Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

VAGAS ESGOTADAS!!!

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS NO MENU TRABALHOS.

O Seminário 80 anos da Guerra Civil Espanhola: histórias, historiografia e memórias do Fascismo, tem por objetivo refletir sobre as histórias e memórias da Guerra Civil Espanhola, bem como sobre a produção historiográfica mais recente acerca dessa temática, especialmente no tocante a questões de ordem política, social e cultural. Pretende também analisar suas possíveis relações com os regimes salazarista e varguista, respectivamente ocorridos em Portugal e no Brasil, naquele mesmo contexto.

Os principais objetivos do Seminário 80 anos da Guerra Civil Espanhola: histórias, historiografia e memórias do Fascismo são:

1. Identificar a influência das ideias nazifascistas e sua difusão nos meios políticos e intelectuais de países como Espanha, Portugal e Brasil, especialmente no período entreguerras.
  2. Analisar a produção historiográfica mais recente sobre a Guerra Civil Espanhola, especialmente sobre as Falanges e as suas possíveis relações com os demais regimes nazifascistas ou autoritários durante os anos de conflito e de consolidação do regime franquista na Espanha.
  3. Refletir sobre as memórias da Guerra Civil Espanhola e da ditadura de Francisco Franco e sobre suas relações com as demais experiências autoritárias europeias e latino-americanas.
  4. Estreitar os laços internacionais de colaboração e pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em História (PPGH) da PUCRS e da Universidad Autónoma de Madrid, parceiras na promoção do presente Seminário.
  5. Difundir o conhecimento acadêmico produzido sobre a temática da Guerra Civil Espanhola entre os estudiosos da área e demais interessados, considerando-se sua atualidade e relevância.

O Seminário destina-se especialmente a estudantes de graduação e pós-graduação, a professores e demais pesquisadores da área de História, especialmente àqueles dedicados aos estudos de política, cultura política e relações internacionais. Destina-se igualmente a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais pesquisadores das áreas de Sociologia, Ciência Política e Economia. Também pode participar o público que se interessa pelo assunto, visto que o evento é aberto à sociedade em geral.

O evento será realizado entre os dias 19 e 20 de maio de 2016, na sala 407.2 do prédio 5, no campus central da PUCRS.

Luciano Aronne de Abreu

Comissão Organizadora e Científica

Luciano Aronne de Abreu (PUCRS)

Juan Luiz Pan-Montojo Gonzalez (UAM)

Gabriela de Lima Grecco (UAM)

DIA 19/05/2016

Horário Atividade
9h – 10h30min Conferência de Abertura
Projetos estatais, repressão e economia durante a Guerra Civil Espanhola – Juan Luís Pan-Montojo González (UAM).
11h -12h Comunicações de Pesquisa: Autoritarismo Corporativismo e Dirigismo Econômico.
12h – 14h Intervalo
14h – 15h30min Mesa Redonda
O Fascismo na Espanha: a Falange Espanhola – Gabriela de Lima Grecco (UAM).
Salazarismo e Corporativismo em Portugal – Álvaro Garrido (Universidade de Coimbra).
16h – 18h30min Comunicações de pesquisa: Instituições e Regimes Políticos.

DIA 20/05/2016

Horário Atividade
9h – 10h30min Mesa Redonda
A Guerra Civil Espanhola e o cinema – Rafael Hansen Quinsani (UFRGS).
Memória Histórica e a Guerra Civil Espanhola – Zoé de Keranga (UAM).
11h – 12h30min Comunicações de pesquisa: Produção Cultural, Censura e Memória Histórica.
12h30min – 14h Intervalo
14h – 15h30min Mesa Redonda
Autoritarismo e Democracia no Brasil de Vargas – Luciano Aronne de Abreu (PUCRS).
Integralismo e Fascismo no Brasil – Carla Brandalise (UFRGS).
16h – 18h30min Comunicações de pesquisa: Democracia, Autoritarismo e Totalitarismo: teoria e historiografia.

TRABALHOS APROVADOS

Regulamento para apresentação de artigos:

Cada comunicador terá o tempo máximo de 20 minutos para a apresentação de seu trabalho. Se necessário, haverá equipamento audiovisual disponível para uso dos apresentadores.

Caso o trabalho seja aprovado, a comissão contatará os participantes por e-mail.

Prazo para envio dos artigos:

ATÉ DIA 08/05/2016

Atenção: o artigo deverá obrigatoriamente ser anexado a sua inscrição.

Normas:

• Fonte Times New Roman 12;
  • Espaçamento entrelinhas 1,5;
  • Título, nome e e-mail;
  • O texto deve ter entre 15 e 20 páginas;
  • Citações a partir de 4 linhas com recuo à esquerda de 4cm, fonte 10 e espaçamento simples;
  • Referências bibliográficas deverão aparecer no corpo do texto (autor; data: pág.); referências em rodapé somente de notas explicativas;
  • Bibliografia e fontes.

ATENÇÃO: as apresentações de artigos dos participantes estrangeiros poderão ser realizadas através de SKYPE. Se for escolhida esta opção, favor incluir no seu artigo o contato do Skype.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 50,00
Diplomados PUCRS R$ 50,00
Alunos Externos R$ 65,00
Profissionais R$ 75,00
Público em Geral R$ 75,00
*Trabalhos R$ 80,00

* O valor da taxa de trabalhos será somada à modalidade de público escolhida no momento da inscrição.

Carga horária: 16 horas.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

* O valor da taxa de trabalhos será somada a modalidade de público escolhida no momento da inscrição.

Para fazer a inscrição, clicar em inscreva-se e preencher todos os campos indicados no formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Escola-de-Humanidades-02-300x46logos-capes1-300x47fapergs

icone do facebook