Vestibular 2021/1
Frente a pandemia, como será a prova do Vestibular 2021/1 da PUCRS?
As provas estão marcadas para os dias 05 e 06 de dezembro e, em função da pandemia, desta vez acontecerão em dias e modalidades diferentes. Candidatos inscritos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 05, sábado, das 13h às 18h30, no mesmo formato que nos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e redação.
Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h do dia 06, domingo. A universidade também reservou 50% das vagas de todos os cursos para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Qual a razão de aplicar provas diferentes?
A universidade está sensível ao fato de que a preparação dos estudantes também foi impactada neste ano atípico e que a situação instável no Estado não permite a realização segura de uma prova presencial para um grande volume de pessoas, como de costume.
Para a Medicina, em que temos um número maior de candidatos em relação ao número de vagas, é necessária a realização de uma prova mais ampla, que permita maior discernimento na classificação e, dadas as características dos ambientes online, a PUCRS opta pela realização da prova presencial.
Para os demais cursos, conforme a demanda, a prova de redação garante as condições necessárias para realizar o processo com idoneidade. Com a realização da prova online e a possibilidade de usar a nota do ENEM haverá menor circulação de pessoas no campus.
Como será a prova de redação online?
Será realizada utilizando um software dedicado a realização de provas online, que provê um ambiente para o desenvolvimento da prova e também monitoração do candidato tanto por um fiscal online, quanto por meio de mecanismos que utilizam Inteligência Artificial.
Como posso me preparar para a prova de redação online?
Faremos um evento com candidatos, no dia 02 de dezembro, para que todos possam testar o ambiente.
Quais serão os critérios de avaliação da redação?
Os critérios de avaliação da redação os mesmo de uma prova presencial. São avaliados conteúdo, estrutura, e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, devendo ter entre o 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa, e seguir o tema proposto.
Como faço minha inscrição?
Acesse a ficha de inscrição e preencha todos os dados até a data descrita no edital (25/11/2020) e efetue o pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou em qualquer agência bancária do território nacional.
Quais documentos são necessários para fazer minha inscrição?
Para preencher a ficha de inscrição, é necessário CPF e a cédula de identidade, com validade vigente (ver página Manual do Candidato), se brasileiro.
Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil.
Os candidatos que optarem pelo ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) além do número da Identidade e número de CPF, devem informar a edição do Enem que desejam aproveitar (de 2016 a 2019 para candidatos de Medicina e de 2011 a 2019 para candidatos dos demais cursos) e o número da inscrição na respectiva edição, para que possa ser identificado conforme cadastro no INEP.
Qual o valor e como faço o pagamento da minha inscrição?
Para o Vestibular PUCRS Medicina o valor da inscrição é de R$ 150,00 para realização da prova ou via Enem. Para os candidatos das demais áreas, o valor é de R$ 60 para a prova de redação online ou via Enem.
O pagamento poderá ser realizado até 25 de novembro em qualquer agência bancária do território nacional.
Onde faço a minha inscrição?
As inscrições para o Concurso Vestibular PUCRS serão realizadas pelo site: www.pucrs.br/estudenapucrs/vestibular
Candidatos com necessidades educacionais específicas
O candidato com necessidades educacionais específicas pode solicitar atendimento específico para a realização das provas.
Para isso, deverá encaminhar e-mail ao endereço [email protected] até o último dia de pagamento da inscrição, 25/11, para formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova.
O documento deverá especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das provas. O atendimento será prestado pelo Laboratório de Ensino Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee)
Quando e como será divulgada a relação dos classificados?
A relação dos candidatos classificados no Vestibular de Verão 2021 será divulgada em ordem alfabética geral neste site, a partir do dia 11 de dezembro de 2020.
Você também será avisado por e-mail e divulgaremos simultaneamente nos nossos canais oficiais a partir do dia.
VESTIBULAR PUCRS MEDICINA
Como será a prova de Medicina?
A prova será estruturada como nos anos anteriores, com 70 questões objetivas + prova de Redação com a seguinte divisão:
10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (Peso 1);
10 questões de Matemática (Peso 1);
10 questões de Língua Portuguesa (Peso 1);
Prova de Redação (Peso 1);
20 questões de Física, Química e Biologia (Peso 4);
20 questões de Literatura, História e Geografia (Peso 2).
Onde será aplicada a prova do Concurso Vestibular para Medicina?
As provas serão realizadas no Campus Central (Av. Ipiranga, 6681), no dia 05 de dezembro de 2020. Informações sobre prédio e sala serão divulgadas neste site e encaminhadas para o seu e-mail.
Que protocolos de segurança os candidatos devem seguir?
No Manual do Candidato constam orientações. O uso de máscara é obrigatório. Os participantes devem ingressar no Campus e direcionar-se diretamente para a sala em que irão realizar a prova.
Que protocolos de segurança a PUCRS vai adotar para a realização da prova presencial?
A Universidade está atendendo ao Decreto 20.667/30/07/2020
Art. 22.
