PUCRS conquista melhor média nacional na Avaliação da Capes

Sete programas de pós-graduação evoluíram e Universidade lidera entre públicas e privadas

21/09/2017 - 09h55

Avaliação Quadrienal Capes 2013-2016

A PUCRS alcançou a melhor média nacional entre as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, com dez ou mais programas de pós-graduação (PPG), de acordo com a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira, 19 de setembro. É o maior crescimento do País no período de 2013 a 2016. Dos 24 programas existentes na Universidade, sete tiveram crescimento nas notas e, ao todo, 11 têm agora nível de excelência internacional.

A Avaliação da Capes, divulgada em fase preliminar, mostra a PUCRS com conceito médio 5,42 entre as IES com dez ou mais PPGs. O conceito máximo da Capes é 7, mas a partir da nota 6 os programas aferidos são considerados de excelência internacional.

Nas últimas cinco avaliações a PUCRS teve crescimento constante, passando de 4,24 (triênio 2001-2003) para 4,48 (triênio 2004-2006) e, na sequência, conquistando 5,00 (triênio 2007-2009) e 5,21 (triênio 2010-2012), até chegar ao nível atual. Os PPGs que tiveram evolução em suas notas foram: Gerontologia Biomédica (de 6 para 7), Letras (de 6 para 7), Ciência da Computação (de 5 para 6), Comunicação Social (de 4 para 5), Ciências Sociais (de 4 para 5), Educação em Ciências e Matemática (de 4 para 5) e Biotecnologia Farmacêutica – mestrado profissionalizante (de 4 para 5).

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, professora Carla Bonan, o resultado representa “uma conquista histórica para a Universidade, que expressa a qualidade da pesquisa e da Pós-Graduação, mas principalmente é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, pela dedicação e trabalho incansável dos corpos docente, discente e dos técnicos administrativos”. A diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica, professora Eleani Costa, reforça que “com os excelentes resultados obtidos na avaliação quadrienal da Capes alcançamos a melhor média na avaliação da Pós-Graduação brasileira entre as instituições públicas e privadas. É um resultado maravilhoso, construído ao longo do tempo, com a contribuição de muitos e com uma visão de universidade que se pauta na busca da excelência da pesquisa e da pós-graduação”, celebra.

Confira os resultados da PUCRS na Avaliação Quadrienal

tabela, resultados avaliação quadrienal, capes