Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A SimulaRI como um evento diretamente correlacionado com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é uma iniciativa coordenada pelo Curso de Relações Internacionais da universidade. Todo o projeto foi desenvolvido pelos estudantes de Relações Internacionais junto aos professores do curso como um objeto de extensão que desenvolve uma característica essencial ao ser humano hoje, a diplomacia.

O evento adota desde o princípio uma forma de debates de Instituições Internacionais e segue as normas e as regras advindas das negociações da ONU. Esse estilo de simulação possibilita que os estudantes de graduação e do ensino médio desenvolvam habilidades importantes para o seu crescimento pessoal e profissional, à medida que são expostos a estilos de debates que exigem um conjunto de habilidades específicas. Sendo essas: oratória, argumentação, organização de ideias específicos – que não necessariamente convergem com as do participante.

Além disso, o projeto busca proporcionar o aprofundamento em assuntos relacionados com as relações internacionais, perpassando questões de natureza política, social e humanitário no cenário real das negociações internacionais. Portanto, a SimulaRI se torna um ambiente de amadurecimento atrativo para estudantes de múltiplas áreas do conhecimento, como de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Direito, Jornalismo, Economia, entre outros cursos.

Os objetivos da SimulaRI é proporcionar um espaço para que todos os participantes possam desenvolver suas habilidades de negociação e de pesquisa ao simular e dissertar sobre assuntos fora do dia a dia. Além disso, o projeto prevê que os candidatos defendam ideias nas quais podem não concordar com suas próprias ideologias para desenvolver a capacidade da alteridade.

A SimulaRI acredita que a diplomacia é o melhor meio de resolução de conflitos e problemas, assim têm-se o objetivo de promover nesse projeto de extensão a possibilidade de que todos os alunos de dentro e fora da PUCRS possam aprender com a experiência proporcionada pela SimulaRI. Promovendo a interdisciplinaridade como um meio de desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, acalentando a âmbito do debate e cooperação para o avanço da diversidade.

Alunos de graduação e Ensino Médio.

Período: 24/05 a 26/05

08h Credenciamento
08h30 Mesa de Abertura – Auditório da Prédio 50
09h Palestra inaugural

Luiz Antônio Araújo (PUCRS/UFRGS)

11h30 Credenciamento das delegações e ambientação nas respectivas salas
12h Intervalo
14h Sessão I
16h Intervalo
16h30 Sessão II

DIA 25/05

08h Sessão III
10h Intervalo
10h30 Sessão IV
12h Intervalo
14h Sessão V
16h Intervalo
16h30 Sessão VI

DIA 26/05

08h Sessão final
10h30 Apresentação de resultados e encerramento

Carga horária (total do evento/atividade): 20 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

DATAS IMPORTANTES DATA
Pré inscrição (Formulário) 24/04
Divulgação das delegações (site da PUCRS) 10/05
Inícios das inscrições oficiais no site 11/05

Edital OFICIAL – II SimulaRI

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

icone do twitter icone do instagram