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   O V SERPINF – SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA e III SENPINF – SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, INTERSETORIALIDADE E FAMÍLIA – inflexões da Pandemia-COVID 19 na vida, nas políticas públicas e no trabalho se irmana na proposta de promover interlocuções críticas e éticas a fim de potencializar consensos e dissensos robustos e produtivos que tenham como horizonte, principio e fim a defesa da democracia.

   O subtítulo inflexões da Pandemia-COVID 19 na vida, nas políticas públicas e no trabalho tem o propósito de incidir as discussões sobre os impactos da COVID 19 em todas dimensões da vida social identificando movimentos, emergências e resistências expressas e desencadeadas pela pandemia. O termo “inflexão” significa alteração da direção e/ou da localização normal, e um desvio que pode fazer emergir a necessidade de respostas, indagações, possibilidades, desencadeadas por um evento crítico no caso a Pandemia –COVID 19. A capacidade ou potencialidade de resistência expressa a capacidade de superar dificuldades, limites, experiências dramáticas se transformando a fim de enfrentar a não normalidade criada pela Pandemia. Este evento compõem uma agenda de eventos sequenciais que está na sua nona edição e sua importância se incrementa considerando o momento histórico que clama pelo fortalecimento das capacidades coletivas de organização, participação e resistência frente a realidade cada vez mais avassaladora. O reconhecimento da urgência na mobilização de debates que superem territórios e fronteiras se impõe quando o Brasil está nesse momento atingido por uma Pandemia que tem matado centenas de milhares de indivíduos no mundo todo. O número de óbitos cresce vertiginosamente no Brasil o que exige que os profissionais, a academia e a política pública se irmanem no enfrentamento da Pandemia.

   É evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica/RS, programa nota 6 pela CAPES, coordenado pelo NETSI – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade/NETSI/PUCRS, tem parceria com a Escola de Saúde Publica/SES e conta com o apoio da FAPERGS. Em 2020, considerando os riscos de contagio devido a pandemia e seguindo os protocolos e orientações do MS e OMS, todo evento será online.

Promover interlocuções críticas e éticas sobre os impactos da COVID 19 nas dimensões desde a vida no seu cotidiano, nas políticas públicas e no trabalho identificando movimentos, emergências e resistências expressas e fomentadas pela pandemia, a fim de potencializar consensos e dissensos robustos e produtivos que tenham como horizonte, princípio e fim a defesa da democracia.

Docentes, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, trabalhadores, gestores de distintas áreas do conhecimento, da rede de assistência, saúde, educação, habitação, profissionais das residências multiprofissionais e outros participantes do país e do exterior.

O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro 2020, de forma online, na Plataforma Zoom Webinar.

Próximo ao evento, os inscritos receberão os dados de acesso por e-mail.

Coordenadora:

  • Prof.ª Dra. Maria Isabel Barros Bellini

Comissão Organizadora

  • Prof.ª Dra. Jane Cruz prates/Coord. PPGSS/PUCRS
  • Prof.ª Dra. Inês Amaro da Silva -Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo/SBDG
  • Prof.ª Dra. Gissele Carraro-Emescan-EMESCAN-ES
  • Prof.ª Dra. Debora Cristina Bandeira Rodrigues –UFAM
  • Prof. Dr Niki Edwards- Faculty of Health | School of Public Health and Social Work ; Queensland University of Technology-QUT
  • Prof. Dr. Salvatore Patera- INVALSI- Itália
  • Prof.ª Dra. Sandra Regina Martini- UNIRITTER
  • Pós-doc Dra. Fernanda Xavier Arena/PPGSS/PUCRS
  • Me. Teresinha Valduga Cardoso – Escola de Saúde Pública/ESP/SES
  • Me. Fatima de Barros  Plein/ Escola de Saúde Pública/SES
  • Dout. Laurem Janine de Aguiar Pereira
  • Dout. Maíra Giovenardi- Instituto Federal de Frederico Westphalen
  • Dout. Nadianna Marques- Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Me. Karina da Rosa /PUCRS
  • Mest. Fernanda Brenner Morés/PUCRS
  • Mest. Ana Paula Ronsani- PPGSS/PUCRS; CAPS 4
  • Mest. Mirani  Dutra-PUCRS

Comitê  Técnico-Científico:

