PUCRS integra Observatório de Bioética CNBB-Regional Sul 3

Representantes da Universidade estão no Polo Porto Alegre da iniciativa inédita no País

16/11/2018 - 11h01

observatorio de bioeticaUma rede interdisciplinar de universidades com a proposta de usar a contribuição das investigações científicas para a promoção e defesa da vida. Esse é o objetivo do Observatório de Bioética (OB-RS3), organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Regional Sul 3). A estrutura realizará um mapeamento da vulnerabilidade humana no Rio Grande do Sul, a partir de três eixos: início da vida, final da vida e políticas públicas. A PUCRS integra a ação com cinco representantes da pesquisa nas áreas de Filosofia, Medicina e Direito. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Marcelo Bonhemberger, representou a Universidade durante o lançamento do Observatório, dia 7 de novembro, em Passo Fundo (RS).

A motivação do projeto vem do Papa Francisco por meio da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium (Alegria da Verdade), que retoma a importância das Universidades, Faculdades e Igreja se engajarem, em rede, para subsidiar os crentes e não crentes e as diversas pastorais, movimentos e organismos, na busca de possíveis respostas frente aos desafios éticos da atualidade decorrentes dos avanços tecnológicos e mudanças de paradigmas.

Comissões de Bioética

O Observatório de Bioética é composto por quatro comissões, sediadas em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. As instituições participantes, católicas e não católicas, são a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, em Passo Fundo, a Faculdade Meridional (Imed), a Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul (Fasurgs), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), além do Hospital da Cidade e do Hospital São Vicente de Paulo.

O Polo Porto Alegre, representado pela PUCRS, é composto pela Arquidiocese de Porto Alegre, Diocese de Montenegro, Diocese de Novo Hamburgo, Diocese de Caxias do Sul, e Diocese de Osório. A Comissão de Bioética 1 reúne o pró-reitor Marcelo Bonhemberger e os professores  Leonardo Agostini (Escola de Humanidades e Centro de Pastoral e Solidariedade), Paulo Vinícius Sporleder de Souza (Escola de Direito), Bartira Ercília da Costa (Escola de Medicina) e Denise Cantarelli Machado (Escola de Medicina e Comitê de Ética em Pesquisa), Anelise Crippa (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários). De acordo com Bonhemberger, “outros membros serão convidados a fazer parte da iniciativa. Está aberta a possibilidade de agregar interessados em desenvolver pesquisa, discussões e debates sobre temas de bioética”, esclarece.

De acordo com o bispo da Diocese do Rio Grande e idealizador do Observatório, Dom Ricardo Hoepers, a iniciativa vai possibilitar a ampliação das pesquisas que são realizadas atualmente ao promover novas demandas e novas metodologias. Além das universidades, a intenção é expandir a participação também da área social, por meio da Pastoral Familiar.