Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Atenção: NOVO LOCAL DO EVENTO: AUDITÓRIO PRÉDIO 11 (TÉRREO)

Inscrições abertas! Acesse o menu “inscrições” abaixo e confirme sua presença. Vagas limitadas!

O tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”; e como lema foi escolhido: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Os leigos neste ano são convidados a refletir sobre sua missão no seio da Igreja e do mundo, transformando-o de dentro como o fermento na massa. Por esta razão, o presente seminário proporcionará uma reflexão profunda sobre a vocação batismal do fiel cristão leigo, percorrendo perspectivas históricas, cristológicas, eclesiológicas e da teologia espiritual para, assim, culminar nos últimos documentos publicados a respeito do tema, que iluminarão a ação do leigo no mundo plural no qual vivemos.

Este Seminário Internacional faz parte da iniciativa dos discentes do curso de Teologia da PUCRS em realizar tal evento, promovendo não só aos acadêmicos, mas também aos leigos das mais diversas comunidades uma reflexão teológica sobre as questões relacionadas ao laicato.

Oportunizar aos acadêmicos da área da teologia e leigos interessados, além do contato com teóricos renomados, um debate e aprofundamento de temas que atualmente repercutem na área.

Acadêmicos e professores do Curso de Teologia, sacerdotes, religiosos, seminaristas, catequistas, agentes de pastoral e demais leigos interessados.

O “Seminário Internacional de Teologia” será realizado nos dia 28, 29 e 30 de agosto de 2018, no auditório térreo do Prédio 11 (NOVO LOCAL)  PUCRS.

PUCRS

Coordenador:

• Prof. Dr. Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann

Comissão Organizadora:

• Prof. Dr. Pe. Carlos Steffen
  • Caroline Sales
  • Cléber Rodrigues
  • Lucas Folego
  • Rafael Staudt

13h Credenciamento
13h40 Abertura
14h Conferência: O leigo na Sagrada Escritura – Pe. Johan Konings
16h Conferência: O leigo na Igreja – perspectiva histórica – Prof. Dr. Pe. Miguel de Salis Amaral
17h Mesa redonda
17h30 Oração final

08h Oração inicial
08h30 Conferência: Vocação e Espiritualidade do Leigo (parte 1) – Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção
10h Intervalo
10h30 Conferência: Vocação e Espiritualidade do Leigo (parte 2)
12h Intervalo
13h30 Conferência: Missão do Leigo na Igreja – Vocação e dignidade – Prof. Dr. Joel Gracioso
15h30 Intervalo
16h Mesa redonda
17h Missa na Igreja Universitária Cristo Mestre
18h Encerramento

08h Oração inicial
08h30 Conferência: O Leigo nos documentos da Igreja – Prof. Dr. Pe. Miguel de Salis Amaral
10h Intervalo
10h30 Conferência: O Leigo nos documentos da Igreja no Brasil (parte 1)Prof. Dr. Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira
12h Intervalo
13h30 Conferência: O Leigo nos documentos da Igreja no Brasil (parte 2)
14h15 Conferência: Laicidade e o acordo Brasil x Santa Sé – Des. Dra. Genacéia Alberton
15h15 Intervalo
15h45 Conferência: O Leigo cristão em uma sociedade plural – Dr. José Gabriel Perissé
17h Missa de encerramento na Igreja Universitária Cristo Mestre

Rudy Miguel
Konings Joel
GenaceiaOK Gabriel
Catelan

VALOR DA INSCRIÇÃO: ISENTO

Carga horária do evento: 24 horas

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão “inscreva-se” abaixo e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

INSCREVA-SE

Caso não consiga realizar a sua inscrição no site, entre em contato com o EDUCON:

Telefone:  (51) 3320 3680/ 3320 3727

E-mail: [email protected]

Escola-de-Humanidades-02-300x46

Na sequência, informamos algumas opções de hoteis próximos à PUCRS. Recomendamos que contate-os o mais breve para garantir os quartos.

Para verificar os preços e detalhes (garantia de não comparecimento, estacionamento, imposto de turismo, internet, café da manhã e opções de quarto), consulte diretamente o staff do hotel, mencionando o nome do evento “Seminário Internacional de Teologia – sobre o laicato”:

LOGO-RADISSON-POA2

Radisson Porto Alegre

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995, Bairro Bela Vista, Fone 55 51 3019 8000.

Site: Radisson

• Tarifa diferenciada para participantes deste evento, de acordo com a disponibilidade de quartos do hotel.

Novotel_HResorts_logo_P2766

Novotel Porto Alegre

Av. Soledade, 575, Bairro Três Figueiras, Fone: 55 51 3327 9292.

Site: Novotel

laghetto

Hotel Laghetto Vertice Manhattan

Site: Laghetto

Blue tree towers

Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

Av. Borges de Medeiros, 3120, Bairro Praia de Belas, Fone: 55 51 3026 2200.

Site: bluetree