Track Startup promove integração para desenvolver negócios

Iniciativa da PUCRS conecta disciplinas da Universidade e ambientes de inovação do Tecnopuc e do Idear

14/07/2020 - 15h10
track startup pucrs

Participação da professora Gabriela Kurtz, da Escola de Comunicação, Artes e Design / Famecos e da líder de Impacto do Tecnopuc, Ana Lúcia Maciel, na disciplina de Integração Mecânica – Experimental da Escola Politécnica / Foto: Reprodução

Muito se fala de empreendedorismo na graduação, criam-se disciplinas, eventos, programas e atendimentos aos alunos. E se tudo isso estivesse conectado em uma trajetória empreendedora? Essa é a proposta do Track Startup PUCRS, que, por meio de iniciativas integradas e organizadas sistematicamente possibilita uma visão mais ampla de tudo o que acontece na Universidade, para que se possa compreender a necessidade de cada projeto. Entre as iniciativas do Track estão as participações do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em apresentações finais de projetos nas disciplinas que foram mapeadas em função da capacidade de gerar novos negócios. Ao longo do semestre, mais de 20 integrantes do Tecnopuc e do Idear participaram de aulas da Universidade. Além disso, foram 18 turmas de 13 disciplinas atendidas, abrangendo cerca de 400 alunos.

Para o professor da Escola de Negócios e representante do IDEAR no projeto Track Startups, Vicente Henrique Zanella, foi muito importante a participação em conjunto com o Tecnopuc nas disciplinas que fazem parte do Track. “Principalmente pelo fato de que são disciplinas com um potencial muito alto para gerar novos negócios e com diferentes níveis de maturidade, então a participação não é apenas ouvir o que foi apresentado e avaliar a apresentação. O objetivo é ouvir esses empreendedores e encaminhar cada projeto para as iniciativas correspondentes ao nível de maturidade sejam do IDEAR ou do Tecnopuc”, comenta.

O objetivo dessa rede é estruturar o apoio ao aluno, seja através de metodologias e assessorias fornecidas pelo IDEAR, ou através dos programas de desenvolvimento de negócios oferecidos pelo Tecnopuc. Flavia Fiorin, executiva do Parque e coordenadora da Rede Inovapucrs, destaca que a presença do Tecnopuc e do Idear nas apresentações finais de trabalhos das disciplinas das Escolas são essenciais para aproximar os alunos dos ambientes de desenvolvimento do empreendedor. “No contexto do Track Startup PUCRS, o propósito é estarmos cada vez mais próximos, mostrando as possibilidades do ecossistema do Idear e do Parque para os estudantes e conectando todos os agentes envolvidos no processo”, salienta.

Bruna Lima Zomer / Foto: Arquivo pessoal

Para Bruna Lima Zomer, aluna do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, a disciplina de Laboratório – Empreendedorismo e Inovação, vinculada a Escola de Negócios, foi um grande aprendizado. “Foi muito bom ter pessoas com experiência de mercado contribuindo para o meu projeto, antes a entrega do meu produto não estava tão clara. Depois que a Flávia Fiorin, do Tecnopuc, apontou o potencial do meu produto, acabei mudando algumas coisas. Assim como a Katine Basso Fasolo, do IDEAR, que seguiu falando comigo através das Assessorias”.

O projeto desenvolvido para a disciplina consistia em utilizar conceitos de games para traçar o perfil profissional e assim auxiliar empresas na contratação de candidatos. Trata-se de um jogo que pode ser disponibilizado para a área de Recursos Humanos das empresas, com a finalidade de avaliar a sintonia entre organização e candidato. Sobre a disciplina, Bruna ainda comenta que o resultado superou a expectativa. “Não esperava sair com um produto tão bem acabado. Tenho tudo o que é necessário para colocar em prática um MVP (Mínimo Produto Viável). Ainda existem ajustes para serem feitos, mas são relativamente pequenos”, destaca.  Atualmente, a equipe também é composta por um diretor de arte e um programador.

O professor da Escola Politécnica da PUCRS e Analista de Inovação do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin, conta que a experiência de participar do Track conecta os estudantes ao caminho empreendedor. “Um dos primeiros contatos que o aluno tem com o empreendedorismo é a sala de aula. Estar ali conectado a eles e ver os projetos sendo desenvolvidos é muito bacana e essa interação que conseguimos montar, essa tríplice – Escola, Idear e Tecnopuc, consegue deixar mais claro e fácil pro estudante o caminho que ele pode percorrer em busca do sonho empreendedor”.

Sobre Track Startup PUCRS

É uma iniciativa que promove uma transformação educacional e empreendedora a partir do relacionamento entre professores e alunos das Escolas, IDEAR e Tecnopuc. O objetivo é integrar ao currículo dos cursos uma experiência empreendedora que impacte em captação, retenção e desenvolvimento de talentos e apoie a geração de startups. A conexão mapeia e identifica o empreendedorismo na Universidade, tornando o ecossistema de inovação uma ação integrada e consistente que atua em disciplinas, eventos, programas e atendimentos. Saiba mais no site do Track Startup.