Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

A educação é um campo prioritário para o desenvolvimento humano sustentável. É um direito humano básico, constituindo-se em uma premissa fundamental em sociedades democráticas na promoção da igualdade e da justiça social.   A educação possui centralidade na agenda global para erradicar a pobreza, apresentando-se como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela UNESCO e como um meio para atingir todos os outros.

O Congresso Internacional de Educação da PUCRS, organizado pelo PPGEDU (PUCRS), tem por objetivo promover a aproximação da comunidade acadêmica e oportunizar a reflexão sobre temáticas estruturantes da Educação, assumindo-se como um espaço de cooperação, partilha, ensino, aprendizagem e investigação. O evento é estruturado na forma de palestras nacionais e internacionais, mesas redondas e comunicações científicas, visando oportunizar o encontro de acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, gestores e outros profissionais de áreas afins interessados na Educação Básica e Superior.

O Congresso Internacional de Educação da PUCRS tem como objetivo contribuir na formação de profissionais da área da educação com vistas ao desenvolvimento da gestão e práticas educativas. Diante de um contexto pós-pandêmico de resgate de aprendizagens, motivação e permanência dos estudantes em todos os níveis da Educação Básica, bem como na Educação Superior, se entende necessário buscar subsídios teóricos e práticos que nos ajudem a superar este cenário, bem como fomentar pesquisas e diálogos que possam contribuir para significativas reflexões acerca do papel da educação em diferentes contextos educativos e todas as possibilidades de abordagens dos conteúdos necessários à formação das crianças e jovens.

O evento pretende atingir um público de mais de 250 profissionais, não só como ouvintes, mas como participantes das oficinas e painelistas nas apresentações de trabalhos.

O evento visa promover um espaço de discussão, formação e socialização de conhecimentos e experiências sobre o ensino, a aprendizagem e a pesquisa em Educação temática abordando temas atuais que atravessam a Educação Básica e o Ensino Superior, no âmbito nacional e internacional.

Professores e gestores da Educação Básica e Superior, pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e profissionais de áreas afins.

O evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, no auditório térreo do Prédio 32 da PUCRS.

Pórtico PUCRS

 

Presidente:

  • Drª. Bettina Steren dos Santos

Vice-Presidente:

  • Ir. Manuir Jose Mentges

Comissão Organizadora:

  • Drª. Adriana Justin Cerveira Kampff
  • Drª. Andreia Mendes dos Santos
  • Dr. Jose Luis Schifino Ferraro
  • Dr. Luciano Denardin de Oliveira
  • Drª. Marilia Costa Morosini
  • Dr. William Quadros

Comissão Científica:

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Drª. Andrea Goncalves Bandeira
  • Drª. Diana Marcela Rodrigues Clavijo
  • Drª. Edla Eggert
  • Drª. Fernanda Bittencourt Ribeiro
  • Drª. Iara Tatiana Bonin
  • Drª. Isabel Cristina Machado de Lara
  • Drª. Lucia Maria Martins Giraffa
  • Dr. Luciano Aronne de Abreu
  • Drª. Milene Selbach Silveira

10/10 – quinta-feira

Horário Atividade
08h30 Credenciamento
09h30 Momento artístico
10h Solenidade de abertura, com presença de autoridades locais.
10h30 às 12h CONFERÊNCIA DE ABERTURA – “Liderazgo educativo para un mundo emergente.”

Palestrante: DR. LUIS CARLOS GUTIÉRREZ BLANCO – Bacharel em Teologia e em Ciências da Religião. Mestre em Administração e Supervisão Educacional e doutor em Educação, ambos pela Universidade de Porto Rico. Atualmente é Vigário Geral do Instituto Marista, pesquisador sobre lideranças na Educação.

Mediação: IR. MANUIR JOSÉ MENTGES – Filósofo, mestre e doutor em Educação, pela PUCRS. Atua como Vice-Reitor da PUCRS e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS.

12h Intervalo de almoço
14h às 15h30 MOMENTO InspirAÇÃO I: Cases internacionais de educação na perspectiva da formação integral  
15h30 Intervalo
16h às 18h MOMENTO InspirAÇÃO II: Cases de investigação e práticas em Educação no PPGEDU/PUCRS  

11/10 – sexta-feira

Horário Atividade
09h às 10h15 PALESTRA – “Futuros da Educação”

Palestrante: DRª. MARLOVA JOVCHELOVITCH NOLETO – Diretora e Representante da UNESCO no Brasil. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Aprofundou seus estudos sobre o estado de bem-estar social, combate à pobreza, políticas sociais, educacionais, responsabilidade social e filantropia, entre outros temas.

