Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar
bandeira da espanha, idioma espanhol

O Congresso Latino-Americano sobre o Abandono da Educação Superior (CLABES) é realizado anualmente no mês de novembro desde 2011.  No entanto, por causa da pandemia causada por Covid 19, fomos forçados a cancelar a edição do evento deste ano.

Este ano estaríamos celebrando a décima edição do Congresso e, para dar continuidade a esses espaços de reflexão para a comunidade acadêmica, realizaremos uma reunião virtual intitulada: A PERMANÊNCIA NO SISTEMA EDUCACIONAL EM ÉPOCA DE COVID-19.

Salientamos que este evento é uma atividade derivada do projeto europeu GUIA (Gestión Integral del Abandono en la Educación Superio), financiado dentro do programa Alfa. Neste projeto, 18 universidades de países latino-americanos e europeus trabalham no estudo das características, causas e possíveis estratégias da diminuição do abandono estudantil

Ao longo desses anos e em torno dos objetivos de reduzir a evasão e melhorar a permanência, temos criado uma extensa Rede de pesquisadores, professores e gestores educacionais, com participação especial de universidades latino-americanas, formando o que chamamos de Comunidade Red-GUIA.

A PUCRS organizou em 2012 o congresso CLABES, foi uma das  universidades coordenadoras  do Projeto GUIA e atualmente  faz parte  do Comitê Gestor da Comunidade da Rede-GUIA.

• Dar continuidade aos encontros anuais do CLABES.
  • Oferecer espaços de diálogo e analisar coletivamente os desafios relacionados com a permanência e o abandono na contemporaneidade.
  • Apresentar estudos/pesquisas realizadas nos últimos anos.
  • Compartilhar experiências e boas práticas educacionais em tempos de pandemia.

Comunidade Red-GUIA formada por participantes dos Congressos do CLABES e outros grupos que participaram de outras iniciativas lideradas pelo Projeto GUIA, como pesquisas, workshops, avaliações.

Este grupo é formado por centenas de profissionais da Educação Superior com perfis de Pesquisadores, Professores, Gestores Acadêmicos e Estudantes, e pertencentes a várias universidades na maioria dos países ibero-americanos.

O encontro será realizado remotamente, através do Zoom nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020.

Coordenador:

• Priscila Venegas – COSTA RICA
  • Rafael Rey – URUGUAI
  • Rodrigo Del Valle – CHILE
  • TODOS OS HORÁRIOS REFEREM-SE À HORA DE BRASÍLIA (GTM-3)

18 de novembro de 2020

Moderadora: Magda Campillo

HORÁRIO ATIVIDADE
11h às 11h30 Abertura do Evento: Encontro com CLABES

Primeiro encontro online da Comunidade RedGUIA

11h30 às 13h Como a questão do abandono / permanência está sendo estudada na contemporaneidade

1. Pricila Khols dos Santos – Universidade Católica de Brasília:

Permanência na Educação Superior: desafios e perspectivas

1. Martín Saíno – U. Córdoba / Argentina; Rafael Rey – UdelaR/Uruguai e Johana Vasquez – Antioquia/Colombia

Proposta de pesquisa RedGUIA em âmbito internacional

19 de novembro de 2020

• As Oficinas 1 e 2 ocorrem simultaneamente, com acesso limitado por ordem de inscrição.
  • A Oficina 3 é de acesso livre. Todos poderão participar.
HORÁRIO ATIVIDADE
11h às 13h Oficina 1 – Mendeley:  Uma ferramenta para a organizar da literatura relacionada ao abandono escolar.

Magda Campillo Labrandero – Universidad Nacional Autónoma de México

Leydy Aleen Erazo Nanez – Universidad Nacional Autónoma de México

11h às 13h Oficina 2 – Metodologías colaborativas de ensino: inquietações contemporâneas

Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil

Carla Spagnolo – Colegio Marista Rosario/Brasil

15h às 17h Oficina 3 – A Rede Guía AQUI ESTÁ E AQUI FICA

Luz Stella Escudero V. – U. Antioquia/Colombia

Johanna Vásquez – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Miguel Aurelio Alonso – U. Complutense de Madrid

20 de novembro de 2020

BOAS PRÁTICAS PARA DIMINUIR O ABANDONO.

Moderadora: Bettina Steren dos Santos

HORA ATIVIDADE
11h às 11h30 Sistematização de experiências na Educação Superior em tempo de COVID, três categorias: saúde mental, aprendizagem e inclusão.

Patricia Estrada Mejia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Diana Valencia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia

Alexandra Toro – Universidad de Caldas/Colombia

11h30 às 12h30 Conferência de encerramento:

Boas práticas de educação para a permanência em tempos de pandemia.

Palestrante: Dr. Francesc Pedró, director de IESALC-UNESCO.

12h30 às 12h45 Resumo da Reunião e Encerramento
  • Será necessária inscrição prévia para participar do Evento.
  • As inscrições para o evento serão gratuitas.
  • A participação nas Oficinas do dia 19/11 (11h às 13h) é limitada. Por isso, será necessária a confirmação expressa da Organização para acessar as salas.

Carga total do evento: 6 horas.

Atestado do evento:

Os participantes do Encontro e dos Workshops receberão o respectivo certificado de presença.