Vestibular Complementar 2023


Dúvidas sobre o Vestibular?

Confira abaixo algumas perguntas frequentes

Dúvidas gerais

As provas estão marcadas para os dias 05 e 06 de novembro e, em função da pandemia, desta vez acontecerão em dias e modalidades diferentes. Candidatos inscritos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 6, domingo, das 13h às 18h30, no mesmo formato que nos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e redação. Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h do dia 05, sábado. A universidade também reservou 50% das vagas de todos os cursos para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o curso de Medicina, que tem um grande número de candidatos por vaga, é necessária a realização de uma prova mais extensa, que permita maior precisão na classificação dos candidatos. Pela mesma razão, a PUCRS opta pela realização da prova presencial. Para os demais cursos, a prova de redação online garante as condições necessárias para realizar o processo com idoneidade.
Acesse a ficha de inscrição e preencha todos os dados até a data descrita no edital 31/10 e efetue o pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou em qualquer agência bancária do território nacional.
Para preencher a ficha de inscrição, é necessário CPF e a cédula de identidade, com validade vigente (ver página Manual do Candidato), se brasileiro. Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil. Os candidatos que optarem pelo ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) além do número da Identidade e número de CPF, devem informar a edição do Enem que desejam aproveitar (de 2018 a 2021 para candidatos de Medicina e de 2012 a 2021 para candidatos dos demais cursos) e o número da inscrição na respectiva edição, para que possa ser identificado conforme cadastro no Inep.
Para o Vestibular PUCRS Medicina o valor da inscrição é de R$ 150,00 para realização da prova ou via Enem. Para os candidatos das demais áreas, o valor é de R$ 60 para a prova de redação online ou via Enem. O pagamento através de Cartão de Crédito poderá ser realizado até o dia 31/10/2022 e o pagamento mediante a apresentação da Guia de Pagamento impressa* poderá ser realizado até o dia 1º/11/2022.

* Importante: a Guia de Pagamento estará disponível para impressão somente até 31/10/2022.
Fique atento/a aos prazos de cada edição no topo dessa página e faça sua inscrição.
O candidato com necessidades educacionais específicas pode solicitar atendimento específico para a realização das provas. Para isso, deverá encaminhar e-mail ao endereço [email protected] até o último dia de pagamento da inscrição, 01/11, para formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova.

O documento deverá especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das provas. O atendimento será prestado pelo Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva
A relação dos candidatos classificados no Vestibular de Verão 2023 será divulgada em ordem alfabética geral neste site, a partir do dia 10 de novembro de 2022.

Você também será avisado por e-mail e divulgaremos simultaneamente nos nossos canais oficiais a partir do dia.

Vestibular PUCRS - Medicina

A prova será estruturada como nos anos anteriores, com 70 questões objetivas + prova de Redação com a seguinte divisão: 10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (peso 1); 10 questões de Matemática (peso 1); 10 questões de Língua Portuguesa (peso 1); Prova de Redação (peso 1); 20 questões de Física, Química e Biologia (peso 4); 20 questões de Literatura, História e Geografia (peso 2).
As provas serão realizadas no Campus Central (Av. Ipiranga, 6681), no dia 6 de novembro de 2022. Informações sobre prédio e sala serão divulgadas no Painel do Candidato da Medicina e encaminhadas para o seu e-mail.
Sim, ficará à disposição dos candidatos uma Ambulância com motorista socorrista e um enfermeiro, durante o todo o período desde a chegada até o final das provas.
O Campus Central da PUCRS possui duas entradas principais: uma na Av. Ipiranga, 6681, e outra na Av. Bento Gonçalves, 4314.

ATENÇÃO

Procure chegar à Universidade pelo menos uma hora (1h) antes do horário marcado para o início da prova que é 13h. É importante que não chegue com muita antecedência e também não se atrase, evitando aglomerações.
No dia da prova você deve portar:

• Cédula de Identidade: documento expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) e demais órgãos de identificação oficiais da Federação, pelas Forças Armadas (Ministério do Exército-MINEX, da Aeronáutica-MINAE, da Marinha-MINMA) e Conselhos Regionais Profissionais (CR), autorizados em lei.

• Caneta esferográfica azul ou preta.

• Caso o candidato seja de nacionalidade estrangeira, é obrigatória a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), fornecido pela SPMAF ou DPMAF.

• Não serão aceitos quaisquer outros documentos que não os acima mencionados e Cédulas de Identidade onde conste expressamente que o detentor não é alfabetizado.

• Durante a realização da prova, você deverá manter sua Cédula de Identidade sobre a classe.

• Água, em garrafa plástica transparente, sem rótulo, de até 500ml.

• Barra de cereal e chocolate picado (em embalagens transparentes, não será permitido nas embalagens originais).
Eventuais pedidos de revisão de questões objetivas só serão considerados se encaminhados ao Setor de Ingresso (prédio 1, sala 311) pelo próprio vestibulando no primeiro dia útil após a realização da prova, das 8h às 12h e das 13h30min às 15h, mediante o correto preenchimento, à mão, de formulário fornecido pela Instituição, com apresentação de justificativa devidamente fundamentada. Não serão aceitos recursos via e-mail ou via postal.

Não concederemos a revisão e nem admitiremos recursos da redação.

Vestibular PUCRS - demais cursos

Será realizada utilizando um software dedicado a realização de provas online, que provê um ambiente para o desenvolvimento da prova e também monitoração do candidato tanto por um fiscal online, quanto por meio de mecanismos que utilizam Inteligência Artificial.
Haverá um simulado entre os dias 1° e 4 de novembro, para que todos possam testar o ambiente e se preparar da melhor maneira para o momento da prova.
Os critérios de avaliação da redação os mesmo de uma prova presencial. São avaliados conteúdo, estrutura, e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, devendo ter entre o 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa, e seguir o tema proposto.
Vestibulares e documentos anteriores
Consulte as provas e documentos dos vestibulares anteriores.

Créditos, descontos e bolsas

Para garantir que os estudos sejam sua única preocupação, oferecemos diversas opções de créditos educativos e bolsas em todas as áreas do conhecimento.

Faça mais do que uma graduação

Diferenciais que contribuem com a sua carreira, sua formação e seu propósito de vida. Saiba por que escolher a PUCRS.

Descubra o seu futuro

Aqui na PUCRS temos diferenciais que irão fazer você se tornar um profissional único. Quer ver? Responda as perguntas que o nosso sistema irá mostrar como pode ser o seu futuro com a gente
Conheça mais sobre a PUCRS
Um Campus completo, do tamanho do seu futuro, está a sua espera!
FALE COM
A GENTE
Podemos te ajudar.
Entre em contato!