Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Comunicamos aos participantes inscritos que o link de acesso ao evento foi enviado para o e-mail cadastrado na inscrição. Sugerimos revisão na caixa de spam em caso de não visualização.

TRABALHOS APROVADOS

O II Simpósio Juventudes Contemporâneas reunirá jovens, educadores/as, pesquisadores/as e interlocutores/as que atuam com as juventudes.  Para contribuir com as reflexões, problematizações e possibilidades acerca do fenômeno juvenil na contemporaneidade, propõe conferências, painéis e comunicações acadêmicas a partir de pesquisas e relatos de experiência, de modo transversal, multidisciplinar e integral.

O evento busca vir ao encontro da consciência e práxis de uma educação humanizadora engajada, onde a primazia dos sujeitos do processo é ressaltada de modo central, como garantia e promoção da (re)construção do diálogo com as jovens gerações.

Nessa edição traz por temática  Dos impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens, embasada na proposta que o Papa Francisco faz, em reconstruirmos o Pacto Educativo Global,  ao empenharmo-nos com audácia e coragem em um projeto que invista as melhores energias em processos educativos criativos e transformadores.

Potencializar as reflexões acerca das juventudes contemporâneas, a partir de enfoques relacionados às diferentes dimensões da vida juvenil.

  • Jovens
  • Pesquisadores/as que investigam as juventudes
  • Educadores/as da Rede Marista
  • Irmãos Maristas
  • Educadores/as de escolas públicas e privadas, sobretudo vinculados/as ao Ensino Médio
  • Educadores/as de universidades
  • Representantes de movimentos sociais sobre juventudes
  • Representantes de órgãos públicos

O II Simpósio Juventudes Contemporâneas será realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2021, de forma exclusivamente online, através da plataforma Zoom.

COMITÊ JUVENTUDES E OBSERVATÓRIO JUVENTUDES PUCRS – REDE MARISTA

Comitê Juventudes da Rede Marista

  • Diego Artur Wust
  • Gabriel de Lima Sacchi
  • José Jair Ribeiro
  • Karen Theline Silva
  • Luciana Buksztejn Gomes
  • Luís Carlos Dalla Rosa
  • Luiz Carlos Selbach
  • Patrícia Espíndola de Lima Teixeira
  • Rafael Rosseto

Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista

  • Ir. Marcelo Bonhemberger
  • Patrícia Espíndola de Lima Teixeira
  • Luiz Gustavo Santos Tessaro

Estudantes de Iniciação Científica:

  • Adriana Selau Evaldt – Escola de Humanidades da PUCRS
  • Fredi Kunzler – Escola Politécnica da PUCRS
  • João Pedro Dermachi Catarino – Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS

Comitê Cientifico 

  • Débora Conforto (PUCRS).
  • Gilberto Faggion (Ms. UFRGS);
  • Gilmar Zampierei (ESTEF);
  • Luiz Gustavo Tessaro (OJPUCRS/Rede Marista);
  • Miriam Pires Correa de Lacerda (Universidade LaSalle);
  • Monica de La Fare (PUCRS);
  • Renato Machado (Faculdade Dom Bosco);
  • Selenir Kronbauer (EST);
  • Tiago de Fraga Gomes (PUCRS);
  • Vanessa Araújo Correia (FAJE);

GT de Organização Científica:

  • Diego Artur Wust
  • José Jair Ribeiro
  • Luciana Buksztejn Gomes
  • Luís Carlos Dalla Rosa
  • Luiz Carlos Selbach
  • Patrícia Espíndola de Lima Teixeira

 

Data 30 de setembro de 2021

Horário Atividade
9h às 9h30 Abertura Cultural
9h30 às 11h Conferência de abertura : Impactos do cotidiano na vida dos/as jovens

Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Carrano : Docente, escritor e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense.

Mediadoras:

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (Observatório Juventudes JPUCRS/Rede Marista)

Adriana Selau Evaldt (Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista)

13h30 Abertura Cultural 

Zé Vicente ( cantor e poeta)

14h às 15h15 Painel: Vivencias juvenis, horizontes de sentido

Marcelo Barros : Monge beneditino, escritor e teólogo.

