Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

A gastronomia transformou a necessidade pela alimentação em experiências únicas de aprimoramento dos sentidos, misturando culturas, sabores e cores, tornando-se presente na vida de grande parte das pessoas. Para continuar se desenvolvendo, a gastronomia deve estar apoiada por legislações modernas, conhecimento científico sólido e procedimentos adequados de segurança de alimentos. O workshop “Gastronomia Segura” traz as últimas novidades a respeito de gestão da segurança de alimentos, legislações aplicáveis à área e pesquisas científicas de validação de receitas gastronômicas recentemente publicadas. Planejado para profissionais e acadêmicos de Gastronomia, Nutrição e áreas a fins, este evento busca reunir apaixonados pela arte da cozinha com responsabilidade e segurança.

Apresentar as legislações vigentes, novas técnicas de gestão e estudos científicos recentes sobre preparações gastronômicas seguras.

Profissionais e estudantes de Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, cozinheiros, chefs e suas equipes, assim como todos os interessados pela arte da cozinha.

(O evento foi cancelado).

Coordenador:

• Profa. Dra. Rochele de Quadros Rodrigues

Comissão Organizadora:

• Prof. Dr. Eduardo Cesar Tondo
  • Profa. Dra. Elis Regina Alfama

Hoje, a Gastronomia movimenta parcela expressiva do turismo e da economia, gerando milhares de empregos e influenciando tendências e gerações. O presente já exige e o futuro exigirá ainda mais que os profissionais da Gastronomia tenham conhecimento científico, habilidades na gestão e foco nos resultados do negócio, os quais não podem ser comprometidos por contaminações ou surtos alimentares.

Neste livro são abordados alguns dos principais cuidados necessários para a preparação de alimentos seguros, enfatizando o que é prioridade para aqueles que desejam ser chamados de cozinheiros profissionais. Como se harmoniza uma boa refeição com um bom vinho, esta obra objetiva harmonizar a segurança de alimentos com a Gastronomia.

Título: Segurança de Alimentos na Gastronomia

Editora: Sulina

Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Curso de Gastronomia

Laboratório de Microbiologia e Controle de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos ICTA/UFRGS