Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Sugerimos que você utilize o Navegador “Google Chrome” para melhor visualização do site.

SEMINÁRIO AMAZÔNIA BRASILEIRA: problemas e soluções, dias 18 e 19 de setembro de 2017, no Auditório do prédio 11 da PUCRS.

A insuperável riqueza da diversidade e o grande valor das potencialidades da Amazônia Brasileira não são menores do que a complexidade das questões que a circundam. Muitos riscos e desafios permanentes reclamam um olhar conjunto e tratamento condizente com os múltiplos fatores relacionados à região. Amazônia Brasileira: Problemas e Soluções. Pretendemos oferecer à Sociedade o mais fiel diagnóstico possível objetivando a instrumentalização de medidas concretas que visem o equilíbrio entre os variados fatores envolvidos: Soberania Nacional, Sustentabilidade e respeito à Dignidade Humana.

Aprofundar o debate sobre a dimensão dos problemas da Região Amazônica e propor soluções, com a participação de autoridades sobre o tema.

Acadêmicos, Diplomados, Professores e Público em geral.

O Seminário AMAZÔNIA BRASILEIRA: problemas e soluções será realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, no Auditório do prédio 11 da PUCRS.

Coordenadores:

• Prof. Dr. Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon
  • Profa. Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhngen
  • Prof. Me. Marcelo Bertoluci
  • Cel. Mário Andreuzza

18 de setembro

Horário Atividade
 8h15min  Recepção
 8h30min  Abertura

Prof. Dr.Jaderson Costa da Costa – Vice- Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

General-de- Exército Edson Leal Pujol – Comandante Militar do Sul

Prof Dr. Fabrício Dreyer de Ávila Pozzebon – Decano da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Prof Ms Marcelo Machado Bertotuci – Coordenador do Núcleo de Ciências Criminais e Segurança Pública da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cel Cav Mário Giussepp Santezzi Bertotelli Andreuzza – Chefe do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul

9h Caracterização da área

General de Exército Geraldo Antonio Miotto – Comandante Militar da Amazônia

9h30min “A Atuação do Exército Brasileiro na Faixa de Fronteira e sua Contribuição para o Desenvolvimento e a Defesa dos Interesses Nacionais na Amazônia”

General de Exército Geraldo Antonio Miotto  – Comandante Militar da Amazônia

10h A Marinha na Amazônia

Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht – Comandante do 9º Distrito Naval

10h30min A atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia Ocidental, antes e depois da reestruturação

Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos  – Comandante da ALA 8

11h  Debates
 11h45min Encerramento

Moderação:  Cel Cav R1 Mário Giussepp Santezzi Bertotelli Andreuzza – Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul

19 de setembro

Horário Atividade
 8h30min As ações dos Irmãos Maristas na Amazônia

Ir. João Gutemberg  –  Província Marista Brasil Sul-Amazônia

9h As ações da Polícia Federal na Amazônia

Delegado Renato Madsen Arruda – Chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal

9h30min

O IBAMA no combate ao desmatamento na Amazônia

Sr Rodrigo Dutra da Silva – Analista Ambiental – Chefe da Divisão técnico-ambiental IBAMA/RS

10h Problemas que afetam a Amazônia Brasileira

General de Brigada – Fernando Telles Ferreira Bandeira – Chefe do Estado-Maior do CMS

10h30min Debates
11h30min Encerramento Leitura da carta do Simpósio

Moderação: Prof Ms Marcelo Machado Bertotuci – Escola de Direito da PUCRS

Carga horária:  8 horas

Realização:

• Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Escola de Direito
  • Comando Militar do Sul
  • Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul

Apoio:

• 9º Distrito Naval
  • Comando Militar da Amazônia
  • ALA 8
  • Departamento de Polícia Federal
  • IBAMA

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Caso tenha dúvidas em realizar a sua inscrição, contate o EDUCON.

(51) 3320 3680/ 3320 3727