Prof. Ma. Lorena Bandeira : Psicóloga, docente e vice coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da Universidade Estadual da Paraíba.

Mediadores:

Diogo Luiz Santana Galline (Observatório Juventudes PUCPR)

Diego Artur Wust ( Comitê Juventudes Rede Marista)

15h30 às 17h30 Comunicações de trabalhos

Data 01 de outubro de 2021

Horário Atividade
8h30 às 10h Comunicações de trabalhos
10h30 às 11h45  Painel: Pactos fundamentais para firmarmos com as Juventudes

Prof. Dr. Afonso Murad: Irmão Marista, escritor e docente na Faculdade Jesuíta ( FAJE)

Prof. Dr. Paulo Cesar Carbonari: Filósofo, professor, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Direitos Humanos, militante de direitos humanos (CDHPF/MNDH).

 

Mediadores

Diego Gomes : Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil

Ana Clara de Oliveira Bruce ( Animadora da PJM e Presidente do GEAdo Colégio Marista Assunção)

11h45 às 12h Encerramento

Comitê Juventudes da Rede Marista

 

Carga horária (total do evento/atividade): 12 horas.

Atestado: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência

Atividade Data
Prazo de início para envio de trabalhos 10/06/2021
 Prazo final para envio de trabalhos ENCERRADO EM 10/08
Divulgação dos trabalhos aprovados 08/09/2021
  • Tempo de apresentação de trabalhos no evento: entre 12 e 15 minutos.
  • A comunicação deve partir do trabalho com resumo homologado.
  • Está previsto discussão e interação com os autores, através de perguntas dos participantes, mediadas pela coordenação da sala.
  • A organização disponibiliza e recomenda o uso dos seguintes recursos:

1) Base em pptx conforme identidade visual do evento.  e Imagem de fundo de tela.  Acesse aqui

 

  •  Por motivos técnicos, recomenda-se aos apresentadores a instalação prévia da Plataforma Zoom, estar em ambiente com boa conexão, fazer uso de fone de ouvido preferencialmente com captação de voz.
  •  Conforme o cronograma, os trabalhos serão apresentados em 30/09/21, a partir das 15h30 às 17h30 e 01/10/21, das 8h30 às 10h. * O detalhamento da ordem de trabalhos por salas, será disponibilizado até 17/09.

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL

ORIENTAÇÕES SOBRE AS COMUNICAÇÕES ORAIS :

A submissão do trabalho deverá ser feita na forma de resumo.

As comunicações orais poderão ter um autor e até 3 coautores. O autor necessariamente deverá estar inscrito no evento. 

O resumo deverá ser submetido até o dia 31.07.2021.

As comunicações orais serão aceitas em duas modalidades:

1) Estudos contemporâneos com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas acerca de pesquisas em adolescências e juventudes nas diferentes áreas do conhecimento, que evidenciem elaboração de acordo com o rigor técnico-científico. Deve conter os seguintes aspectos: tema, objetivo/problema de pesquisa, referências téoricas, metodologia, discussão dos dados, considerações finais. Agência ou instituição financiadora (quando houver).

2) Relatos de experiências, atividades extensionistas e estudos de caso de acordo com os eixos temáticos propostos na estrutura do Simpósio. Para os trabalhos empíricos serão aceitos relatos que refletem alguma prática educativa, cultural, comunitária, esportiva, espiritual e religiosa e estudos de caso, realizados com adolescentes e jovens, com idade entre 12 e 29 anos. Descrição da experiência realizada, contemplando: objetivo da prática, público participante, período de realização, atividades desenvolvidas, local onde foi realizada, referenciais teóricos (se houver), considerações finais. Agência ou instituição financiadora (quando houver).

O envio dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente no momento da inscrição pelo site do evento, até o dia 10/08/2021, ou até o esgotamento das vagas.

