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O III Simpósio Juventudes Contemporâneas destaca como tema central “Cuidado, vida e esperança”. Esta tríade propositiva tem como foco a educação socioemocional de adolescentes e jovens. O tema foi escolhido devido à sua crescente relevância, especialmente ao se discutir a formação integral de maneira consistente e responsável. Entende-se que as juventudes anseiam por vida, mas não por qualquer modelo de viver. Assim, o enfoque está alinhado com um percurso diagnóstico, interventivo e comprometido com a transformação das realidades que impactam as juventudes.

Destaca-se ainda que em 2025, o Papa Francisco convida para o Ano da Esperança, ressaltando a necessidade de um olhar renovado sobre o futuro, de maneira mais intergeracional, construtiva, cooperativa e promotora da cultura do cuidado com a vida juvenil.

Além disso, a proposta de cuidado com a vida juvenil e o cultivo de um futuro com esperança dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Estes, representam um apelo global e indicam um direcionamento de ações em busca de melhores perspectivas diante dos desafios atuais.

O conteúdo será abordado de forma transversal e interdisciplinar, entrelaçando áreas que atuam diretamente na promoção e cuidado com o desenvolvimento juvenil. Espera-se que as problematizações e proposições integradas à pauta deste Simpósio forneçam elementos essenciais para a cidadania e a qualificação do acompanhamento humanizador das juventudes.

Oportunizar a discussão interdisciplinar acerca dos impactos contemporâneos na vida juvenil, focalizando na temática da educação socioemocional como via de compromisso e esperança conjunta com as juventudes. 

  • Alunos PUCRS – graduação
  • Alumni PUCRS
  • Alunos PUCRS – Lato Sensu e Strictu Sensu
  • Professores e Técnicos administrativos da PUCRS, HSL, INSCER, TECNOPUCRS
  • Jovens da Educação Básica dos colégios Maristas
  • Professores e Técnicos administrativos das Províncias Maristas
  • Presbíteros, religiosos/as e lideranças leigas
  • Jovens e educadores dos Centros e Escolas Sociais Maristas
  • Jovens Prounistas, jovens líderes sociais e pastorais
  • Estudantes externos
  • Público em Geral

O III Simpósio Juventudes Contemporâneas será realizado nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2025, no Teatro do Prédio 40 e salas da PUCRS.

– Coordenação geral
Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUCRS)
Ir. Luciano Taminsky (Rede Marista)

– Comissão Organizadora
Aisha Vaz Martins (Rede Marista/PUCRS)
Ana Clara Oliveira Bruce (PUCRS)
Eliseu Oliveira (CNBB/PUCRS)
Emanuelle Baldassari Scotti (UFCSPA)
Ir. Donavan Farias Machado (PUCRS)
Ir. Luciano Taminsky (Rede Marista)
Jacqueline Camillo (Rede Marista)
Karen Theline Cardoso dos Santos da Silva (Marista Brasil/PUCRS)
Lucas Somavilla Zamberlan (PUCRS)
Luiz Gustavo Santos Tessaro (PUCRS)
Matheus Goulart Jardim (HSL)
Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUCRS)
Patricia Romagnani (Marista Brasil)
Olavo Henrique de Souza Chicoski (Marista Brasil)
Regina Biasibetti (Rede Marista)

– Comissão Científica
Dra. Daniela Medeiros de Azevedo Prates (IFSul)
Doutoranda Fernanda Macedo de Oliveira Lima (UFPR)
Dra. Gabriela Amato Teixeira (PUCRS)
Dr. Gláucio Luiz Mota (Rede Marista/PUCPR)
Doutorando Guilherme Schoeninger (PUCRS)
Dra. Juliana Ribeiro Vargas (UFRGS)
Doutoranda Konstans Franco Steffen (Marista Brasil/USP)
Dra. Leia Raquel de Almeida (Marista Brasil/UNISINOS)
Doutoranda Lisnéia Fabiani Bock (FACTUM)
Dra. Lorena Bandeira Melo de Sá (UNINASSAU)
Ms. Luiz Gustavo Santos Tessaro (PUCRS)
Dr. Marcelo Bonhemberger (PUCRS)
Doutorando Olavo Henrique de Souza Chicoski (Marista Brasil/PUCPR)
Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUCRS)
Dra. Patrícia Romagnani (Marista Brasil/Positivo)
Dr. Renato Machado (Dom Bosco)
Dr. Rodrigo Andrade (PUCPR)
Ms. Rodrigo Bispo (Unilasalle)
Doutorando Roque Correia Junior (Marista Brasil/PUCPR)
Dra. Shirley Sheila Cardoso (Marista Brasil/UNISINOS)
Dr. Talis Pagot (PUCRS)
Dr. Francisco Arseli Kern (PUCRS)

