Inscrições abertas para ouvintes em eventos nacionais de Arbitragem

Estudantes do Direito podem participar das atividades em outubro

Por: Redação Ascom

08/09/2016 - 10h47
Competição de Arbitragem

Foto: Acervo Camarb

A PUCRS recebe, em outubro, importantes competições na área do Direito sobre Arbitragem. Serão dois eventos promovidos pela Universidade, pela Câmara de Arbitragem Empresarial do Brasil (Camarb), e a OAB-RS. Nos dias 19 e 20 de outubro, ocorre a primeira edição da Competição Brasileira de Mediação Empresarial. Em seguida, entre os dias 20 e 23 de outubro, ocorre a fase oral da 7ª Competição Brasileira de Arbitragem – Petrônio Muniz. Os eventos ainda recebem inscrições para ouvintes, mas as vagas são limitadas. Os procedimentos podem ser feitos nos sites das atividades (competicao.camarb.com.br/inscricoes e camarb.com.br/competicao-de-mediacao). Os encontros ocorrem nos prédios 11, 40 e 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Criada em 2010, a Competição Brasileira de Arbitragem tem como principais objetivos estimular seu estudo e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para atuar nessa área no Brasil, além de disseminar a arbitragem, que é um método alternativo utilizado quando as partes envolvidas abrem mão de discutir o assunto na Justiça e optam pelo procedimento por desejarem uma decisão ágil. São os envolvidos no conflito que elegem um ou mais árbitros, imparciais e com experiência na área da disputa, para analisar o caso. Dessa forma, a competição simula um procedimento arbitral baseado em um caso fictício, em que os competidores atuam como advogados das partes em conflito e são avaliados em suas habilidades escritas e orais por profissionais com experiência em arbitragem. Nesta edição do evento, participam 48 equipes, com aproximadamente 500 competidores de todos os estados brasileiros.

Neste ano, um projeto pioneiro no País também será realizado no período: a primeira edição da Competição Brasileira de Mediação Empresarial. A iniciativa busca a preparação de jovens estudantes de várias áreas do conhecimento para este método de resolução de controvérsias. Durante o evento, são feitas simulações de uma mediação. Os estudantes atuam como advogados e são avaliados por profissionais experientes. Ambas as competições terão rodadas classificatórias e eliminatórias de simulação de audiências.