O Congresso Latino-Americano sobre o Abandono da Educação Superior (CLABES) é realizado anualmente no mês de novembro desde 2011. No entanto, por causa da pandemia causada por Covid 19, fomos forçados a cancelar a edição do evento deste ano.
Este ano estaríamos celebrando a décima edição do Congresso e, para dar continuidade a esses espaços de reflexão para a comunidade acadêmica, realizaremos uma reunião virtual intitulada: A PERMANÊNCIA NO SISTEMA EDUCACIONAL EM ÉPOCA DE COVID-19.
Salientamos que este evento é uma atividade derivada do projeto europeu GUIA (Gestión Integral del Abandono en la Educación Superio), financiado dentro do programa Alfa. Neste projeto, 18 universidades de países latino-americanos e europeus trabalham no estudo das características, causas e possíveis estratégias da diminuição do abandono estudantil
Ao longo desses anos e em torno dos objetivos de reduzir a evasão e melhorar a permanência, temos criado uma extensa Rede de pesquisadores, professores e gestores educacionais, com participação especial de universidades latino-americanas, formando o que chamamos de Comunidade Red-GUIA.
A PUCRS organizou em 2012 o congresso CLABES, foi uma das universidades coordenadoras do Projeto GUIA e atualmente faz parte do Comitê Gestor da Comunidade da Rede-GUIA.
Comunidade Red-GUIA formada por participantes dos Congressos do CLABES e outros grupos que participaram de outras iniciativas lideradas pelo Projeto GUIA, como pesquisas, workshops, avaliações.
Este grupo é formado por centenas de profissionais da Educação Superior com perfis de Pesquisadores, Professores, Gestores Acadêmicos e Estudantes, e pertencentes a várias universidades na maioria dos países ibero-americanos.
O encontro será realizado remotamente, através do Zoom nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020.
Coordenador:
Comissão Organizadora:
Comissão Científica
18 de novembro de 2020
Moderadora: Magda Campillo
HORÁRIO | ATIVIDADE |
---|---|
11h às 11h30 | Abertura do Evento: Encontro com CLABES
Primeiro encontro online da Comunidade RedGUIA |
11h30 às 13h | Como a questão do abandono / permanência está sendo estudada na contemporaneidade
Permanência na Educação Superior: desafios e perspectivas
Proposta de pesquisa RedGUIA em âmbito internacional |
19 de novembro de 2020
HORÁRIO | ATIVIDADE |
---|---|
11h às 13h | Oficina 1 – Mendeley: Uma ferramenta para a organizar da literatura relacionada ao abandono escolar.
Magda Campillo Labrandero – Universidad Nacional Autónoma de México Leydy Aleen Erazo Nanez – Universidad Nacional Autónoma de México |
11h às 13h | Oficina 2 – Metodologías colaborativas de ensino: inquietações contemporâneas
Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil Carla Spagnolo – Colegio Marista Rosario/Brasil |
15h às 17h | Oficina 3 – A Rede Guía AQUI ESTÁ E AQUI FICA
Luz Stella Escudero V. – U. Antioquia/Colombia Johanna Vásquez – Universidad Nacional de Colombia/Colombia Miguel Aurelio Alonso – U. Complutense de Madrid |
20 de novembro de 2020
BOAS PRÁTICAS PARA DIMINUIR O ABANDONO.
Moderadora: Bettina Steren dos Santos
HORA | ATIVIDADE |
---|---|
11h às 11h30 | Sistematização de experiências na Educação Superior em tempo de COVID, três categorias: saúde mental, aprendizagem e inclusão.
Patricia Estrada Mejia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia Diana Valencia – Universidad Nacional de Colombia/Colombia Alexandra Toro – Universidad de Caldas/Colombia |
11h30 às 12h30 | Conferência de encerramento:
Boas práticas de educação para a permanência em tempos de pandemia. Palestrante: Dr. Francesc Pedró, director de IESALC-UNESCO. |
12h30 às 12h45 | Resumo da Reunião e Encerramento |
Carga total do evento: 6 horas.
Atestado do evento:
Os participantes do Encontro e dos Workshops receberão o respectivo certificado de presença.