  • Prof.ª Dra. Cláudia Weyner Cruz- Escola de Saúde Publica/SES
  • Prof.ª Dra. Debora Cristina Bandeira Rodrigues –UFAM
  • Prof.ª Dra. Patricia Kriger Grossi- PUCRS
  • Prof.ª Dra Ana Lucia Suarez Maciel- PPGSS/PUCRS
  • Prof. Dr. Andre Luís da Silva- Medicina/UFCSPA
  • Prof.ª Dra Gleny Terezinha Duro Guimarães- PPGSS/PUCRS
  • Dout. Laurem Janine de Aguiar Pereira
  • Dout. Maíra Giovenardi- Instituto Federal de Frederico Westphalen
  • Prof.ª Dra. Inez Zacarias – UFSC
  • Prof. Dr. Francisco Arseli Kern-PPGSS/PUCRS
  • Assistente Social Dra. Liana de Menezes Bolzan- Hospital de Clinicas de Porto Alegre/HCPA
  • Assistente Social Dra. Luiza Rutkoski Hoff – PPGSS/PUCRS
  • Pós-doc Dra. Fernanda Xavier Arena/PPGSS/PUCRS
  • Dout. Nadianna Marques- Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Graduanda Magda Ferraz- Serviço Social/PUCRS
  • Graduando Rodollfo de Bellini e Soares – Escola de Medicina/PUCRS
  • Me. Beatriz V. Bosner /PUCRS
  • Me. Karina Rosa da Rosa /PUCRS
  • Graduanda Sofya de Bellini e Soares- Relações Internacionais /UNISINOS
  • Psic. Gabriel Moraes Machado/PUCRS
  • O EVENTO TERÁ INTÉRPRETE DE LIBRAS

21/10, quarta-feira

Horário Atividade
19h30 Abertura: Profa. Drª M Isabel Barros Bellini – PUCRS – Cerimonial
Palestra de Abertura: A pandemia no contexto da mundialização do capital e as particularidades na proteção social brasileira
Profa. Drª. Camila Potyara- UNB

Profa. Drª. Berenice Rojas Couto – PUCRS

Mediadora: Profa. Drª Jane Prates (PUCRS)

22/10, quinta-feira

Horário Atividade
Convidados especiais e temas diversos
09h30 A pandemia além-mar
Prof. Dr. Niki Edwards – Queensland – University of Technology – Austrália

Mediadora: Profa. Drª Beatriz Gershenson – PUCRS

  • Tradução simultânea
11h30 A Educação Interprofissional e a construção de Práticas Colaborativas em Saúde no enfrentamento da pandemia
Profa. Drª. Rosa Souza – ENSP/Fiocruz

Profa. Drª. Sylvia Baptista – UNIFESP

Mediador: Prof. Dr. Marcelo Vianna – UFRN

14h Direitos humanos, Violência de gênero e Pandemia: perspectivas Brasil e Espanha
Profa. Drª. Laís Locatelli- Universidad de Salamanca na Espanha

Mediadora: Doutoranda Maíra Giovenardi – NETSI

15h30 Necropolítica e a questão racial em tempos de crise
Doutoranda Suelen Aires – PPGS/UFRGS

Dr. Anderson Machado – UEM – PR

Mediador: David Petar da Conceição Mantalof – Graduando Serviço Social-PUCRS

17h Trabalho, territórios e múltiplas faces da desigualdade
Sanitarista Danara Dall Agnoll

Daniel S. Cardoso de Oliveira

Mediadora: Mestranda Ana Paula Ronsani – NETSI

23/10, sexta-feira

Horário Atividade
Convidados e temas diversos
09h30 Serviço Social no enfrentamento a Pandemia – Brasil/Espanha
Prof. Maurílio de Matos – UERJ

Profa. Drª Tatiana Reidel- UFRGS

Mediadora: Mestranda Fernanda Brenner – NETSI

11h Pandemia/ Planejamento territorial: rede de saúde/ SUS
Prof. Dr. Rivaldo Mauro De Faria – UFSM

Profa. Drª. Debora Rodrigues – UFAM

Mediadora: Dout. Nadianna Marques – UFSM/NETSI

14h Gestão em Saúde baseada em evidências em Pandemia
Profa. Drª. Regimarina S. Reis – FIOCRUZ

Dr. Marcus Zuanazzi – Hospital Sírio-Libanês

Mediadora: Profa. Drª. Leticia Batista da Silva – FIOCRUZ

15h30 Populações indígenas e a pandemia da COVID-19
Watatakalu Yawalapiti – Liderança do Xingu

Mª. Raquel Simões

Mediador: Prof. Dr. Hermílio Santos – PUCRS

17h Palestra Encerramento – Pandemia & Proteção Social no Brasil
Profa. Drª. Rosa M Marques – PUC-SP

Profa. Drª Maria Isabel Barros Bellini – PUCRS

Mediadora: Profa. Drª. Jane Prates – PUCRS

 

Carga horária total do evento: 24 horas.