02.09.2025 /Terça-feira

Horário Atividades
9h Credenciamento
10h Atração artística
Abertura oficial
10h30 – 12h Conferência: Juventudes, contemporaneidade e existência

Drª Lúcia Marques Stenzel (UFCSPA)
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde – Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde. Coordenadora da Aletheia: Núcleo de Pesquisa e Estudos em Terapias Humanistas-experienciais: Ensino, Investigação e Acolhimento/ UFCSPA.

12h – 14h Almoço
14h – 14h40 Conferência: Cuidar da vida juvenil: compromisso e esperança

Cardeal Dom Jaime Spengler
Chanceler da PUCRS. Doutor em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum/Roma. Arcebispo de Porto Alegre/RS. Presidente do
Consejo Episcopal Latinoamericano y Caribeño e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

14h40 – 16h10 Mesa redonda: A formação integral das juventudes

Dr. Roberto Rafael Dias da Silva (UNISINOS)
Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordena o Laboratório de Políticas de Ensino Médio (Unisinos/CNPq).

Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff (PUCRS)
Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).

Dra. Juliana Vargas (UFRGS)
Professora da área de Educação de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do RS. É pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS).

16h10 – 16h30 Intervalo
16h30 – 18h Mesa redonda: O compromisso social com as juventudes

Me. Bruna Rossi Koerich (UFRGS/Secretaria de Desenvolvimento Social do RS)
Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o quadro de Analistas de Projetos e Políticas Sociais do Rio Grande do Sul, no Departamento de Política para as Juventudes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Dra. Daniela Medeiros de Azevedo Prates (IFSul)
Professora de Sociologia no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul/CNPq). Diretora da região sul da Associação Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores da Juventude Brasileira.

Me. Francisco Giovane Leite (Rede Marista)
Coordenador adjunto da Área de Solidariedade da Rede Marista. Ele atua na área socioeducacional dos Centros Sociais. Mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

03.09.2025 /Quarta-feira

Horário  Atividades
8h30 – 8h45 Atração artística
8h45 –10h Conferência: Aprendizagem socioemocional no desenvolvimento juvenil

Dr. Josafá Moreira Cunha (UFPR)
Professor de Psicologia da Educação no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE/UFPR). É Editor Associado do Journal of Research on Adolescence.

10h-10h30 Intervalo
10h30 – 12h Minicursos

1. Condição juvenil e processos inclusivos
Dra. Simone Martins da Silva (Centro de Apoio Discente PUCRS)

2. Educação para a segurança digital juvenil
Dra. Gabriela Amato Teixeira (Escola de Direito PUCRS)

3. A missão com jovens: vocação e esperança
Ir. Luciano Taminski e juventudes Maristas (Rede Marista)

4. Juventudes e primeiros cuidados socioemocionais
Ms. Olavo Henrique de Souza Chicoski (Marista Brasil)

5. Espiritualidade juvenil, saúde e sentido de vida
Matheus Jardim (Hospital São Lucas)

6. Direitos dos adolescentes e jovens: Escutas, ações e contextos
Ir. Donavan Farias Machado e Dra. Maria Regina Fay de Azambuja (Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente)

7. Saúde mental de adolescentes e jovens: relações de cuidado humano
Ms. Luiz Gustavo Santos Tessaro (Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista)

8. Contraculturas juvenis: quando os direitos humanos ganham trilha sonora
Dr. Renato Machado (Faculdade Dom Bosco)

12h – 14h Almoço
14h – 15h15 14h – Conferência: Funcionamento do cérebro juvenil: contribuições para uma educação em saúde

Dra. Cristiane Regina Guerino Furini (PUCRS)
Professora da Escola de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica.
Coordenadora do Laboratório de Cognição e Neurobiologia da Memória, do Instituto do Cérebro (INSCER). Membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

15h15 – 15h 45 Intervalo
15h50 – 18h20 Comunicações de trabalhos
18h30 Sarau musical

 

04.09.2025 /Quinta-feira

Horário Atividades
8h30 – 8h45 Atração artística
8h45 –10h Conferência: Novas gerações, novos desafios: aspectos em saúde mental

Dr. Gustavo Estanislau (Instituto Ame sua Mente)
Médico Psiquiatra. Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro associado e pesquisador do Instituto Ame sua Mente.

