Rua da Cultura é oficialmente entregue à população

O novo polo de cultura e gastronomia de Porto Alegre é inaugurado no Campus da PUCRS

05/06/2018 - 15h27

Porto Alegre, 4 de junho, uma data especial. Quem circulava pelo Campus da Universidade pôde viver e experimentar diversas atividades envolvendo música, teatro, literatura e gastronomia. A arte já transpira, é a Rua da Cultura, inaugurada entre os prédios 5 e Biblioteca Central Irmão José Otão. Esta é a principal obra já entregue dentro do movimento PUCRS 360º. O ambiente é um novo polo cultural e gastronômico para a capital gaúcha e que está disponível para a comunidade acadêmica e a população em geral.

Durante o dia, alunos, professores, técnicos administrativos e pessoas que passavam pelo Campus puderam desfrutar do ambiente. Ao som de um DJ, descansaram nas redes, bateram papo nos decks e nas arquibancadas, saborearam cachorros-quentes e churros, levaram temperos da hortinha e compraram livros, artesanatos, roupas e discos.

No final da manhã, reproduzindo uma imensidão de sons, adentrou pelo pórtico da Universidade O Homem Banda, interpretado por Mauro Bruzza, da Cia1Péde2. O artista circulou pelos prédios 7, 8 e 15 até chegar à Rua da Cultura. Portando 20 instrumentos, o artista fez a alegria de muitos presentes, contanto com uma grande interação da plateia.

Cerimônia oficial

Já no início da noite foi o momento de descerrar a placa, que foi conduzido pelo reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, e o vice-reitor, Dr. Jaderson Costa da Costa. Semelhante às que estão pelas ruas de Porto Alegre, a placa será instalada nas entradas da Rua da Cultura.

No palco, em seu pronunciamento, o Reitor da PUCRS destacou a satisfação desta entrega, que marca as comemorações dos 70 anos de história da Universidade, sendo um novo local voltado para a cultura e o bem-estar. “É um espaço permeado por atrações e iniciativas que irão congregar todas aquelas pessoas que desejaram participar de uma intensa programação cultural que será desenvolvida sob a gestão do Instituto de Cultura da PUCRS. O campus é o lugar em que compartilhamos experiências e vivências. Por isso, a universidade está investindo em ambientes não apenas de convivências, mas de serviços, aprendizagem e cultura”, enfatizou.

Teixeira ainda destacou que, no segundo semestre, será concluída outra parte importante do projeto: o novo prédio 15, que reunirá num mesmo espaço diversos serviços voltados para o estudante, além de salas de aula com estrutura e metodologia diferenciadas. “Precisamos desenvolver novas formas de viver, aprender e criar o campus. E o que é a cultura senão essa união de conhecimento, arte e capacidade de criar”, disse.

Para encerrar, com chave de ouro, as festividades da inauguração, houve a apresentação de A Sbørnia Køntr’Atraka, com Hique Gomez e Simone Rasslan, ou melhor, os músicos sbornianos Kraunus e Nabiha. Uma continuidade do tradicional Tangos e Tragédias, o espetáculo, que conta com projeções de animações no telão, ofereceu muita música, artes cênicas e risos ao público.

Nova atração

No dia 7 junho está prevista uma nova atração para a Rua da Cultura: a ATL House. A iniciativa, que é uma extensão da Rádio Atlântida, vai unir inovação, interatividade e experiência para alunos e público externo que circulam pelo campus da PUCRS. O espaço conta com estúdio para transmissão de programas e unidades do Severo GarageCanal Café e STB Trip & Travel. Nesta data acontecerá um pocket show com atração nacional.