Atestado do evento:

Será fornecido atestado a todos inscritos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Confirme sua presença em todos os turnos do evento.

EVENTO GRATUITO.

Datas importantes:

Prazo final para envio de trabalhos por e-mail (Regulamento abaixo) – PRORROGADO ATÉ 18/10 18/10/2020
Publicação dos trabalhos aprovados no site / Serão publicados  nos Anais somente os trabalhos que os autores estiverem inscritos no evento (a confirmar)
Prazo para os participantes com trabalho aprovado realizarem a sua inscrição  (a confirmar)

 

PRAZO FINAL PARA ENVIO (PRORROGADO): ATÉ 18/10/2020

  • PÔSTER VIRTUAL: 

NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO, NÃO TERÁ CAMPO PARA ANEXAR O PÔSTER, APENAS SERÁ NECESSÁRIO PREENCHER OS DADOS (TÍTULO, AUTOR, COAUTORES E ORIENTADOR, SE HOUVER) E ENVIAR AO E-MAIL INFORMADO NO REGULAMENTO A SEGUIR.

 

  • ARTIGO

O ARTIGO NÃO DEVE SER ANEXADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO, NEM INFORMADO SEUS DADOS NO CADASTRO DA FICHA. A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO É O PRÓPRIO ATESTADO.

  • Obs: em razão do novo formato do evento (online) os artigos serão publicados nos Anais do Evento, provavelmente, em fevereiro de 2021, ou em data posterior.
  • SE CADASTRAR ALGUMA INFORMAÇÃO EQUIVOCADA NO MOMENTO DE SUA INSCRIÇÃO (DADOS PESSOAIS, OU DADOS DO PÔSTER), SERÁ NECESSÁRIO CANCELAR A SUA INSCRIÇÃO E FAZER NOVAMENTE, POIS NÃO É POSSÍVEL EDITAR O SISTEMA. NESSE CASO, PEÇA O CANCELAMENTO DE SUA INSCRIÇÃO PELO FALE-CONOSCO E SE INSCREVA NOVAMENTE.

 

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DOS PÔSTERES

Os trabalhos na modalidade PÔSTER VIRTUAL DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia 15 de outubro de 2020, através do e-mail [email protected] atendendo as seguintes orientações:

1º | Serão aceitos no máximo 02 trabalhos por autor ou em coautoria (02 artigos coletivos ou individuais; ou 01 coletivo ou  individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster). Cada trabalho deverá ter o autor principal e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º | Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento: políticas públicas, intersetorialidade e família;  Pandemia-COVID 19 e seus reflexos na vida, nas políticas públicas e no trabalho.

3º | Os trabalhos (Pôsteres) devem ser elaborados no formato horizontal, medida aproximada de tela de computador 16cm (largura) X 09cm (altura) para facilitar a leitura no computador quando projetado.  Acesse aqui o Modelo de Template.

Atenção:

  • Neste ano, devido a Pandemia, o Seminário será online.
  • Os pôsteres Aprovados serão postados no site do evento e exibidos em horários específicos para a visitação dos participantes sendo responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo/formatação do pôster.
  • Não será possível a apresentação oral do pôster durante o Seminário. Portanto, sugere-se que estes sejam identificados com e-mail e/ou telefone do(s) autor(es) para contato posterior se for do interesse dos participantes.
  • Os pôsteres Aprovados ficam automaticamente autorizados pelo(s) autor(res) a serem postados no site do Seminário.

4º| Será fornecido 01 atestado por pôster Aprovado, com os nomes de todos os autores, o qual estará à disposição, em período a ser informado posteriormente, no site de inscrição acessado através de senha pelo autor que realizou a inscrição. A indicação dos nomes dos autores deverá ser realizada no momento da inscrição, portanto não serão incluídos ou retirados nomes posteriormente.

5º | Os autores poderão solicitar que seu(s) pôster(s) seja excluído da programação até no máximo 05 dias antes da data de início do evento. Após esse prazo não será mais permitido a retirada da Programação.

6º | Um mesmo pôster e/ou artigo somente concorrerá para uma forma de inscrição pôster ou artigo, não podendo ser inscrito nas duas formas.

