Novo edital oferece mais de 200 oportunidades de mobilidade acadêmica

Programa tem vagas em 53 universidades em 12 países

09/08/2018 - 17h58

2018_08_09-card_edital_mobilidade_academicaO novo edital do Programa de Mobilidade Acadêmica está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro de 2018. No Edital 2 de Acordos Bilaterais, coordenado pela Assessoria de Cooperação Internacional, são mais de 200 oportunidades em 53 instituições do exterior conveniadas à PUCRS para alunos de todas as áreas do conhecimento. Com previsão de início na universidade de destino para o primeiro semestre de 2019, os alunos poderão optar por instituições na Alemanha, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México Portugal e Reino Unido. Os estudantes em mobilidade estão isentos de qualquer taxa escolar na universidade de destino, devendo apenas manter o vínculo de 12 créditos com a PUCRS. Confira aqui os detalhes do Edital 2.

Sobre o processo seletivo

Para ser elegível para o edital em andamento, o aluno deverá:

• Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mesmo curso durante todo o período de mobilidade;
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 90% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até 31 de julho de 2018;
  • Ser brasileiro (a) ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística conforme exigido pela Instituição de destino (verificar na lista de vagas).

A entrega de documentos na Assessoria de Cooperação Internacional (prédio 1 – Reitoria, sala 110) deverá ser feita até às 12h, do dia 5 de setembro. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação, prova de proficiência e entrevista individual. A divulgação dos alunos pré-selecionados é feita pelo Facebook da Mobilidade e na Assessoria, conforme cronograma previsto no edital.

As disciplinas cursadas no exterior poderão ser aproveitadas na grade curricular regular do seu curso na PUCRS. Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.

Alunos relatam experiências Internacionais

Speak out agendaCom o objetivo de divulgar o novo edital, tirar dúvidas e incentivar novos alunos a embarcarem na mobilidade acadêmica, nos dias 27 e 28 de agosto acontece a nova edição do Speak Out: Experiências Internacionais. O evento – que acontecerá no átrio do Prédio 9 (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), das 18h às 19h –, oportuniza que estudantes interessados em mobilidade acadêmica possam ouvir as vivências de outros alunos que já estudaram no exterior.

O primeiro dia estará reservado para os destinos da América Latina, enquanto segundo trará estudantes para falar sobre países da Europa e da Ásia. Na ocasião, a equipe da Mobilidade Acadêmica também estará disponível para responder dúvidas sobre estudos no exterior.