Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Clique aqui e acesse a Relação dos Resumos Aprovados XVI SEICOM

Importante:

Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados: 07 a 21/10/2024.

Liberação de Inscrições para interessados/as [sem Resumo Aceito] e Público em Geral a partir de: 22/10/2024.

Em caso de dúvida em relação aos resumos expandidos e dúvidas de categorias, solicitamos que entre em contato com a Comissão Organizadora – e-mail: [email protected].

Em caso de dúvida em relação à inscrição e ao pagamento de boleto ou cartão de crédito, solicitamos que entre em contato com o Educon – e-mail: [email protected] ou telefone: (51) 3320-3727.

Para realizar a sua inscrição, você deve acessar o link: Clique aqui  – Lembrando que, esse link é exclusivo para quem tem resumo expandido aprovado. 

Clique aqui e acesse Tutorial de Inscrição XVI SEICOM

O Seminário Internacional da Comunicação, em sua décima sexta edição, celebra os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS. Também será um momento de comemoração dos 80 anos de Michel Maffesoli e do lançamento do Dicionário em sua homenagem.

Em 2024, quando se comemora os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e a 16ª Edição do Seminário Internacional, o evento contará com a participação de Michel Maffesoli e da Pesquisadora Sandra Massoni.

Será, portanto um evento, que para além das palestras e dos Grupos de Trabalho, homenageará os ex-coordenadores/as do Programa.

A proposição do Seminário, em formato online e presencial tem como principais objetivos:

a) possibilitar o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, interessados no imaginário comunicacional globalizado e na complexidade das relações;

b) oportunizar o debate aberto e plural sobre a comunicação, a partir de um quadro amplo e variado de perspectivas, considerando os seus impactos, principalmente sociais e culturais;

c) estimular, com os grupos de trabalho, a interlocução com pesquisadores locais, nacionais e internacionais.

Por tratar-se de um evento comemorativo, também é objetivo:

d) Comemorar, com a comunidade acadêmica, os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pesquisadores, Professores, estudantes de Pós-Graduação e interessados no tema do evento.

A abertura do evento ocorrerá no dia 26 de novembro no Auditório Térreo do Prédio 9. 

As apresentações de trabalhos científicos serão nos dias 27 e 28 de novembro via plataforma Zoom On-line.

Importante:

26/11 – Evento presencial: as vagas presenciais nesse dia são limitadas à capacidade de espaço físico.

Coordenadora:

  • Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Comissão Organizadora:

  • Juremir Machado da Silva
  • André Pase
  • Roberto Tiezmann
  • Larissa Fraga

Comissão Científica:

  • Larissa Fraga
  • André Pase
  • Roberto Tiezmann
Dia 26/11 – Auditório Térreo – Prédio 9
Horário Atividade
9h – 9h30 Abertura com a presença de convidados.
9h30 – 10h30 Palestra de Michel Maffesoli.

  • Tradução simultânea.
  • Transmissão ao vivo.
10h30 – 12h Comentários sobre a palestra – Mesa com:

  • André Lemos
  • Muniz Sodré
  • Philipe Joron
  • Juremir Machado da Silva
  • Moisés Lemos Martins

E abertura a perguntas.

12h – 14h30 Intervalo.
14h30 – 15h Apresentação do Maffeso – Filme.

Lançamento do Dicionário em Homenagem aos 80 Anos de Michel Maffesoli.

15h – 17h Mesa sobre as contribuições do Homenageado para a Comunicação com convidados.
17h – 18h Entregas dos Prêmios Teses e Dissertações e Troféus aos ex- coordenadores do Programa.
18h – 19h15 Intervalo.
19h15 – 21h Palestra de Sandra Massoni com participação da Profª Drª Margarida Maria Krohling Kunsch.

Mediação: Profª Drª Rosângela Florczak e Profª Drª Cleusa Maria Andrade Scroferneker.

21h – 21h30 Abertura para perguntas.
21h30 Encerramento.

 

Dia 27/11 – GT’S Zoom On-line
Horário Atividade
9h – 12h Apresentação de trabalhos nos GT’s.
14h – 17h30 Apresentação de trabalhos nos GT’s.

 

Dia 27/11 – Painel – Comunicações e Emergências Climáticas: Desafios e Transformações.
Horário: 19h15 – 21h Local: Prédio 7 – Famecos – Sala 318

Comissão Organizadora: Janis Linda, Lara Ely, Rafaela Redin, Silvia Marcuzzo, Tiara Vaz, Cláudia Campos, Ana Carolina Oliveira Pinheiro, Filipe Speck, Julia Machado.