10h-10h30 Intervalo
10h30 – 12h Mesa-redonda: Relações de cuidado e saúde integral

Ms. Rosângela Machado Moreira (SES/RS)
Mestre em Psicologia Social (PUCRS), atua na Secretaria Estadual da Saúde/RS. Coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS).

Dr. Christian Haag Kristensen (PUCRS)
Doutor e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na PUCRS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS).

Dra. Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)
Doutora e Mestre em Comunicação pela PUCRS. Decana, pesquisadora e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – FAMECOS. É docente no Programa de Pós-graduação em Teologia PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa de Comunicação, Crise e Cuidado.

12h – 14h Almoço
14h – 15h15

Conferência: A responsabilidade com adolescentes e jovens: um compromisso de todos nós

Dra. Cinara Vianna Dutra Braga
Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre. É especialista em Direito Privado pela Universidade de São Paulo (USP).

15h15 Encerramento
15h30 – 16h Atração artística final
Data
Prazo Final para Submissões de Resumos 06/07/2025
Homologação dos trabalhos 08/08/2025
Divulgação dos Trabalhos aprovados 11/08/2025

Os minicursos ocorrerão no dia 03 de setembro de 2025, das 10h30  às 12h, nas salas abaixo descritas conforme cada atividade. Você deve selecionar o minicurso no momento da sua inscrição.

Minicurso Local
1 – Condição juvenil e processos inclusivos Prédio 40. Sala 606
2 – Educação para a segurança digital juvenil Prédio 40. Sala 502
3 – A missão com jovens: vocação e esperança Prédio 40. Sala 607
4- Juventudes e primeiros cuidados socioemocionais Prédio 40. Sala 514
5 – Espiritualidade juvenil, saúde e sentido de vida Prédio 40. Sala 609
6 – Direitos dos adolescentes e jovens: Escutas, ações e contextos Prédio 40. Sala 614
7 – Saúde mental de adolescentes e jovens: relações de cuidado humano Prédio 40. Sala 610
8 – Contraculturas juvenis: quando os direitos humanos ganham trilha sonora Prédio 40. Sala 615
Categorias de Público Valor
Alunos PUCRS – graduação R$ 80,00
Alumni PUCRS R$ 100,00
Alunos PUCRS – Lato Sensu e Strictu Sensu R$ 100,00
Estudantes externos R$ 100,00
Jovens e educadores dos Centros e Escolas Sociais Maristas R$ 50,00
Jovens da Educação Básica dos colégios Maristas R$ 80,00
Jovens Prounistas, jovens líderes sociais e pastorais R$ 80,00
Professores e Técnicos administrativos da PUCRS, HSL, INSCER, TECNOPUCRS R$ 120,00
Professores e Técnicos administrativos das Províncias Maristas R$ 120,00
Presbíteros, religiosos/as e lideranças leigas R$ 120,00
Público em Geral R$ 150,00

 

Importante: É fundamental, que o(a) participante que submeter trabalho insira os dados no momento da inscrição, (título, autor e coautores, se houver). Caso contrário, não será possível emitir o certificado de “trabalho apresentado”. 

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

 

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência

GRUPOS DE TRABALHO – TEMÁTICAS:

1. Juventudes, economia e mundo do trabalho: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas aos princípios econômicos da vida; economia do bem viver, economia e inclusão social; profissionalização; ingresso e permanência no mundo do trabalho; trabalho educativo; trabalho decente e crescimento econômico, superação da exploração juvenil, superação das desigualdades; economia, inovação e tecnologia.

2. Juventudes e projeto de vida: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas ao projeto de vida, tanto em nível pessoal, como social e profissional; a relação entre o ser, conviver e o agir no mundo; sentido de vida e relação com os demais; sonhos, aspirações e desenvolvimento juvenil; a missão com jovens de construções de projetos de vida.

3. Juventudes, cidadania e participação social: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas aos princípios da cidadania juvenil; justiça social e bem comum; o compromisso social com as juventudes; engajamentos comunitários e sociais; educação participativa; políticas públicas e juventudes; direitos das juventudes (Estatuto da Juventude, Estatuto da Criança e do Adolescente), erradicação da pobreza e da fome; redução das desigualdades.

4. Juventudes, identidades e pluralidades: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas à condição juvenil; identidade, alteridades e pluralidaridades juvenis (gênero, deficiências, neurodiversidade, questões étnico-raciais, diferenças socioeconômicas…); geração contemporânea e intergeracionalidade; autonomia e empatia juvenil.

