Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A economia do Rio Grande do Sul é uma das maiores economias do País, possuindo o segundo produto agropecuário e uma das maiores indústrias de transformação. Em razão da dinâmica particular da sua constituição e da sua industrialização, a economia gaúcha é, desde os anos 60, uma das mais estudadas economias regionais brasileiras. Atualmente, na Escola de Negócios da PUCRS, bem como em muitas outras instituições gaúchas de ensino e pesquisa, economistas e outros profissionais desenvolvem estudos socioeconômicos sobre o Rio Grande do Sul. Tais estudos possuem caráter muito variado, tanto pela diversidade de paradigmas que os orienta, quanto pela condição multifacetada da economia gaúcha como objeto de pesquisa. A produção desse conhecimento sobre a realidade econômica regional permanece, contudo, fragmentada entre os pesquisadores e dispersa pelas diversas instituições.

A importância da realização deste 10º Encontro está em possibilitar, como já ocorreu nas edições anteriores, a confluência de estudos, pesquisas e intercâmbio de ideias e debates sobre os diversos setores e aspectos da economia gaúcha.

O Encontro permitirá a identificação do atual “estado das artes” em matéria de produção científica acerca da economia regional, em seus diversos aspectos e setores, contemplados nas diversas áreas temáticas.

Pretende-se que a forma de organização do Encontro, a partir da proposição de textos, servirá como estímulo à produção de conhecimento sobre a economia do Rio Grande do Sul. A confluência de diversos trabalhos, por sua vez, deverá permitir o acúmulo desses conhecimentos.

A realização do evento também permitirá o encontro e o reconhecimento mútuo entre os pesquisadores de diversas instituições estaduais e nacionais, ampliando as possibilidades para trabalhos científicos em parceria.

Por fim, a importância do 10º Encontro de Economia Gaúcha também se manifesta por disponibilizar, de forma organizada, o conhecimento existente sobre a economia gaúcha para divulgação ao público em geral e às diferentes esferas de governo.

O objetivo do “10o Encontro de Economia Gaúcha”, seguindo a linha dos encontros anteriores, é propiciar a discussão dos problemas econômicos do Rio Grande do Sul, sob uma perspectiva metodologicamente pluralista e tematicamente variada.

Deste modo, espera-se que o 10o Encontro de Economia Gaúcha seja uma oportunidade de reflexão sobre temas variados, inserindo-se em diferentes tipos de discussão: conferências e painéis constituídos por estudiosos especialmente convidados e sessões temáticas, cujos trabalhos serão selecionados com base em critérios estritamente acadêmicos.

O “10o Encontro de Economia Gaúcha” ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, de forma on-line, na plataforma Zoom Webinar.

Os dados de acesso serão enviados no dia anterior ao evento por e-mail, aos participantes matriculados no evento.

Coordenador:

• Prof. Gustavo Inácio de Moraes – PUCRS

Comissão Organizadora:

• Prof. Adelar Fochezatto – PUCRS
  • Prof. Osmar Tomaz de Souza – PUCRS
  • Prof. André Luis Contri – PUCRS e DEE-SPPG-RS
  • Profa. e Doutoranda Cristiane Silva – PUCRS

18/11/2021, quinta-feira

Horário Atividade
09h30 Boas vindas e abertura do evento
10h30 às 12h Mesa Científica Temática (1-4)
14h às 15h30 Mesa Científica Temática (5-8)
15h45 às 17h15 Mesa Científica Temática (9-12)
17h30 às 19h Mesa de Debate do 1. Dia do Encontro de Economia Gaúcha

19/11/2021, sexta-feira

Horário Atividade
08h às 09h30 Mesa Científica Temática (13-16)
10h às 11h30 Mesa Científica Temática (17-20)
14h às 15h30 Mesa Científica Temática (21-25)
16h às 18h Mesa de Fechamento
Palestra Magna do “10º Encontro de Economia Gaúcha”

Carga horária: 16 horas

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência no evento on-line. Confirme sua presença todos os dias do evento.

O evento oferecerá tradução de Libras.

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS: 03/10/2021

Em breve, mais detalhes sobre o envio dos trabalhos.

Tipo de trabalho: COMUNICAÇÃO ORAL

Áreas temáticas

1. Desenvolvimento Econômico
  2. Macroeconomia, Setor Externo, Finanças Públicas
  3. Localização e Distribuição Regional do Desenvolvimento
  4. Estudos Setoriais, Cadeias Produtivas, Sistemas Locais de Produção
  5. Emprego e Mercado de Trabalho, Demografia Econômica
  6. Estudos Urbanos
  7. História Econômica
  8. Estudos Teóricos em Economia Regional
  9. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  10. Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Os trabalhos deverão ter como foco a análise da economia do Rio Grande do Sul ou aspectos teóricos e aplicados às áreas acima.

Os mesmos deverão obedecer aos seguintes critérios metodológicos:

– Ter, no máximo, 30 (trinta) páginas, incluindo Bibliografia e anexos;

– Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.

–  Incluir no início do artigo um RESUMO de, no máximo, 150 palavras, com palavras-chave.

–  Incluir no início do artigo um ABSTRACT de, no máximo, 150 palavras, com palavras-chave.

– Os trabalhos deverão ser encaminhados em arquivo PDF e com a identificação dos autores.

Modalidade Valor
Alunos de Graduação e Pós-graduação da PUCRS R$ 40,00
Alumni PUCRS R$ 40,00
Alunos Externos de Graduação e Pós-graduação R$ 50,00
Profissionais R$ 80,00

O link de inscrições será publicado no site, após o período de inscrições prioritárias para os participantes com trabalhos aprovados no evento.

icone do instagram