Descrição: O painel discutirá como a comunicação pode e deve abordar as questões relacionadas à emergência climática, a importância da pauta climática em todas as editorias, a formação de comunicadores conscientes das questões ambientais, o racismo ambiental e a preparação de comunidades para enfrentar catástrofes. Com a participação de especialistas de diferentes áreas, este debate visa explorar como a comunicação pode ser um agente de mudança, promovendo uma conscientização mais profunda e ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Painealistas:

  • A comunicação e a cultura do cuidado na gestão de riscos e crises. Rosângela Florczak de Oliveira. Doutora em Comunicação e Decana da PUCRS.
  • A formação de comunicadores na área socioambiental. Roberto Villar – jornalista, professor da UniRitter, especializado em Jornalismo Ambiental.
    • A comunicação pública e organizacional nos desastres. Diego Wander – relações públicas, professor e pesquisador da Fabico/UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa Risco, Crise e Comunicação (RCCOm).
    • O racismo ambiental e a crise climática. Dakir Larara Machado da Silva, Doutor em Geografia UFRGS, professor adjunto da UFRGS.
    • A liderança feminina nas emergências climáticas. Márcia Soares, fundadora e diretora-executiva da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

 

 

DIA 28/11 – GT’S Zoom On-line
Horário Atividade
9h – 12h Apresentação de trabalhos nos GT’s.
14h – 17h30 Apresentação de trabalhos nos GT’s.
18h Encerramento do evento.

Minicursos e/ou Oficinas: Serão oferecidos 12 grupos de trabalho na modalidade on-line.

Carga horária (total do evento/atividade): 24 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Importante: É fundamental, no momento da inscrição, que o(a) participante que possui trabalhos aprovados insira os dados de trabalho (título, autor e coautores, se houver). Caso contrário, não será possível emitir o certificado de “trabalho apresentado”. 

Datas Importantes Data
Publicação do Edital de Trabalhos 02/09
Prazo Final para Envio de Trabalhos 04/10
Divulgação dos Trabalhos Aprovados 07/10
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados (A Comissão enviará o link de inscrições para os participantes com trabalhos aprovados se inscreverem no evento) 07/10 a 21/10 (1º LOTE)
Liberação de Inscrições Público em Geral 1º LOTE – 22/10 a 11/11

2° LOTE – 12/11 a 25/11

Importante: Informações e orientações para o envio do resumo estão no Edital.

Clique aqui e acesse o Edital XVI SEICOM

Clique aqui e acesse os Grupos de Pesquisa XVI SEICOM

Clique aqui e acesse o Template e Orientações XVI SEICOM

Importante:

Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados: 07 a 21/10/2024.

Liberação de Inscrições para interessados/as [sem Resumo Aceito] e Público em Geral a partir de: 22/10/2024.

Modalidade Início 1º Lote – até 11/11 Início 2º Lote – Após 11/11
Estudantes PUCRS de Graduação R$30,00 R$40,00
Estudantes PUCRS de Pós-Graduação R$50,00 R$60,00
Estudantes do PPGCOM R$50,00 R$60,00
Alumni PUCRS R$60,00 R$80,00
Professores PUCRS R$70,00 R$90,00
Estudantes de Graduação de Outras Instituições R$40,00 R$70,00
Estudantes de Pós-Graduação de Outras Instituições R$90,00 R$120,00
Professores/Pesquisadores/Profissionais R$120,00 R$150,00
Público em Geral R$120,00 R$150,00

Importante: vagas limitadas.

liberação de inscrições para interessados/as [sem resumos aceitos] e público em geral dia 22/10/2024.

Para aqueles que se inscrevem no XVI Seminário Internacional da Comunicação, o Hotel Ibis oferece preços reduzidos devido a um acordo com a Comissão Organizadora do Evento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Para a reserva sob preços reduzidos (informados em moeda brasileira) e detalhes (garantia de não comparecimento, estacionamento, imposto de turismo, internet, café da manhã, outras opções de quarto), consulte diretamente o staff do hotel, mencionando o XVI Seminário Internacional da Comunicação.

CLIQUE AQUI E BAIXE O CARD DE DESCONTO IBIS HOTELS MOINHOS DE VENTOS

ENDEREÇO

Rua Marquês do Herval, 540 – Moinhos de Vento – Porto Alegre.

RESERVAS

Fone: +55 (51) 2112 – 2772

E-mail: [email protected]

Ficheiro:Ibis Logo 2011.png

  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos.

  • Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq.

Clique aqui e acesse as Perguntas Frequentes

Caso não localize sua dúvida, envie uma mensagem preenchendo os campos abaixo.

Mídias Sociais

Compartilhar