Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

ACESSE SEU CERTIFICADO CLICANDO AQUI: CERTIFICADOS
* Se tiver alguma dificuldade com relação ao seu acesso (CPF, senha), pode contatar o setor de inscrições: EDUCON: Prédio 40, sala 201 – [email protected] / (51) 3320 3680 / 3320 3727. Horário de funcionamento: 8h às 21h, segunda a sexta-feira. Para receber certificado de participação é fundamental que tenha realizado a sua inscrição no evento.

O Congresso de Mariologia, a ser realizado de 21 a 23 de agosto de 2017 no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS. Tendo presente a comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo, visa-se promover um espaço de reflexão teológica acerca da pessoa de Maria. Além de revisitar as Sagradas Escrituras, escritos patrísticos, textos literários de cunho mariano e a história dos dogmas marianos, pergunta-se, ademais, sobre a relevância social de Maria, sobre os limites e possibilidades no âmbito ecumênico e sobre a sua presença e significado no contexto brasileiro e latino-americano bem como na esfera da piedade popular.

Objetivo Geral

Refletir sobre o caráter teológico de Maria na fé cristã e na religiosidade popular.

Objetivos específicos

1. Desenvolver uma abordagem mariológica que faça frente tanto ao sentimentalismo que produz exageros quanto ao minimalismo que racionaliza o lugar de Maria na fé cristã.
  2. Oferecer uma breve síntese de Mariologia que compreenda os seus aspectos bíblicos, dogmáticos, ecumênicos, sociológicos e considere a experiência religiosa da piedade popular.

Presbíteros, Consagradas(os), estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, agentes de pastoral e público em geral.

Será realizado de 21 a 23 de agosto de 2017, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.

Coordenador (a)

16h Nossa Senhora Aparecida, mãe e rainha do povo brasileiro

Prof. Dr. Afonso Tadeu Murad

16h45min  Encerramento

Regulamento para envio de trabalhos

Serão recebidas propostas de comunicações de trabalhos acadêmicos em nível de PÓS-GRADUAÇÃO no âmbito da Mariologia.

Os participantes deverão enviar o resumo exclusivamente para o e-mail [email protected]. Após a aprovação do trabalho, favor realizar sua inscrição pelo site.

As inscrições para comunicações encerram-se no dia 16/06/2017. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no site do evento no dia 30/06/2017.

O resumo deverá conter:
1. Título do trabalho;
2. Nome e e-mail do(s) autor(es);
3. Nome e e-mail do(s) orientador(es);
4. Nome da Instituição de Ensino Superior à qual o autor está vinculado;
5. Texto em parágrafo único de aproximadamente 250 palavras.

A apresentação, no Congresso, não poderá exceder o limite de 12 minutos e será seguida de um espaço de diálogo e perguntas de 7 min.

As comunicações de trabalhos apresentadas no Congresso serão publicadas, posteriormente, em forma de e-book. O prazo para a submissão do texto final da comunicação será até o dia 30/09/2017.

Confira a lista de TRABALHOS APROVADOS

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Modalidade Valor
Público em geral R$ 30,00

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Escola-de-Humanidades-02-300x46

paulus-logo-300x193Paulinas_logo_sem_fundo-300x216Logo CNBB regional sul 3

• Caso tenha realizado a sua inscrição, mas não conseguiu gerar o boleto para pagamento, pode contatar o EDUCON: [email protected]  / (51) 3320 3680/3727
  • Caso tenha gerado, mas consta como vencido, não realize o pagamento do boleto, pois a inscrição não poderá ser validada. Nesse caso, contate o setor acima para gerar novo boleto.
  • Outras dúvidas, favor preencher o menu abaixo “Contato”.