5. Juventudes, educação e formação integral: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas ao direito juvenil à formação integral; psicodesenvolvimento e educação, experiências das juventudes na Educação Básica e no Ensino Superior; novos arranjos curriculares educacionais com jovens; Juventudes e realidades do Ensino Superior; formação integral em centros sociais; formação integral em espaços não-formais; metodologias didáticas com jovens.

6. Juventudes, arte e cultura: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas ao direito e acesso à cultura, desenvolvimento da criatividade e produção artística juvenil; produção visual; literatura; manualidades; projetos de arte e educação; musicalidade juvenil; corporalidade, teatralidade e expressões culturais de adolescentes e jovens.

7. Juventudes e saúde integral: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionados à saúde física e mental das juventudes; segurança alimentar; acesso ao esporte e atividade física; higiene do sono; relacionamentos juvenis; estresses, sofrimentos, adoecimentos, lutos juvenis; prevenção ao suicídio juvenil; saúde ambiental e socioemocional; políticas públicas em saúde juvenil.

8. Juventudes e responsabilidade socioambiental: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas ao engajamento socioambiental dos jovens; cultura da solidariedade; voluntariado social com jovens; decorrências da pandemia; estresses climáticos e juventudes; pedagogia ecológica; ecologia integral; superação da cultura do descarte; amizade social; impactos socioambientais (no clima, na vida terrestre e aquática); consumo e produção responsáveis; comunidades sustentáveis.

9. Juventudes, tecnologias e cultura digital: Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas às tecnologias digitais; inclusão digital; cidadania digital; jogos digitais; ambientes digitais de aprendizagem; conduta nas redes sociais; protagonismo juvenil na cibercultura; comunicação e cultura digital; dependência digital; perigos em ambientes digitais, juventudes e os impactos da era digital; inteligência artificial e formação juvenil.

10. Juventudes, espiritualidade e experiências pastorais: Este grupo recebe trabalhos que tematizam a abertura espiritual dos jovens; a relação juvenil com o sagrado; a relação fé e vivência juvenil; o fenômeno religioso na condição juvenil, experiências de evangelização e pastoral juvenil; jornadas mundiais das juventudes; jubileu dos adolescentes e jovens.

11. Juventude e cultura vocacional: sentido vocacional da vida, serviço de animação vocacional, experiências de acompanhamento e discernimento vocacional com jovens; engajamento eclesial das juventudes; juventude e esperança eclesiológica; formação humana cristã dos jovens.

12. Juventude interculturalidade e fenômenos migratórios: fluxos migratórios, integração cultural, desafios sociais, econômicos e políticos das dinâmicas populacionais e seus impactos nos jovens; cidadania planetária; cultura do diálogo e interculturalidade; experiências de projetos interculturais de justiça e paz com jovens; transformações políticas, econômicas, culturais e sociais do mundo; internacionalização e juventudes.

SUBMISSÃO DO RESUMO DA COMUNICAÇÃO ORAL:
1. Quero submeter um resumo. Como devo proceder?
Antes de escrever seu resumo, você deve verificar se a sua ideia se enquadra em uma das modalidades abaixo:

– Pesquisa científica em juventudes em nível técnico e/ou de Iniciação Científica, Graduação, Especialização, Mestrado ou (Pós)Doutorado: Estudos contemporâneos (empíricos, teóricos ou de revisão) com conclusões parciais ou finais e projetos de pesquisa, abordando temáticas acerca de pesquisas em adolescências e juventudes nas diferentes áreas do conhecimento, que evidenciem elaboração de acordo com o rigor técnico-científico. Sugere-se fortemente que um dos autores possa ser jovem.

– Relatos de experiências com jovens: atividades pedagógicas, extensionistas, projetos de intervenção e relatos de iniciativas desenvolvidas de acordo com os eixos temáticos propostos na estrutura do Simpósio. Nessa modalidade serão aceitos relatos que refletem alguma prática educativa, cultural, comunitária, esportiva, espiritual e religiosa, realizados com adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 29 anos. Para os relatos de experiência, um dos autores necessariamente precisa ser jovem.