Mediação: DRª. BETTINA STEREN DOS SANTOS – Pedagoga pela UFRGS, doutra em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Barcelona, Coordenadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS.

10h15 Intervalo / Lançamento de livros
10h45 às 12h15

MESA DE ENCERRAMENTO – El futuro de la educación, la educación del futuro”

Palestrante: DR. OSCAR SANTIAGO URIBE ROCHA – Antropólogo, Mestre em Cidades pela London School of Economics – LSE e em Processos Ambientais Urbanos pela EAFIT, Doutorando em Ciências Sociais. Assessor do Pacto Alegre, no Brasil.

Mediação: Drª. ADRIANA JUSTIN CERVEIRA KAMPFF – Bacharel em Informática, Doutora em Informática na Educação pela UFRGS, Mestrado em Ciência da Computação, UFRGS.  É Professora Titular da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada.

12h15 às 13h30 Intervalo de almoço
13h30 às 15h30 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 1
15h30 às 16h Intervalo
16h às 17h30 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 2
17h30 Momento Cultural de Encerramento  

Carga horária (total do evento/atividade): 20 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

 

Importante: É fundamental, no momento da inscrição, que o(a) participante que possui trabalhos aprovados insira os dados de trabalho (título, autor e coautores, se houver). Caso contrário, não será possível emitir o certificado de “trabalho apresentado”. 

Acesse abaixo os Documentos sobre os Trabalhos:

EDITAL DE TRABALHOS_06.06.2024

MODELO RESUMO EXPANDIDO_12.04.2024

 

Verifique a seguir as Datas Importantes para cada etapa dos trabalhos:

Atividade Prazo
Publicação do Edital de Trabalho 06/06
Prazo Final para Submissão dos trabalhos 06/07
Divulgação dos Trabalhos aprovados (site do evento) 19/07
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados (média 1 semana) 19 a 25/07
Liberação do link de inscrições para todos os públicos 26/07
Envio dos trabalhos científicos completos 20/08

Regulamento para envio dos trabalhos

  • Todos os trabalhos devem ser enviados para o e-mail do evento: [email protected] até o prazo limite acima.
  • A comissão retornará aos participantes com trabalhos aprovados, enviando o link de inscrições prioritário, para garantir as vagas.
  • Após o prazo, o link será publicado no site para acesso a todos os públicos.

 

  • IMPORTANTE: É de responsabilidade do participante com trabalho aprovado – no momento da inscrição – informar os dados do trabalho (título, autor, coautores e orientador, se houver). Se não preencher os campos citados, o certificado de “trabalho apresentado” não será emitido pós-evento.
  • Número máximo de trabalhos por inscrição? 01 trabalho por autor principal/inscrição, coautoria livre
  • Número máximo de autores? 3 autores
  • Precisa constar Orientador? Não

Os trabalhos deverão obedecer aos seguintes critérios metodológicos:

  • Envio inicial de resumo com 800 a 1500 palavras e 3 a 5 palavras-chave.
  • Indicar eixo temático.
  • Sendo aprovado, enviar o trabalho completo. Ter, no mínimo 6 páginas e no máximo, 12 páginas, incluindo Bibliografia e anexos;
  • Fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,15.
  • Incluir no início um RESUMO de, no máximo, 500 palavras, com palavras-chaves.
  • Incluir no início do trabalho completo um ABSTRACT de, no máximo, 500 palavras, com palavras-chaves.
  • Os trabalhos deverão ser encaminhados em arquivo Word e com a identificação dos autores.

Lista de Grupos de Trabalho (GTs): Áreas temáticas

O Congresso Internacional de Educação da PUCRS estrutura-se a partir de quatro eixos, correspondentes às Linhas de Pesquisa do PPGEDu, para abordar diferentes áreas de pesquisa, discussão e colaboração da área de educação. São elas:

  • Educação em Ciências e Matemática (ECM): direcionada ao estudo do ensino e à aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos considerando as contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade, à ciência e à natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
  • Formação, Políticas e Práticas em Educação:  voltada às investigações sobre a  educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
  • Pessoa e Educação: norteada pelos estudos da educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
  • Teorias e Culturas em Educação:  implicada em estudos, desde uma visão analítica e crítica, dos entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Categoria Valor
Alunos PUCRS (graduação) R$ 70,00
Alumni PUCRS / Alunos PUCRS (Lato e Stricto) / Profissionais Rede Marista R$ 80,00
Alunos externos R$ 100,00
Professores PUCRS R$ 100,00
Público Geral R$ 120,00

 

Acesse aqui a relação de “perguntas frequentes”.

Caso não localize sua dúvida, envie uma mensagem preenchendo os campos abaixo.

Mídias Sociais

Compartilhar