PUCRS é a Universidade comunitária mais inovadora do País, segundo a Folha

Cinco cursos estão entre os dez melhores do Brasil

Por: Redação Ascom

21/09/2016 - 16h11

2016_05_30-aerea_campus(arquivo)

A PUCRS é a universidade comunitária mais inovadora do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF), divulgado na segunda-feira, 19 de setembro. Na lista das melhores instituições de Ensino Superior brasileiras, a PUCRS e a PUC-Rio são as duas únicas comunitárias que figuram entre as 25 primeiras colocadas. As universidades comunitárias integram a categoria das instituições privadas. Na classificação geral, a PUCRS ficou em 22º lugar entre as 195 universidades brasileiras avaliadas. Foram analisados cinco indicadores: ensino, internacionalização, pesquisa, mercado de trabalho e inovação.

Cinco cursos também foram destaque no ranking, ficando entre os dez melhores do país: Engenharia de Controle e Automação (7º), Jornalismo (5º), Publicidade e Propaganda (5º), Psicologia (10º) e Serviço Social (9º). Foram analisados 40 cursos considerados de maior demanda nas instituições de Ensino Superior, a partir de pesquisas de opinião com empregadores e docentes feitas pelo Datafolha nos últimos três anos. Mágda Cunha, Pró-Reitora Acadêmica, diz que os bons resultados podem ser atribuídos a um conjunto de fatores: “O que determina o reconhecimento do mercado são, além da tradição da Universidade, o esforço para um desenvolvimento amplo de cada um destes setores. São investimentos na formação docente, na pesquisa e na pós-graduação, na infraestrutura, respeitando as características de cada área”, salienta.

O que são universidades comunitárias?

Uma Instituição de Ensino Superior comunitária se caracteriza pela formação de recursos humanos, pesquisa e extensão voltadas prioritariamente às necessidades e demandas da comunidade. Possui marca e inserção regional, desenvolvimento como intenção de sua missão e ação acadêmica e compromisso com a comunidade, ofertando educação superior de qualidade e excelência.