Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Em 2024-2025 celebramos o Bicentenário da Presença Alemã no Brasil. Com “Xingu –Encontros Multiculturais: Passado e Presente” vamos recordar as primeiras Expedições científicas realizadas no Brasil Central, lideradas pelo médico e etnólogo alemão Karl von Steinen, que esteve na região da Terra Indígena do Xingu em duas expedições no século XIX. A primeira delas foi em 1884 e recebeu financiamento do Imperador D. Pedro II, interessado em obter evidências da fauna, flora, geografia e populações do Brasil central. As evidências dessas expedições estão em dois livros publicados por von den Steine e nos artefatos recolhidos pelo médico alemão e hoje em exposição no Humboldt Fórum, o mais novo Museu localizado no centro de Berlim. Trata-se de um encontro único, que irá tratar do passado, presente e também do futuro de uma região brasileira, que ganha ainda mais importância dada a crise climática contemporânea.

No âmbito das celebrações do Bicentenários da Presença Alemã no Brasil, celebrar os 140 da primeira expedição científica ao Xingu liderada pelo médico e etnólogo alemão Karl von den Steinen, exibir imagens do acervo coletado por Steinen e que estão em exibição no Museu Humbolt Forum de Berlim e apresentar e discutir a realidade contemporânea dos povos do Xingu (16 etnias), com exibição de imagens atuais.

Público acadêmico e não-acadêmico, alunos de graduação, pós-graduação e público em geral.

DATA: 06/05/2025, terça-feira

LOCAL: PUCRS – Auditório 202, Prédio 40

  • Prof. Dr. Hermílio Santos (PPGSCP-PUCRS)
  • Profa. Dra. Cornélia Eckert (PPGS-UFRGS)

06/05, terça-feira

Horário Atividade
09h Boas-vindas: Prof. Dr. Hermílio Santos e Profa. Dr. Cornélia Eckert
09h30 As Expedições de Karl von den Steinen ao Xingu no século XIX: Prof. Dr. Hermílio Santos (PPGSCP-PUCRS) Artefatos dos Povos do Xingu recolhidos pelas Expedições de Karl von den Steinen: Dra. Andrea Scholz (Antropóloga – Museu Etnológico de Berlim)
12h às 14h Intervalo de Almoço
14h Mamaé – Povos do Xingu: Renato Soares (Fotógrafo)
16h30 Conflitos e Resistências no Xingu : Dra. Anna de Francesco (Antropóloga – Unicamp)

Carga horária (total do evento/atividade): 07 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Evento gratuito.

 

  • Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PUCRS)
  • Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFRGS)

PATROCÍNIO

  • PPGSCP
  • CDEA
  • PPGA-UFRGS

APOIO

Acesse aqui a relação de “perguntas frequentes”.

Caso não localize sua dúvida, envie uma mensagem preenchendo os campos abaixo.

Mídias Sociais

Compartilhar