– Informações requeridas para submissão do resumo da Comunicação Oral

I. Título do Trabalho

II. Autor(es) e Instituição de origem

III. Grupo Temático no qual pretende inscrever o trabalho

IV. O texto do resumo deverá seguir as seguintes normas: texto em língua portuguesa, máximo de 3.000 caracteres (com espaços), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

V. Palavras-chave (até 5 palavras)

OBSERVAÇÕES:

* O texto deverá seguir as normas da ABNT.

* Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, poderão não ser aceitos. Tempo de apresentação dos trabalhos no evento: aproximadamente 15 minutos.

* O resumo aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original; ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após a sua submissão.

* Os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico.

– Tempo de apresentação dos trabalhos no evento: 15 minutos, seguido de  interação, através de perguntas dos participantes.

A divulgação dos resultados será feita por e-mail aos/às inscritos/as até o dia 31/08.

 

Acesse aqui o modelo de resumo

Todos os trabalhos serão avaliados pela comissão cientifica do simpósio até o dia 31/08/2021

Após avaliação, será enviada uma mensagem automática no endereço de e-mail cadastrado, indicando o status do trabalho: HOMOLOGADO, PENDENTE OU REPROVADO.

Os trabalhos HOMOLOGADOS estarão aptos e serão no evento.

Os trabalhos não homologados, marcados como PENDENTE, são aqueles que estão fora do padrão indicado, esses poderão ser substituídos em até 72h, conforme tutorial abaixo. A não substituição do arquivo implica em não apresentação do pôster virtual durante o evento.

Os trabalhos REPROVADOS não serão apresentados durante o evento. A reprovação do trabalho não impossibilita a participação e o acesso ao evento.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do pôster virtual, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected].

Tutorial – Alteração de Resumo: Clique aqui

Tutorial – Inscrições: Clique aqui

EVENTO GRATUITO Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

TEMÁTICAS

  Juventudes e integralidade da vida 

Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionados à saúde, corporeidade, sentido da vida, saúde mental, adoecimento, autolesão, depressão e suicídio, projeto de vida, cultura vocacional, educação socioemocional.

Mediadores: Carlos Dalla Rosa e Diego Wust (Comitê Juventudes da Rede Marista)

Juventudes e ecologia integral

Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas à compreensão da casa comum, sustentabilidade, superação da cultura do descarte, cidadania planetária e responsabilidade social, impactos da Pandemia, conceito do bem viver, espiritualidade.

Mediadores: Luiz Carlos Selbach (Comitê Juventudes da Rede Marista) e Marcos Broc (Sede Marista)

 Juventudes e fraternidade

Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas ao engajamento social, cultura da solidariedade, práticas de voluntariado, economia solidária, cultura do diálogo, justiça e paz, intergeracionalidade.

Mediadores: Karen Theline (Comitê Juventudes da Rede Marista) e Renato Biasi (Sede Marista)

 Juventudes, cidadania e direitos humanos

Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionadas à Inclusão social, diversidades, pluralidade, formas de mobilização e participação social na garantia dos direitos de adolescentes e jovens, jovens e trabalho, políticas públicas, Estatuto da Juventude, ECA.

Mediadores: José Jair Ribeiro e Luciana Gomes (Comitê Juventudes da Rede Marista)

 Juventudes, educação e cultura

 Este grupo recebe trabalhos que tematizam pautas relacionados à novo Ensino Médio, vivências universitárias, cibercultura, novos ambientes relacionais, arte e cultura, educação e contemporaneidade, protagonismo juvenil na educação e na cultura, comunicação, produção artística juvenil.

Mediadores: Patrícia E. de Lima Teixeira e Gabriel Sacchi (Comitê Juventudes da Rede Marista)

Observatório Juventudes
pucrs-marista-color

 

Caso tenha alguma dúvida com relação a inscrição, entre em contato com o setor de inscrições da PUCRS:
Educação Continuada – EDUCON:
Telefone: (51) 3320 3680
E-mail: [email protected]

Preencha os campos abaixo e clique em enviar. Para confirmar que sua mensagem foi enviada, aguarde a atualização automática da página e verifique o menu contato.
  • ANAIS: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Mídias Sociais

Compartilhar