2. Como devo formatar meu resumo?
Você deve ter atenção aos seguintes pontos na hora de escrever e formatar seu resumo:

  • Título: apresente o título em caixa alta, tamanho 12, negrito, com no máximo 120 caracteres com espaço. Atente-se para escrita correta do título, pois este irá posteriormente para o certificado de participação.
  • Autor(es), Instituição de origem e e-mail: logo abaixo do título, apresente o autor e até 4 coautores. O/s autor/es que apresentarão o trabalho necessariamente deve/m estar inscrito no evento. Atente-se para escrita correta do nome do autor e coautores (se houver), pois estes irão posteriormente para o certificado de participação.
  • Grupo Temático: logo abaixo, sugira um grupo temático no qual pretende inscrever o trabalho (pode haver realocação pela organização do evento)
  • Modalidade de trabalho: logo abaixo, indique se é uma pesquisa ou relato de experiência
  • Resumo: escreva um parágrafo único (sem subtítulos), em língua portuguesa, com no máximo de 3.000 caracteres (com espaços), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Não utilize citações e referências no resumo.

Resumos na modalidade “Pesquisa científica” devem conter os seguintes aspectos: introdução (contextualizando brevemente o tema e justificando sua importância), objetivo(s), métodos, resultados (hipóteses, no caso de projetos de pesquisa), considerações finais. Acesse aqui o template.

Resumos na modalidade “Relatos de experiência” devem conter os seguintes aspectos: introdução (contextualizando brevemente o tema e justificando sua importância), objetivo(s) da prática, métodos (atividades desenvolvidas, público participante, período de realização, local onde foi realizada, etc), resultados observados e considerações finais. Acesse aqui o template.

  • Palavras-chave: use de 3 a 5 palavras. Sugere-se a busca por palavras-chave em tesauros especializados. Para tesauro na área da educação, CLIQUE AQUI .Para tesauro na área da saúde, CLIQUE AQUI.
  • Agência financiadora: indicar abaixo, quando houver
  • OBS: Não são necessárias referências nos resumos. Em casos omissos, solicita-se seguir as normas da ABNT

3. Como devo submeter o resumo e qual o prazo?
O seu resumo deverá ser submetido exclusivamente no momento da inscrição pelo site do evento até o dia 06/07/2025 ou até o esgotamento das vagas.

4. Como será feita a avaliação do meu resumo?
Os resumos serão avaliados pelo comitê científico do evento. Após avaliação, será enviada uma mensagem automática no endereço de e-mail cadastrado, indicando o status do trabalho: homologado, pendente ou reprovado.
– Homologados: são os trabalhos aceitos, portanto aptos para apresentação no evento
– Pendentes: são aqueles que estão fora do padrão indicado. Poderão ser substituídos em até 72h. A não substituição do arquivo implica em não apresentação durante o evento.
– Reprovados: trabalhos reprovados não serão apresentados durante o evento. A reprovação do trabalho não impossibilita a participação e o acesso ao evento. Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições estabelecidas, poderão não ser aceitos.

5. Quando serão divulgados os trabalhos homologados?
Os trabalhos homologados serão divulgados até dia 08/08/2025 no site do evento.

6. Como será a apresentação do trabalho no dia do evento?
A sua comunicação será oral e presencial. Deve partir do resumo homologado. A duração da apresentação será de 15 minutos. Ao final das apresentações, haverá tempo para perguntas e diálogo. Conforme o cronograma, os trabalhos serão apresentados em 03/09/2025 (quarta-feira), no turno da tarde.
A organização disponibiliza e recomenda o uso de uma base em pptx conforme identidade visual do evento. Acesse aqui.

7. Posso substituir meu resumo depois de homologado?
Não. Os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após a sua homologação.

8. Serão publicados anais do evento?
Sim. Os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico.

9. Haverá certificação?
Sim, todos os autores serão certificados. Atente-se para escrita correta dos nomes e do título do trabalho, pois estes irão posteriormente para o certificado de participação. As informações de identificação e dados do trabalho são de inteira responsabilidade do autor da inscrição.

10. Posso ser autor de mais de um trabalho?
Não, você só poderá ser autor de um trabalho, mas poderá ser coautor de até dois trabalhos.
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Reforçamos: O envio dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente no momento da inscrição pelo site do evento, até o dia 06/07/2025, ou até o esgotamento das vagas. Conforme o cronograma, os trabalhos serão apresentados em 03/09/2025 (quarta-feira), no turno da tarde.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate a Educação Continuada (EDUCON) pelo telefone (51) 3320-3727 ou e-mail [email protected].

Realização:

 

Apoio:

arquidiocese de Porto Alegre pjm inscer
edipuc e aí tchê Pastoral

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