I – higienizar continuamente:
a) as superfícies de toque (corrimão de escadas rolantes e de acessos, maçanetas, portas, inclusive de elevadores, trinco das portas de acesso de pessoas, carrinhos, etc.), durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, preferencialmente com álcool em gel 70% (setenta por cento) e/ou água sanitária, bem como com biguanida polimérica, quaternário de amônio, peróxido de hidrogênio, ácido peracético ou glucopratamina;
b) os banheiros, preferencialmente após cada utilização, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, preferencialmente com água sanitária, bem como com peróxido de hidrogênio ou ácido peracético;
c) as demais superfícies, preferencialmente após cada utilização, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, preferencialmente com álcool em gel 70% (setenta por cento) e/ou água sanitária, bem como com biguanida polimérica, quartenário de amônio, peróxido de hidrogênio, ácido peracético ou glucopratamina;
II – dispor:
a) na entrada no estabelecimento e em local de fácil acesso, álcool em gel 70% (setenta por cento);
b) de kit completo de higiene de mãos nos sanitários, utilizando sabonete líquido, álcool em gel 70% (setenta por cento) e toalhas de papel não reciclado, para utilização dos clientes e funcionários do local;
III – manter os locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, as janelas e portas abertas, contribuindo para a renovação de ar.
§ 1º O funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços em geral deve ser realizado com restrição ao número de clientes atendidos de forma simultânea, observadas, concomitantemente, as seguintes condições:
I – distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os presentes nas áreas de trabalho e de circulação;
II – lotação não excedente a 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio;
III – fornecimento de máscara de proteção facial aos seus trabalhadores para o deslocamento em transporte coletivo.
§ 2º Os estabelecimentos comerciais e de serviços em geral que possuam sala de espera para atendimento deverão observar e assegurar o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os presentes e disponibilizar álcool em gel 70% (setenta por cento).
§ 3º Fica vedado o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds, e espaços de jogos.
Art. 25.
I – álcool em gel 70% (setenta por cento), nas suas entradas e acessos de pessoas; e
II – toalhas de papel descartável.
Parágrafo único. Os locais com acesso disponibilizarão informações sanitárias visíveis sobre higienização de mãos e indicarão onde é possível realizá-la.
Art. 26. Os banheiros públicos e os privados de uso comum deverão disponibilizar sabão, sabonete detergente ou similar, e toalhas de papel descartável.
§ 1º Os banheiros deverão ser higienizados em intervalos de 3 (três) horas, com uso diuturnamente de materiais de limpeza que evitem a propagação do COVID-19, sendo obrigatoriamente higienizados no início e ao final do expediente ou horários de funcionamento do órgão, repartição ou estabelecimento.
§ 2º Durante o período em que o órgão, repartição ou estabelecimento não estiver em funcionamento, fica suspensa a periodicidade prevista no § 1º deste artigo.
Confira aqui o Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos.
E para quem vai trabalhar, quais são as recomendações?
Uso obrigatório de máscara, verificação de temperatura, higiene das mãos, viabilizar espaços arejados e sinalizados sobre protocolos da Covid 19 e monitorar o distanciamento de 2metros entre as pessoas.
Como será a distribuição de pessoas, em quantos prédios, com quais regras de distanciamento?
Ao final das inscrições teremos o número total de candidatos e compartilharemos essa informação com todos.
Qual a área total de uma sala de aula e quantas pessoas vão estar em casa sala?
As salas possuem capacidades diferentes: Em uma sala que comporta 68 candidatos, serão acomodados apenas 17. Salas que comportam 60 candidatos, serão acomodados apenas 15.
Haverá algum tipo de atendimento de saúde, caso seja necessário?
Sim, ficará à disposição dos candidatos uma Ambulância com motorista socorrista e um enfermeiro, durante o todo o período desde a chegada até o final do concurso.
Qual a melhor maneira de chegar à PUCRS no dia da prova?
O Campus Central da PUCRS possui duas entradas principais: uma na Av. Ipiranga, 6681, e outra na Av. Bento Gonçalves, 4314.
ATENÇÃO
Procure chegar à Universidade pelo menos uma hora (1h) antes do horário marcado para o início da prova que é 13h. É importante que não chegue com muita antecedência e também não se atrase, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento entre pessoas.
O que devo levar?
No dia da prova você deve portar:
- Cédula de Identidade: documento expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) e demais órgãos de identificação oficiais da Federação, pelas Forças Armadas (Ministério do Exército-MINEX, da Aeronáutica-MINAE, da Marinha-MINMA) e Conselhos Regionais Profissionais (CR), autorizados em lei.
- Caneta esferográfica azul ou preta.
- Caso o candidato seja de nacionalidade estrangeira, é obrigatória a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), fornecido pela SPMAF ou DPMAF.
Não serão aceitos quaisquer outros documentos que não os acima mencionados e Cédulas de Identidade onde conste expressamente que o detentor não é alfabetizado.
Durante a realização da prova, você deverá manter sua Cédula de Identidade sobre a classe. - Água, em garrafa plástica transparente, sem rótulo, de até 500ml.
- Barra de cereal e chocolate picado (em embalagens transparentes, não será permitido nas embalagens originais).
- Máscaras de uso pessoal (tanto para entrada quanto para troca durante o período de prova), além de saco plástico para transporte ou descarte das já utilizadas.
Posso pedir revisão da redação?
Não concederemos a revisão e nem admitiremos recursos da redação.