Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

ASSISTA A GRAVAÇÃO DO EVENTO, CLICANDO AQUI.

Download disponível até 28/05/2021.

PARA SE INSCREVER NO EVENTO, CLIQUE AQUI.

Pós-evento, em torno de 30 dias, serão emitidos os certificados para quem estiver inscrito e confirmar sua presença durante o evento no check-in que será informado.

PARA ACESSAR O EVENTO, CLIQUE AQUI.

ID: 986 6321 8550

SENHA DE ACESSO: 327593

O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO e CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL  da ESCOLA DE HUMANIDADES DA PUCRS promovem a “AULA ABERTA PESQUISA CIENTÍFICA: DESAFIOS PARA O EDUCADOR E PARA A UNIVERSIDADE”.

Aula será ministrada pelos Professores Dr. Pedro Demo (UnB) e Dr. Renan Antônio da Silva (UECE e UFAM).

A produção científica do Prof. Pedro Demo, reconhecida internacionalmente, e a ênfase nos temas Sociologia da Educação e Pobreza Política e Metodologia Científica no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa reitera a importância de sua participação nessa Aula, bem como a participação do Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UECE e UFAM) que, com sua expertise em temas como desenvolvimento regional e políticas públicas enriquecerá o debate.

O tema da Aula Aberta encontra inspiração nas produções do Prof. Demo sobre a qualidade na universidade como “competência de fazer história humana e de humanizar a realidade” com destaque para “habilidade de trabalhar as circunstâncias dadas de modo ambientalmente adequado e sustentado, bem como de fazer a democracia”. Considerando o contexto atual o tema se reedita e as indagações sobre os atuais desafios para a pesquisa científica postos aos pesquisadores e as universidades impõe o debate.

Destaca-se a participação do corpo discente na organização dessa atividade e na escolha do tema, o qual foi fomentado nos debates em aulas do PPGSS e do Curso de Graduação em  Serviço Social.

O evento ocorrerá no dia 24 de maio de 2021, na plataforma Zoom Webinar.

Os dados de acesso serão enviados para os inscritos no evento um dia antes da sua realização.

24 de maio, segunda-feira

Horário Atividade
19h30 ABERTURA

Prof. Dr. Draiton Gonzaga Souza – Decano da Escola de Humanidades

Profa. Dra. Adriana Kampff – Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada

19h40 PALESTRANTES:
Prof. Dr. Pedro Demo- UNB

Possui graduação em Filosofia – Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia – Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Prof. Dr. Renan Antônio da Silva

Docente nos Programas de Pós – Graduação na UECE e UFAM (orientador de Mestrado e Doutorado). Pós – Doutor por diversos Programas de Pós – Graduação. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco – José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane – Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMYOF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902).  Publicou mais de 100 artigos e 12 livros.

MEDIADORAProf. Dra. Jane Cruz Prates – Escola de Humanidades

IMPORTANTE:
  • Será fornecido certificado para todos que confirmarem a presença on-line durante o evento.
  • O evento terá intérprete de Libras.

Evento Gratuito. Garanta sua vaga e inscreva-se clicando abaixo:

• Prof. Francisco A Kern – Escola de Humanidades / PUCRS
  • Prof. Maria Isabel Barros Bellini – Escola de Humanidades / PUCRS
  • Mestranda Gabriela Magri
  • Mestranda Cíntia Nascimento

ACESSE AQUI A RELAÇÃO DE PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso não localize sua dúvida,  envie uma mensagem no fale-conosco a seguir. Em breve, lhe retornaremos. Obrigada!

Se deseja se inscrever no evento, acesse o menu acima “Inscrições”.

Se tiver alguma dúvida, verifique o menu acima “Perguntas frequentes“.

Caso não conste a resposta que deseja no site, entre em contato conosco enviando uma mensagem preenchendo os campos a seguir.

Tenha um ótimo evento!