Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

No mês de abril de 2023 foi aprovada pelo Dicastério do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a tradução da 3ª Edição Típica do Missal Romano para o Brasil. Por ser o mais importante livro litúrgico da Igreja, é oportuno que se faça um evento para refletir sobre a conjugação entre a Lex Orandi (norma da oração) e a Lex Credendi (norma da fé) expressa no Missal Romano que agora terá a sua nova impressão e deverá ser seguido em todas as celebrações eucarísticas da Igreja a partir do Primeiro Domingo do Advento de 2023.

Refletir sobre a intrínseca relação entre a celebração litúrgica (lex orandi) e a fé da Igreja (lex credendi) no contexto da celebração dos 60 anos da Sacrosanctum Concilium, da Carta Apostólica Desiderio Desideravi e a publicação da 3ª Edição típica do Missal Romano para o Brasil.

Professores e estudantes de teologia, bispos, presbíteros e diáconos, fiéis leigos atuantes na Pastoral Litúrgica.

28 a 30 de agosto, Auditório Térreo do Prédio 50, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Coordenador:

Prof. Pe. Carlos Gustavo Haas

Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Tiago de Fraga Gomes

Prof. Me. Luciano Massullo

Pe. Gustavo Alves Batista

Prof. Dr. Pe. Rafael Martins Fernandes

Aurelio García Macías – Wikipédia, a enciclopédia livre

Dom Aurélio García Macías, Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Vaticano), Doutor em Liturgia e Professor no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma).

Prof. Dr. Dom Jerônimo Pereira, OSB, Instituto de Teologia Pastoral Santa Giustina (Pádua, Itália), Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma) e Universidade Católica de Pernambuco (Olinda/Recife), presidente da ASLI (Associação dos Professores de Liturgia do Brasil), membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard.

Prof. Dr. Dom Antônio Catellan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, membro da Comissão Teológica Internacional (Roma), membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé (CNBB).

Dom Frei Aloisio Alberto Dilli, OFM, bispo de Santa Cruz do Sul, RS.  Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, Roma.

Prof. Dr. Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap, Pontifícia Universidade Católica do Rio  Grande do Sul e Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).

Pe. Marlon Ramos Lopes, Mestre e doutorando em Liturgia pelo Instituto de Liturgia Pastoral Santa Giustina, Pádua, Itália. Membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Coordenador da Comissão de Liturgia da Diocese de Osório.

14h Abertura
14h30 1ª Conferência: Percursos e Percalços da Teologia Litúrgica

Conferencista: Prof. Dr. Dom Jerônimo Pereira, OSB

15h30 Plenário
16h Intervalo
16h30 2ª Conferência: O rito em que habitamos: Dimensões Antropológicas do Rito

Conferencista: Prof. Dr. Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap

17h30 Mini-Seminários
18h30 Plenário sobre os mini-seminários
19h Conclusão: Oração

7h30 Celebração eucarística – Igreja Universitária Cristo Mestre
8h30 3ª Conferência: Os Desafios da Formação Litúrgica Hoje

Conferencista: Dom Aurélio García Macías

9h30 Plenário
10h15 Intervalo
10h45 4ª conferência: A Formação Litúrgica no Brasil – Propostas, Caminhos Realizados e Desafios Atuais

Conferencista: Prof. Dr. Dom Jerônimo Pereira, OSB

12h Intervalo – Almoço
13h45 Oração: Hora Média
14h Mini-Seminários
15h Plenário
15h30 Intervalo
16h Vivência Litúrgica

Conferencista: Pe. Marlon Ramos Lopes

17h 5ª Conferência: Liturgia, Celebração do Mistério Pascal e Antídoto Contra o Veneno da Mundanidade Espiritual

Conferencista: Prof. Dr. Dom Antônio Catellan

18h Plenário
18h20 Oração
20h Comunicações (online – via zoom)

8h Oração: Laudes
8h30 6ª Conferência: Missal Romano: Uma Tradição Ininterrupta da Lex Orandi da Igreja

Conferencista: Dom Aurélio García Macías

9h30 Intervalo
10h 7ª Conferência: O Processo de Tradução da 3ª Edição Típica do Missal Romano para o Brasil

Conferencista: Dom Frei Aloisio Alberto Dilli, OFM

11h  Questões referentes a 6ª e 7º Conferência

Painel com todos os conferencistas do Congresso

11h40 Encerramento

Carga horária: 20 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Durante o Congresso serão oferecidos 10 mini-seminários, com 20 vagas cada um, oferecidos em dois momentos diferentes.
Você poderá escolher um mini-seminário por dia.

• A fórmula e a experiência da oração: do texto escrito à ação orante.
  • Espiritualidade Litúrgica: a centralidade da Eucaristia e o silêncio litúrgico.
  • Preces Eucarísticas: estrutura e teologia.
  • A dimensão antropológica, teológica e espiritual da ação litúrgica (“per ritus et preces” – SC 48)
  • Ministérios ordenados e não ordenados a serviço da assembleia celebrante: a ars celebrandi.
  • O Espaço Litúrgico na Instrução Geral do Missal Romano: análise dos formulários das missas de Dedicação de Igrejas e Altares.
  • A Música Litúrgica na Instrução Geral do Missal Romano e as partes cantadas.
  • As Vestes Litúrgicas na Instrução Geral do Missal Romano e do Estudo da CNBB, número 115.
  • Novidades textuais e rituais na 3ª Edição Típica do Missal Romano ( grupo 1)
  • Novidades textuais e rituais na 3ª Edição Típica do Missal Romano (grupo 2)

• A fórmula e a experiência da oração: do texto escrito à ação orante.
  • Preces Eucarísticas: estrutura e teologia.
  • A Música Litúrgica na Instrução Geral do Missal Romano e as partes cantadas.
  • Novidades textuais e rituais na 3ª Edição Típica do Missal Romano ( grupo 1)
  • Novidades textuais e rituais na 3ª Edição Típica do Missal Romano (grupo 2)

EDITAL – Congresso Internacional de Teologia Litúrgica 2023

DATAS IMPORTANTES DATA