 

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DOS ARTIGOS

Os trabalhos na modalidade ARTIGO DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia  15 de outubro de 2020, através do e-mail [email protected] atendendo as seguintes orientações:

1º| Serão aceitos no máximo 02 trabalhos por autor ou em coautoria (02 artigos coletivos ou individuais; ou 01 coletivo ou  individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster). Cada trabalho deverá ter o autor principal e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º| Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento políticas públicas, intersetorialidade e família;  Pandemia-COVID 19 e seus reflexos na vida, nas políticas públicas e no trabalho.

3º|Os textos avaliados, quando aprovados pela Comissão Científica serão posteriormente publicados nos anais eletrônicos do evento. Os artigos aprovados NÃO SERÃO APRESENTADOS oralmente no evento, portanto, não será fornecido atestado para artigo aprovado e publicado. A publicação do artigo é o próprio atestado.

4º| Os textos serão aceitos na língua portuguesa ou espanhola. Deverão ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas (com referências), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5. Deverão conter Título, nome dos autores, resumo (no idioma do artigo e com no máximo 300 palavras) ter no mínimo 03 e máximo 05 palavras-chave, seguindo as normas da ABNT. Os trabalhos NÃO SERÃO REVISADOS, QUANDO APROVADOS SERÃO PUBLICADOS INTEGRALMENTE SENDO O CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES. A adequação gramatical é critério na avaliação do trabalho.

5º |As avaliações “às cegas” serão feitas por pares e a folha de rosto será em formato de formulário preenchido online no ato da inscrição do trabalho; o arquivo deverá estar identificado, e será desidentificado por membro externo à Comissão Científica, antes das avaliações.

6º |Os artigos serão avaliados para publicação pela Comissão Cientifica, e o resultado será publicado no site do evento. Somente serão publicados nos ANAIS os artigos que no mínimo 01 dos autores esteja inscrito no evento. A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar os trabalhos que não estejam alinhados às normas de publicação e critérios desse evento. Reitera-se que os artigos aprovados não serão apresentados oralmente no evento.

7º |Não será fornecido atestado de publicação do artigo, pois a própria publicação nos anais do evento é o atestado de publicação.

8º |Os autores poderão solicitar que seu(s) artigo (s) seja excluído da programação ou que se faça alteração nos nomes dos autores até no máximo 05 dias antes da data de início do evento.

9º|Um mesmo artigo e/ou pôster somente concorrerá para uma forma de inscrição artigo e/ou pôster, não podendo ser inscrito nas duas formas.

 

Observação

Os trabalhos que tiverem, no corpo do texto, qualquer forma de identificação dos autores e não atenderem as normas e/ou limite de páginas estabelecidas, não serão avaliados.

Critérios para avaliação dos trabalhos enviados

  1. Pertinência do trabalho em relação ao tema do evento;
  2. Linguagem clara, concisa e correta;
  3. Apresentação dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões de forma coerente;
  4. Fundamentação teórico-metodológica consistente/atual;
  5. Respeito às normas especificadas para envio de trabalhos disponíveis no site.

 

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

ATENCÃO: 

A Aprovação do trabalho NÃO GARANTE A PARTICIPAÇÃO NO EVENTO, portanto é impreterível que seja realizada a INSCRIÇÃO QUE NESTE ANO É GRATUITA.  A publicação dos artigos está condicionada a Aprovação e a Inscrição dos autores no evento. O atestado de participação será fornecido aos inscritos que participarem em 75% do evento.

Obs: em razão do novo formato do evento (online) os artigos Aprovados serão publicados nos Anais do Evento, provavelmente, em fevereiro de 2021, ou em data posterior.

* Caso seu computador possua um bloqueio de “pop-up”, habilite para que consiga acessar o site e demais informações relativas ao evento. Se o bloqueio persistir, tenta acessar em outro computador, ou provedor (preferencialmente Google Chrome ou Safari);

* Interessados com trabalhos aprovados na etapa de submissão de trabalhos devem se inscrever no evento e adicionar as informações completas do trabalho: título, autor, coautor e, se for o caso, orientador. Caso não coloque as informações completas, não será possível editar após finalizar a inscrição. Tenha em mãos o E-mail e CPF dos coautores no momento da inscrição.

* O credenciamento no evento será possível ate dia 20 de outubro.

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão “inscreva-se” abaixo e preencher os campos.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

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