Ruth Maria Chittó Gauer recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Honraria foi entregue à professora da Escola de Direito da PUCRS na última quinta-feira

29/11/2019 - 16h25
ruth_maria_mérito-farroupilha

Foto: Celso Bender / Agência ALRS

A pesquisadora, escritora e professora da Escola de Direito da PUCRS, Ruth Maria Chittó Gauer, recebeu na última quinta-feira, dia 28 de novembro, a Medalha do Mérito Farroupilha. A homenagem, a mais alta honraria outorgada pela Assembleia Legislativa do RS, foi proposta da deputada Juliana Brizola. A cerimônia ocorreu no Memorial do Legislativo. A professora foi uma das idealizadoras do programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, do qual atualmente é uma das coordenadoras.

Entre os principais eixos de atuação, a pesquisadora prioriza áreas como a temática da construção do Estado e da identidade trabalhando dois olhares: o da tradição e o da modernidade. Em sua trajetória como escritora, a professora Ruth Maria Gauer, doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra, conta com 24 livros publicados. Entre os mais recentes estão Tempo e Historicidades e Constituição e Cidadania.