e 1 m¿s Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 6 meses Link
EDUARDO HENRIQUE PEREIRA DE ARRUDA 30 anos Link
PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDA RODRIGUES MONTEIRO 1 ano e 1 m¿s Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
MARCO AURELIO SOUZA MANGAN 25 anos e 6 meses Link
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos e 5 meses Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 33 anos e 10 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 13 anos e 5 meses Link
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
MIGUEL GOMES XAVIER 6 anos e 6 meses Link
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MILENE SELBACH SILVEIRA 30 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL MATONE CHANIN 13 anos e 1 m¿s Link
SILVIA MARIA WANDERLEY MORAES 27 anos e 1 m¿s Link
MÉTODOS NUMÉRICOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 6 anos e 6 meses Link
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 28 anos e 1 m¿s Link
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCELO COHEN 28 anos e 6 meses Link
PROJETO E OTIMIZAÇÃO DE ALGORITMOS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 28 anos e 1 m¿s Link
MICHAEL DA COSTA MORA 28 anos e 6 meses Link
SISTEMAS OPERACIONAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIANO PASSUELO HESSEL 31 anos e 6 meses Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos e 6 meses Link
SERGIO JOHANN FILHO 11 anos e 1 m¿s Link
TEORIA DA COMPUTABILIDADE E COMPLEXIDADE
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO BATISTA SOUZA DE OLIVEIRA 28 anos e 1 m¿s Link
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CRISTINA MOREIRA NUNES 23 anos e 6 meses Link
MARCELO VEIGA NEVES 10 anos e 6 meses Link
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCAS RAFAEL COSTELLA PESSUTTO 6 meses Link
SILVIA MARIA WANDERLEY MORAES 27 anos e 1 m¿s Link
LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CRISTINA BENSO DA SILVA 29 anos e 1 m¿s Link
CRISTINA MOREIRA NUNES 23 anos e 6 meses Link
MARCELO VEIGA NEVES 10 anos e 6 meses Link
SERGIO JOHANN FILHO 11 anos e 1 m¿s Link
LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MIGUEL GOMES XAVIER 6 anos e 6 meses Link
MÉTODOS FORMAIS PARA COMPUTAÇÃO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
PRÁTICA EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AZRIEL MAJDENBAUM 10 anos e 1 m¿s Link
APRENDIZADO DE MÁQUINA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OTAVIO PARRAGA 1 ano e 1 m¿s Link
CONSTRUÇÃO DE COMPILADORES
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
REDES DE COMPUTADORES AVANÇADAS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos e 6 meses Link
SIMULAÇÃO E MÉTODOS ANALÍTICOS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AFONSO HENRIQUE CORREA DE SALES 12 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO I
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
ANDREA APARECIDA KONZEN 2 anos e 1 m¿s Link
AVELINO FRANCISCO ZORZO 33 anos e 5 meses Link
BERNARDO COPSTEIN 34 anos e 6 meses Link
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos e 6 meses Link
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ 32 anos e 1 m¿s Link
FABIANO PASSUELO HESSEL 31 anos e 6 meses Link
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos e 6 meses Link
ISABEL HARB MANSSOUR 25 anos e 6 meses Link
JULIO HENRIQUE ARAUJO PEREIRA MACHADO 23 anos e 6 meses Link
MARCELO HIDEKI YAMAGUTI 30 anos e 1 m¿s Link
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos e 6 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

COMPUTAÇÃO PARALELA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 11 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 8 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 5 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 6 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 1 m¿s Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 6 meses Link
SEGURANÇA DE SISTEMAS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AVELINO FRANCISCO ZORZO 33 anos e 5 meses Link
EDSON IFARRAGUIRRE MORENO 14 anos e 6 meses Link
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDO LUIS DOTTI 26 anos e 6 meses Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO II
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE AGUSTINI 34 anos e 6 meses Link
ALINE DE CAMPOS 1 ano e 1 m¿s Link
AVELINO FRANCISCO ZORZO 33 anos e 5 meses Link
AZRIEL MAJDENBAUM 10 anos e 1 m¿s Link
CESAR AUGUSTO FONTICIELHA DE ROSE 25 anos e 11 meses Link
DALVAN JAIR GRIEBLER 3 anos e 6 meses Link
DENISE BANDEIRA DA SILVA 1 ano e 6 meses Link
DILNEI VENTURINI 29 anos e 6 meses Link
FABIANO PASSUELO HESSEL 31 anos e 6 meses Link
FELIPE RECH MENEGUZZI 12 anos e 6 meses Link
LEONARDO RODRIGUEZ HEREDIA 5 anos e 1 m¿s Link
LUAN FONSECA GARCIA 1 ano e 1 m¿s Link
LUCAS SILVEIRA KUPSSINSKU 3 anos e 1 m¿s Link
MARCIO SARROGLIA PINHO 34 anos e 1 m¿s Link
MILENE SELBACH SILVEIRA 30 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL SCOPEL SILVA 2 anos e 1 m¿s Link
SORAIA RAUPP MUSSE 19 anos e 6 meses Link
TIAGO COELHO FERRETO 20 anos e 6 meses Link

Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

1. Dados do Curso
Curso: Ciência de Dados e Inteligência Artificial Currículo Vigente: 98AH
CARGA HORÁRIA 3060
CRÉDITOS 196
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã (níveis 1 a 3) /
Noite (níveis 4 a 8)
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução N° 121/2023 Data 10/10/2023
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) D.O.U
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 5 D.O.U 17 de novembro de 2016
2. Perfil do Egresso

O curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial visa à formação de profissionais que possuam as seguintes habilidades e competências:
1. Possuir sólida formação em Computação, Matemática e Estatística;
2. Utilizar efetivamente métodos analíticos apropriados e técnicas estatísticas em dados disponíveis para obter descobertas e percepções sobre problemas de pesquisa ou processos organizacionais, a fim de suportar o processo de tomada de decisões;
3. Utilizar os princípios de engenharia, computação e tecnologia de informação e comunicação para pesquisar, projetar, implementar novas aplicação de análise de dados, desenvolver experimentos, processos, ferramentas, sistema e infraestrutura para suportar a manipulação de dados durante todo o ciclo de vida dos dados;
4. Definir e implementar estratégias de gerenciamento de dados para a coleta, armazenamento, preservação e disponibilização destes para futuro processamento;
5. Criar novos entendimentos e capacidades utilizando o método científico ou métodos de engenharia correlatos para descobrir novas abordagens para gerar novos conhecimentos e atingir objetivos organizacionais ou de pesquisa;
6. Gerenciar projetos interdisciplinares que estejam centrados nas diversas etapas do ciclo de vida dos dados;
7. Exercer múltiplas atividades relacionadas a ciência de dados, incluindo gestão e administração, engenharia, gestão de sistemas de armazenamento de dados, gestão dos dados e operação de sistemas relacionados;
8. Utilizar conhecimento do domínio, tanto científico como de negócios, para desenvolver aplicações de análise de dados relevantes, adotar métodos genéricos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial para dados específicos de determinados domínios, modelos de processos e dados e papéis organizacionais;
9. Identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras;
10. Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e económicas;
11. Ser capaz de gerenciar seu desenvolvimento individual e em equipe.

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e os valores institucionais, espera-se que os egressos do curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial também tenham:
1. Conhecimento das questões profissionais, políticas e humanísticas;
2. Compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecip