Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

O Simpósio Internacional em Senescência é um evento científico organizado pelos programas de pós-graduação PUCRS e apoio da UFRGS, com o objetivo de promover o diálogo científico e debater estratégias de estudo da senescência celular no contexto de diversas doenças.

O evento busca estimular a interação entre estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas que atuam na senescência celular. Serão discutidos temas como as características das células senescentes, o fenótipo secretor associado à senescência (SASP) e o impacto das células senescentes em doenças crônicas. Além disso, o simpósio abordará terapias emergentes na área da senescência, como o uso de senolíticos, que visam modular o SASP ou remover as células senescentes in vivo. Essas terapias têm despertado interesse e estão sendo avaliadas em ensaios clínicos.

O evento contará com a participação do professor Manuel Collado, do Instituto de Investigaciones Sanitarias de Santiago (IDIS), da Espanha. O professor Collado é um dos pesquisadores mais destacados, mundialmente, na área de senescência celular e sua associação com câncer e envelhecimento.

Criar um ambiente estimulante para fomentar o debate e a discussão entre estudantes de graduação, pós-graduação e os pesquisadores convidados sobre os avanços científicos na área de envelhecimento celular e sua associação com doenças.

Objetivos específicos:

• Promover o conhecimento científico e discussão sobre o estado da arte na área de senescência celular e sua associação com doenças crônicas prevalentes na nossa sociedade;

• Fomentar a intensa interação através do diálogo e debates entre participantes e palestrantes buscando estimular uma visão crítica na área de senescência;

• Intensificar ações de intercâmbio acadêmico entre estudantes, demais participantes e palestrantes;

• Fortalecer a interação entre os pesquisadores presentes no evento com a Iberoamerican Senescence Network e a International Cell Senescence Association (ICSA).

O público-alvo será formado por profissionais e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de ciências biológicas, saúde, bioinformática e outras áreas afins. Esse simpósio pretende brindar aos participantes uma noção geral da importância da senescência no contexto da saúde e sua contribuição para o aparecimento de doenças de forma precoce.

27/09/2023, auditório 202 – Pr. 40.

O evento será realizado em língua inglesa sem tradução.

Coordenador(a)

• Prof. Moisés E. Bauer
  • Prof. Guido Lenz
  • Prof. Eduardo Filippi Chiela
  • Dr. Lucas K. Grun

Comissão Científica

• Prof. Moisés E. Bauer
  • Prof. Guido Lenz
  • Prof. Eduardo Filippi Chiela
  • Dr. Lucas K. Grun
Schedule September 27th Speakers Title
8:00 – 9:00 Registration
9:00 – 9:30 Opening Opening
9:30 – 10:30 Opening Conference

Manuel Collado (IDIS, Espanha)

State of the art in senescence
10:30 – 11:00 Coffee break
11:00 – 11:30 Conference Florencia Barbé-Tuana (PUCRS) Obesity as a model of senescence
11:30 – 12:00 Conference Moisés Bauer (PUCRS) Premature immunosenescence
12:00 – 14:00 Lunch
14:00 – 14:50 Conference Guido Lenz (UFRGS) Senescence in the response to cancer therapy – Part 1
14:50 – 15:40 Conference Eduardo Filippi-Chiela (UFRGS) Senescence in the response to cancer therapy – Part 2
15:40 – 16:10 Coffee break
16:10 – 17:10 Students Express presentations Oral presentations
17:10 – 18:10 Closing Conference Manuel Collado (IDIS, Espanha) Cell senescence in development, regeneration, and cancer
18:10 – 19:00 Roundtable Closing Ceremony

Carga horária: 11h

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

EVENTO ISENTO.

INSCREVA-SE AQUI

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Biofísica, Instituto de Biociências, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Ciências Morfológicas, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia.

QuatroG, NSF, Equipal, Ages Bioactive, Biosumos.