Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Novembro é o mês da Consciência Negra e, no dia 20, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, data em que morreu Zumbi dos Palmares, ícone de resistência e símbolo de luta da população negra no Brasil. A data foi criada para discutir a história dos negros no país, sua cultura e colaboração para a nação que temos hoje. Assim, no dia 19/11 das 09:00 às 20:00, o PET-Saúde Interprofissionalidade PUCRS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde apresenta o II Seminário Interprofissional de Saúde Integral da População Negra. O objetivo é discutir os impactos que o racismo estrutural tem na saúde da população negra do país. O tema será apresentado em 5 mesas-redondas e, durante o intervalo do almoço, acontecerá uma roda de conversa sobre afroempreendedorismo.

• Abordar os impactos do racismo estrutural na saúde da população negra em todo o ciclo vital;
  • Apresentar as diferentes formas de violência contra a população negra e seus impactos na saúde em todo o ciclo vital;
  • Discutir sobre a inclusão dos temas Racismo estrutural e Saúde da População Negra na formação acadêmica e nos processos de educação continuada dos trabalhadores da saúde.

Alunos, professores, funcionários da PUCRS, trabalhadores da rede municipal de Saúde e comunidade em geral.

O evento será realizado no dia 19 de novembro de 2020, via plataforma on-line.

Para acessar o evento, clique aqui.

ID: 972 6516 6638
Senha de acesso: 089073

– Coordenadora: Thais de Lima Resende

– Comissão Organizadora: Thais de Lima Resende, Rodrigo Cavasini, Andrea Bandeira, Fernanda Alves, Milene Teixeira Cassalha, Carolina Prado Lima Figueiredo, Caroline Frois Boeira, Deivid Vieira Silveira, Júlia dos Santos de Luvizon, Julie Silva, Raissa Pires Scherer, Aline Maciel, Hianae Franco da Silva, Raissa Werlang, Daniela Poglia Vidal, Fabiane Bisotto, Fernanda Mendes Vargas, Kelly Cristina Silva de Carvalho, Lívia Maria Fagundes Daniel.

Horário Atividade
9h às 9h30 ABERTURA com Pró-reitor de Extensão Ir. Marcelo Bonhemberger, Profa. Clarice Beatriz da Costa Sohngen, Fernanda Alves (Coord. PET-Saúde  Interprofissionalidade), José Mário Neves (CGAL), Kelly Cristina Silva de Carvalho (Coord. do Comitê Saúde da Pop. Negra da Leno), Gilmar Campos (Representante do Conselho Municipal e do Distrital de Saúde), Thais de Lima Resende (Coord. do evento e do Grupo Tutorial Saúde da População Negra do PET-Saúde Interprofissionalidade PUCRS)
9h30 às 11h Mesa-redonda “Interseções entre Direitos Humanos, Violência, Racismo estrutural e a Saúde Mental da População Negra”

– Mediadora: Profa. Dr. Roberta Fin Motta

– Palestrantes: Profa. Dr. Clarice Beatriz da Costa Sohngen (PUCRS), Prof. Dr. Gustavo Oliveira de Lima Pereira (PUCRS) e Profa. Dr. Raquel da Silva Silveira (UFRGS)

11h às 11h30 Intervalo
11h30 às 13h Mesa-redonda “Interseções entre as Políticas Nacionais de Saúde Integral da População Negra e LGBTQI+”

– Mediadora: Dr. Simone Nunes Ávila

– Palestrantes: Gabriela Tizianel (Médica, Coord. Ambulatório T), Luiz Valério (Fisioterapeuta, Coord. Comitê Técnico LGBTQI+ de Pernambuco) e Phelipe Caetano da Silva (Estudante de Saúde Coletiva UFRGS, roteirista).

13h às 14h INTERVALO DO ALMOÇO: roda de conversa “Afroempreendedorismo: os desafios da construção do negócio e a importância dos movimentos da mulher negra na economia” com as empreendedoras Debora Cristina Silva da Silva, Jaqueline Pereira e Thais Costa.
14h às 15h30 Mesa redonda “Interseções entre educação, cultura e saúde de crianças e adolescentes negros”

– Mediador: Prof. Dr. Rodrigo Cavasini (PUCRS)

– Palestrantes: Psicóloga e Mestre em Educação Renata Santos da Silva, Profa. Larisse Silva de Moraes (Projeto Afroativos e EMEF Saint Hilaire) e Caroline Damazio da Silva (Psicóloga, mestranda em Saúde Coletiva).

15h30 às 16h Intervalo
16h às 17h30 Mesa redonda “Interseções entre aspectos físicos e psicológicos da Saúde da População Negra Adulta e Idosa”

– Mediadora: Profa. Dr. Andréa Gonçalves Bandeira (PUCRS)

– Palestrantes: Ms. Fernanda Rodrigues (Ed. Física; População Idosa), Prof. Dr. André (Medicina, Doenças Crônicas) e Ms. Fernanda Francisca (Psicólogo, Saúde Mental)

17h30 às 18h Intervalo
18h às 19h30 Mesa redonda “A Saúde da População Negra pela perspectiva de estudantes universitários negros”

– Mediador: Bolsista PET-Saúde Interprofissionalidade Deivid Vieira Silveira (Psicologia da PUCRS)

– Palestrantes: Alessandra Vernes de Ramos (Psicologia da FADERGS), Carlos Daniel Vieira (Medicina da UFCSPA), Julie Silva (Ed. Física da PUCRS) e Marlon Deleon Dias de Oliveira (Medicina da UFPel).

19h30 às 20h FECHAMENTO com Profa. Dr. Rita de Cássia Petrarca Teixeira (Diretora de Assuntos Comunitários da PROEX), Profa. Dr. Andréa Bandeira (Coord. Acadêmica do PET-Saúde Interprofissionalidade PET-Saúde), Profa. Dr. Thais de Lima Resende (Coord. do Grupo Tutorial Pop Negra do PET-Saúde), Caroline Frois Boeira (bolsista do Grupo Tutorial Pop Negra do PET-Saúde), Daniela Poglia (Preceptora do do Grupo Tutorial Pop Negra do PET-Saúde)

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

• Apoio

• Realização

icone do facebook icone do instagram