Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

Ativar | Desativar

Na semana em que comemoramos o Dia Nacional do Surdo (26/09), o LEPNEE/Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da PROGRAD promove o Seminário “A educação para surdos: ensino, aprendizagem e gestão”, a realizar-se no dia 27 de setembro de 2019, das 13h30min às 17h30min, no auditório do prédio 9.  Convidamos a comunidade acadêmica para este importante evento, especialmente, alunos, professores, coordenadores dos cursos de licenciatura e técnicos administrativos da PUCRS.

Promover o debate e a reflexão sobre os processos pedagógicos, os direitos linguísticos e a inclusão das pessoas surdas na escola e na sociedade.

Alunos, professores, coordenadores e técnicos administrativos da PUCRS.

O Seminário “A educação para surdos: ensino, aprendizagem e gestão”, irá realizar-se no dia 27 de setembro de 2019, das 13h30min às 17h30min, no auditório do prédio 9 – Escola de Humanidades.

– Coordenador (as)  Professoras: Marlene Rozek e Janaína Pereira Cláudio

Horário Atividade
 13h – 13h30min  Credenciamento
 13h30min-14h  Apresentação Artística – Grupo de Teatro Mãos em Cena  Diretora Profa. Maria da Graça Casa Nova Casa Nova.
14h – 14h30min Abertura do Seminário
14h30min – 15h O importante papel da gestão na escola de surdos

Prof. Dr. Gilberto Machado Maia – Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick.

15h – 15h30min Educação Infantil e Ensino da L1

Profa. Gladys Regina Fleck Titton – Professora da Escola Especial Concórdia – ULBRA.

15h30min – 16h O ensino do português como segunda língua para surdos

Profa. Maria da Graça Casa Nova Casa Nova –  Escola Especial Concórdia – ULBRA.

16h – 16h30min Bilinguismo na educação dos surdos

Profa. Dra. Lodenir Becker Karnopp – Professora da UFRGS.

16h30min – 17h O papel da família na educação de crianças surdas

Prof. Dr. Dalcidio Morães Claudio –  UFRGS e da PUCRS.

Profa. Dra. Iara Terezinha Pereira Claudio –  PUCRS.

17h – 17h30min Debates e encerramento.

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

inscreva-se